Buscar

Licenciatura em Foco Avaliação Final

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Licenciatura em Foco 
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( peso.:3,00)
	
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O Plano Nacional de Educação - PNE - determina as diretrizes, metas e estratégias para a política educacional dos próximos dez anos. O primeiro grupo de metas visam à garantia do direito à educação básica com qualidade. O segundo grupo de metas diz respeito especificamente à redução das desigualdades e à valorização da diversidade. O terceiro bloco de metas trata da valorização dos profissionais da educação. Por fim, o quarto grupo de metas refere-se ao Ensino Superior. Sobre o Plano Nacional de Educação - PNE -, analise as seguintes afirmativas:
I- Tem como objetivo discutir, planejar e refletir sobre o modelo de escola que queremos: uma escola participativa, comprometida com a relação escola-sociedade, ou somente por imposição, já com métodos definidos de ensino-aprendizagem.
II- Traz em seu contexto as diretrizes que buscam orientar a educação nacional, independentemente de ser pública ou privada, definindo as responsabilidades da União, dos Estados e municípios.
III- É composto por 92 artigos entre a Educação Básica e o Ensino Superior, buscando refletir a educação brasileira, em que encontramos muitos desafios numa nação com diversas realidades para educandos e educadores.
IV- Formado por 20 metas, é a base para os estados e municípios elaborarem seus planos educacionais com previsão de recursos financeiros, que devem ser aprovados para a sua execução.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	2.
	É relevante considerar que a mídia eletrônica não deve ser aproveitada e compreendida apenas como artefato periférico no processo educacional. O conhecimento se transforma constantemente, estabelece poderes, vira produto de consumo e até é simbolizado como tecnologias intelectuais. Desse modo, constrói-se uma "economia do saber". Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os hábitos da cibercultura não levantam questões problemáticas à sociedade.
(    ) O grande acesso às redes virtuais levanta questões ideológicas à sociedade.
(    ) O grande acesso às redes virtuais e aos hábitos da cibercultura não levantam questões problemáticas à sociedade.
(    ) O grande acesso às redes virtuais e aos hábitos da cibercultura levantam questões problemáticas à sociedade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - F - F - V.
	3.
	Na perspectiva da Educação Inclusiva, a Política Nacional de Educação Especial apresenta ações que garantem o acesso, a participação e o ensino aos alunos com deficiências e transtornos em escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para trazer respostas às necessidades educacionais especiais. Sobre as ações que garantem uma perspectiva inclusiva, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Acessibilidade urbana, facilitando os transportes, a comunicação e a informação, bem como na estrutura arquitetônica, com mobiliários e equipamentos.
(    ) Transversalidade da educação especial que inclui da Educação Infantil até a Educação Superior.
(    ) Atendimento educacional especializado.
(    ) Interrupção da escolarização nos níveis mais elevados do ensino.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - F - F.
	4.
	A escola possui muitas funções no âmbito social e seu valor formativo, visa entender o valor do seu papel no processo integral dos alunos, com intuito de efetivar sua formação na cidadania e para ela. Acerca dos maiores desafios para uma equipe gestora democrática e participativa no âmbito escolar, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Atuar no coletivo, conquistando meios de parceria de educadores, educandos e comunidade escolar.
	 b)
	Criar formas de inserir os alunos num modelo tradicional de ensino, considerando que aprender depende unicamente dos conteúdos presentes no livro didático.
	 c)
	Estabelecer regras de convívio que atuem no controle dos alunos.
	 d)
	Apoiar a integração dos alunos, exceto os que têm alguma deficiência, pois eles precisam estar em meio a seus pares.
	5.
	Educar para a cidadania global requer a compreensão da multiculturalidade, o reconhecimento da interdependência com o meio ambiente e a criação de espaço para o consenso entre os diferentes segmentos da sociedade. De acordo com Moraes (2010, p. 225): "[...] educar para a diversidade dos outros, saber que somos diferentes e que cada um tem o direito de ser diferente, único e singular, o
que exige um aprofundamento no respeito pelo outro e na compreensão do outro". As estratégias para tornar o ambiente escolar condizente com a sociedade multicultural, perpassam algumas ações. Sobre essas ações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A disseminação de informações, uma necessidade, porém não suficiente para a promoção de mudanças.
(    ) A não disseminação de informações, uma vez que são irrelevantes para a promoção de mudanças.
(    ) Os agentes escolares não necessitam de ações, pois já demonstram um comportamento positivo com relação à diversidade.
(    ) Mudanças nos valores dos profissionais escolares com relação ao preconceito e à discriminação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente. São Paulo: Papirus, 2010.
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	6.
	Precisamos admitir a complexidade que é o nosso mundo, em especial, o mundo da escola. Nesse sentido, ao docente cabe a consciência de se contrapor à aceitação inconsciente da rotina do mundo à nossa volta, sendo necessária uma atitude filosófica diante do conhecimento e da realidade escolar. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- Não estabelecer uma atitude inconformada com as limitações da realidade.
II- Estabelecer uma atitude conformada com as limitações da fantasia.
III- Estabelecer uma atitude com as limitações da realidade.
IV- Estabelecer uma atitude inconformada com as limitações da realidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	7.
	As reformas educacionais da década de 1970, trouxeram uma concepção produtivista que pretendeu alterar o ensino brasileiro por meio da pedagogia tecnicista. Essa concepção produtivista de educação mostrou-se resistente através das décadas seguintes, mesmo diante das tendências críticas da educação, restabelecendo novos ânimos com as novidades da sociedade do conhecimento, da microeletrônica, da globalização e das novas demandas do mercado de trabalho. Sobre a visão produtivista e tecnicista no contexto da educação brasileira, analise as seguintes afirmativas:
I- A incorporação das mídias eletrônicas na educação foi fundamentalmente consolidada pelo paradigma tecnicista da educação.
II- A concepção produtivista de educação foi bem aceita a partir da década de 1970, quando o governo brasileiro intensificou as iniciativas de incentivo ao uso de tecnologias de informação e comunicação nas escolas públicas.
III- Os planos educacionais, nesse tempo, mantiveram a concepção produtivista na educação devido, em parte, aos novos rumos da política do Estado de bem-estar social.
IV- As iniciativas governamentais de incentivo ao uso de tecnologias de informação e comunicação nas escolas públicas brasileiras datam desta época, movidas pelo paradigma tecnicista daeducação.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 c)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	8.
	Na inclusão das diferentes comunidades socioculturais, é importante que se opere com um conceito dinâmico e histórico de cultura, capaz de integrar as raízes históricas e as novas configurações, evitando-se uma visão das culturas como universos fechados e em busca do "puro", do "autêntico" e do "genuíno". Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O grande desafio da escola é investir na superação da discriminação.
(    ) A perspectiva intercultural emerge da complexidade de atuar nos conflitos entre o monoculturalismo e o multiculturalismo
(    ) A discriminação não surgiu de interpretações deturpadas com a finalidade de manipular a opinião e justificar a escravidão.
(    ) O grande desafio da escola não é investir na superação da discriminação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	9.
	A pessoa com deficiência intelectual passa pelos mesmos estágios do desenvolvimento, porém essas etapas são processadas de forma mais lenta. No processo de aprendizagem de indivíduos com deficiência intelectual, deve-se considerar como ponto indispensável para sua concretização a busca pelo desenvolvimento da autoimagem e da autoconfiança, como estímulo para que a pessoa com deficiência se esforce para atingir os objetivos que foram propostos inicialmente. No contexto escolar, é importante destacar que o sujeito com deficiência intelectual apresenta características singulares de aprendizagem. Sobre o processo educacional da pessoa com deficiência intelectual, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É de extrema importância que se inicie um trabalho que aborde conceitos e operações simples e concretas, possibilitando de forma gradual a construção de ações mais complexas e abstratas.
(    ) Elogiar as conquistas obtidas, incentivar constantemente e desafiar a construção de novos conhecimentos são fatores indispensáveis quando se pretende intervir de forma positiva no processo de aprendizagem desse indivíduo.
(    ) Para que o aluno assimile o que foi ensinado não se deve explorar várias vezes os mesmos conceitos, pois pode tornar o processo cansativo, e o aluno pode relacionar diferentes contextos da realidade.
(    ) Avaliar quais os tipos de operações mentais que já consegue utilizar e de que conceitos que o indivíduo dispõe é importante para desenvolver ações adequadas ao estágio de desenvolvimento da turma regular, visando a sua interação com o grupo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	10.
	A diversidade cultural traz uma série de conhecimentos agregados às diferentes tradições, costumes e compreensão de mundo de cada civilização. No entanto, traz também a desigualdade social, a intolerância com o diferente e o preconceito. Sobre o preconceito, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Preconceito é quando julgamos alguém pela aparência antes de conhecê-lo.
(    ) O preconceito está arraigado num conjunto de opiniões preestabelecidas sobre o outro, sem considerar suas qualidades.
(    ) O preconceito é demonstrado muitas vezes pelo olhar, por exemplo, ao expressar a repulsa por alguém.
(    ) Preconceito pode ser quando você percebe um idoso em pé e oferece seu lugar para ele sentar-se.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	11.
	(ENADE, 2017) O Projeto Político-Pedagógico(PPP), compreende propostas e programas de ações planejadas para serem executadas e avaliadas como base em princípios e diretrizes educativas. Relaciona-se, ainda, às finalidades que cada instituição pretende alcançar, sendo um documento norteador das políticas escolares e também articulador das intenções, prioridades e estratégias para a realização de sua função social. Por sua vez, o currículo pode ser definido como o conjunto de saberes produzidos na escola. Ele reflete todas as experiências relacionadas a conhecimentos que serão proporcionadas aos estudantes de determinado curso. Estes dois instrumentos ganham importância e relevância no processo educativo como norteadores das atividades escolares. A construção coletiva é embasada na gestão democrática, planejando-se as atividades escolares na busca do atendimento adequado da escola à comunidade em que está inserida. Assim, a escola deve cumprir seu papel social, que é formar para a autonomia e cidadania. Acerca dos temas apresentados no texto, avalie as informações a seguir:
I- Na prática escolar, além do currículo explícito, há um currículo oculto, não aparente aos nossos olhos, porém muito significativo na vida escolar e na percepção do estudante.
II- No Brasil, não existe um currículo único nacional, porém os Parâmetros Curriculares Nacionais trazem como sugestão uma forma de definição das disciplinas e de distribuição dos conteúdos entre os componentes curriculares propostos.
III- A elaboração do PPP e do currículo é atribuição exclusiva da equipe gestora da escola, de forma a inserir o currículo nas atividades educativas, visando atender os estudantes de acordo com suas necessidades.
IV- Tanto o PPP quanto o currículo são planos que direcionam a escola na busca do cumprimento dos seus objetivos: devem ser flexíveis diante das necessidades de adaptação no cotidiano escolar e ser construídos e/ou reconstruídos constantemente, tendo em vista as mudanças na sociedade.
V- Ao realizar a mediação entre escola e comunidade, o currículo possibilita a construção da ação pedagógica por meio da articulação entre os conhecimentos construídos na prática escolar, por isso, o currículo, às vezes, apresenta divergências com o Projeto Político-Pedagógico de uma instituição.
É correto apenas o que se afirma em:
	 a)
	I, II e III.
	 b)
	I, II e IV.
	 c)
	I, III e V.
	 d)
	II, IV e V.
	12.
	(ENADE, 2011) "Não quero que a minha casa seja cercada de muros por todos os lados, nem que minhas janelas sejam tapadas. Quero que as culturas de todas as terras sejam sopradas para dentro de minha casa, o mais livremente possível. Mas recuso-me a ser desapossado da minha por qualquer outra" (GANDHI, 2005). Considerando-se as ideias pressupostas, o texto:
FONTE: GANDHI, M. Relatório do desenvolvimento humano 2004. In: TERRA, Lygia; COELHO, Marcos de A. Geografia geral. São Paulo: Moderna, 2005. p. 137.
	 a)
	Indica o reconhecimento à diversidade cultural, além das necessidades de afirmação e de identidade, seja étnica, seja cultural, seja religiosa.
	 b)
	Nega a existência da exclusão cultural e ressalta a homogeneização mundial e a superação/eliminação de fronteiras culturais.
	 c)
	Afirma que a globalização aumentou, de modo sem precedente, os contatos e a união entre os povos e seus valores, reforçando o respeito às diferenças socioculturais.
	 d)
	Critica a intolerância com relação a outras culturas, gerando assim os conflitos comuns neste novo século.

Continue navegando