Buscar

TCC - apresentação sustentabilidade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Orientador: 
Alexandre Luís Sudano
JOEL FORTUNATO DA SILVA
JONATAN EDUARDO AGUIAR DOS SANTOS
JOSÉ VICTOR RODRIGUES DE SIQUEIRA
OSMAR ANTÔNIO BARBOSA
SUSTENTABILIDADE NO CANTEIRO DE OBRAS
INTRODUÇÃO
Segundo (Araújo, 2008) “Um canteiro de obras possui varias possibilidades de impactos ambientais e as atividades geram um aspecto ambiental que provocam impactos ambientais, que atingem o meio ambiente (meios físico, biótico e antrópico) alterando suas propriedades naturais”. 
Os canteiros de obras são responsáveis por causar impactos significativos como incômodos à vizinhança (sonoros e visuais, etc.) e poluição (solo, água e ar), impactos ao local da obra (aos ecossistemas, erosão, assoreamentos, trânsito, etc.) e consumo de recursos (principalmente água e energia). (Araújo, 2008)
Algumas funções, como o uso de materiais menos agressivos de forma geral, qualidade do ar e do espaço interno e redução de desperdícios com água e energia, como o uso de tintas sem solvente, como com um uso mais consciente dos ares condicionados, a inibição do uso desnecessário e simultâneo dos elevadores e a utilização de energia solar, podem fazer uma grande diferença e vem sendo pouco a pouco colocado em prática (AGOPYAN e JOHN, 2011).
JUSTIFICATIVA
A construção civil é considerada uma das atividades que mais contribui para o desenvolvimento econômico do país atualmente, entretanto, é a atividade que mais gera impactos ambientais negativos. (CONAMA, 2009)
O impacto ambiental da construção civil depende de toda uma enorme cadeia produtiva: extração de matérias-primas; produção e transporte de materiais e componentes; concepção e projetos; execução (construção), práticas de uso e manutenção e, ao final da vida útil. O aumento da sustentabilidade do setor depende de soluções em todos os níveis, articuladas dentro de uma visão sistemática. (AGOPYAN e JOHN, 2011)
Figura 1: Sustentabilidade
Figura 1: Sustentabilidade
Figura 1: Sustentabilidade
Figura 1: Sustentabilidade
Fonte: AGOPYAN e JOHN, 2011
OBJETIVOS
Objetivo Geral
Verificar, através dos conceitos de sustentabilidade, os métodos aplicados no canteiro de obras, mostrando alguns impactos que o ambiente pode sofrer durante a fase de construção civil. 
Objetivo Específico
Identificar ações sustentáveis. 
Identificar os tipos de produtos e serviços, com foco na sustentabilidade, que estão sendo oferecidos pelas empresas da área da construção civil.
Identificar as principais estratégias adotadas pela empresa deste segmento para a incorporação do conceito de sustentabilidade aos seus empreendimentos.
Identificar o impacto ambiental causado pela obra
SUSTENTABILIDADE
Sustentabilidade “é uma característica ou condição do que é sustentável”. A palavra sustentável ganhou um novo significado recentemente segundo o dicionário, como “algo que é planejado com base na utilização de recursos e na implantação de atividades industriais, de forma a não esgotar ou degradar os recursos naturais”. (Houaiss ,2012)
Sustentabilidade na Construção Civil: A atual Construção Sustentável é um sistema construtivo que interfere ao meio ambiente, faz uso de eco materiais e de soluções tecnológicas inteligentes para promover o bom uso e a economia de recursos finitos (água, energia elétrica e outros), a redução da poluição e a melhoria da qualidade do ar no ambiente interno e o conforto de seus moradores e usuários. (CORREA, 2009)
Já para Araújo (2005, p. 1), define como construção sustentável um sistema construtivo que tem como objetivo servir às necessidades das edificações, do homem e de habitação, porém sem deixar de lado e preservando o meio ambiente e os recursos naturais, assegurando qualidade de vida para todas as pessoas e futuras gerações
CERTIFICAÇÕES
As certificações ambientais para a construção civil são cada vez mais procuradas por empreendedores. Isso se deve aos benefícios ao meio ambiente, o empreendedor e também as pessoas que irão usufruir da estrutura construída. 
Os selos mais usados no Brasil atualmente são :
LEED
AQUA-HQE
GBTOOL
CASBEE
BREEAM
SUSTENTABILIDADE NO CANTEIRO DE OBRAS
A fase de construção dá continuação ao que foi projetado numa fase anterior. Se o edifício foi projetado de maneira sustentável, a fase de construção se tornará automaticamente sustentável também. Porém, não são todas as empresas que tem dedicado à devida atenção às interferências causadas pelos canteiros de obras, que também trazem impactos significativos. 
Essas interferências causadas pelo canteiro de obras atinge a sociedade em escala local, como trabalhadores, vizinhança, escala global e etc. Neste caso, deve-se atender aos grandes desafios globais da redução do efeito estufa e evitar a diminuição da camada de ozônio e as chuvas ácidas. (Cardoso e Araújo, 2007) 
IMPACTOS GERADOS PELO CANTEIRO DE OBRAS 
Os canteiros de obras são responsáveis por causar impactos significativos como incômodos à vizinhança (sonoros e visuais, etc.) e poluição (solo, água e ar), impactos ao local da obra (aos ecossistemas, erosão, assoreamentos, trânsito, etc.) e consumo de recursos (principalmente água e energia).
Com o estudo futuro o trabalho visará minimizar os impactos ambientais, implica em estudar as causas de impactos, que são os aspectos ambientais que estes resultam das atividades do canteiro de obras.
METODOLOGIA
Devido as certificações é recomendado:
Mudança das concepções da arquitetura convencional na direção de projetos flexíveis com intuito de readequação para futuras mudanças de uso e atendimento de novas necessidades, diminuindo as demolições; 
Busca de soluções que torna mais eficaz o uso racional de energia; 
Gestão ecológica da água; 
Redução do uso de materiais que causa alto impacto ambiental; 
Redução dos resíduos da construção com alteração de componentes para diminuir perdas e algo especifico que permite a reutilização de materiais;
METODOLOGIA
Figura 2: Etapas da Sustentabilidade
Fonte:http://sustentahabilidade.com/reduzir-reutilizar-e-reciclar-3-rs-da-sustentabilidade
ASPECTOS AMBIENTAIS NOS CANTEIROS DE OBRAS
 
Diversos aspectos ambientais podem ser encontrados nos canteiros de obras, o trabalho não tem a pretensão de estudar todos, pois requer uma análise reforçada de todas as atividades. O trabalho presente analisou alguns dos seguintes aspectos:
Poluição e Incômodos
Geração de resíduos perigosos;
Geração de resíduos sólidos;
Emissão de vibração;
Emissão de ruídos;
Lançamento de fragmentos;
Emissão de material particulado;
Risco de geração de faíscas onde há gases dispersos;
Desprendimento de gases, fibras e outros;
Renovação do ar;
Manejo de materiais perigosos.
ASPECTOS AMBIENTAIS NOS CANTEIROS DE OBRAS
 
b) Suporte do canteiro de obras
Remoção de edificações;
Supressão da vegetação;
Risco de desmoronamentos;
Existência de ligações provisórias (exceto águas servidas);
Esgotamento de água servida;
Risco de perfuração de redes;
Geração de energia no canteiro;
Existência de ligações provisórias;
Impermeabilização de superfícies;
Ocupação da via pública;
Armazenamento de materiais;
Circulação de materiais, equipamentos, máquinas e veiculas;
Manutenção e limpeza de ferramentas, equipamentos, máquinas e veículos.
c) Resíduos
Manejo de resíduos;
Destinação de resíduos (inclui descarte de recursos renováveis);
Manejo e destinação de resíduos perigosos;
Queima de resíduos no canteiro.
d) Aptidões Naturais
Consumo de recursos naturais e manufaturados (inclui perda incorporada e embalagens);
Consumo e desperdício de energia elétrica;
Consumo e desperdício de água;
Consumo e desperdício de gás.
CONCLUSÃO
Com o desenvolvimento do presente trabalho, pode-se concluir que atualmente existe uma grande preocupação na área de engenharia civil com relação aos impactos ambientais negativos que são gerados no canteiro de obras.
A maior parte desses impactos negativos ocorre devido aos desperdícios de materiais, poluição sonora, do ar, do solo e o consumo de energia e água. É necessário estudar, planejar e executar as orientações e meios para que sejam minimizados os impactos ambientais negativos.
Implantar medidas sustentáveis em um canteiro de obras não traz benefícios apenas ao empreendimento gerando economia, é uma prática que beneficia a sociedade como um todo e, a longo e curto prazo, faz diferença positiva para o meio ambiente.
 Portanto é de grande importância à colaboração de todos que trabalham no canteiro de obra para que as medidas sustentáveis implantadas no canteiro funcionem corretamente, economizando, minimizando os desperdícios e incômodos que são gerados durante a obra e que as informações recebidas sobre sustentabilidades sejam levadas e colocadas em prática também fora dos canteiros.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando