Buscar

DIDÁTICA TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
DISCIPLINA: DIDÁTICA
Atividade 1
2ª ATIVIDADE
1 - Faça uma leitura da imagem, observe comportamentos, feições dos personagens que revelam as características da tendência pedagógica tradicional e registre com os detalhes possíveis. Relate algum fato ilustrativo, que ocorreu com você, seja como professor ou aluno em relação à tendência tradicional, que você acabou de estudar.
A imagem revela de maneira expositiva o real papel do professor e sua relação com o aluno, sendo imposta com rigor e, as crianças sendo coagidas desde seus primeiros anos. Isso nos confirma a concepção do papel em branco, como se as crianças não fossem capaz de reconhecer o mundo através das experiências fora do âmbito educacional. Logo, a imagem do fundo demonstra o resultado do processo inibidor, as crianças estão condicionadas ao rigor impositivo da leitura de conteúdos para memorização.
Certo dia, em minha 1º série sofri a punição de não receber uma segunda folha de desenho para participar da ação pedagógica de páscoa, pois havia furado a folha de papel, a situação foi constrangedora diante dos meus colegas
	
2 - Em seguida, faça uma reflexão critica e escreva: que conseqüência essa prática pedagógica traz para a educação e para a sociedade?
Está tendência visava apenas a formação de sujeitos formados para a capacidade de manutenção social e politica, do que já era visto como absoluto para o conhecimento ao longo da vida, o alunos deviam apenas absorver/memorizar o conhecimento repassado sem chance de questionar ou expor sua opinião. Acredito que o prejudicial para a geração criada nessa prática seja a amputação de sujeitos críticos e formadores de opinião, ao tolher essa habilidade, tivemos varias gerações de opressores da educação cognitiva e emocional, tão necessária para a compreensão dos reias problemas das classes menos favorecidas, criando gerações de anafalbetos funcionais.
3 - Exemplifique, com base em sua experiência. Como essa tendência pedagógica se aplica na prática escolar? Relate algum fato ilustrativo, que ocorreu com você seja como professor ou aluno.
Nesta tendência a educação é vista como ensino humanistico, um processo interno que parte das necessidades de cada individuo, tendo o aluno como centro, priorizando a auto-educação para alcançar seus objetivos pessoais, este processo é continuo e indefinido, porém o que diz respeito a pratica pedagógica, a mesma muitas vezes se perde em meio as praticas intrínsecas na formação docente, anteriomente tradicional
4 - Em seguida, faça uma reflexão critica e escreva: que conseqüência essa prática pedagógica traz para a educação e para a sociedade?
Durante o final do meu ensino fundamental, recordo que já estavam coibindo a paumatória, mas, os professores ainda usavam subterfúgios que os mantinham na tendência tradicional, como: se errássemos a tabuada nossos colegas deveriam nos punir com a palmatória, uma maneira de nos “ensinar” através de experiências com o meio vivido, ou seja, da troca. 
5 - Observe e registre o fazer dos professores (os materiais didáticos, a relação professor-aluno, a disciplina em sala de aula) e outros elementos da prática pedagógica.
	
	Na observância diária em meu ambiente de trabalho, posso identificar a busca pela formação de individuos criticos e capazes de identificar suas emoções, raciocínio e espiritualidade. Os professores estimulam o interesse das crianças através de oficinas, teatro de fantoches, manuseio de pequenos objetos, atividades ao ar livre na intenção que atijam através de experiências do meio e ambiente em que vive, niveis de desenvolvimento cognitivo em sua corporidade e motricidade, construindo assim o ensino participativo, voltado para tendências libertadoras.

Continue navegando