A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
109 pág.
PROVA SUPORTE BASICO DE VIDA

Pré-visualização | Página 7 de 17

de doenças e danos evitáveis.
c. Programação e implementação das atividades, com a priorização de solução dos problemas de saúde mais frequentes, considerando a responsabilidade da assistência resolutiva à demanda espontânea.
d. Desenvolvimento de ações educativas que não interfiram no processo de saúde-doença da população nem ampliam o controle social sobre a qualidade de vida.
e. Assistência básica integral e contínua, organizada à população adscrita, com garantia de acesso ao apoio diagnóstico e laboratorial.
Limpar minha escolha
Questão 3
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
Leia atentamente e assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. De acordo com o SUS, a municipalização enquanto princípio político fundamenta a condição de autonomia e a corresponsabilidade dos entes federados com a Política de Saúde, ao mesmo tempo em que orienta a diretriz de organização do sistema e dos serviços.
b. Diferente dos princípios da universalidade, da equidade e da integralidade, a municipalização já constituía a Política de Saúde anterior ao SUS. A justificativa para isso era o tamanho continental e o quantitativo populacional.
c. Desde 1967, quando a municipalização foi prevista enquanto diretriz organizacional do SUS, até então, ficou definido que o Governo Federal se responsabiliza pelo investimento e custeio do sistema de saúde de alta complexidade; os Governos Estaduais, pelo financiamento de média complexidade, e os Governos Municipais, pela organização e execução da atenção à saúde.
d. Entre 1967 e 1977, foram publicadas as três leis básicas que constituíram juridicamente a Política anterior ao SUS. A municipalização, um dos pilares dessa Política, ainda hoje favorece o SUS.
e. A municipalização não consta no Relatório Final da VIII Conferência, porque já existia nas três leis básicas que constituíam juridicamente a Política anterior ao SUS.
Limpar minha escolha
Questão 4
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
Dois acontecimentos marcaram a década de 1980: a VIII Conferência Nacional de Saúde e a elaboração da Constituição Federal Brasileira. Marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Na Constituição Federal Brasileira consta que a atenção à saúde coletiva é oferecida apenas pelos próprios serviços públicos e entidades filantrópicas.
b. Saúde é um direito do ser humano, manifestado pela contraprestação de serviços devida pelo poder público ao contribuinte do sistema de seguridade social.
c. O artigo 198 da Constituição Federal Brasileira (1988) explicita a organização do SUS segundo as seguintes diretrizes: descentralização, resolubilidade e participação social.
d. A criação da Constituição Federal Brasileira, em 1988, definiu a saúde como um direito de todos e um dever da saúde suplementar.
e. A defesa da saúde enquanto valor universal ganhou expressão, principalmente, a partir da realização da VIII Conferência Nacional de Saúde e foi garantida na forma de lei com a criação da Constituição Federal Brasileira em 1988.
Limpar minha escolha
Questão 5
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
Podemos considerar que a definição da saúde como resultado dos modos de organização social da produção e como efeito da composição de múltiplos fatores exige que o Estado assuma a responsabilidade por uma política de saúde integrada às demais políticas sociais e econômicas e garanta a sua efetivação. Essa visão de saúde ratifica, também, o engajamento do setor saúde por condições de vida mais dignas e pelo exercício pleno da cidadania. Nesse sentido, identifique entre os parágrafos abaixo, aquele que não corrobora com essa afirmação:
Escolha uma:
a. A promoção da saúde é uma importante resposta à medida que destaca ações intersetoriais como estratégia de enfrentamento dos problemas quanto ao meio ambiente, à urbanização, à segurança alimentar e nutricional, ao desemprego, à moradia, ao uso de drogas lícitas e ilícitas, entre outras.
b. A promoção da saúde é um campo teórico-prático-político que, em sua composição com os conceitos e as posições do Movimento da Reforma Sanitária, delineia-se como uma política que deve percorrer o conjunto das ações e projetos em saúde, apresentando-se em todos os níveis de complexidade da gestão e da atenção do sistema de saúde.
c. A política de promoção da saúde deve estar comprometida com serviços e ações de saúde que coloquem os sujeitos – usuários e profissionais de saúde – como protagonistas na organização do processo produtivo em saúde, entendendo que aí se produz saúde, sujeitos, vida.
d. A política de promoção da saúde deve priorizar a assistência às pessoas com problemas de saúde específicos, em unidade de atenção intensiva, por meio de acesso referenciado ao diagnóstico inicial, oferecido por equipe com diversas especialidades médicas. Também deve focar a terapia medicamentosa e o acesso aos exames complexos.
e. A política de promoção da saúde deve deslocar o olhar e a escuta dos profissionais de saúde da doença para os sujeitos em sua potência de criação da própria vida, objetivando a produção de coeficientes crescentes de autonomia durante o processo do cuidado à saúde.
Limpar minha escolha
Questão 6
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
A distribuição das principais causas de mortalidade e morbidade têm mudado profundamente nos países desenvolvidos e em muitos países em desenvolvimento se observa uma tendência similar. Em 2001, as doenças não transmissíveis foram as causas de 60% dos casos em 56 milhões de disfunções anuais e de 47% de carga mundial de mortalidade. Considerando que essas cifras e o crescimento previsto dessa carga estão profundamente associados com a prevenção das doenças não transmissíveis, é possível afirmar que este seja o grande desafio para a saúde pública mundial (WHA57.17, 22/05/2004). Em relação à promoção da saúde, a Estratégia Global indica que:
Escolha uma:
a. A ampliação da distribuição de medicamentos gratuitos pela saúde pública é uma medida altamente eficaz na promoção à saúde.
b. Grupos sociais tidos como de exclusão social devem ser vistos como um dos focos prioritários, uma vez que apresentam risco aumentado em relação aos demais grupos.
c. A eficácia das políticas de promoção de vida saudável inclui uma sintonia entre o comunicador e o ouvinte, de tal forma que a mensagem possa ser assimilada.
d. A simples difusão de conhecimentos é um fator insuficiente para mudanças sustentáveis no estilo de vida e hábitos da população.
e. A maioria dos fatores de risco ganha evidência na segunda metade da vida, razão pela qual a prevenção deve ter como alvo os adultos e idosos.
Limpar minha escolha
Questão 7
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
Leia atentamente e assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Antes do SUS, a integração entre as políticas de previdência, assistência social e assistência à saúde foi pautada pelo princípio da universalidade, visto que a cobertura dessa modalidade integrativa alcançou todos os trabalhadores que possuíam carteira profissional assinada.
b. Seguro social e seguridade social se imbricaram nos sistemas criados para integrar a previdência, a assistência social e a assistência médica no período anterior ao SUS.
c. Todas as Constituições anteriores àquela que criou o SUS preconizaram a integração entre as políticas de previdência, de assistência social e da saúde.
d. De fato, não houve articulação organizacional entre as políticas sociais – previdência e assistência social – e a assistência à saúde antes do SUS.
e. A promoção da saúde, enquanto prática e política específica, se constitui no meio de integração das políticas de assistência social, previdência e saúde.
Limpar minha escolha
Questão 8
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
A Reforma Sanitária consiste em um amplo movimento de toda a sociedade em torno da reestruturação do sistema de saúde brasileiro em meio à crise gerada durante o período

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.