Buscar

atividade58154

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE – AVA – AULA 5-6-7-8
CURSO: Serviço Social
DISCIPLINA: Sociologia e Antropologia 
ALUNA: Sandra Aparecida da Silva Contezini
RGM: 183.2939	
1. ATIVIDADE AULA 5
A cultura de uma sociedade é formada por diversos elementos. Embora alguns dos elementos sejam parecidos com os que compõem os mecanismos de sustentação dos grupos sociais, estes possuem objeto diferente. Assim, fale com suas palavras porque as normas são consideradas mecanismos de sustentação social.
 R) As normas são consideradas mecanismos de sustentação social porque são as normas que regem uma sociedade, são os pilares que fundamentam toda a sociedade, as normas estabelecem o que é considerado desejado ou reprovado no comportamento da sociedade, sendo as normas dessa sociedade responsáveis pela condução dos integrantes desse grupo, responsáveis pela condução das ações dos seres humanos da sociedade, pois a partir do momento que o homem convencionou a primeira regra, a primeira norma surge a cultura, segundo Laraia (1986, p.54).
2. ATIVIDADE AULA 6
Explique de forma resumida qual o pensamento das escolas antropológicas:
a) Evolucionista o pensamento está baseado na evolução das espécies, inspirado na realidade social, comparado com outras de ligares diferentes, apresentando certas semelhanças. As espécies evoluem para melhor se adaptam ao meio, onde os mais fortes por natureza sobrevivem e o fraco desaparece. Com essa conclusão bateram de frente com a igreja que afirmava que o homem descendia de Deus. Foi criticado por ser etnocentrista por dizerem que as culturas tinham o mesmo objetivo igualavam os progressos não levavam em conta que existiam civilizações mais avançadas ou atrasadas culturalmente contra dizendo as evidencias. 
b) Funcionalista o pensamento está baseado em pesquisas direto no campo interagindo com a cultura a ser pesquisada, explica as necessidades individuais e coletivas em um grupo trabalhava com as características do grupo na área social. Foram criticados por não levar em conta as transformações socioculturais voltadas ao estudo do momento não sendo interessante mais explicar estudos passados. Valorizava a dinâmica das atividades mentais sendo seus métodos a introspecção e observação. Abortava a genética dos problemas psicológicos. Batia de frente com o Estruturalismo porque não concordava com a análise da consciência em pensamento, imagem e sentimento. 
 
 c) Estruturalista o pensamento está baseado na linguagem social de cada grupo procurava explorar as culturas através das relações produzida dentro de uma determinada cultura. Procurava trabalhar as ciências humanas do nosso século, valorizava as histórias tribais estas assumiram o papel de matéria prima antropológica, examinando as infraestruturas inconscientes dos fenômenos culturais considerando os elementos relacionados ou não como elementos procurando estabelecer a coerência entre os sistemas, deu sua contribuição para as teorias marxistas pois apresentavam relações de produção com o trabalho - capital já no campo teórico permitiu a estruturação da realidade com a realidade descritiva.
d) Estruturalista Marxista o pensamento está baseado na reformulação do pensamento estruturalista para retratar uma visão não reducionista de determinação econômica do marxismo clássico aplicando à complexidade das formações sociais e subjetividade humana. O antropólogo Maurice Godeler reintroduziu a versão althusseriana de estruturalismo na antropologia especialmente em questões econômicas, influenciando a escola antropológica dinâmica francesa.
3. ATIVIDADE AULA 7
Os conceitos de globalização revelam que esse fenômeno possui um alcance que ultrapassa o aspecto econômico, político, tecnológico, ideológico, atingindo esferas valorativas de padrões éticos e culturais. Podemos observar a influência desse fenômeno global na educação, no direito e na religião. Assim, a presença dessas culturas nesses espaços pode ser denominada de MULTICULTURALISMO. (Responda nesse espaço com uma palavra)
4. ATIVIDADE AULA 8
Explique o que significa afirmar que os Direitos Humanos devem respeitar as “Diferenças culturais”.
R) Os Direitos Humanos devem respeitar as Diferenças Culturais porque são direitos inerentes para todos os povos independentes de sua origem, cor, raça ou credo e outras características devem ter seus direitos respeitados na abrangência maior os direitos humanos. Os direitos humanos cabem para todos os seres independente de sua cultura tem o direito pelo simples fato de serem seres humanos.

Continue navegando