A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
109 pág.
PROVA SUPORTE BASICO DE VIDA

Pré-visualização | Página 4 de 17

a cura das doenças.
d. Pode-se dizer que a única preocupação com a saúde da população daquela época estava vinculada ao empobrecimento econômico e com o intuito de melhorar a imagem do país.
e. A assistência médica era direito de todos os cidadãos e isso era de conhecimento de todos.
Limpar minha escolha
Questão 10
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
O desenvolvimento urbano implica em situações que comprometem a água e aumenta do despejo de esgotos à céu aberto. O lixo acaba se tornando fonte de alimento para diversos vetores que causam doenças. Ainda em relação às doenças, os vetores podem transferir um agente infeccioso de uma população animal portadora de doença aos seres humanos. Geralmente, isso ocorre devido à picada de insetos em pessoas contaminadas, os quais, em seguida, picam uma pessoa sadia.
A segregação e o destino adequado dos resíduos sólidos são etapas importantes para o meio ambiente e para a vida humana. O artigo 13, da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305, de 02/08/2010), classifica os resíduos sólidos de acordo com a sua origem e periculosidade. Em relação a essa classificação, leia atentamente as frases abaixo:
I) Os resíduos podem ser divididos em perigosos ou semiperigosos.
II) Os resíduos não perigosos podem ser inertes e não inertes.
III) A classificação de perigosos e não perigosos está envolvida com a origem desses resíduos.
IV) Os resíduos perigosos podem ser tóxicos, inflamáveis e corrosivos.
Escolha a alternativa que reúne apenas as frases corretas:
Escolha uma:
a. I, III e IV.
b. II, III e IV.
c. I, II e IV.
d. I e IV.
e. II e III.
Parte inferior do formulário
Psicologia Aplicada a Enfermagem
Geralmente, a puberdade inicia-se por volta dos 10, 12 ou 13 anos. É uma “mensagem” que parte do cérebro, desde o hipotálamo até a hipófise, que envia um estímulo, em forma de fatores hormonais, que estimulam o ovário e o testículo. Os órgãos sexuais começam a segregar as suas respectivas hormonais, estrogênio e progesterona na mulher e testosterona no homem, e consequentemente inicia-se um acentuado desenvolvimento biológico e morfológico. No rapaz, cresce a barba, muda o tom de voz e o seu corpo torna-se mais robusto. Na menina, desenvolve-se o peito, as curvas corporais ficam mais salientes, devido ao acumular de gorduras, surgindo a primeira menstruação.
Essas mudanças, em alguns casos visíveis ao mundo exterior, geram novas expectativas no adolescente e naqueles que o rodeiam. Nascem novas emoções e novas sensações em um outro corpo, um corpo diferente com outras necessidades que o adolescente necessita de compreender para poder sentir-se bem consigo mesmo. Assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. Essas mudanças são cruciais para a definição do sujeito como ser psicológico e social.
b. Somente nessa fase que o adolescente compreende que sua imagem é aceita por seu grupo e isso faz se sentir confortável em diferentes situações.
c. As mudanças biológicas na adolescência são as responsáveis pelo amadurecimento psicológico do indivíduo.
d. O adolescente que sabe ultrapassar essa visão é um jovem com mais maturidade e com uma boa autoestima, que se aceita tal como é, com as suas qualidades e os seus defeitos.
e. O adolescente se encontra em um momento de angústia e desespero por não compreender as mudanças que estão lhe ocorrendo, causando revolta progressiva.
Limpar minha escolha
Questão 2
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a alternativa correta quanto aos fatores biológicos que influenciam no desenvolvimento da linguagem das crianças.
Escolha uma opção:
a. A linguagem se desenvolve com mais intensidade desde que haja um ambiente rico em socialização.
b. A linguagem é cultural.
c. A linguagem se estabelece de acordo com a cultura de cada indivíduo.
d. A linguagem não se desenvolve segundo a cultura do indivíduo, mas cada um já nasce com sua própria linguagem, ou seja, sua própria cultura.
e. A linguagem se desenvolve em uma sequência semelhante para todas as crianças – o desenvolvimento da linguagem está relacionado com o marco motor – maturação.
Limpar minha escolha
Questão 3
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
“Em nenhum outro período da vida uma nutrição adequada se faz tão importante como na gestação. A gestação acarreta uma série de alterações anatômicas e fisiológicas para o organismo materno, pois, ao longo de aproximadamente 40 semanas, o óvulo fecundado se diferencia, desenvolve e cresce, até tornar-se um lactente com cerca de 3kg.” (Fonte: http://nutricionistabrunabb.blogspot.com/2009/06/nutricao-na-gestacao.html, consultada em 22/09/2009)
Com relação à nutrição no período gestacional, é possível afirmar:
Escolha uma opção:
a. Durante a gravidez, quanto mais remédios a mulher ingerir, mais estará protegida de doenças e melhor será o desenvolvimento do feto.
b. Uma dieta diária bem balanceada inclui uma variedade de alimentos, tais como: grãos, frutas e vegetais diversos, proteínas e laticínios.
c. Uma gestante deve priorizar o consumo de alimentos calóricos, tais como refrigerantes, hambúrgueres, tortas e batatas fritas (como mostra a figura acima), pois há um aumento na necessidade da quantidade de energia e a perda de peso aumenta o risco de problemas no desenvolvimento fetal.
d. A dieta da mulher grávida pouco afeta a saúde futura de seu bebê. Uma gestante obesa está em vantagem em relação às de baixo peso, pois a primeira tem uma reserva de energia maior para alimentar seu bebê.
e. Mulheres grávidas não precisam ingerir proteína, devendo dar prioridade para a ingestão de frutas, legumes e verduras (contrariamente ao que mostra a figura acima).
Limpar minha escolha
Questão 4
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
Na teoria do desenvolvimento psicossocial de Erik H. Erikson, que abrange todo o curso de vida (desde o nascimento até a velhice), cada estágio da vida apresenta uma tarefa ou um desafio principal relacionado ao "eu" e aos outros, e com o qual as pessoas devem lidar de alguma maneira. O desafio do último estágio é:
Escolha uma opção:
a. identidade × confusão de identidade.
b. iniciativa × culpa.
c. autonomia × vergonha e dúvida.
d. Integridade X desespero
e. diligência × inferioridade.
Limpar minha escolha
Questão 5
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
O segundo estágio de gestação, de aproximadamente 2 a 8 semanas, desenvolve rapidamente os órgãos e os principais sistemas corporais. Esse é um período crítico por quê?
I. O embrião é muito vulnerável às influências destrutivas do ambiente pré-natal.
II. Um sistema ou uma estrutura orgânica que está se desenvolvendo no momento da exposição tem mais chance de ser afetado.
III. Os defeitos que ocorrem posteriormente à gravidez tendem a ser menos graves.
IV. Durante esse período, o feto cresce rapidamente, até 20 vezes o seu comprimento anterior.
V. Os órgãos e os sistemas corporais se tornam mais complexos.
Assinale a alternativa que corresponde ao período embrionário:
Escolha uma opção:
a. I e II.
b. I, II e III.
c. IV e V.
d. II e IV.
e. III, IV e V.
Limpar minha escolha
Questão 6
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
Crise da meia-idade é um termo criado em 1965 por Elliott Jaques, usado para descrever uma forma de insegurança sofrida por alguns indivíduos que estão passando pela "meia-idade", no qual percebem que o período de sua juventude está acabando e a idade avançada se aproxima. Essa crise pode ser desencadeada por vários fatores relacionados com essa época da vida, como a morte dos parentes, casos extraconjugais, andropausa, menopausa, sensação de envelhecimento, insatisfação com a carreira profissional e saída dos filhos de casa. Normalmente, quem passa por isso sente uma enorme vontade de mudar seu modo de vida, fazendo gastos exagerados com aquisições fúteis, abandonando o emprego ou terminando o casamento.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.