Buscar

APOL 2 - OBJETIVA - MKT

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 – Marketing aplicado à Logística
Atualmente, graças ao grande longo alcance do marketing, o conhecimento sobre produtos e atividades tomou proporções internacionais. Para suprir essa demanda, é necessário um eficiente serviço de logística, sendo fundamental a integração entre essas duas áreas para o sucesso de um produto ou empresa. A dificuldade dessa integração está no descompasso entre essas duas áreas, já que o marketing é movido pela velocidade, que se tornou mais alcançável pelo advento da internet e mídias sociais, enquanto a logística conta com muitas restrições físicas e temporais, como transito e esgotamento de produtos. Assim, para haver uma integração perfeita é preciso que a logística seja mais estratégica, aliando-se ao marketing e a todas as áreas de sua organização, garantindo maior eficácia, a fim de alavancar a qualidade e confiabilidade do produto.
A partir dos conteúdos disponibilizados, analise as alternativas abaixo, e na sequência assinale aquela que compete à correlação que se pode concluir das áreas de marketing e logística. 
	
	A
	Analisando toda essa correção entre marketing e logística, pode-se concluir que marketing e logística embora podem trabalhar juntos, porém isso ainda é uma realidade apenas para empresas multinacionais.
 
	
	B
	Analisando toda essa correlação entre marketing e logística, pode-se concluir que o marketing vende o produto e a logística materializa a posse desse mesmo produto ao consumidor.
	
	C
	Analisando toda essa correlação é possível concluir que marketing e logística são áreas distintas e para tanto não conseguem trabalhar em parceria, pois possuem visões diferentes.
 
	
	D
	Analisando toda essa correlação é possível concluir que embora marketing e logística possam trabalhar nas mesmas estratégias, a chance dessas estratégias darem certo junto ao cliente é muito pequena, pois os altos custos operacionais fazem com que as mesmas tenham conflitos internos e guerra de interesses.
	
	E
	Analisando toda essa correlação, é possível concluir que a parceria entre marketing e logística é algo que não dá certo por conta dos interesses internos de cada área, o que pode ser claramente observado na quantidade de estratégias erradas que chegam ao mercado.
Questão 2/10 – Marketing aplicado à Logística
Hoje a logística faz mais do que simplesmente movimentar a empresa, integrada á estratégia de marketing, ela tem que ser capaz de criar valores que façam aumentar a percepção dos diferenciais competitivos de cada empresa. Não basta disponibilizar seu produto ou serviço no lugar e no momento certo, é preciso cercá-los de valores aderentes, que representem vantagens reconhecidas pelo público-alvo para sobressair-se a concorrência. Levando em conta que um eficaz atendimento é primordial para encantar clientes, a logística entra como um dos mais importantes instrumentos para enriquecer o produto com novos valores, e evoluindo estrategicamente junto ao marketing, a logística deixa de ser apenas uma logística empresa para se transformar em uma logística estratégica.
A partir do contexto acima e dos conteúdos disponibilizados, analise as alternativas abaixo, e na sequência assinale V para as alternativas Verdadeiras e F para as alternativas Falsas, no que se referem às atividades de cada área.
 
(  ) O marketing se preocupa com o produto, o preço, a publicidade (promoção) e a praça.
 
(  ) O financeiro se preocupa com as pesquisas de satisfação dos clientes e do fluxo de caixa.
 
(  ) O comercial se preocupa com as estratégias de distribuição.
 
(  ) A logística se atenta ao serviço ao cliente, o transporte, a armazenagem, o processamento de pedidos, ao estoque e compras ou vendas. 
 
(  ) O recursos humanos se preocupa com a qualidade de vida no trabalho e composição dos custos operacionais.
 
Assinale a alternativa correta:
 
	
	A
	V – V – V – V – V
	
	B
	V – F – V – F – F
	
	C
	V – F – F – V – F
	
	D
	F – V – V – V – F
	
	E
	F – V – F – F – V
Questão 3/10 – Marketing aplicado à Logística
Segundo Kotler e Armstrong (2003) os principais avanços no marketing de hoje podem ser resumidos em um único termo, a conectividade. Agora, mais do que nunca, todos estão conectados uns aos outros e as coisas próximas ou distantes no mundo estão direta ou indiretamente ao nosso redor. Com isso, concluímos que os avanços no marketing impactam também na conexão com a logística, levando em consideração que à medida que a conectividade atinja o marketing, a logística precisa se adaptar de alguma forma, colaborando com o crescimento de ambas as áreas.
Com base nos conteúdos disponibilizados que tratam a correlação entre o marketing e a logística, focando principalmente nos avanços dessas áreas, analise as alternativas abaixo, e na sequência assinale V para as alternativas Verdadeiras e F para as alternativas Falsas, considerando tais avanços relacionados à correlação das áreas.
 
(  ) Hoje em dia existem poderosos computadores, onde os profissionais de marketing sentem certa dificuldade em poder criar banco de dados detalhados e utilizá-los para atingir clientes individuais com ofertas, visto que ainda não estão preparados para a evolução que ocorre.
 
(  ) No que se refere as tecnologias de conexão, cabe dizer que o surto tecnológico fez com que surgisse novas maneiras de aprender sobre os clientes e rastreá-los, criando produtos e serviços para ir ao encontro das suas necessidades, fazendo com que a logística acompanhasse tal medida.
 
(  ) A internet, embora seja considerada um marco na vida não só das pessoas, mas também das empresas, revolucionou o mercado das transações comerciais, porém devido a sua instabilidade e falta de segurança, ainda não tem total credibilidade para algumas transações.
 
(  ) A internet é considerada a tecnologia que possibilitou um novo modelo de fazer negócios, mas, segundo Kotler e Armstrong (2003) tal evolução dificulta a realização do trabalho do marketing e da logística, levando em conta a expansão expressiva de tal área.
 
(  ) Pensando sobre os avanços do marketing e da logística, consequentemente, há de se analisar que as empresas de ontem eram voltadas para o marketing de massa direcionado a qualquer cliente que alcançasse, e as de hoje selecionam seus clientes mais cuidadosamente e constroem relacionamentos mais diretos e duradouros.
	
	A
	V – V – F – V – F
	
	B
	V – F – V – F – F
	
	C
	V – F – F – V – F
	
	D
	F – V – V – V – F
	
	E
	F – V – F – F – V
Questão 4/10 – Marketing aplicado à Logística
Após a Segunda Guerra Mundial houve um “surto” de empresas multinacionais no mundo, sobretudo norte-americanas, europeias e japonesas. Tais empresas contribuíram também para o processo de globalização, interligando países e continentes. Hoje o mundo está interligado, ou seja, globalizado, diante desse fato há uma grande quantidade de relações comerciais entre os países, gerando o que chamamos de exportação (venda) e importação (compra). Todos os dias acontecem inúmeros negócios de compra e venda, e as mercadorias vendidas ou compradas transitam em diferentes rotas do planeta. Uma empresa pode vender diretamente seu produto ao consumidor, como é o caso de algumas empresas e-commerces, e quando isso não é possível, a companhia costuma distribuir sua mercadoria ou serviço por meio de intermediários, sendo que estes podem ser agentes, representantes, corretores, distribuidores, atacadistas ou varejistas. As organizações que formam um canal de distribuição são interdependentes, ou seja, uma precisa da outra para tornarem o produto ou serviço disponível para consumo.
De acordo com os conteúdos disponibilizados, analise as alternativas abaixo, e na sequência assinale V para as alternativas Verdadeiras e F para as alternativas Falsas, no que se refere às ações características mais marcantes do fluxo de mercadorias feito por intermediários nos canais diretos.
 
(  ) Facilitar o atendimento a consumidores que estão distantes.
 
(  ) Limitar o raio de atendimento da empresa contratante.
 
(  ) Oportunizar o atendimento
a consumidores que preferem locais convencionais de compras.
 
(  ) Ajustar a oferta e a venda do produto ao consumidor final, principalmente quantidade e apelo de necessidade.
 
(  ) Aumentar os custos operacionais e consequentemente o preço final do produto.
 
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	V – V – V – V – V
	
	B
	V – V – V – V – F
	
	C
	V – F – V – V – F
	
	D
	F – V – V – F – V
	
	E
	F – V – F – F – V
Questão 5/10 – Marketing aplicado à Logística
Os 4P’s de marketing, também conhecidos como Marketing Mix ou Composto de Marketing, são os 4 elementos básicos que compõe qualquer estratégia de marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção. A praça ou distribuição de um produto no mercado tem um importantíssimo papel no Mix de Marketing. Pois é a partir da distribuição que o consumidor terá acesso a oferta do produto. Praça consiste na atividade de concretizar a transmissão de posse, incluindo a movimentação física de um produto ou serviço da fábrica ou da empresa que oferece em direção ao consumidor. De todos os elementos do composto mercadológico, a distribuição é a menos aparente aos olhos do consumidor.
Nesse contexto, analise as alternativas abaixo, e na sequência assinale V para as alternativas Verdadeiras e F para as alternativas Falsas, no que se refere a que aspectos devem ser analisados e avaliados diante das estratégias de distribuição criadas pela empresa.
 
(  ) O tipo de canal, se direto ou indireto.
 
(  ) O quanto o produto deve ser exposto no mercado, se de forma intensiva, seletiva ou exclusiva.
(  ) Se haverá intermediários e quais os facilitadores que participarão desse processo.
 
(  ) O nível das instalações físicas para operacionalizar a distribuição.
 
(  ) O nível ou qualidade do serviço que deverá ser oferecido ao consumidor final.
 
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	V – V – V – V – V
	
	B
	V – F – V – F – F
	
	C
	V – V – F – F – V
	
	D
	F – V – V – F – V
	
	E
	F – V – F – F – V
Questão 6/10 – Marketing aplicado à Logística
Canal de Distribuição é o caminho escolhido por uma empresa para fazer seus produtos chegarem aos consumidores certos, no local e no momento exato, ou seja, canal de distribuição é a área do marketing encarregada de colocar o produto adequado no momento e no local em que ele for necessitado pelos consumidores. Essas atividades começam quando a organização opta pelo tipo de canal que será usado para distribuir fisicamente seus produtos, tratando-se de uma importante etapa do marketing, pois sem uma estrutura de distribuição eficaz a empresa terá grandes dificuldades de atingir seu público-alvo, mesmo comercializando bons produtos. Existem empresas que optam por usar seus próprios canais de oferta do produto ao público-alvo, é o chamado canal direto, sendo que o mesmo se caracteriza pelos seguintes aspectos:
A partir dos materiais disponibilizados, analise as afirmativas abaixo, e assinale a sequência correta com relação aos aspectos utilizados pelo canal direto.
 I) Maior controle da abrangência total do marketing. 
 II) Contato direto com os consumidores, o que possibilita a rápida tomada de ciência de novas necessidades que surgem por parte deles. 
 III) É mais fácil encontrar os pontos falhos na produção, e assim reduzir os custos.
 IV) É mais fácil implantar as modificações de campanhas ou estratégias. 
 V) O custo pode tornar-se mais alto, demonstrando assim a necessidade de estabelecimento de parcerias.
 
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Somente as afirmativas I e II estão corretas.
	
	B
	Somente as afirmativas I, e III estão corretas.
	
	C
	Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
	
	D
	Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
	
	E
	Somente as afirmativas I, IV e V estão corretas.  
Questão 7/10 – Marketing aplicado à Logística
De acordo com os autores Kotler e Armstrong (2003) no cenário atual do mercado, para diversas empresas é muito mais fácil vender os produtos fabricados do que entregá-los na velocidade que o cliente deseja. Portanto, o maior desafio das empresas atualmente é encontrar a estratégia correta para armazenar, manusear e transportar seus produtos e serviços para oferecê-los aos seus consumidores no sortimento certo, na hora certa e no lugar certo, deixando muitas vezes atividades secundárias para parceiros comerciais altamente capacitados a atender as necessidades de mercado. Com essa nova metodologia, a administração do abastecimento vai muito além do pensamento antigo de logística que era voltado apenas a depósitos e caminhões, dando origem então a logística moderna, ou como é conhecida popularmente.
A partir dos conteúdos disponibilizados, analise as alternativas abaixo, e na sequência assinale aquela que compete ao nome no contexto mercadológico de como é conhecida a logística moderna.
	
	A
	Distribuição Física ou logística de Mercado.
	
	B
	Logística de Suprimentos.
	
	C
	Logística Reversa.
	
	D
	Logística de Abastecimento.
	
	E
	Cadeia de Suprimentos.
Questão 8/10 – Marketing aplicado à Logística
Atualmente, o número de informações coletadas em empresas de todos os segmentos independentemente do tamanho é imenso. O uso adequado desses dados pode oferecer benefícios diversos à organização. Os Sistemas de Informações de Marketing ou SIM, consiste em um sistema que envolve processos, pessoas e equipamentos, com o objetivo de coletar, selecionar e analisar informações e repassá-las para os responsáveis de marketing para que eles possam tomar decisões mais assertivas. As informações são de extrema importância para as organizações, com base nelas se poderá ter o sucesso ou fracasso. Não adianta ter acesso a vários tipos de informação, é importante ter acesso às informações na hora certa, na medida correta e grau de detalhamento suficiente para que seja efetivamente útil. 
A partir dos conteúdos disponibilizados, analise as alternativas abaixo, e na sequência assinale aquela em que é correto afirmar que:
	
	A
	É indispensável que o SIM comece e termine com o gerente de operações logísticas.
	
	B
	É indispensável que o SIM comece e termine com o gerente de marketing.
	
	C
	É indispensável que o SIM comece e termine com o gerente de Tecnologia das Informações.
	
	D
	É indispensável que o SIM comece e termine com o gerente comercial.
	
	E
	É indispensável que o SIM comece e termine com o gerente de planejamento.
Questão 9/10 – Marketing aplicado à Logística
Nas últimas décadas, várias mudanças foram inseridas nas sociedades de todo o mundo. Devido ao avanço tecnológico dos meios de comunicação de última geração - internet, tv, satélites, computadores, telefones celulares, tablets e outros-, assistimos a transformações na forma de agir e pensar, no estilo de vida, nos desejos, na conduta e nas atitudes sociais, políticas e econômicas. Com o fenômeno da globalização, todos estão sendo desafiados a entender e participar desta nova realidade, potencializadora dos meios de comunicação e de informação, da notícia em tempo real, estimulando a mudança comportamental dos seres humanos que vivem em nosso planeta, criando a necessidade de adaptação da vida e do mundo do trabalho.
Estas mudanças trouxeram consigo múltiplos modelos de negócios - levando as organizações a encontrar novas estratégias, novas formas de planejar, bem como levaram a arrumar novas ferramentas que permitissem a otimização de recursos e maximização da produtividade. 
Com base nos conteúdos disponibilizados, analise as alternativas abaixo, e assinale V para as alternativas Verdadeiras e F para as alternativas Falsas, considerando os avanços tecnológicos das ferramentas e dos meios de marketing.
 
(  ) É correto afirmar que embora tenhamos acompanhado um constante processo de evolução, não só tecnológico, mas também social, essas novas tendências ainda estão longe de serem aplicáveis a todas as organizações, pois o objetivo das empresas sempre foi o lucro, e dividir o mercado em segmentos pode trazer resultados negativos a organização.
 
(  ) Talvez a internet seja a nova tecnologia que mais
impulsiona a era da conexão, sendo que se trata de uma vasta rede global de computadores que não possui administração central ou proprietária.
 
(  ) É correto afirmar que a tecnologia não faz parte da conectividade, sendo que ainda existem outros aspectos mais importantes e relevantes dentro da conectividade, como por exemplo, os avanços de filosofias de marketing que colaboram para essa conectividade.
 
( ) Os avanços tecnológicos nas áreas de informática, informação, telecomunicações e transporte estão afetando toda a perspectiva do marketing e estão mudando a forma de se pensar o marketing.
 
( ) O relevante surto tecnológico fez com que surgissem novas maneiras de aprender sobre os clientes e rastreá-los, para criar produtos e serviços feitos sob medidas para ir ao encontro das necessidades dos clientes.
 
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	F – V – F – V – V
	
	B
	V – F – V – F – F
 
	
	C
	V – F – F – V – F
	
	D
	F – V – V – V – F
	
	E
	F – V – F – F – V
Questão 10/10 – Marketing aplicado à Logística
Fala-se em Trade Marketing há mais de 25 anos. Inicialmente, foi definida como uma função de apoio dos fabricantes aos seus clientes varejistas ou atacadistas (distribuidores) para organizar as promoções em prateleiras ou stands, foi ganhando força com o passar do tempo e tornou-se uma estratégia importante para aproximar clientes da marca. Hoje, quase todos os principais fabricantes no mundo têm uma função de Trade Marketing em seus negócios. Mas, este fato não significa que todas elas possuem um entendimento completo sobre a estratégia. Não há dúvidas de que, na maioria das empresas, o apoio de um Trade Marketing é bem visto pelos distribuidores, porém cada empreendimento possui suas próprias necessidades e exige um planejamento mais específico para gerar resultados satisfatórios. Para algumas empresas, um stand montado de forma estratégica pode ser suficiente, para outras, pode ser necessário um suporte mais profundo englobando as funções administrativas do negócio. Conforme Andrade (2012) cita, para que o Trade Marketing seja feito de forma eficiente, é preciso ter um conhecimento mais abrangente para não colocar tudo a perder cometendo falhas durante o processo, assim existem algumas dicas, conforme cita o autor.
A partir dos conteúdos disponibilizados, analise as afirmativas abaixo, e em seguida assinale a sequência correta no que se referem às dicas citadas pelo autor.
 I) Identifique as necessidades dos consumidores finais e crie estratégias para atendê-lo.
 II) Alinhe suas estratégias as dos consumidores finais, ofertando o que eles querem.
 III) Identifique as necessidades dos distribuidores do seu produto.
 IV) Alinhe as necessidades do distribuidor com os objetivos do seu negócio. 
 V) Estabeleça estratégias para todos os tipos de públicos, afinal o comportamento do consumidor é sempre uma incógnita.
 
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Somente as afirmativas I e II estão corretas.
	
	B
	Somente as afirmativas I, e III estão corretas.
	
	C
	Somente as afirmativas I, II, e III estão corretas.
	
	D
	Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
	
	E
	Somente as afirmativas I, IV e V estão corretas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando