Buscar

SISTEMA NERVOSO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SISTEMA NERVOSO
O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas, bem como as condições reinantes dentro do próprio corpo e elaborar respostas que adaptem a essas condições. O tecido nervoso caracteriza-se pela capacidade de suas células comunicarem-se entre si, processando e transmitindo informação a longa distância. 
Os neurônios, também chamados de células nervosas, são células do sistema nervoso que estão relacionadas com a propagação do impulso nervoso.
NEURÔNIO: 
· Estrutura Básica Unidade celular que constitui a estrutura e a função do sistema nervoso
· Entre todas as células do corpo, são as células nervosas que apresentam a maior variação de tamanho e forma
· O comprimento do neurônio varia entre < 1 milímetro a > de 1 metro
· Os prolongamentos que conduzem impulsos para o corpo celular são chamados dendritos
· A maioria das células nervosas possui numerosos dendritos, os quais aumentam consideravelmente a superfície celular, tornando possível o contato com outras células
· Os prolongamentos que conduzem os impulsos a partir do corpo celular são denominados axônios 
· Os neurônios geralmente possuem apenas um axônio
Os neurônios são células excitáveis, ou seja, conseguem responder a estímulos com modificações da diferença de potencial elétrico na membrana celular. A modificação desse potencial pode propagar-se pela membrana, fenômeno conhecido como impulso nervoso. É por meio do impulso nervoso que os neurônios conseguem transmitir informações de um neurônio para outro ou, ainda, para as glândulas ou músculos. Assim sendo, o neurônio atua garantindo a recepção e transmissão de informações.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais