Buscar

Teoria extensiva de autor ou conceito extensivo de autor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Teoria extensiva de autor ou conceito extensivo de autor
O conceito extensivo de autor tem como fundamento dogmático a teoria da equivalência das condições. Portanto, é autor todo aquele que contribui com alguma causa para o resultado. Assim, instigador e cúmplice são igualmente autores, já que essa teoria não distingue a importância da contribuição causal de cada um no evento.
Para essa teoria, é interessante assinalar, que os partícipes são autores e, portanto, as normas a seu respeito, são causas de atenuação da pena. Assim, os preceitos especiais sobre a participação, que promove pena diferenciada para instigadores e cúmplices, constitui apenas causa de restrição ou limitação da punibilidade, mas todos, indistintamente, são autores.
Por exemplo, aquele que dispara em direção à vítima, quanto quem lhe emprestou a arma para tanto, e até mesmo quem instigou o agente a atirar é igualmente autor do fato. Embora não faça diferença entre autor e partícipe, a teoria extensiva admite a existência de causas de diminuição de pena, com o objetivo de estabelecer diferentes graus de autor, surgindo a figura do cúmplice que, apesar de ser autor, contribui de modo menos decisivo para o implemento do resultado final.

Continue navegando