Buscar

DANIEL (3) atual NUMERADO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

7
ANHANGUERA
CURSO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
EDUCAÇÃO FÌSICA LICENCIATURA
DANIEL NUNES DAMASIO
PROJETO DE ENSINO EM EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA
JOGOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: REFLEXÃO E DESCUSSÕES
 GOIANINHA
 2020
DANIEL NUNES DAMASIO
PROJETO DE ENSINO EM EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIA
JOGOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: REFLEXÃO E DESCUSSÕES
 Projeto de Ensino apresentado á Universidade Anhanguera, como requisito parcial á conclusão do curso de Educação Física Licenciatura.
 
 Docente superior: Professor Bruno José 
 Frederico Pimenta
 GOIANINHA 
 2020
 
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.......................................................................................................................4
1- TEMA............................................................................................................5
2- JUSTIFICATIVA............................................................................................6
3- PARTICIPANTES..........................................................................................7
4- OBJETIVO GERAL........................................................................................8
5- PROBLEMATIZAÇÂO...................................................................................9
6- REFERENCIA TEÓRICO.............................................................................10
7- METODOGIA................................................................................................11
8- CRONOGRAMA...........................................................................................12
9- RECURSOS..................................................................................................13
10- AVALIAÇÃO..................................................................................................14
11- CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................15
12- REERENCIAS...............................................................................................16
INTRODUÇÃO
          
Este Projeto discute a importância do jogo, revisando algumas de suas principais discussões e analisando sua influência no desenvolvimento global das crianças. 
 O objetivo deste trabalho será averiguar as implicações entre jogo cooperativo e jogo competitivo nas aulas de educação física.Ao longo do seu desenvolvimento, ele passa por tópicos diversos e debate várias questões. Discute os conceitos do jogo e como esse, influência nas aulas. Procura, ainda, discutir o papel da escola e do professor, principalmente na área de educação física, quanto à formação integral do aluno.
Portanto é importante a discussão sobre a necessidade de todas as disciplinas trabalharem com a temática saúde em suas aulas, já que esta temática é hoje fundamental para a formação integral do aluno, pois ao se propor a formar cidadãos conhecedores de seus direitos e deveres, o ensino na escola também deve se compromete a promover a Educação em Saúde, pois esta é essencial para a formação de indivíduos responsáveis e autônomos, conhecedores de seus direitos em relação à saúde.
          
TEMA: Jogos na educação física: reflexão e discussões
JUSTIFICATIVA
Nessas vivências e observações realizadas durante o curso de Educação Física, buscou-se, na literatura, subsídios para a reflexão e compreensão da real contribuição do jogo e de sua influência nas atividades escolares, já que durante as aulas ministradas e observadas era nítido o gosto dos alunos pela prática esportiva.
No ambiente escolar, o jogo sempre usufruiu um lugar de destaque, sendo o conteúdo mais trabalhado pelos professores de Educação Física. No entanto, a sua contribuição real para o desenvolvimento integral do aluno é motivo de questionamento, para a escola, os pais e alguns professores.
Esse Projeto, tem como objetivo discutir e comparar as diferentes formas e oportunidades de interação entre os alunos nos jogos cooperativos e competitivos. Ressaltando a importância para ambos no que diz respeito à Educação Física Escolar. A discussão será pautada na comparação, em âmbito escolar, da função e o papel da competição e cooperação no desenvolvimento do aluno como um todo.
Acredita-se que, pela escola ser uma instituição social, o ambiente escolar é um meio que influência, produz ou reproduz, os processos de construção do sujeito. E assim o jogo é um importante caminho no processo educativo do indivíduo, com potencial para aproximar atividades e o comportamento das pessoas, no que diz respeito a condições básicas à liberdade, a separação nos limites de tempo e espaço estabelecidos e a regulamentação.
No jogo pode-se notar duas perspectivas, pode-se jogar competitivamente e jogar cooperativamente. O jogo independente de ser competitivo ou cooperativo abrange conhecimentos diferenciados quanto à importância da prática de atividades físicas.
A maneira como o jogo é aplicado aos alunos, é o que define a contribuição que ele pode oferecer. Se trabalhado de uma maneira correta, ressaltando os valores pedagógicos proporcionando divertimento e experiências formativas para a cidadania ou de uma forma obscura levando ao desentendimento dos alunos e a valorização do “melhor”.
PARTICIPANTES
Os próprios alunos ,professores que irá fazer uma participação efetiva dos alunos, bem como qualidades, capacidades físicas e morais. Paes afirma “que o ensino do esporte na escola poderá tornar-se uma atividade prazerosa, participativa, de fácil compreensão e motivadora; aspectos considerados por nós, como de extrema importância para que o aluno aprenda”. (2001, pg. 32). 
 O grande interesse dos alunos pela prática, durante as aulas, leva o esporte a se constituir num instrumento pedagógico de grande valor educativo. É um fenômeno histórico extremamente ligado às relações socioculturais, ocupando um lugar de destaque nas aulas, pelas contribuições indispensáveis à formação do aluno.
OBJETIVO GERAL
Nosso objetivo é discutir e comparar as diferentes formas e oportunidades de interação entre os alunos nos jogos cooperativos e competitivos. Ressaltando a importância para ambos no que diz respeito à Educação Física Escolar.
 	A discussão será pautada na comparação, em âmbito escolar, da função e o papel da competição e cooperação no desenvolvimento do aluno como um todo.
PROBLEMATIZAÇÃO
O que podemos fazer para desenvolver os jogos na Educação Física, com reflexões e discussões pedagógico?
REFERENCIAL TEORICO
O Jogo é uma atividade física ou mental organizada por um sistema de regras que definem perda ou ganho. A palavra “jogo” se origina do vocábulo latino iocus que significa diversão, brincadeira.
Em alguns dicionários jogo aparece como sendo “atividade lúdica que comporta um fim em si mesmo, com independência de que em certas ocasiões se realize por um motivo extrínseco”.
Seybold (1983) coloca o jogo numa posição de não aniquilamento do adversário e, sim, unicamente, de comparação de certas aptidões e habilidades. Sugere que na Educação Física seja estimulado o principio de coletividade, criando uma atmosfera de jogo, onde não se atribua um “valor sério”, para desarmar a ambição egoísta e buscar a realização conjunta do grupo. No jogo existe competência social, alegre e vital. A comunidade de jogo é uma comunidade “natural”, onde ele, o jogo, é o motivo e
a meta do agrupamento.
Forma como é trabalhada a competição pode levar a diferentes intenções de sentido que se pretende dar ao jogo.
No entanto, como um todo “competição” se relaciona à cooperação entre companheiros, conflito com o adversário, interação e rivalidade (jogo em si). O que pressupõe a orientação da competição par a meta ou para a recompensa e não para os demais competidores, tornando-a impessoal.
A competição geralmente oposta a cooperação, designa uma forma de interação entre indivíduos ou grupos, pela qual cada um procura maximizar seus próprios ganhos, ocorre em presença de outros ou de um obstáculo. (Doron & Parot, 1998, p. 155).
No jogo, a competição implica em disputa por um objetivo comum no qual somente um será o vencedor. A utilização de regras convencionais adotadas exige um comportamento ético regulado, que une os excessos de força e violência, entre os participantes com advertências, suspensão ou exclusão.
Da organização do professor em criar as regras e definir objetivos, é que o jogo competitivo pode ou não ser atrativo aos alunos.
A lógica da competição esportiva, o “podium” que pertence ao melhor, minimiza o sentido cooperativo com o adversário aumentando o de dentro da equipe. Portanto, mesmo em jogos competitivos o professor pode ressaltar a importância do outro e a valorização do ser humano.
METODOLOGIA
JOGO
 O jogo, representando um meio de relacionamento entre um indivíduo com os outros, com o meio ambiente e consigo mesmo, tem na competição um de seus elementos intrínsecos, traz consigo, portanto, essas diversas visões: sociológicas, psicológicas, econômicas e pedagógicas. Dependendo da situação, umas visões se sobrepõem as outras.
JOGO COMPETITIVO
    A competição permeia os mais variados aspectos da vida cotidiana do ser humano. Cada aspecto seja social, psicológico, econômico ou pedagógico, dentre outros, focaliza a competição por visões especificas, próprias de seus objetos de investigação. Freire fala que “fazer esporte pressupõe uma prática (eminentemente competitiva) da qual emerge uma visão radical do homem, donde se descortina os seus anseios mais profundos”.
JOGO COOPERATIVO
Entende-se cooperação como algo coletivo, onde a presença do outro se faz necessária; uma presença participativa onde cada um dá a sua parcela de contribuição, para se atingir um objetivo comum, integrando-se para beneficio ou melhoria de todos.
Segundo Brotto (1996) a cooperação favorece a integração dos “diferentes” e potencializa os “semelhantes”. É, portanto, uma prática de inclusão, onde as diferenças podem ser amenizadas com o auxilio do grupo, a ao mesmo tempo, valorizar o que cada um tem de melhor.
CRONOGRAMA
    	Aprendendo o verdadeiro significado da consciência de grupo, paramos de olhar para nós mesmos como um ser separado de todos os outros e começamos a ver nosso elo com toda a humanidade, a natureza e o cosmo.
Nessa realização aprendemos a ciência e a arte da cooperação. Saraydarian Apud Otuzzi.(1993)
Os jogos cooperativos foram criados com o objetivo de promover a auto-estima e a convivência.
Conceitualmente, os jogos cooperativos são jogos onde os participantes jogam uns com os outros, ao invés de uns contra os outros, onde o esforço cooperativo é necessário para atingir um objetivo comum e não para fins mutuamente exclusivos.
Jogando, os praticantes consideram o outro como um parceiro em vez de tê-lo como adversário, e desenvolvem consciência e seus próprio sentimentos e colocam-se uns no lugar dos outros, operando para interesses mútuos e priorizando a integridade de todos.
RECURSOS
Os recursos de ensino, os conteúdos relacionados ao projeto abordado pelas pesquisas, bem como as dificuldades encontradas para trabalhar com esta temática, será utilizada uma entrevista estruturada com os professores e com os alunos um questionário. Tanto a entrevista com os professores como o questionário com os alunos será realizados no início do ano letivo de desenvolvimento do projeto “ Jogos na Educação Física : Reflexões e Discussões”.
Como intervenções será realizadas as seguintes atividades:
 a) Apresentação e discussão sobre o perfil da promoção de jogo escolares;
 b) Palestra sobre saúde e, como avaliar? 
c) Palestra sobre abordagens metodológicas de ensino; 
d) Apresentação de uma proposta de projeto na educação física em prática pedagógica a ser desenvolvida em sala de aula; 
e) Apresentação e discussão sobre as propostas elaboradas pelos professores;
 f) Aplicação do projeto ou prática pedagógica em sala de aula; 
g) Discussão dos relatos dos projetos ou práticas pedagógicas desenvolvidas.
  
AVALIAÇÃO
A avaliação será por meio de diagnóstico do processo ensino-aprendizagem quanto como instrumento de investigação da prática pedagógica. Assim a avaliação assume uma dimensão formadora, uma vez que, o fim desse processo é a aprendizagem, ou a verificação dela, mas também permitir que haja uma reflexão sobre a ação da prática pedagógica.
COSIDERAÇÕES FINAIS
Concluindo esse projeto em pesquisa, sabendo que os alunos estão fugindo cada vez mais das aulas de Educação Física, o que pode ser observado claramente na questão dos atestados para serem liberados da prática esportiva, o professor deve buscar alternativas para incentivar e motivar os alunos a frequentarem suas aulas. E acredita-se que o jogo, tanto competitivo, quanto cooperativo, pode ser um fator decisivo para tornar as aulas de Educação Física mais atrativas.
Os jogos cooperativos são divertidos para todos; Todos os jogadores têm um sentimento de vitória; Todos se envolvem independente da sua habilidade; Aprende-se a compartilhar e a confiar; Aprende-se a solidarizar com os sentimentos dos outros; Os jogadores aprendem a ter um senso de unidade; A habilidade de perseverança é fortalecida; É agradável a todos os participantes, sem exclusão.
Já os jogos competitivos trazem benefícios para auto superação; Desenvolvem aprendizagem de bens úteis a formação total; Aprimora habilidades de identificar erros com objetivo de reflexão e fornecendo incentivos; Ser orientado pela meta e não para os demais competidores; Ter o reconhecimento da conquista; Ser um espaço de criações esportivas; Incentivar a inclusão e a democratização (quando bem trabalhado); Associar a competência esportiva ao prazer e ao divertimento.
A visão que cada um tem de jogo é que influenciará o modo com que essa pessoa vai jogar, e dependendo dessa percepção, poderá escolher jogar competitivamente ou cooperativamente.
No que diz respeito às aulas de Educação Física o mais importante, independente do estilo adotado, é que o professor ajude a introduzir valores adequados ao jogo e assim contribuir para o desenvolvimento do aluno como um todo.
Portanto os jogo é o local ideal para discutir o verdadeiro significado dos valores importantes para o ser humano, tais como ganhar, perder, sucesso, fracasso, ansiedade, rejeição, aceitação, amizade, cooperação e competição sadia.
Cabe pensar no jogo com o seu potencial de aprendizagem e com as suas possibilidades para o desenvolvimento de outros conceitos (sociedade, cultura, esporte, etc.). O jogo é um elemento muito importante na escola, principalmente nas aulas de educação física.
REFERÊNCIAS 
BROTTO, F. O. Jogos Cooperativos: Se o importante é competir o fundamental é cooperar; Santos; Projeto Cooperação, 1997.
_______, F. O. Jogos Cooperativos: O jogo e o esporte como exercício de convivência. Tese (mestrado) – Faculdade de Educação Física. Universidade Estadual de Campinas, Campinas 1999.
FREIRE, João B. Educação de Corpo Inteiro; São Paulo; Scipione
LOURO, G. L. O currículo e as diferenças sexuais e de gênero. In: Marisa Costa (Org.). O currículo nos limiares do contemporâneo. Rio de Janeiro. 1998.
SARAYDARIAN A. Otuzzi. A psicologia da cooperação e a consciência grupal; São Paulo; Aquarian, 1990.
SEYBOLD, A. Educação Física: Princípios Pedagógicos. Rio de Janeiro; Ao Livro Técnico, 1983.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando