Buscar

Resolução do caso (N1) - DEFINIÇÃO DO ESCOPO E REQUISITOS DO PROJETO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resolução do caso (N1) - DEFINIÇÃO DO ESCOPO E REQUISITOS DO PROJETO
Aluna: Juliana Rodrigues da Silva Vieira / 2021
 Analisando toda história e objetivo do casal, podemos traçar os planos de ações para definição e gerenciamento do projeto. Foram identificados alguns erros iniciais quanto ao desenvolvimento por parte dos clientes, entre eles a entrevista, que são realizadas com uma conversa direta com o objetivo de extrair informações, porém não houve um roteiro de perguntas preparado. Após essa analise, identificamos também o serviço e o resultado que se espera para montar o escopo do projeto reunindo informações relevantes como: objetivos específicos, entregas, tarefas, responsabilidades, prazos e custos. 
 Iniciamos o projeto formalizando a abertura com o Termo de Abertura do Projeto, esse documento servirá de base para a construção da estrutura analítica do projeto. De acordo com o Guia PMBOK®, referência mundial em gestão de projetos, o escopo do projeto deverá conter o trabalho necessário – e apenas o necessário – para que o projeto possa ser entregue com sucesso. Com isso reunimos todas as informações que o casal, Rafael e Elaine, possuíam para realizar o levantamento dos requisitos do projeto. Nessa etapa alçamos as exigências do serviço e do resultado para atender e satisfazer as necessidades dos clientes. Dividimos assim os requisitos em duas categorias, funcionais e não funcionais para documentar e hierarquizar em uma linguagem clara e entendível por todos.
 A partir dos requisitos levantados na etapa anterior já podemos descrever melhor o trabalho necessário para montar uma Declaração Detalhada do Escopo. Esse documento descreverá aquilo que faz parte, escopo e aquilo que não faz parte, não escopo, proporcionando um entendimento comum entre os clientes, dando base para montar a EAP (Estrutura Analítica do Projeto) e para avaliar solicitações de mudanças no projeto, pois ela inclui critérios de aceitação do produto, entregas, restrições e premissas. 
 Depois de montar o Termo de Abertura do Projeto, alinhar as principais ideias e definir as características, objetivos e escopo do projeto, vamos iniciar a construção do EAP, detalhando hierarquicamente o trabalho necessário para entregar o projeto até o nível de pacote de trabalho. Depois de planejar a EAP estaremos nos reunindo para apresentar os documentos às partes interessadas para que possam analisar e validar o documento, a partir desse momento, o processo de gerenciamento de escopo começará acontecer e, consequentemente, o monitoramento da execução do projeto.  Esse monitoramento será essencial para garantir que o projeto esteja aderente à sua linha de base. Caso não esteja, serão iniciadas ações corretivas para contornar os obstáculos. 
 Durante o processo de formalizar a aceitação das entregas do projeto, estaremos confirmando com os clientes tudo que estará sendo realizado conforme o combinado. A validação vai garantir uma probabilidade elevada de que o serviço e resultado estejam sendo aceitos. Após essa aprovação, manteremos o controle de escopo, sempre, devido às mudanças nos mercados e nos negócios a fim de assegurar e garantir que essas ações corretivas, se acontecerem, sejam realizadas por meio de um controle integrado de mudanças do projeto.

Continue navegando