A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
109 pág.
PROVA SUPORTE BASICO DE VIDA

Pré-visualização | Página 6 de 17

questão
Texto da questão
Referente à evolução dos pensamentos pedagógicos, é correto afirmar que:
I. O pensamento pedagógico surge a partir da reflexão sobre a prática da educação, ou seja, a prática educativa é anterior ao pensamento pedagógico, este surge a fim de sistematizar e organizar a prática em função de determinados fins e objetivos.
II. Para o povo hebreu, a educação deveria ser rígida e minuciosa, com técnicas de repetição. A partir do cristianismo seus métodos influenciaram a cultura ocidental.
III. O pensamento pedagógico com autonomia nacional tem limitações até a atualidade, ainda importando conceitos de outras culturas.
Escolha uma:
a. Apenas a afirmativa III está correta.
b. As afirmativas I, II e III estão corretas.
c. Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
d. Apenas a afirmativa II está correta.
e. Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Limpar minha escolha
Questão 6
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
Um dos princípios do planejamento participativo é a flexibilidade que envolve a possibilidade de reformulação das ações planejadas durante sua execução. Dessa forma, é correto afirmar:
I – A avaliação deve ser iniciada na etapa de diagnóstico e acompanhamento em todas as fases do planejamento
II – A avaliação após a execução, além de identificar os resultados alcançados, também fornece subsídios para a reprogramação das ações e indica a necessidade de novas ações de diagnóstico.
III – A avaliação deve ser realizada apenas ao término da ação educativa, pois só assim poderá verificar se o planejamento foi adequado.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Apenas a afirmativa II está correta.
b. As afirmativas I e III estão corretas.
c. As afirmativas I, II e III estão corretas.
d. As afirmativas I e II estão corretas.
e. Apenas a afirmativa III está correta.
Limpar minha escolha
Questão 7
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) foi instituída pela Portaria GM/MS nº 198, de 13 de fevereiro de 2004, e foi alterada pela Portaria GM/MS nº 1.996, de 20 de agosto de 2007, e atualizada em 2014, ela dispõe sobre novas diretrizes e estratégias para a implementação da Educação Permanente em Saúde. Sobre a Educação Permanente em Saúde é correto afirmar:
I – Trata-se de aprendizagem no trabalho.
II – Ocorre a partir da problematização do processo de trabalho.
III – Tem como objetivos a transformação das práticas profissionais e da própria organização do trabalho.
Escolha uma:
a. Apenas a afirmativa III está correta.
b. As afirmativas I, II e III estão corretas.
c. As afirmativas I e II estão corretas.
d. As afirmativas I e III estão corretas.
e. Apenas a afirmativa II está correta.
Limpar minha escolha
Questão 8
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
Considerando a evolução das concepções sobre o processo saúde-doença e o processo ensino-aprendizagem é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. O processo ensino-aprendizagem em épocas históricas anteriores considerava a importância da participação do aprendiz e o diálogo entre ele e o educador.
b. O processo saúde-doença no ser humano é complexo e envolve questões políticas, econômicas, ambientais, dentre outras.
c. Atualmente, no século XXI, prevalece a crença nos aspectos sobrenaturais que justificam o processo saúde-doença.
d. O processo ensino-aprendizagem, considerado como adequado na atualidade, deve ser metódico e não dar espaço para questionamentos.
e. Atualmente, no século XXI, as atitudes intuitivas prevalecem nos processos de ensino-aprendizagem.
Limpar minha escolha
Questão 9
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
Analise o caso hipotético a seguir para responder a alternativa correta.
Uma enfermeira que atua em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da periferia do Município de Sorocaba recebeu esta semana para consulta de enfermagem o Sr. JAB, 72 anos, morador do bairro em que está situada a UBS. Trata-se de um senhor aposentado (trabalhava na lavoura), residente em uma casa de alvenaria de dois cômodos com um dos sete filhos, a nora e três netos com idades inferiores a dez anos. A renda familiar é de um salário mínimo e meio. É portador de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus (DM). É analfabeto e permanece a maior parte do tempo sozinho em sua casa. Na consulta, ao ser questionado sobre o uso dos medicamentos, a enfermeira percebeu compreensão insuficiente do Sr. JAB sobre o uso adequado dos medicamentos, ele referiu uso irregular conforme sensação de bem-estar ou mal-estar. Como o Sr. JAB possui vínculo com a enfermeira há mais de um ano, sentiu-se à vontade para dizer que parou de fazer uso do remédio de “urinar” (Hidroclorotiazida), pois estava sentindo muita fraqueza. Referiu ainda muita dor em membros inferiores e dificuldade para enxergar.
Escolha uma:
a. O enfoque educativo nesse caso não deve ser priorizado, pois os aspectos clínicos são prevalentes.
b. A educação em saúde tradicional nesse caso mostra-se eficaz, uma vez que tem como objetivo contextualizar os fatores sociais envolvidos no agravo à saúde.
c. Apenas as alternativas A e B estão corretas
d. O contexto econômico, cultural e social nessa situação influencia diretamente o processo saúde-doença do paciente citado.
e. É correto afirmar que o estabelecimento de vínculo entre a enfermeira e o paciente fere os princípios de ética profissional.
Limpar minha escolha
Questão 10
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
Já na Idade Média acreditava-se na importância da educação em saúde, certamente não com essa denominação, porém, recomendando-se que o regime alimentar fosse correto, as práticas de higiene adequadas e as horas de sono prolongadas, o que contribuiria para o aumento na longevidade dos indivíduos (Pelicioni, Pelicioni, 2007). Nesse sentido, é correto afirmar que:
I. A educação em saúde é influenciada diretamente pelos acontecimentos políticos.
II. A “pedagogia tradicional” é caracterizada como prática que considera o saber dos aprendizes e coloca o educador e o educando no mesmo nível para troca de saberes.
III. O modelo pedagógico “tradicional” caracteriza-se pela dominação do profissional de saúde sobre os usuários, os quais são responsabilizados pela redução dos riscos à sua saúde.
Escolha uma:
a. Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
b. As afirmativas I, II e III estão corretas.
c. Apenas a afirmativa II está correta.
d. Apenas a afirmativa I está correta.
e. Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Políticas de Saúde
Parte superior do formulário
Questão 1
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
A promoção da saúde representa um dos eixos estruturantes da atenção primária em saúde e entende que o espaço de atuação extrapola o setor saúde. Neste sentido, a promoção da saúde representa:
Escolha uma:
a. Todas as alternativas estão corretas.
b. Uma forma de as pessoas mais carentes aprenderem questões de saúde com os técnicos, que são pessoas que detêm o conhecimento.
c. Uma forma de preparar as pessoas para conseguirem um emprego.
d. Uma forma de atendimento que se destina igualmente às pessoas, independentemente de suas condições socioeconômicas.
e. Uma forma de enfrentar os desafios referentes à saúde e qualidade de vida através da responsabilidade compartilhada entre gestores e sociedade organizada.
Limpar minha escolha
Questão 2
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com a Política Nacional de Atenção Básica, formalizada na Portaria 648/GM, são características do processo de trabalho das equipes de Atenção Básica, dentre outras, as seguintes, exceto:
Escolha uma:
a. Definição do território de atuação das UBS.
b. Desenvolvimento de ações focalizadas sobre os grupos de risco e fatores de risco comportamentais, alimentares e/ou ambientais, com a finalidade de prevenir o aparecimento ou a manutenção

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.