Buscar

Atividade Avaliativa Especial - Prova 1 RESOLVIDA 053_20515

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: PEDAGOGIA Semestre: 2º
Disciplina: Leitura e Produção de Textos II 
ATIVIDADE AVALIATIVA ESPECIAL (AAE) P1- referente as aulas 1 e 2. 
Professor: Maria Alice de Mello Fernandes e Rute de Souza Josgrielberg
RGM: 
ORIENTAÇÕES 
O arquivo está em PDF. Para entregar o aluno deverá abrir um arquivo em WORD e apresentar apenas o desenvolvimento e as respostas Cada questão terá o valor de 1.0 .O VALOR TOTAL DE CADA PROVA SERÁ DE 10.0
	1
	2
	3
	4
	5
	6
	7
	8
	9
	10
	B
	C
	B
	D
	C
	D
	A
	E
	C
	D
OBRIGATÓRIO O PREENCHIMENTO DESSE GABARITO. 
1. Leia o texto a seguir e marque a opção correta. 
A definição de desenvolvimento sustentável mais usualmente utilizada é a que procura atender às necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras. O mundo assiste a um questionamento crescente de paradigmas estabelecidos na economia e também na cultura política. A crise ambiental no planeta, quando traduzida na mudança climática, é uma ameaça real ao pleno desenvolvimento das potencialidades dos países. O Brasil está em uma posição privilegiada para enfrentar os enormes desafios que se acumulam. Abriga elementos fundamentais para o desenvolvimento: parte significativa da biodiversidade e da água doce existentes no planeta; grande extensão de terras cultiváveis; diversidade étnica e cultural e rica variedade de reservas naturais. O campo do desenvolvimento sustentável pode ser conceitualmente dividido em três componentes: sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econômica e sustentabilidade sociopolítica.
 Nesse contexto, o desenvolvimento sustentável pressupõe: 
a) a preservação do equilíbrio global e do valor das reservas de capital natural, o que não justifica a desaceleração do desenvolvimento econômico e político de uma sociedade. 
b) a redefinição de critérios e instrumentos de avaliação de custo-benefício que reflitam os efeitos socioeconômicos e os valores reais do consumo e da preservação. 
c) o reconhecimento de que, apesar de os recursos naturais serem ilimitados, deve ser traçado um novo modelo de desenvolvimento econômico para a humanidade. 
d) a redução do consumo das reservas naturais com a consequente estagnação do desenvolvimento econômico e tecnológico. 
e) a distribuição homogênea das reservas naturais entre as nações e as regiões em nível global e regional.
2. Analise as asserções a seguir e a relação que se estabelece entre elas. 
I - Apesar de o atual discurso pedagógico valorizar a produção textual no ensino da Língua Portuguesa, percebe se que o tradicionalismo impõe-se a todas as tendências e tentativas de mudanças na prática. 
PORQUE 
II - Professores têm privilegiado, no ensino de Língua Portuguesa, os conteúdos gramaticais de maneira sistematizada, esquecendo-se de que, somente no desenvolvimento da produção de texto, quando o escritor direciona a sua própria escrita, esses conhecimentos são úteis 
Marque a opção correta: 
a) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. 
b) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
 c) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa. 
d) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira. 
e) As duas asserções são proposições falsas.
03. Em relação à escrita, analise as afirmações a seguir: 
I. É raro ouvirmos a afirmação de que existem, no Brasil, dificuldades enfrentadas para produzir um texto, por mais curto que seja. Não existe aversão, uma vez que as pessoas, de modo geral, sentem prazer em escrever.
 II. Escrever é um processo e, como tal se dá em diversas etapas. A primeira delas é o planejamento, que exige: "a) delimitar o tema; b) eleger os objetivos; c) escolher o gênero; d) delimitar os critérios a ordenação das ideias; e) prever as condições de seus leitores”. 
III. Não basta o cumprimento da etapa de escrever. É preciso que se providencie uma etapa anterior e outra posterior à escrita propriamente. Cada uma tem uma função importância para que nossas produções linguísticas sejam adequadas e relevantes. 
IV. A maturidade na atividade de escrever textos adequados e relevantes é uma conquista inteiramente possível a todos, "uma aquisição", isto é, não acontece gratuitamente, por acaso, sem ensino, sem esforço, sem persistência, sem tempo. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
a) I, II e III 
b) II, III e IV 
c) I, III e IV 
d) III e IV 
e) II e IV 
04. Leia o texto a seguir e marque a opção correta. 
No campo da ética, costuma-se dizer que os fins justificam os meios, de modo que, para alcançar um fim legítimo, todos os meios disponíveis são válidos. No campo da ética, porém, essa afirmação deixa de ser óbvia. Suponhamos uma sociedade que considere um valor e um fim moral a lealdade entre seus membros, baseada na confiança recíproca. Isso significa que a mentira, a inveja, a adulação, a má-fé, a crueldade e o medo deverão estar excluídos da vida moral, e as ações que se valham desses recursos, empregando-os como meios para alcançar um fim, serão imorais. No entanto, poderia acontecer que, para forçar alguém à lealdade, fosse preciso fazê-lo sentir medo da punição pela deslealdade, ou fosse preciso mentir-lhe para que não perdesse a confiança em certas pessoas e continuasse leal a elas. Nesses casos, o fim - a lealdade - não justificaria os meios - o medo e a mentira? A resposta ética é: não. Por quê? Porque esses meios desrespeitam a consciência e a liberdade da pessoa moral, que agiria por coação externa e não por reconhecimento interior e verdadeiro do fim ético. No campo da ética, portanto, nem todos os meios são justificáveis, mas apenas aqueles que estão de acordo com os fins da própria ação. Em outras palavras, fins éticos exigem meios éticos. A relação entre meios e fins pressupõe que a pessoa moral não existe como um fato dado, como um fenômeno da Natureza, mas é instaurada pela vida intersubjetiva e social, precisando ser educada para os valores morais e para as virtudes. (Marilena Chauí, Convite à Filosofia). 
A leitura do último parágrafo do texto permite deduzir, corretamente, que: 
a) a prática moral é tanto mais fácil quanto mais alto o nível de escolaridade. 
b) nenhuma ação é moral quando contraria a índole natural de uma pessoa. 
c) os valores morais são categorias essencialmente individuais, e não coletivas. 
d) é necessária uma educação moral para que bem se ajustem meios e fins. 
e) a educação moral resulta de uma imposição interna de cada indivíduo.
05 - Leitura e interpretação. 
governador do Espírito Santo. “Agora estou precisando de Considere o seguinte texto: Reunidos altas horas da madrugada, cinco governadores debatiam a distribuição da verba que caberia aos seus estados naquele plano orçamentário. O deputado da Bahia prontamente se manifestou: “tendo em vista que os recursos foram reduzidos pela metade, proponho que eles sejam divididos entre três de nós, ficando dois estados sem recursos neste semestre”. O governador do Piauí concordou, acrescentando que a proposta parecia justa e que fazia tempo que não recebia nenhum recurso. Lembrou ainda aos colegas que, na reunião anterior, o presidente da comissão orçamentária, o governador do Rio de Janeiro, havia dito que os estados mais carentes teriam garantida sua parte na próxima distribuição de verbas. O governador de Minas dirigiu-se ao colega capixaba, que na reunião anterior dissera que não tinha nenhum projeto em desenvolvimento que necessitasse de apoio financeiro: “fico com a sua parte!” O momento é outro tornou-lhe o recursos para investir na malha viária estadual”. 
Acerca do texto acima, é correto afirmar:
a) A fala: O momento é outro, pertence ao governador mineiro. 
b) É do governador de Minas a fala de quem declarou não haver projeto em desenvolvimento que necessitasse de apoio financeiro. 
c) A garantia de que os estados mais carentes
teriam sua parte na distribuição de verbas é mencionada pelo governador piauiense e atribuída ao governador do Rio. ok
d) A declaração de que precisava de verba para aplicar na malha viária pertence ao governador mineiro. 
e) A fala: Fico com a sua parte, pertence ao governador do Espírito Santo.
06. Questão
A vida é difícil para todos nós. Saber disso nos ajuda porque nos poupa da auto piedade. Ter pena de si mesmo é uma viagem que não leva a lugar nenhum. A auto piedade, para ser justificada, nos toma um tempo enorme na construção de argumentos e motivos para nos entristecermos com uma coisa absolutamente natural: nossas dificuldades. Não vale a pena perder tempo se queixando dos obstáculos que têm de ser superados para sobreviver e para crescer. É melhor ter pena dos outros e tentar ajudar os que estão perto de você e precisam de uma mão amiga, de um sorriso de encorajamento, de um abraço de conforto. Use sempre suas melhores qualidades para resolver problemas, que são: capacidade de amar, de tolerar e de rir. Muitas pessoas vivem a se queixar de suas condições desfavoráveis, culpando as circunstâncias por suas dificuldades ou fracassos. As pessoas que se dão bem no mundo são aquelas que saem em busca de condições favoráveis e se não as encontram se esforçam por criá-las. Enquanto você acreditar que a vida é um jogo de sorte vai perder sempre. A questão não é receber boas cartas, mas usar bem as que lhe foram dadas. (Dr. Luiz Alberto Py, in O Dia, 30/4/00). 
Para o autor, o mais importante para a pessoa é: 
a) perceber o que ocorre à sua volta. 
b) ter pena das pessoas que sofrem. 
c) buscar conforto numa filosofia ou religião. 
d) esforçar-se para vencer as dificuldades. Ok 
e) estar ciente de que, quando menos se espera, surge a dificuldade.
07. "Na realidade, cada texto nasce gradativamente através de um empenho: escrever é, na maior parte dos casos, uma profissão, um trabalho como um outro qualquer, que requer técnica e esforço." (SERAFINI:1994,21) 
Sobre o processo de produção textual, observe as seguintes afirmações: 
I. A produção de um texto adequado requer um trabalho longo e difícil, que exige muita dedicação. 
II. A escrita privilegia organização das próprias ideias, elaboração de um roteiro e desenvolvimento de raciocínio. 
III. O professor, em uma aula de redação, deve preocupar-se com o tema e com o produto final. 
IV.A produção de texto requer , em seu planejamento, alguns questionamentos como: tema? público - alvo? situação? Intenção? 
Está correta apenas: 
a) I, II e III. ok
b) I, II e IV. 
c) II, III e IV 
d) I, III e IV
08. Leitura e interpretação. 
“[...] uma sociedade somente poderá existir plenamente se respeitar os anseios de todos os seus cidadãos e respeitar seus direitos fundamentais, incluindo aí o direito de se ter uma vida digna.” (SANTOS, Antonio Silveira Ribeiro dos. Dignidade humana e reorganização social. Disponível em: docslide.com.br . Acesso em 25 mai.2017). 
Com base nos seus conhecimentos prévios sobre dignidade, direitos e deveres fundamentais, é correto afirmar que: 
a) O fato de a humanidade ter ingressado em um estágio de relações plenamente mercantilizadas justifica a hierarquização na definição de direitos e deveres dos seres humanos. 
b) Entre os homens, existem papéis inalienáveis; a alguns é reservado o direito à caridade e a outros o dever de serem caridosos. 
c) Dignidade é sinônimo de complacência com os indivíduos cujas práticas restringem direitos fundamentais.
d) O rol dos direitos fundamentais dos seres humanos deve ser diretamente proporcional à satisfação incondicional dos anseios individuais. 
e) O respeito devido a todo e qualquer indivíduo, em face de sua condição humana, confere significado à dignidade.
09. "Para os estudiosos do texto, o que faz com que um texto seja um texto, e não um amontoado de frases isoladas, é o que se chama de textualidade ou textura. Etimologicamente, o termo é derivado de tessitura, que por sua vez vem de tecido."( RUIZ,:2001, 44). 
Todas ás vezes que um produtor de texto redigir um texto, deve se preocupar no sentido de torná-lo coeso e coerente. Para isso, deve atentar para: 
I. a progressão das ideias; 
II. a articulação entre as ideias; 
III.a não repetição das ideias; 
IV. a não contradição das ideias; 
V.o número de ideias. 
Estão corretas:
a) apenas I, II e III. 
b) apenas II, III e IV . 
c) apenas I, II, III e IV. 
d) apenas I, II,, III e V 
e) apenas II, III. IV e V.
10. O processo de produção textual exige, pelo menos, três etapas: planejamento, textualização e revisão. Ao planejar o texto, só não se faz necessário:
a) pesquisar sobre o tema que será abordado. 
b) analisar o texto, reescrevendo-o. 
c) identificar o público - alvo do texto. 
d) conhecer para qual situação se constrói o texto.
AO FINALIZAR, LEMBRE-SE DE PREENCHER O ESPAÇO DESTINADO ÀS RESPOSTAS, NO INÍCIO DA PROVA. 
BOA PROVA!!!
LEIA-A COM ATENÇÃO!!! 
 
 
 
 
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
 
Curso: PEDAGOGIA Semestre: 2º
 
Disciplina: Leitura e Produção de Textos II 
 
A
TIVIDADE AVALIATIVA ESPECIAL (AAE) P1
-
 
referente as aulas 1 e 2. 
 
Professor: Maria Alice de Mello Fernandes e Rute de Souza Josgrielberg
 
RGM
: 
 
ORIENTAÇÕES 
 
O arquivo está em PDF
.
 
P
ara entregar o aluno deverá abrir um arquivo em 
WORD e apresentar apenas o desenvolvimento e as 
respostas Cada 
questão terá o valor de 1.0 .O VALOR TOTAL
 
DE
 
CADA PROVA SERÁ DE 
10.0
 
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
B
 
C
 
B
 
D
 
C
 
D
 
A
 
E
 
C
 
D
 
 
OBRIGATÓRIO O PREENCHIMENTO DESSE GABARITO. 
 
1.
 
Leia o texto a seguir e marque a opção correta. 
 
A definição de desenvolvimento sustentável mais usualmente utilizada é a que 
procura atender às necessidades atuais sem comprometer a capacidade das 
gerações futuras. O mundo assiste a um questionamento crescente de 
paradigmas estabelecidos na economia e t
ambém na cultura política. A crise 
ambiental no planeta, quando traduzida na mudança climática, é uma ameaça 
real ao pleno desenvolvimento das potencialidades dos países. O Brasil está em 
uma posição privilegiada para enfrentar os enormes desafios que se a
cumulam. 
Abriga elementos fundamentais para o desenvolvimento: parte significativa da 
biodiversidade e da água doce existentes no planeta; grande extensão de terras 
cultiváveis; diversidade étnica e cultural e rica variedade de reservas naturais. O 
 
 
 
 
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS 
Curso: PEDAGOGIA Semestre: 2º 
Disciplina: Leitura e Produção de Textos II 
ATIVIDADE AVALIATIVA ESPECIAL (AAE) P1- referente as aulas 1 e 2. 
Professor: Maria Alice de Mello Fernandes e Rute de Souza Josgrielberg 
RGM: 
ORIENTAÇÕES 
O arquivo está em PDF. Para entregar o aluno deverá abrir um arquivo em 
WORD e apresentar apenas o desenvolvimento e as respostas Cada 
questão terá o valor de 1.0 .O VALOR TOTAL DE CADA PROVA SERÁ DE 
10.0 
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 
B C B D C D A E C D 
 
OBRIGATÓRIO O PREENCHIMENTO DESSE GABARITO. 
1. Leia o texto a seguir e marque a opção correta. 
A definição de desenvolvimento sustentável mais usualmente utilizada é a que 
procura atender às necessidades atuais sem comprometer a capacidade das 
gerações futuras. O mundo assiste a um questionamento crescente de 
paradigmas estabelecidos na economia e também na cultura política. A crise 
ambiental no planeta, quando traduzida na mudança climática, é uma ameaça 
real ao pleno desenvolvimento das potencialidades dos países. O Brasil está em 
uma posição privilegiada para enfrentar os enormes desafios que se acumulam. 
Abriga elementos fundamentais para o desenvolvimento: parte significativa da 
biodiversidade e da água doce existentes no planeta; grande extensão de terras 
cultiváveis; diversidade étnica e cultural e rica variedade de reservas naturais. O

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando