Buscar

1 diario de campo hospital sao jose

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Diário de Campo
Local: Hospital São José Data: 01/02/2019 Horário: 08:00 às 12:00
Aluna: Yasmin Rodrigues Ferreira
Cheguei 20 (vinte) minutos antes do horário estabelecido. Eu e as demais colegas ficamos esperando a preceptora e logo com a sua chegada nos dirigimos a recepção para nos direcionar até a psicóloga do hospital, a mesma estava na ala da urgência de saúde mental, na ala masculina.
Nesse mesmo local encontra-se a recepção, a sala de serviço social, sala do clínico geral e a sala de psicologia. Fomos direcionadas a sala de serviço social e lá encontramos 2 (duas) psicólogas e 2 (dois) assistentes sociais, os mesmos foram apresentados de forma breve, a psicóloga Lairá aconselhou que fossemos para sala de psicologia já que lá estava mais vazio e mais arrumado, dando para nos recepcionar de forma correta, contudo, informou que não poderia ficar conosco pois precisava fazer um documento para o governo. Seguimos para a sala de psicologia e lá ficamos com a nossa preceptora até a psicóloga Camila Inácio iniciar sua fala e suas explicações.
Camila se mostrou uma pessoa muito extrovertida e satisfeita com o que faz mesmo não sendo a primeira escolha dela quando se formou, já que ela queria e sempre foi envolvida com psicologia social. Comentou sobre algumas de suas vivencias mais impactantes e informou que já está trabalhando a 4 anos no hospital.
Comentou sobre alguns pacientes mais impares que tem por lá, adiantou suas características, seus comportamentos e seus transtornos, informou que nesse momento, no momento de surto, eles priorizam dar apoio a família do internado.
Enfatizou a importância de sabermos diferenciar o surto e o não surto, a necessidade de termos criatividade e espontaneidade de entender e adentrar, de forma consciente, no surto do paciente para assim colher informações que irão ajudar no tratamento.
Falou sobre as normas e regras da instituição e comentou também sobre as questões de liberação do paciente, se foi internado por causa de álcool e drogas e já teve alta, apenas orientação para o paciente, se foi internado por causa de algum transtorno só é liberado com os familiares.
Comentou sobre as diferenças das alas masculinas e femininas, a estrutura física, os apoios que tem com a São Marcelo e com os CAPS e a quantidade de funcionários que lá possui.
Fomos conhecer os pacientes dos leitos e da área masculina, de antemão, Camila precisou conversar com todos para se comportarem, é notório um odor forte mesmo com um agente da limpeza trabalhando, muitos estavam dopados e os que estavam na ativa estavam flutuantes ou, então, em delírio.
Em especial um paciente me chamou a atenção quando foi saudar uma das colegas e eu notei que as vestimentas dele estavam folgadas e baixas demais, estando sem roupa intima e dando para ver seu membro, dei um toque na colega para ela não saudar e assim que a psicóloga notou a presença dele repudiou, chegamos na hora do lanche, era servido suco de manga e era interessante como havia uma hierarquia entre eles, sendo um apelidado de sargento e era ele que botava a ordem.
Quando voltamos para sala para fazer um feedback sobre o primeiro momento e comentei sobre o paciente que tentou se aproximar de Geise e comentei sobre as vestimentas do mesmo, ela comentou que ele tinha a libido muito alta e apresenta transtornos sexuais e seguimos para a ala feminina.
A ala feminina precisava passar por dentro do hospital e a psicóloga Camila comentou que as alas eram separadas por apenas uma parede então os pacientes poderiam conversar por elas e até compartilharem algum objeto por pequenas janelas.
Quando chegamos na ala feminina já era notório o clima extremamente diferente, a questão da limpeza, das cores dos quartos e da quietude das pacientes, poucas estavam agitadas, boa parte estavam deitadas e sedadas. A que mais chamou atenção foi a Camila que dizia ler mão e ver o futuro, a visita foi mais breve do que a ala masculina.
Depois, seguimos, novamente, a sala de psicologia e tivemos outro feedback, dessa vez junto com a outra psicóloga e finalizamos o primeiro dia de observação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando