Buscar

Metodologia e Conteúdos Básicos de História e Geografia prova final

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Metodologia e Conteúdos Básicos de História e Geografia (SOC21)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:672997) ( peso.:3,00)
	Prova:
	29337917
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações étnico-raciais e para o ensino de História e cultura afro-brasileira e africana, "o Ministério da Educação, comprometido com a pauta de políticas afirmativas do governo federal, vem instituindo e implementando um conjunto de medidas e ações com o objetivo de corrigir injustiças, eliminar discriminações e promover a inclusão social e a cidadania para todos no sistema educacional brasileiro" (BRASIL, 2004, p. 5). Sobre a alteração da Lei n. 9394/96 no que diz respeito à inclusão no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, avalie as sentenças a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O conteúdo programático incluirá diversos aspectos da história e cultura que caracterizam a formação da população brasileira, incluindo a história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil.
PORQUE
II- Esses conteúdos deverão resgatar suas contribuições para as áreas social, econômica, artística e literatura referentes a história do Brasil, sendo que devem ser ministrados integrados ao currículo escolar de forma ampla e geral.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 2004.
	 a)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 b)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 c)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 d)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	2.
	Nos países europeus ocidentais surge uma crítica com relação ao conceito do multiculturalismo, denominada de interculturalidade. O interculturalismo tem uma dimensão dinâmica relacionada ao processo de interação que ocorre em meio à diversidade social. Sobre as características referentes ao conceito da educação intercultural, analise as sentenças a seguir:
I- Aponta sobre as questões que emergem no processo de globalização da economia e da comunicação no mundo contemporâneo.
II- Referencia a temática relacionada a presença de imigrantes que buscavam a inserção social na Europa ocidental.
III- Apresenta como finalidade promover a integração entre as diversas culturas e a superação dos preconceitos existentes.
IV- Indica formas de organização da sociedade que viabiliza a homogeneização cultural no auxílio do retorno dos estrangeiros ao seu destino de origem.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	3.
	A cosmovisão apresenta duas percepções de mundo distintas, uma denominada de positivista-funcionalista e a outra de histórico-crítica. Segundo Saviani (2000), essa teoria atua no desenvolvimento do aluno a partir dos seguintes passos: prática social; problematização; instrumentalização; catarse e prática social. Sobre o entendimento das pessoas que apresentam o pensamento segundo a teoria histórico-crítica, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: Primeiras aproximações. 7. ed. São Paulo: Autores Associados, 2000.
	 a)
	Consistem em pessoas que acreditam na manutenção de uma sociedade tradicional para não perderem os valores e os costumes sociais.
	 b)
	Seriam pessoas que inferem uma percepção naturalista e conservadora que não aceitam mudanças e que se baseiam no método indutivo.
	 c)
	São pessoas que apresentam uma visão de realidade fundamentada no futuro e esperança, com a mudança como eixo principal da teoria.
	 d)
	Constitui uma forma de pensar nas pessoas segundo a criticidade das questões que permeiam a sociedade resolvidas com os conceitos científicos.
	4.
	De acordo com a Base Nacional Curricular Comum - BNCC (BRASIL, 2017) o conceito de espaço deve ser trabalhado nos anos iniciais do Ensino Fundamental por meio do desenvolvimento das relações espaciais topológicas, projetivas e euclidianas. Os mapas consistem em representações reduzidas da Terra ou de seus territórios, sendo necessário o uso da escala. Sobre como deve ser desenvolvido a prática educativa com crianças na produção de mapas utilizando a escala, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: CONSED; UNIDME, 2017.
	 a)
	Os exercícios sobre o uso da escala devem conter questões que instiguem as crianças a identificar, no mapa, as informações solicitadas para que compreendam os signos utilizados.
	 b)
	A prática privilegia a confecção de mapas com materiais diversificados e coloridos, para que as crianças sintam vontade de confeccionar os territórios segundo seus entendimentos.
	 c)
	O desenvolvimento do trabalho deve considerar a confecção de mapas a partir de outros já elaborados e divulgados em atlas ou sites confiáveis, para que as crianças reproduzam na íntegra as informações.
	 d)
	O trabalho deve contemplar atividades contínuas e gradativas, apresentando a nomenclatura correta: escala ao invés de substituir por tamanho, para que as crianças identifiquem o termo em outras situações.
	5.
	O planeta vem sofrendo mudanças que requer a formação de uma nova sociedade que priorize o desenvolvimento de uma cidadania planetária, que todos se sintam pertencentes ao cosmo. Nessa perspectiva, o filósofo Edgar Morin cunhou o método da complexidade baseado numa nova compreensão da realidade. Sobre o principal motivo que despertou o interesse dos professores para o método da complexidade, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	No meio escolar, devido à possibilidade dos professores realizarem algo novo e diferente nas escolas.
	 b)
	Na presença da normatização dos processos pedagógicos que regulam a ação educativa.
	 c)
	Na possibilidade de desenvolver os projetos educativos no processo de ensino e aprendizagem diferenciado.
	 d)
	Na profundidade identificada no método como resposta à dimensão da crise educacional presente nas escolas.
	6.
	A escola consiste no espaço de representações do mundo em que as crianças vivenciam, assim, sugere que sejam sujeitos da história, desenvolvendo uma consciência de mundo. O processo de representações infere sobre situações que permeiam a aprendizagem em saber utilizar os conhecimentos, para gerar benefícios ao ser humano e no aprendizado da história. Sobre a disciplina de história no trabalho educativo voltado para a Educação Infantil, contemplada no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, analise as sentenças a seguir:
I- Os processos de individualização promovem o desenvolvimento da identidade e autonomia nas crianças.
II- Nas interações sociais as crianças ampliam os laços afetivos que estabelecem com outras crianças e adultos.
III- As diferenças entre as pessoas são valorizadas quando os espaços de socialização integram várias origens socioculturais.
IV- A experiência educativa contempla a socialização da diversidade étnica, dos costumes, hábitos e valores.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	7.
	Segundo o PCN de História e Geografia (BRASIL, 1997) todos os alunos ao concluírem
o Ensino Fundamental precisam interpretar cartas geográficas e produzir representações do espaço. De forma geral, são habilidades construídas de forma gradual nos alunos, merecendo atenção especial do professor na oferta de atividades para seu efetivo desenvolvimento. Sobre as características da linguagem visual na cartografia referente ao ensino de geografia para os alunos, analise as sentenças a seguir:
I- O vocabulário cartográfico consiste em diversos símbolos independentes que representam no papel um espaço de forma reduzida.
II- Para compreender a linguagem visual, os alunos precisam ter conhecimento de lateralidade e direção, trabalhadas desde a educação infantil.
III- Na construção de um mapa, os alunos necessitam de conhecimento dos sinais gráficos e seus significados, incluindo as legendas que traduzem sua representação.
IV- Na elaboração de maquetes e mapas com a turma, o professor trabalha os conceitos de proporção, projeção, escalas gráficas e numéricas.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: história, geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997.
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	8.
	Para Guedes-Pinto (2002), a história oral ocupa-se em criar diversas possibilidades para os excluídos da história oficial se manifestarem. Assim, tanto a história tradicional como a contemporânea não apresentam formas suficientemente eficazes para o enfrentamento das injustiças sociais. Sobre a forma de se fazer uma pesquisa oral adequada, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: GUEDES-PINTO, A. L. Rememorando trajetórias da professora-alfabetizadora: a leitura como prática constitutiva de sua identidade e formação profissionais. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2002.
	 a)
	O entrevistador nem sempre precisa ligar o gravador e perguntar ao entrevistado seu nome, idade, endereço e profissão.
	 b)
	O entrevistador pode exceder duas horas de entrevista e deve prosseguir até finalizar a entrevista com o entrevistado.
	 c)
	O entrevistador define o local, o horário, o tema e dirige a entrevista por meio de um roteiro previamente estabelecido.
	 d)
	O entrevistado reconstrói mentalmente o período em que vivenciou suas experiências relatando ao entrevistador.
	9.
	Segundo Moreira e Silva (1997), o currículo consiste no espaço de produção e discussão sobre política cultural, em que os materiais influenciam a criação e a recriação de contestações e transgressões. Assim, o currículo escolar compreende ações diretas ou indiretas na formação e desenvolvimento dos alunos. Os estudos sobre o currículo surgiram nos Estados Unidos nos anos de 1920, com a participação de Bobbitt, contando com a publicação do livro The Curriculum. Sobre as concepções impressas na obra de Bobbitt referentes à organização curricular e à educação na época, analise as sentenças a seguir:
I- O livro foi produzido numa época da história americana, no contexto em que diversas forças econômicas, políticas e culturais objetivaram moldar a todos segundo suas concepções.
II- O pensamento idealizado era extremamente conservador, com o objetivo de transformar o sistema educacional, de modo que igualava a escola ao funcionamento de uma fábrica.
III- O sistema educacional deveria definir os objetivos que deveriam sustentar um exame minucioso das habilidades necessárias para desenvolverem as ocupações profissionais.
IV- O texto imprimia as primeiras noções de cooperativismo e participação social nas decisões da organização curricular, assimilando a escola ao desenvolvimento fabril com autonomia.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu. (Org.). Currículo, cultura e sociedade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	10.
	De acordo com os PCN de História e Geografia (BRASIL, 1997), a cartografia oferece possibilidades de representações para o estudo dos territórios. Nesse caso, os fenômenos naturais e sociais são estudados de forma analítica, separados segundo os tipos temáticos dos mapas: clima, vegetação, densidade demográfica, indústrias, entre outros. Sobre a organização das práticas educativas desenvolvidas nos anos iniciais do Ensino Fundamental, referente à escrita da Terra com seus alunos, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: História, Geografia. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
	 a)
	O professor evidencia situações de aprendizagem que estimulem o senso de patriotismo nos alunos e a relevância da estrutura territorial do país, salientando as riquezas nacionais.
	 b)
	O professor trabalha segundo as prescrições indicadas nos livros didáticos, seguindo a cada ano/série os conteúdos que são sistematicamente organizados para cada fase do desenvolvimento dos alunos.
	 c)
	O professor deve se ater em preparar os alunos para que consigam o rendimento esperado nas provas nacionais, incluindo o estudo e interpretação cartográfica, gráficas e diferentes gêneros textuais.
	 d)
	O professor deve utilizar de situações concretas que evidenciem as experiências dos alunos, considerando sua realidade próxima, para a cada série avançar de forma mais elaborada e abrangente.
	11.
	(ENADE, 2014) Uma jornalista baiana passou pelo que classificou como "enorme constrangimento" ao tirar a foto para renovar o passaporte, em Salvador: agentes da Polícia Federal pediram que ela prendesse o cabelo estilo black power, pois o sistema não aceitava a imagem gerada. "Eu gosto do meu cabelo e, naquela foto, fiquei terrível", disse. A jornalista descarta ter recebido qualquer tratamento racista dos funcionários do local, mas reclamou no Facebook: "Essas coisas podem não ser intencionais, mas tudo, no fundo, tem um padrão que desvaloriza a estética que foge do convencional". O delegado, chefe do setor, explicou que um cabelo de proporções maiores diminui o rosto do fotografado, e foi isso que o sistema impediu. "A gente concorda com ela que isso é inadmissível. O caso já foi passado para nossa sede em Brasília, para sabermos que medidas podem ser adotadas", afirmou. A notícia publicada no jornal abre um leque de possibilidades para o professor abordar o tema da diversidade cultural, por meio de práticas educativas que contemplem as questões históricas e suas implicações na vida cotidiana. Nessa perspectiva, avalie as afirmações a seguir:
I- A temática diversidade cultural é parte do currículo de História do Brasil, conforme preconiza a Lei nº 9.394/1996 ( LDB ), e, por estar relacionada a aspectos referentes a identidade nacional, portanto, a abordagem das temáticas corretadas deve restringir-se ao âmbito da referida disciplina.
II- A abordagem disciplinar da diversidade cultural deve ser priorizada, buscando-se associações com conhecimentos não constantes do programa da disciplina.
III- A diversidade cultural é tema a ser abordado na perspectiva da transversalidade, o que possibilita colocar em prática a relação entre as áreas dos conhecimentos em sua aplicabilidade transformadora dos fenômenos sociais e naturais.
IV- A principal característica do trabalho com temas transversais é a condição de estabelecimento de relações entre disciplinas e teoria e prática; sujeito a sua produção de conhecimento; conhecimento trabalhado em sala de aula e conhecimentos não constantes dos programas escolares.
É correto apenas o que se afirma em:
FONTE: Diários Associados. Estado de Minas, 18 jul. 2014.
	 a)
	I e III.
	 b)
	III e IV.
	 c)
	I e II.
	 d)
	I, II e IV.
	12.
	(ENADE, 2017) A imigração haitiana para o Brasil passou a ter grande repercussão na imprensa a partir de 2010. Devido ao pior terremoto do país, muitos haitianos
redescobriram o Brasil como rota alternativa para migração. O país já havia sido uma alternativa para os haitianos desde 2004, e isso se deve à reorientação da política externa nacional para alcançar liderança regional nos assuntos humanitários. A redescoberta e a preferência pelo Brasil também sofreram influência da presença do exército brasileiro no Haiti, que intensificou a relação de proximidade entre brasileiros e haitianos. Em meio a esse clima amistoso, os haitianos presumiram que seriam bem acolhidos em uma possível migração ao país que passara a liderar a missão da ONU. No entanto, os imigrantes italianos têm sofrido ataques xenofóbicos por parte da população brasileira. Recentemente, uma das grandes cidades brasileiras serviu como palco para uma marcha anti-imigração, com demonstrações de um crescente discurso de ódio em relação a povos imigrantes marginalizados. Observa-se, na maneira como esses discursos se conformam, que a reação de uma parcela dos brasileiros aos imigrantes se dá em termos bem específicos: os que sofrem com a violência dos atos de xenofobia, em geral, são negros e têm origem em países mais pobres. A partir das informações do texto, conclui-se que:
FONTE: SILVA, C. A. S.; MORAES, M. T. A política migratória brasileira para refugiados e a imigração haitiana. Revista do Direito. Santa Cruz do Sul, v. 3, n. 50, p. 98-117, set/dez. 2016 (adaptado).
	 a)
	A crescente onda de xenofobia que vem se destacando no Brasil evidencia que o preconceito e a rejeição por parte dos brasileiros em relação aos imigrantes haitianos é pautada pela discriminação social e pelo racismo.
	 b)
	O acolhimento promovido pelos brasileiros aos imigrantes oriundos de países do leste europeu tende a ser semelhante ao oferecido aos imigrantes haitianos, pois no Brasil vigora a ideia de democracia racial e do respeito às etnias.
	 c)
	As reações xenófobas estão relacionadas ao fato de que os imigrantes são concorrentes diretos para os postos de trabalho de maior prestígio na sociedade, aumentando a disputa por boas vagas de emprego.
	 d)
	O processo de acolhimento dos imigrantes haitianos tem sido pautado por características fortemente associadas ao povo brasileiro: a solidariedade e ao respeito às diferenças.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando