Buscar

Resolução do caso (N1) - ESCRITORIO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS (PMO)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resolução do caso (N1) - ESCRITORIO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS (PMO)
Aluna: Juliana Rodrigues da Silva Vieira / 2021
 Analisando toda história e objetivo da empresa durante a primeira tentativa de implementação do Esctirório de gerenciamento de projetos (PMO), conseguimos identificar algumas causas de falhas no projeto como a falta de competência técnica da equipe formada pelos próprios colaboradores da empresa, que contribuiu para o desperdício e perda de recursos, a má definição dos requisitos, escopo, objetivos e entregas e a falta de um planejamento detalhado do projeto: tarefas, estimativas, orçamentos e cronogramas.
 Após a nova contratação, foram avaliadas as melhores estratégias a serem aplicadas para o cumprimento das exigências solicitadas pela diretoria, dentre elas: 1) A identificação de novos colaboradores capacitados para atuar no escritório de projetos, inicialmente, em projetos pilotos não estratégicos como uma forma de testar os sistemas informatizados, corrigir eventuais falhas e capacitar os profissionais envolvidos. 2) A introdução da metodologia comum para condução dos projetos junto com a criação do plano de programa de reestruturação, seguindo o método de Rosemann (2015) com uma nova abordagem para determinar atividades de um escritório avaliando a demanda por atividade vs a capacidade, onde não seria oferecido serviços extras e com o objetivo de otimizar a utilização dos recursos financeiros, a diminuição dos custos, riscos e esforços, visando o aumento dos benefícios esperados. 3) Assessoria no relacionamento entre projetos, no qual o escritório deverá acompanhar todos os planejamentos da organização, promovendo a disseminação de melhores práticas de gestão, a comunicação e a resolução de conflitos entre os projetos, promovendo a integração entre as áreas da empresa e buscando a otimização dos mesmos tendo como objetivo principal “incorporar uma estrutura de excelência na gestão corporativa, promovendo uma visão única, mais abrangente, consolidada e integrada do valor do negócio e das ações necessárias para acrescentar esse valor” (XAVIER & CASTELLANI, 2013).
 Com resultado desta análise, elaborou-se uma proposta para a padronização dos processos gerenciais tendo em vista que um escritório de projetos é uma estrutura organizacional criada para atender a demanda em termos de coordenação do gerenciamento de projetos nas empresas. Segundo o PMI (Project Management Institute), eles são tipicamente implementados para formalizar e padronizar práticas, processos e operações de gerenciamento de projetos, e tendem a conduzir a resultados consistentes e a uma maior probabilidade de sucesso (PMBOK, 2008) O mesmo foi idealizado para fornecer suporte e melhoria contínua do monitoramento do desempenho dos projetos e fornecer informações à Diretoria sobre à entrega de resultados consistentes e eficazes. 
Referencias bibliográficas:
ROSEMANN, M. “The Service Portfolio of a BPM Center of Excellence”. Em J. vom Brocke & M Rosemann (Eds.), Handbook on business process management 2. Heidelberg: Springer-Verlag, 2nd edition, p. 381-398, 2015.
XAVIER, C.M.S. CASTELLANI, M. A. “O conceito do Escritório de Projetos e Processos (EPP)” PMKB - Project Management Knowledge Base, 01/10/2013. Originalmente publicado na Revista MundoPM Edição 49, Fevereiro/Março 2013. Disponível em: http://pmkb.com.br/artigo/escritorio-de-projetos-e-processos-epp/ Acessado pela última vez: 09/08/2016
em . Acesso em 18 abril 2012.
PMBOK. Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos. PMI. 4ª edição. 2008.

Continue navegando