Buscar

AV2 - DIREITO PROCESSUAL CIVIL IV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV2 – DIREITO PROCESSUAL CIVIL IV
ALUNA: Ariana Tafuri Pinho – 201601445504	
CAMPUS JOÃO UCHOA – NOITE – 18/06/2020
RESPOSTAS
1- Uma vez detectada a prática de fraude patrimonial por parte do devedor contra o credor, tirando-lhe o direito de cobrar em juízo valores não honrados voluntariamente, o meio processual a ser utilizado será a ação Pauliana, ação essa que tem o condão de anular o ato fraudulento. A ação pauliana não tem o objetivo de satisfazer o crédito do credor, mas é um mecanismo de proteção, uma vez que, a ação tem o objetivo de revogar o ato lesivo aos interesses do credor. Ressalta-se que não haverá nulidade do ato entre o devedor e o terceiro, mas apenas sua ineficácia perante o credor. 
2- A competência dos Juizados Especiais Federais é absoluta e definida pelo valor da causa (até 60 salários mínimos), e desde que não excluídas pelo artigo 3° da lei 10.259/01. Contrariamente aos Juizados Especiais Cíveis Estaduais cuja competência é relativa. É opção do autor, que poderá optar entre ajuizar em um Juizado Especial Cível Estadual ou em uma Vara Cível. É dividida em razão do valor da causa e em razão da matéria discutida e se sujeita, ainda, a regra geral de foro. Entretanto, a competência dos Juizados Especiais da Fazenda Pública é absoluta, como determina seu art. 2º, parágrafo 4º da lei 12.153/2009. Sendo competente para processar, conciliar e julgar todas as causas de interesse do Distrito Federal, dos Estados, dos Territórios e dos Municípios no valor até 60 salários mínimos. 
3- O magistrado deverá se posicionar acolhendo a tese dos executados. O caso esclarece que, o magistrado suspendeu o processo quando não achou bem penhorável pelo prazo de um ano com fundamento no artigo 921, III do CPC e findo este prazo e também tendo sido ultrapassado o prazo prescricional da obrigação, o magistrado deverá extinguir a obrigação à luz do artigo 924, V do CPC. No entanto, o magistrado antes de reconhecê-la deve dar às partes a oportunidade de se manifestar. 
4- Essa afirmação é incorreta. À luz do código processual civil de 2015, não será contado da juntada aos autos, e sim da citação com fundamentação no artigo 829 que dispõe: O executado será citado para pagar a dívida no prazo de 3 (três) dias, contado da citação.
§ 1º Do mandado de citação constarão, também, a ordem de penhora e a avaliação a ser cumprido pelo oficial de justiça tão logo verificado o não pagamento no prazo assinalado, de tudo lavrando-se auto, com intimação do executado.
5- Em relação ao título executivo extrajudicial não será possível à fase de liquidação. Visto que, é necessário que o título seja certo, liquido e exigível, ou seja, certo porque deverá conter quem é o credor, o devedor e qual a prestação, liquido pois deverá conter como será comprida a prestação e exigível em razão do inadimplemento.

Outros materiais