Buscar

Atividade - Introdução ao Marketing (Temas 1 ao 10)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INTRODUÇÃO AO MARKETING
1. Dos três focos principais que marcaram o desenvolvimento do marketing, cada um pode ser identificado por um aspecto. Ligue o período do foco na coluna da esquerda com o item que o caracteriza na coluna da direita.
	A Foco na produção
	A televisão (  )
	B Foco na venda
	Sabão em Barra (  )
	C Foco no marketing
	Coca-Cola (  )
Assinale a alternativa correta.
 
Escolha uma opção:
a) B, C e A
b) C, A e B
c) B, A e C
d) A, C e B
Justificativa: O primeiro produto fabricado industrialmente foi o sabão em barra, durante o período que o foco era a produção. Já a Coca-Cola representa o período em que o foco era a venda, aproximando o produto do consumidor. A televisão, por sua vez, marca a mídia do marketing moderno.
A resposta correta é: C, A e B.
---------- //
2. O conceito de marketing recebeu em sua fase mais recente um acréscimo. Este acréscimo está relacionado diretamente com o consumidor e é fator de significativa importância para a continuidade do sucesso de um produto ou serviço. Qual é o acréscimo ao conceito tradicional?
Escolha uma opção:
a) Preço baixo.
b) Garantia de entrega.
c) Garantia do produto.
d) Satisfação na compra.
Justificativa: A alternativa correta é a opção “Satisfação na compra”. A satisfação na compra é o acréscimo feito ao conceito de facilitar as trocas. Sabemos, hoje, que clientes satisfeitos são fiéis. O conceito atual do marketing, portanto, é facilitar as trocas na busca pela satisfação do consumidor.
A resposta correta é: Satisfação na compra.
---------//
3. Qual operação, dentro de uma organização, o marketing tem como objetivo facilitar?
a) As compras
b) As entregas
c) As vendas 
d) As trocas
Justificativa: A alternativa correta é a opção “As trocas”. O marketing tem como objetivo facilitar as trocas, sejam elas de mercadorias por dinheiro, voto por candidato ou até esmola por agradecimento.
A resposta correta é: As trocas.
---------//
4. Tendo em mente as atividades que um profissional de marketing pode desenvolver, assinale V para verdadeiro e F para falso, nas seguintes proposições:
( ) Planejamento
( ) Produtor eletrônico
( ) Pesquisa
( ) Negociação de mídia
( ) Consultoria
A gora, assinale a alternativa correspondente.
a) V, F, V, F e V 
b) F, V, F, F e F
c) F, F, V, F e V
d) V, V, V, V e F
Justificativa: Está correta a resposta: “V, F, V, F e V”. As atividades dos profissionais de marketing são a pesquisa, o planejamento e a consultoria. Ele não faz negociação de mídia, nem produz materiais eletrônicos, pois tais atividades estão além do escopo de conhecimento e atuação do marketing.
A resposta correta é: V, F, V, F e V.
----------//
5. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, as empresas ficaram ociosas e tiveram que ser ocupadas. Contrapondo o crescimento econômico, um mercado consumidor sedento de novidades foi criado. Nesse período, a televisão torna-se o principal meio de comunicação.
Como vimo, nessa fase, surge o mix de marketing para suprir a necessidade mercadológica. Ele leva em consideração quatro pontos principais, conhecidos como os 4P’s do marketing. Os 4 P’s são:
a) Praça, Ponto, Propaganda e Preço
b) Produto, Preço, Praça e Promoção 
c) Preço, Ponto, Produto e Propaganda
d) Promoção, Preço, Propaganda e Produto
Justificativa: Está correta a alternativa “Produto, Preço, Praça e Promoção”. O ponto, apensar de estar correlacionado com praça, não é um dos 4 P’s. Da mesma forma podemos entender a propaganda, que é uma das atividades da promoção. Descartamos, assim, as alternativas a, c e d.
A resposta correta é: Produto, Preço, Praça e Promoção.
-----------TEMA 02
01. O marketing no Brasil surge na década de 1950. Quais as características do marketing brasileiro neste período? Assinale as questões corretas.
Escolha uma opção:
a. Desenvolveu teorias próprias.
b. Terminou com a industrialização.
c. Estava estruturado desde 1900.
d. Veio com as multinacionais.
Justificativa: A alternativa “Veio com as multinacionais” está correta. Até 1950, nenhum estudo ou estrutura sobre o marketing era feito no Brasil. Ele começa com industrialização e veio com as multinacionais que se instalaram no país.
A resposta correta é: Veio com as multinacionais.
------------
02. O conceito contemporâneo de marketing diz que ele serve para facilitar as relações de troca com consumidor visando sua satisfação. Por que a satisfação do consumidor foi incluída no conceito do marketing? Assinale V para as questões verdadeiras e F para as falsas.
( ) O consumidor economiza dinheiro.
( ) A satisfação é uma justificativa de compra.
( ) Consumidor satisfeito fala bem do produto ou serviço.
( ) Satisfação de compra faz o cliente fiel.
( ) O fabricante fica satisfeito pela venda.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Escolha uma opção:
a. F, V, F, V e F
b. F, F, V, V e F
c. V, F, V, F e V
d. V, V, F, V e V
Justificativa: A alternativa “F, F, V, V e F” está correta. A satisfação está ligada diretamente à fidelização e à manutenção de uma imagem positiva sobre um produto ou serviço. Ela não economiza dinheiro, não é uma justificativa para compra, nem interfere na satisfação do fabricante.
A resposta correta é: F, F, V, V e F.
---------------
03. Peter Drucker foi um dos principais autores sobre o marketing, cunhando a importância do marketing para as organizações. Qual foi a ideia usada por ele?
Escolha uma opção:
a. Economia de guerra
b. A conveniência como diferencial
c. Quantidade é qualidade
d. Força poderosa
Justificativa: A alternativa “Força poderosa” está correta. Peter Drucker, em seu livro “A prática da administração de empresas”, de 1954, cunhou a ideia de que o marketing é uma força poderosa que pode ser usada pelas organizações para obter sucesso.
A resposta correta é: Força poderosa.
--------------
04. Durante a primeira metade do século XX, as empresas começaram a diferenciar seus produtos em busca de novos consumidores. A ferramenta usada nesse período para criar ou mudar hábitos de consumo foram os meios de comunicação de massa. Da lista, assinale os dois principais meios de comunicação de massa usados no período.
I – Televisão II – Cinema III – Rádio IV – Jornal V - Internet
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Escolha uma opção:
a. II e III
b. I e IV
c. I e V
d. II e IV
Justificativa: A opção correta é a alternativa “II e III”. A televisão e a internet surgiram apenas na segunda metade do século XX. O jornal sempre foi um meio caro e exigia que o consumidor soubesse ler, o que não era comum no período. O rádio e o cinema foram os meios de comunicação de massa usados para criar ou mudar hábitos de consumo.
A resposta correta é: II e III.
05. Uma das formas de se avaliar o mercado é a análise FOFA. Através dessa técnica, é possível analisar a concorrência e o próprio negócio em um quadro com quatro variáveis. Quais são as 4 variáveis?
Escolha uma opção:
a) Fábrica, Força, Atendimento e Oportunidade
b) Força, Fraqueza, Ameaça e Oportunidade
c) Fraqueza, Ocasião, Fornecedores e Ameaças
d) Fabricação, Ambiente, Fraqueza e Ocasião
Justificativa: A alternativa “Força, Fraqueza, Ameaça e Oportunidade” é a correta. A análise FOFA, ou ainda SWOT no inglês, é um acrônimo de Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças, e por meio dela podemos avaliar um produto em relação à concorrência. 
A resposta correta é: Força, Fraqueza, Ameaça e Oportunidade.
----------- TEMA 03
01. Como vimos, o marketing promove mudanças de comportamento, frente a um produto, serviço ou causa. Assim, ele oferece, ao consumidor, a oportunidade de conhecer opções e permitir a melhor escolha por meio das atividades como:
Escolha uma ou mais:
a) taxar tributos.
b) melhorar as condições logísticas.
c) explicar novos usos.
d) estabelecer garantia.
Justificativa: O conceito de marketing contemporânea objetiva a satisfação do consumidor. Assim, podemos considerar que entre as atividades que permitem a
melhor escolha do consumidor estão: explicar novos usos; estabelecer garantia; e melhorar as condições logísticas. 
As respostas corretas são: explicar novos usos., estabelecer garantia., melhorar as condições logísticas.
--------------
02. Saber mais sobre o mercado é uma das funções do Sistema de Informação de Marketing. Entre as diversas informações a serem coletadas, está a concorrência. Para analisar a concorrência, que tipo de informações pode ser coletadas?
Escolha uma ou mais:
a) Matérias-primas
b) Cores das embalagens
c) Preço
d) Tamanho do mercado
e) Cotação de moeda estrangeira
Justificativa: Nesta análise é necessário verificar o preço praticado, as mudanças na embalagem, como cores, e identificar as novas matérias-primas que estão sendo utilizadas.
As respostas corretas são: Preço, Cores das embalagens, Matérias-primas
----------------
03. Para que a organização tenha sucesso é preciso adotar abordagens mercadológicas que busquem satisfazer as necessidades do consumidor. Que atividades básicas a empresa precisa fornecer ao consumidor para que ele possa se decidir sobre a compra de determinado produto ou serviço?
I. Informar o preço.
II. Informar onde ele está disponível.
III. Entregar em casa.
IV. Explicar do que ele é feito.
V. Deixar claro quem são os concorrentes.
Quais são as opções corretas?
Escolha uma opção:
a) II, III e IV.
b) I, II e V.
c) II, IV e V.
d) I, II e IV.
Justificativa: A alternativa correta é a “I, II e IV”. A entrega em casa e a revelação sobre quem são os concorrentes não são questões básicas, pois variam de acordo com o canal de distribuição escolhido. Informações básicas são o preço, o local de compra e a composição do produto.
A resposta correta é: I, II e IV.
------------
04. A partir dos anos 1980, as estratégias baseadas no produto e na concorrência não funcionavam mais. Reduzir o preço e melhorar a distribuição tornaram-se métodos sem eficiência para o aumentando das vendas. Por conta disso, um novo enfoque foi dado ao marketing: considerar o consumidor como objetivo. Dentre as alternativas abaixo, quais atitudes representam o que o marketing passou a considerar em suas estratégias?
Escolha uma ou mais:
a) Fazer bonificação de produtos
b) Adaptar os produtos ao consumidor
c) Analisar hábitos de consumo
d) Consignar produtos em lojas
e) Abrir mais filiais
Justificativa: Analisar hábitos de consumo e adaptar os produtos ao consumidor são atividades do marketing contemporâneo, que visa a satisfação do consumidor.
As respostas corretas são: Analisar hábitos de consumo, Adaptar os produtos ao consumidor
----------------
05. Abaixo estão listados quatro termos que compõem o conceito de marketing contemporâneo. Associe o termo com a fonte que o citou.
I. Fluxo de bens e serviços.
II. Bem-estar da sociedade.
III. Vender por si só.
IV. Identificação e satisfação das necessidades.
( ) DRUCKER apud KOTLER, 2002, p.30.
( ) American Marketing Association (LUSCH, 2007).
( ) KOTLER; KELLER, 2006.
( ) LAS CASAS, 2007.
Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta.
Escolha uma opção:
a) III, I, IV e II
b) II, III, I e IV
c) I, III, II e IV
d) IV, II, I e III
Justificativa: A alternativa correta é a “III, I, IV e II”. O fluxo de bens e serviços é defendido por Lusch (2007), ao passo que Las Casas (2007) argumenta que o marketing deve promover o bem-estar da sociedade. Já Drucker (apud KOTLER, 2002) acredita que ele deva vender-se automaticamente. Kotler e Keller (2006) defendem a identificação e a satisfação das necessidades do consumidor.
A resposta correta é: III, I, IV e II.
----- (TEMA 04)
01. O que diferencia a função promoção no marketing da promoção de vendas? Assinale as frases que estão corretas.
I - Promoção de vendas oferece vantagem imediata sobre um produto.
II - Promoção de vendas se preocupa com a embalagem.
III - A função promoção age sobre a comunicação da empresa.
IV - A função promoção implica no aumento momentâneo da venda.
Escolha uma opção:
a) As frases III e IV estão corretas.
b) Apenas a frase I está correta.
c) As frases I e III estão corretas.
d) Apenas a frase IV está correta.
Justificativa: A promoção de vendas implica em oferecer uma vantagem para aquisição de um bem no momento da compra, já a função promoção se preocupa com o conteúdo e a forma da comunicação da empresa, inclusive embalagem.
A resposta correta é: As frases I e III estão corretas.
--------
02. No marketing contemporâneo, existe um ponto que é o mais importante e sua satisfação é a meta do marketing. Qual é esse ponto?
Escolha uma opção:
a) O Preço do produto
b) A Disponibilidade
c) O Consumidor
d) A Qualidade
Justificativa: A alternativa “O Consumidor” está correta. O consumidor, e sua satisfação, é o foco principal do marketing contemporâneo.
A resposta correta é: O Consumidor.
----------
03. Para montar estratégias de marketing, é importante considerar suas funções. Carvalho (2016) lista cinco funções como as principais. Quais são elas?
Escolha uma opção:
a) Produto, Preço, Distribuição (Praça), Promoção e Venda.
b) Preço, Consumidores, Propaganda, Distribuição (Praça) e Produto.
c) Produção, Comercialização, Valor, Logística e Comunicação.
d) Distribuição (Praça), Comunicação, Embalagem, Produto e Promoção.
Justificativa: Você acertou se assinalou a opção “Produto, Preço, Distribuição (Praça), Promoção e Venda”. As cinco funções do marketing são: produto; preço; distribuição; promoção; e venda. No produto manipulam-se as questões que envolvem as criações ou adaptações; o preço deve cobrir os custos da empresa e serem competitivos; a distribuição deve ser efetiva e alcançar todos os consumidores; a promoção deve comunicar o mercado sobre as atividades da empresa; e a venda é o ato que concretiza o processo.
A resposta correta é: Produto, Preço, Distribuição (Praça), Promoção e Venda.
----------
04. Dos canais de distribuição, venda direta é a que tem mais particularidades. Da lista a seguir, quais técnicas são as mais comuns? Indique V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Venda de grandes lotes
( ) Internet
( ) Franquia
( ) Vendedor de porta em porta
( ) Revendedores
Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.
Escolha uma opção:
a) F, F, V, V e F
b) V, V, F, V e F
c) F, V, F, V e F
d) V, F, V, F e V
Justificativa: A alternativa que representa as técnicas mais comuns é a opção “F, V, F, V e F”. Na venda pela internet, o consumidor vai ao fabricante diretamente, escolhendo o produto e as condições de pagamento. O vendedor de porta em porta recebe o produto do fabricante e leva até o consumidor.
A resposta correta é: F, V, F, V e F.
-----------
05. Na função distribuição, são apresentados quatro canais de distribuição que podem ser usados isoladamente ou em conjunto na definição das estratégias. Quais são eles?
Escolha uma opção:
a) Autônomo, atacadista, retalhista e venda casada
b) Representante comercial, atacadista, varejista e venda direta
c) Representante comercial, retalhista, varejista e atacadista
d) Preposto, representante comercial, varejista e atacadista
Justificativa: A alternativa “Representante comercial, atacadista, varejista e venda direta” está correta. Os quatro canais de distribuição são, pela ordem: representante comercial; atacadista; varejista; e venda direta.
A resposta correta é: Representante comercial, atacadista, varejista e venda direta.
---------------- (TEMA 05)
01. Karl Albrecht (1998) defende a ideia dos momentos da verdade no ciclo de compra. Qual das frases a seguir define este conceito?
Escolha uma opção:
a) Um site completo, com todas as informações e acessível, garante a venda do produto.
b) Representa o instante em que o cliente entra em contato com qualquer aspecto da organização.
c) A qualidade do atendimento do vendedor ajuda a decidir a compra.
d) A apresentação da loja e seu tráfego colaboram no processo da compra.
Justificativa: Os momentos da verdade não dizem respeito apenas ao tráfego da loja, ou ao atendimento e website, mas a todos estes
aspectos juntos. Eles acontecem no instante em que o consumidor entra em contato com a organização.
A resposta correta é: Representa o instante em que o cliente entra em contato com qualquer aspecto da organização.
------------
02. Dentre as orientações que uma empresa pode escolher, há a Orientação para Produção. Qual das frases abaixo melhor conceitua esta orientação?
Escolha uma opção:
a) Considera que conhecer a fundo os consumidores é preponderante no processo de decisão mercadológica.
b) Trabalha os esforços na eficiência produtiva, baixos custos e distribuição em larga escala.
c) O foco está na preocupação com o meio ambiente.
d) Acredita que os consumidores desejam produtos com qualidade e desempenho superiores.
Justificativa: A Orientação para Produção considera o baixo custo como o fator de decisão de compra.
A resposta correta é: Trabalha os esforços na eficiência produtiva, baixos custos e distribuição em larga escala.
-----------
03. Ao considerar a Orientação ao Produto, a empresa pode não perceber que os benefícios dessa orientação não são reconhecidos pelos consumidores. Assim, assinale V para as características verdadeiras desta orientação e F para as falsas.
( ) Desenvolvem produtos com grande qualidade.
( ) Está sujeito a custos elevados de produção.
( ) Considera que os clientes querem o melhor.
( ) Considera que o produto se mantem no mercado com a força das vendas.
( ) Garante que a entrega nos pontos de venda é o objetivo desta orientação.
Escolha uma opção:
a) V, V, V, F e F
b) V, F, V, F e V
c) F, V, F, V e V
d) F, F, V, F e V
Justificativa: A Orientação ao Produto leva a empresa a desenvolver produtos com qualidade, pois acredita que os clientes querem o melhor, porém, com isso, estão sujeitos a um custo mais elevado. A força de vendas e a entrega em pontos de venda são ativados pela Orientação para Venda. A resposta correta é: V, V, V, F e F.
---------
04. Empresas orientadas ao marketing holístico tem em seu escopo, além da satisfação do consumidor, algumas características. Dentre as afirmativas abaixo, assinale com V aquelas que apresentam as características de uma empresa orientada ao marketing holístico e com F as que não apresentam.
( ) A política de responsabilidade social é uma das suas atividades.
( ) Acredita que está fazendo o melhor, entregando produtos de qualidade, que satisfaçam o consumidor.
( ) Oferece o menor preço.
( ) Preocupa-se em melhorar a vida do consumidor e a sociedade como um todo.
Agora, assinale a opção correta:
Escolha uma opção:
a) V, F, F e V
b) F, F, V e V
c) V, V, F e F
d) V, F, V e F
Justificativa: A empresa orientada ao marketing holístico tem como uma de suas atividades a responsabilidade social, pois preocupa-se em melhorar a vida dos clientes, fornecedores e canais de distribuição. Entregar produtos com qualidade ou oferecer menor preço são características das orientações ao produto e à produção.
A resposta correta é: V, F, F e V.
-----------
05. Para conhecer o mercado, o Sistema de Informação de Marketing usa ferramentas da pesquisa social, como as pesquisas qualitativas. Assinale V para as frases que descrevem a pesquisa qualitativa e F para as frases que não descrevem.
( ) Avalia as quantidades de uma opinião.
( ) Procura pelas características específicas.
( ) Deseja saber da participação de mercado de um produto.
( ) Deseja testar uma ideia, produto ou serviço.
Agora, assinale a opção correta.
Escolha uma opção:
a) F, F, V e F
b) F, V, F e V
c) F, F, V e V
d) V, F, V e V
Justificativa: As pesquisas qualitativas procuram por qualidades e características específicas, bem como permitem testar uma ideia. Avaliar quantidades ou saber a participação de mercado são informações quantitativas.
A resposta correta é: F, V, F e V.
--------(TEMA 06)
01. Problemas ambientais, escassez de recursos naturais, poluição, crescimento rápido da população e o valor da ética nas transações são questões abordadas por qual dimensão do marketing holístico?
Escolha uma opção:
a) Marketing de consumo.
b) Marketing de responsabilidade social.
c) Marketing integrado.
d) Marketing de produto.
Justificativa: O conceito de marketing social baseia-se no fato de que a organização deve criar um benefício maior aos consumidores e melhorar seu bem-estar e da sociedade em geral.
A resposta correta é: Marketing de responsabilidade social.
---------
02. Das dimensões do marketing holístico, o marketing de relacionamento tem despontado como um dos mais rentáveis. Quais os motivos que levam a essa conclusão?
I. Amizade com o vendedor.
II. Redes sociais.
III. Sistemas de gestão de relacionamento com o consumidor.
IV. Preços baixos.
V. Muitos pontos de venda.
Assinale a opção que apresenta as alternativas corretas.
a) II e V
b) II e III
c) IV e V
d) I e III
Justificativa: Redes sociais e sistemas de gestão do relacionamento com os consumidores são ferramentas modernas usadas pelo marketing de relacionamento e que surtem efeito. A resposta correta é: II e III.
----------
03. O marketing holístico propõe uma nova postura frente ao mercado e aos consumidores. Diante disso, assinale as frases que conceituam o marketing holístico.
I. Só o homem é importante.
II. Constrói relacionamentos sólidos.
III. Só o meio ambiente é importante.
IV. O mercado é o mais importante.
V. Gera fidelidade à marca.
Escolha a opção que apresenta as alternativas corretas.
a) II e V
b) III e IV
c) III e V
d) I e II
Justificativa: O homem, o ambiente e o mercado são um todo indivisível e não podem ser analisados como parte separadas. Então, a construção de relacionamentos e a fidelidade são as respostas certas.
A resposta correta é: II e V.
-------------
04. O marketing integrado tem esse nome por aglutinar diversas preocupações do marketing holístico. Da lista abaixo, quais são as preocupações dessa dimensão?
Escolha uma opção:
a) Interna, externa e de relacionamento.
b) Promoção, comunicação e responsabilidade social.
c) Comunicação, produtos e canais.
d) Produto, preço e distribuição.
Justificativa: O marketing integrado se responsabiliza pela comunicação da empresa, pelo desempenho de seus produtos e serviços e pelos canais de distribuição definidos. Ele busca organizar as atividades, relacionando-se com os parceiros para satisfazer as necessidades do consumidor.
A resposta correta é: Comunicação, produtos e canais.
-------------
05. Analise o trecho abaixo.
"Uma estratégia sustentável é aquela que leva em consideração as necessidades e interesses dos stakeholders e é capaz de garantir os resultados previamente acordados (ou desejados) pelas partes."
Fonte: FERRARI, Flávio. Marketing Holístico e a teoria sobre tudo. Administradores, 2012. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/marketing-holistico-e-a-teoria-sobre-tudo/64794/>. Acesso em: 3 ago. 2016. 
Agora responda: a frase é condizente com os objetivos do marketing contemporâneo? Por quê? Assinale as afirmativas verdadeiras com V e as falsas com F.
( ) Sim, porque considera as necessidades das pessoas.
( ) Não, porque não está ligada à ideia das trocas.
( ) Não, porque a sustentabilidade é objetivo de marketing.
( ) Sim, porque a sustentabilidade não é objetivo da organização. 
Escolha a opção que apresenta as alternativas corretas.
Escolha uma opção:
a) F, F, V e F
b) F, V, F, e V
c) V, V, F e F
d) V, F, F, e F
Justificativa: Dentre as frases apresentadas, a única que representa o marketing holístico é a preocupação com as necessidades das pessoas, conceito adotado pelo marketing contemporâneo. O princípio da sustentabilidade e a ideia das trocas também estão contemplados nele.
A resposta correta é: V, F, F, e F.
-------------(TEMA 07)
01. Os vários mecanismos e ferramentas que o marketing oferece para gerenciar um produto ou serviço também servem como tópico de avaliação de desempenho. Para verificar se a filosofia do direcionamento mercadológico está dando resultados positivos, quais dos itens listados abaixo são tópicos de avaliação de desempenho?
I. Mix de marketing através dos 4P’s.
II. Cotação de preços dos fornecedores.
III. Custo por Mil.
IV. As quatro dimensões do marketing holístico.
Agora, assinale a opção correta.
a) II e III
b) I e IV
c) II e IV
d) I e II
Justificativa: O mix de marketing com os 4P’s e as dimensões do marketing holístico podem ser motivos de avaliação do desempenho das atividades mercadológicas. A cotação de preços com fornecedores é importante, mas está ligada ao produto, ao passo que o Custo por Mil é indicador de retorno de investimento em comunicação.
A resposta correta é: I e IV.
-----------
02. O direcionamento do marketing de responsabilidade social deve incluir as questões sociais e éticas em suas práticas. As questões sociais incluem a criação de produtos ou serviços que tenham incorporado o respeito ao meio ambiente, aos consumidores e à comunidade em geral. O profissional de marketing, por sua vez, tem em sua atuação o respeito pela ética profissional. 
Das atividades abaixo, quais estão ligadas à ética profissional? Assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Respeito à vida.
( ) Garantir a entrega.
( ) Respeito à hierarquia.
( ) Manter o preço.
( ) Dar garantia ao produto. 
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
a) V, F, V, F e F
b) V, V, F, V e F
c) F, V, F, V e V
d) F, V, V, F e F
Justificativa: Respeito à vida e à hierarquia são algumas das questões da ética profissional. Já garantir a entrega, manter o preço e dar garantia são atividades mercadológicas.
A resposta correta é: V, F, V, F e F.
----------
03. Considerando o marketing como filosofia empresarial, que deve envolver todos da organização, ele vem no sentido top down (de cima para baixo).
Assinale a questão que se refere ao sentido top down da orientação mercadológica.
a) Dos empregados para os donos.
b) Dos donos para os empregados.
c) Dos donos para os clientes.
d) Entre os empregados e gerentes.
Justificativa: A expressão “alta administração” representa os donos e top down representa de cima para baixo, sendo então uma política dos donos para os empregados.
A resposta correta é: Dos donos para os empregados.
--------
04. Épocas de problemas ambientais, escassez de recursos ou crescimento rápido da população exigem das empresas uma grande carga de marketing de responsabilidade social. Essa postura mercadológica é subjetiva e deve ser distribuída de forma integrada por todos os participantes da atividade até chegar ao consumidor. Por sua subjetividade, seus benefícios sociais são perceptíveis a longo prazo. Que tipo de ferramenta é a mais recomendada para avaliar esse resultado?
Escolha uma opção:
a. Censo IBGE.
b. Índice de Potencial de Consumo.
c. Custo por Mil.
d. Pesquisa de opinião.
Justificativa: Conforme estudamos, a pesquisa de opinião mede preferências do consumidor sobre determinado tema. A resposta correta é: Pesquisa de opinião.
----------
05. O marketing digital é o que está mais desenvolvido com relação a indicadores de desempenho. Isso ocorre graças ao fato de a internet registrar as atividades dos usuários nos sites e redes sociais. Esses indicadores são chamados de Indicadores Chave de Desempenho ou Key Performance Indicators (KPI). Da lista abaixo, assinale os KPI.
I. Número de visitas na página.
II. Média da soma das audiências.
III. Tiragem da publicação.
IV. Número de páginas visitadas.
V. Quantidade de assinantes do site.
Agora, assinale a opção correta.
a) I, III e V
b) II, III e IV
c) I, IV e V
d) I, II e IV
Justificativa: Os indicadores desta lista são número de visitas na página, número de páginas visitadas e quantidade de assinantes. Dos itens apresentados, estes são os únicos registrados pela internet. 
A resposta correta é: I, IV e V.
-------------(TEMA 08)
01. Enquanto um fabricante em uma economia controlada está preocupado com o suprimento de matéria-prima, seu competidor, com recursos globalizados, tem acesso a diversos fornecedores. Quais problemas o fabricante da economia controlada pode ter com relação a seu concorrente globalizado?
I - Preços amarrados à circunstância local do mercado, de acordo com a demanda.
II - Variedade de preços de produtos similares para comparação.
III - Necessidade de acordo por volume para manutenção da entrega de matéria-prima.
IV - Entrega de matéria-prima a qualquer tempo.
Assinale a opção que apresenta as alternativas corretas.
a) I e III
b) II e III
c) I e II
d) III e IV
Justificativa: Mercados controlados têm problemas de abastecimento, então podemos deduzir que os preços estarão amarrados à situação local e haverá a necessidade de acordos com fornecedores.
A resposta correta é: I e III.
------
02. Toda empresa sente necessidade de pesquisa, principalmente quando se trata de avaliar o consumidor. Que tipos de indicadores de desempenho podem ser utilizados para avaliar os consumidores? Indique V de verdadeiro para as ferramentas que avaliam o consumidor e F de falso para as que não o fazem.
( ) Recall (lembrança) de marca.
( ) ROI (retorno do investimento).
( ) Share of mind (participação na mente).
( ) Custo por Mil.
Assinale a opção que apresenta as alternativas corretas.
a) F, V, V e F
b) V, V, F e V
c) F, F, V e F
d) V, F, V e F
Justificativa: Do consumidor, podemos pesquisar o recall, isto é, se ele lembra da marca, e o share of mind, sobre o grau de importância que a marca tem em sua mente. Já o ROI e o Custo por Mil são cálculos de retorno de investimento que não estão ligados ao consumidor.
A resposta correta é: V, F, V e F.
------
03. Para se iniciar atividades em outros países é necessário identificar algumas questões, pois cada local tem uma característica econômica, social e cultural própria que deve ser respeitada. Assinale com V as afirmações verdadeiras quanto às barreiras que uma organização pode enfrentar para entrar em um novo mercado e com F as que não representam barreiras.
( ) Incentivo fiscal.
( ) Taxas sobre produto.
( ) Mão de obra barata.
( ) Cor da embalagem. 
Assinale a opção que apresenta a sequência correta.
a) F, V, F e F
b) V, V, F e F
c) F, F, F e V
d) V, F, V, e V
Justificativa: Incentivos fiscais e mão-de-obra barata são oportunidades da globalização, assim como a cor da embalagem pouco interfere na questão. Estas portanto, não são barreiras. Por outro lado, taxas, cotas e restrições estabelecidas para preservar o mercado local são barreiras.
A resposta correta é: F, V, F e F.
--------
04. Com a globalização, a convergência entre os meios e as plataformas tem ampliado a quantidade de informações e opiniões disponíveis sobre produtos, serviços, marcas e organizações. Quais meios o consumidor utiliza para aferir a credibilidade de um produto ou marca?
I. Site da empresa.
II. Redes sociais.
III. PROCON.
IV. Canal de televendas. 
Assinale a opção que apresenta as alternativas corretas.
a. II e III
b. III e IV
c. I e III
d. I e II
Justificativa: O site da empresa e o canal de televendas representam a empresa e têm interesses comerciais, portanto sua opinião nem sempre é isenta. Conversas com amigos em redes sociais e o PROCON são métodos mais garantidos de se conseguir uma feedback honesto.
A resposta correta é: II e III.
------
05. Uma característica da globalização, é produzir com menores custos. Muitos produtos tecnológicos, por exemplo, são desenvolvidos na Europa ou Estados Unidos, produzidos no sudoeste asiático e comercializados em todo o mundo. Quais produtos têm as mesmas características?
I. Sapatos e roupas.
II. Madeira de lei.
III. Tubos de PVC.
IV. Carros e motos.
Assinale a opção que apresenta as alternativas corretas.
Escolha uma opção:
a) III e IV
b) I e IV
c) II e III
d) I e II
Justificativa: Sapatos, roupas, carro e motos têm seu design centrado principalmente na Europa, mas são fabricados mundialmente. Madeira de lei é uma atividade extrativista localizada e tubos de PVC são commodities de baixo valor agregado.
A resposta correta é: I e IV.
---------------(TEMA 09)
01. Quando falamos em ambientes de marketing, nos referimos aos âmbitos
nos quais cada componente do mix de marketing se encontra. Como os ambientes de marketing interagem e afetam o funcionamento do mercado, qual a importância em se fazer a análise do ambiente? Assinale V para as questões verdadeiras e F para as falsas.
( ) Sistemas de Informação de Marketing ajudam a predizer as tendências do mercado.
( ) Monitorar concorrentes pode levar a uma melhora do produto ou serviço.
( ) Ajuda a contratar melhores profissionais.
( ) Fornecedores têm pouco a informar sobre o mercado.
Agora, assinale a opção correta.
a) V, V, F e F
b) F, V, F e V
c) F, F, V e V
d) V, F, V e F
Justificativa: O Sistema de Informação de Marketing é uma ferramenta importante na tomada de decisão mercadológica. Por meio dele é possível monitorar a concorrência e identificar melhores práticas. Analisar o mercado não influencia na decisão pela contratação de profissionais, enquanto os fornecedores têm muitas informações a oferecer sobre o mercado.
A resposta correta é: V, V, F e F.
-------
02. Aumentar ou diminuir a fabricação de produtos ou serviços, contratar ou demitir empregados, dispor de maior ou menor fluxo de caixa, promover ou não o produto e ativar ou não a comunicação são tarefas da empresa dentro do microambiente interno de marketing. Ajustando cada um desses elementos, pode-se adaptar a empresa às necessidades do mercado, garantindo o sucesso de seu produto ou serviço. Cada um destes cinco elementos é de responsabilidade de um departamento da empresa. São eles:
Escolha uma opção:
a) Marketing, Produção, Recursos Humanos, Financeiro e Comercial.
b) Atendimento ao consumidor, Fabricação, Compras, Vendas e Financeiro.
c) Vendas, Compras, Pagamento, Entregas e Marketing.
d) Departamento pessoal, Contas a receber e a pagar, Fabricação, Sindicato e Vendas.
Justificativa: A empresa é o microambiente interno de marketing e, neste exemplo, e ela é formada por cinco departamentos: Produção; Departamento de Recursos Humanos; Financeiro; Comercial; e Marketing.
A resposta correta é: Marketing, Produção, Recursos Humanos, Financeiro e Comercial.
------
03. Foi desenvolvido um jogo interativo de realidade aumentada. O jogador procura no mundo real, com seu smartphone, pelo personagem digital e interage com ele. Assim como qualquer produto, serviço ou aplicativo, o jogo pode ser avaliado usando os critérios de Forças e Fraquezas, da análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças). Quais são os fatores que podem ser considerados como forças estratégicas do jogo?
I. Facilidade de uso.
II. Ineditismo.
III. Gratuidade.
IV. Grande número de jogadores.
Assinale a opção correta.
a) I e II
b) I e IV
c) III e IV
d) II e III
Justificativa: Os pontos fortes do jogo são o ineditismo e a gratuidade, pois se trata do primeiro desse tipo. Ele só é fácil para quem conhece os personagens da série, têm habilidade em jogos interativos e conexão de banda larga. Por ser um jogo rodado em smartphones, outros aparelhos estão excluídos.
A resposta correta é: II e III.
--------
04. Para avaliarmos os ambientes interno e externo, foi desenvolvida a análise FOFA, que busca listar as características reais de uma situação. Indique V de verdadeiro para os fatores que avaliam o ambiente interno e F de falso para os que não avaliam.
( ) Forças
( ) Oportunidades
( ) Fraquezas
( ) Ameaças
Assinale a opção correta.
a) V, V, F e F
b) F, V, F e V
c) F, F, V e V
d) V, F, V e F
Justificativa: Considerando a matriz FOFA de análise, as variáveis que avaliam o ambiente interno da empresa são a Força e a Fraqueza. Oportunidades e Ameaças são variáveis para analisarmos o mercado (ambiente externo).
A resposta correta é: V, F, V e F.
-------
05. O marketing é dividido em ambientes que interagem entre si. Cada um desses ambientes tem uma característica própria e é composto pode diversos agentes. Como um ambiente inserido no outro, sabemos que o ambiente de marketing é dividido em três partes, cada uma com um comportamento distinto. Quais são os três ambientes de marketing?
I - Macroambiente
II - Empresa
III - Sociedade
IV - Microambiente
V - Ambiente interno
Assinale a opção correta.
a) II, III e V
b) I, IV e V
c) II, III e IV
d) I, III e IV
Justificativa: São os três ambientes do marketing: o macroambiente, o microambiente e o ambiente interno. A empresa é o microambiente interno de marketing, ao passo que a sociedade está incluída no macroambiente. 
A resposta correta é: I, IV e V.
-----------(TEMA 10)
01. No macroambiente do marketing, todas as interações do mercado acontecem. As mudanças em qualquer uma das questões que envolvem este ambiente influenciam diretamente o mercado e, por consequência, a empresa. Da lista apresentada abaixo, indique V de verdadeiro para as forças que agem no macroambiente de marketing e F de falso para as que não agem.
( ) Demográfico.
( ) Consumidor.
( ) Natural.
( ) Cultural.
( ) Empresarial. 
Agora, assinale a opção correta.
a) F, V, F, V e V
b) F, F, V F e V
c) V, F, V, V e F
d) V, V, F, V e F
Justificativa: São forças do macroambiente de marketing: o ambiente demográfico, o natural e o cultural. Já consumidor e empresa são agentes do microambiente de marketing.
A resposta correta é: V, F, V, V e F.
----
02. Ao estudarmos os ambientes do marketing, podemos perceber que os diversos ambientes interagem entre si, exercendo pressão. Uma mudança no ambiente econômico pode afetar toda a estrutura. Assim, a redução de um imposto pode levar a que reações?
I - Aumento das vendas.
II - Aumento do volume fabricado.
III - Diminuição da cotação das moedas estrangeiras.
IV - Aumento do número de concorrentes.
V - Aumento do preço da matéria-prima.
Agora, assinale a opção correta.
a) I, II e V
b) I, III e IV
c) II, IV e V
d) I, II e III
Justificativa: A redução de impostos pode aumentar as vendas, aumentar o volume fabricado em função do aumento de vendas, bem como aumentar o preço da matéria-prima em função do acirramento da demanda. No entanto, esta alteração não interfere na cotação de moedas estrangeiras, nem faz aumentar o número de concorrentes. A resposta correta é: I, II e V.
-----
03. Junto com o microambiente interno, temos o microambiente externo, que, em função das interações entre seu agentes, faz pressão sobre a empresa. Das frases abaixo, qual melhor conceitua o microambiente externo?
Escolha uma opção:
a) O meio ambiente e a tecnologia são os principais elementos do microambiente externo.
b) É onde acontecem todas as interações e é fonte de toda a pressão sobre a empresa.
c) A empresa e seus departamentos são os principais elementos do microambiente externo.
d) Ambiente no qual agem clientes, fornecedores, concorrentes e intermediários.
Justificativa: No microambiente externo do marketing agem clientes, fornecedores, concorrentes e intermediários. É no macroambiente que ocorrem todas as interações entre os elementos, onde estão a tecnologia e o meio ambiente. Já a empresa está no microambiente interno de marketing.
A resposta correta é: Ambiente no qual agem clientes, fornecedores, concorrentes e intermediários.
------
04. Sabemos que conhecer o universo dos clientes, sua disposição e características é importante para dimensionar os esforços mercadológicos, otimizando recursos. Que informações são conseguidas analisando-se dados demográficos?
I. Idade
II. Gênero
III. Renda
IV. Imposto pago
Agora, assinale a opção correta.
a) II e III
b) II, III e IV
c) I, II e III
d) I e II
Justificativa: Idade, gênero e renda são três indicadores encontrados em dados demográficos. O pagamento do imposto é informação particular e não está disponível.
A resposta correta é: I, II e III.
-----
05. Como vimos, uma força que apoia as atividades da empresa são os intermediários. Sabemos que existem diversos tipos de intermediários. Assim, marque com V de verdadeiro as opções que indicam intermediários e F de falso as que não indicam.
( ) Distribuidores.
( ) Vendedores diretos.
( ) Varejistas.
( ) Representantes.
( ) Telemarketing.
Agora, assinale a opção correta.
a) V, V, F, F e V
b) V, F, V, F e V
c) V, F, V, V e F
d) F, F, V, V e F
Justificativa: São intermediários: os distribuidores; os varejistas; e os representantes. Vendedores diretos e telemarketing são atividades da própria empresa.
A resposta correta é: V, F, V, V e F.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais