Buscar

Orientação - Criança

Prévia do material em texto

Orientações Gerais 
· Faça refeições em lugares tranquilos, longe da TV, computador, celular, tablets e videogames;	
· Faça uma alimentação variada consumindo alimentos diferentes para obter todos os nutrientes;	
· Fracione suas refeições (4 a 6 vezes por dia) e sempre respeite os horários e as quantidades;	
· Beba 2 litros de água por dia;	
· Não consumir líquidos (água, sucos, refrigerantes) durante as refeições
· Mastigar bem os alimentos 
	
Sinais da boa alimentação
Vamos conhecer?
 Evite! Limite/modere Prefira!
	Sinal Vermelho para esses alimentos
· Frituras;
· Bolacha recheada
· Refrigerante
· Suco de caixinha
· Salgadinhos
· Nuggets
· Salsicha
· Hamburguers
· Molhos prontos
· Embutidos (presunto, mortadela, peito de peru, salame)
· Carnes gordurosas 
	Atenção para esses alimentos
· Sal e açúcar
· Queijos e manteiga
· Chocolates
· Massas
· Pão feitos com farinha branca 
· Óleos 
	Verde, siga à vontade com esses alimentos
· Frutas, legumes e verduras
· Alimentos integrais
· Sucos naturais
· Azeite
· Carnes magras (frango e peixe)
· Ovos (de preferência cozido)
· Cereais integrais
· Oleaginosas (feijão, grão de bico, lentilha, castanhas)
Lembre-se!
Uma alimentação saudável não é deixar de comer. O importante é saber dosar o que se come com equilíbrio.
 
 
Como montar um prato saudável 
Opções saudáveis pata crianças e adultos
 
Ou Ou
Praticar atividade física
Praticar exercícios desde a infância ajuda na manutenção do peso ideal, sendo útil para quem está acima do peso e principalmente para quem precisa emagrecer um pouquinho porque o gasto calórico dos exercícios contribui para a queima da gordura que pode já estar acumulada também dentro dos seus vasos sanguíneos.
Como toda atividade física, andar de bicicleta traz muitos benefícios para o corpo: Desenvolvimento da massa óssea, articulações e músculos; Estimula o equilíbrio e a coordenação, o que ajuda a melhorar a postura; Queima de calorias (emagrece) e aumento da resistência.
Futebol: Como inclui muita corrida, é um ótimo exercícios para fortalecer os ossos das pernas.
Estratégias para os pais lidarem com crianças na hora de comer: Orientações gerais. 	
1. Respeite o apetite da criança – ou a falta dele
 Se a criança está sem fome, não é recomendado forçar uma refeição ou um lanche. Da mesma forma, não a suborne ou pressione a comer determinadas comidas, ou seja, quando ela disser “estou cheia” ou “estou satisfeita”. Isso poderá apenas desencadear (ou reforçar) uma luta pelo poder sobre o prato.	
 Respeitar igualmente o “estou com fome” e evite o exagero da precisão dos horários: às vezes, dependendo da alimentação anterior, seu filho deseja comer um pouco antes da hora. Futuramente, ele poderá associar a hora das refeições com ansiedade e frustração ou se tornar menos sensível aos seus parâmetros de fome e saciedade. Procure servir pequenas porções para evitar inibi-lo na hora da alimentação e dar a oportunidade de, por livre e espontânea vontade, pedir mais.	
 Lembrar que as crianças podem alternar dias de muito apetite com dias de pouco volume isso é normal e depende de vários fatores. O importante é assegurar que estejam crescendo normalmente. Não espere um padrão homogêneo!
2. Peça ajuda a criança 
 No supermercado, nas feiras ou na padaria, peça que a criança o ajude a escolher frutas, legumes, vegetais e outras opções saudáveis. Assim a criança se sente importante ao escolher aquilo que ela também vai comer e vai associar a escolha como uma prática saudável.	 
 Não comprar nada que você não queira que seu filho coma. Em casa, chame-os para lavar os vegetais, mexer molhos ou preparar a mesa. Quanto maior o envolvimento no preparo das refeições, mais fácil é educar sobre alimentação. Até porque a participação da criança nesse processo aumenta a chance de ela experimentar o resultado do prato final.
3. Não oferecer sobremesas como recompensa 
 Oferecer a sobremesa pode transmitir a mensagem equivocada de que as sobremesas são os melhores alimentos, o que aumentará o desejo das crianças por doces. Ao invés de proibir, você poderá selecionar uma ou duas noites na semana como “noites da sobremesa” ou definir, posteriormente, quando mais velhas, pequenas porções de sobremesas ao final das refeições, passando os conceitos de complementaridade e moderação. Ou poderá redefinir a sobremesa nos demais dias da semana com frutas, iogurte ou outras escolhas menos convencionais.	 
4. Evitar distrações na hora das refeições
 Desligar a TV, celulares e outros jogos eletrônicos durante as refeições. Isso ajudará a criança a focar na comida. Tenha em mente que as propagandas na TV podem também estimular desejo por outros alimentos menos nutritivos, como propagando de uma marca de chocolate e propagandas de fast food.
5. Dar um bom exemplo
 Se você come alimentos saudáveis variados, a probabilidade de seu filho seguir seu exemplo é maior. Contudo, se você for tiver restrições a alguns alimentos, aproveite a oportunidade e a boa causa para mudar seus hábitos – você estará fazendo um grande investimento para a consolidação de hábitos saudáveis, além de ajudar a prevenir doenças da vida adulta. 
6. Ter paciência 
 Crianças pequenas habitualmente tocam ou cheiram novas comidas e podem até colocar pequenos pedaços na boca e retirar novamente. É normal que ela necessite de repetidas exposições ao novo até que decida morder um pedaço a rejeição é esperada. Por isso, incentive seu filho conversando sobre cor, forma, aroma e textura – e não se o alimento tem ou não um bom sabor. Sirva a novidade junto daquelas opções já conhecidas por ele. Mantenha a oferta das escolhas saudáveis até que se tornem familiares e preferidas também.	
7. Tornar a refeição mais agradável 
 Preparar uma refeição alternativa para seu filho quando ele rejeita a original poderá promover e reforçar o padrão seletivo. Encoraje-o a permanecer na mesa mesmo que ele não coma um novo alimento será oferecido na próxima vez. Uma outra opção é servir brócolis e outros vegetais com um molho favorito. Corte os alimentos em vários formatos (estrelas, bolas, bichos etc), com variedade de cores vivas e ofereça aqueles do café da manhã no jantar.

Continue navegando