Buscar

EXERCICIO DE CONHECIMENTO MARÇO


Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

EXERCICIO DE CONHECIMENTO 1
REVISÃO 1
Exercício de Educação Ambiental, Diversidade, Libras e Políticas de Inclusão
Questão 1 de 10
O início do século XX trouxe à tona a necessidade de falar sobre o Meio Ambiente, porém embora a temática tenha ganho maior visibilidade, ainda hoje estamos atrasados com o “dever de casa”. Várias conferências e acordos assinados pelas nações, no entanto, o discurso ainda parece estar distante das práticas necessárias para reverter ou, ao menos, minimizar a ação humana sobre o meio do qual somos parte e para quem somos o maior algoz. Uma ação fundamental em relação ao conhecimento veio na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9394/96) que inseriu a Educação Ambiental nos currículos da Educação Básica. A seguir indique as afirmativas que caracterizam a proposta nessa lei:
I – Considerar a Educação Ambiental como multidisciplinar, ou seja, permear todas as áreas do conhecimento.
II - A presença na lei garante o caráter obrigatório da Educação Ambiental.
III – Cada ano de estudo deve prever em grade horária a Educação Ambiental.
IV – A Educação Ambiental deve ser transversal às áreas do conhecimento pela dimensão e importância do tema.
V– Para as aulas de Educação Ambiental é necessário um professor especialista.
Quais as afirmativas são complementares ao contexto?
A - As afirmativas I, II e IV estão corretas (RESPOSTA );
B - As afirmativas I, III e V estão corretas.
 C - As afirmativas II, III e V estão corretas;
D - Somente a afirmativa I está correta;
E - Somente a afirmativa IV está correta;
Questão 2 de 10
A gestão de conhecimento de uma empresa, seja ela pública ou privada deve considerar o conhecimento tácito, aquele que é subjetivo, resultado das experiências, e portanto, único para cada pessoa, bem como, do conhecimento explícito, aquele que representa o saber ligado ao ensino, acadêmico ou informal, e assim, possível de ser aprendido. Ambos podem ser compartilhados e transmitidos na empresa e o que se espera é que isso ocorra sempre com responsabilidade social e ética. Sendo assim, identifique nas afirmativas, aquelas ações que se adequam a gestão do conhecimento, conforme o contexto:
I – No que diz respeito aos clientes o que se espera é honestidade nas campanhas de publicidade e brindes nas compras.
II – Em relação à concorrência o que se espera é sobretudo uma participação ética no mercado e respeito à legislação vigente.
III – Aos fornecedores, que existam processos justos de seleção e respeito a contratos, custos e prazos.
IV – Dos funcionários o que se espera é a oportunidade de executar o seu trabalho sendo respeitados na sua identidade, isentos de toda forma de preconceito, assédio, tendo um ambiente com condições adequadas estruturais e emocionais;
V – Em relação à sociedade, cada empresa deve focar nos seus clientes, buscando customizar produtos e provendo ações culturais e sociais para esse público.
Assim, elenque as afirmativas que estão de acordo com a contextualização:
A - As afirmativas I e V estão corretas;
B - As afirmativas I, II e V estão corretas;
C - As afirmativas I, II, III e IV estão corretas (RESPOSTA);
D - As afirmativas I, III e V estão corretas.
E - Somente a afirmativa V está correta;
Questão 3 de 10
Responsabilidade social é um termo que surgiu na década de 1950 e ganhou notoriedade a partir da década de 1970, mas que nem sempre é explicado de maneira adequada ou compreendido por todos, por isso, para entender a questão, é preciso considerar que toda empresa possui uma área de atuação que, de alguma forma, impacta a sociedade e a comunidade em que está inserida, ou seja, empregos gerados, mudança na qualidade de vida das pessoas, influência que o produto ou serviço exerce e consequências ambientais são alguns exemplos dos impactos inevitáveis que uma organização produz. Portanto como se caracteriza a responsabilidade social e ética?
A - Pela combinação pode ser feita por meio de diálogos, reflexões e discussões sobre a questão.
B - Pela criação de iniciativas que realizam atividades e ações positivas ou promovem a divulgação de ideias (RESPOSTA).
C - Pelo conhecimento explícito que torna-se tácito à medida em que são feitos quase que de forma automática.
D - Pelo conhecimento prévio sobre os computadores, dispositivos e programas com que irá trabalhar.
 E - Por descrição, da contação de histórias ou criação de obras narrativas de ferramentas de conversão.
Questão 4 de 10
O meio ambiente e seus recursos naturais cada vez mais constituem uma preocupação da coletividade, isto porque a consciência de que o uso indiscriminado ou negligente atinge a vida terrestre como um todo vem sendo consolidada. No que tange a educação ambiental, assinale a alternativa correta:
A - A análise da educação ambiental traz uma relação com à pobreza e exploração, tal como expõe a Carta de Belgrado, na medida em que a demanda por determinado produto ou serviço impulsiona o mercado para busca de matéria prima e condições de trabalho baratas, aumentando o lucro, sem levar em consideração os reflexos no espaço coletivo (RESPOSTA).
 B - A educação ambiental se limita ao estudo do meio ambiente e de suas relações.
C - As inovações tecnológicas não podem ser consideradas como instrumentos da educação ambiental.
D - Com o advento da revolução industrial, em 1820, a produção em massa tomou grandes proporções, sendo que a consciência e educação ambiental foram sempre parâmetros de orientação.
E - Durante o regime militar o governo brasileiro teve como cerne de suas preocupações políticas públicas ambientais.
Questão 5 de 10
Podemos perceber claramente que os gestores possuem um papel de destaque nas empresas em que atuam. No entanto esse papel de destaque não está restrito apenas as empresas em que estão ligados diretamente, pois cabe ao gestor relacionar-se com as instituições e pessoas ligadas à empresa como governantes, concorrentes e personalidades de influência pública, interagindo diretamente com a alta cúpula empresarial. Mas, além de todas essas funções cabe ao gestor perceber o significado que a responsabilidade social possui no período e no contexto em que se insere.
Considerando o texto a cima, é correto afirmar que o gestor exerce uma espécie de :
A - Ele exerce uma espécie de atividade voltada apenas para o público externo, desconsiderando a empresa onde atua, e fornece para eles as informações necessárias para a construção de um modelo cognitivo pertinente.
B - Ele exerce uma espécie de atividade voltada restritamente para a empresa em que atua, sem levar em conta seu público externo, e fornece para eles as informações necessárias para a construção de um modelo cognitivo pertinente.
C - Ele exerce uma espécie de mediação entre a organização e seus públicos externos, e fornece para eles as informações necessárias para a construção de um modelo cognitivo pertinente (RESPOSTA).
 D - Ele exerce uma função neutra entre a organização e seus públicos externos, e não fornece para eles as informações necessárias para a construção de um modelo cognitivo pertinente.
E - Ele não exerce uma espécie de mediação entre a organização e seus públicos externos, e não fornece para eles as informações necessárias para a construção de um modelo cognitivo pertinente.
Questão 6 de 10
Na década de 1970 viu surgirem os primeiros movimentos em relação à educação ambiental. Até então, durante os primeiros anos do regime militar, o governo brasileiro pouco se preocupou com o tema, seja em políticas públicas, seja em iniciativas empresariais, seja na educação pública. Costuma-se afirmar que a Educação ambiental foi inserida no Brasil:
A - Pela extração de recursos naturais.
B - Pela fabricação à logística de distribuição.
 C - Pela força de pressões internacionais (RESPOSTA).
D - Por apresentar preconceitos.
E - Por influenciar os parâmetros éticos.
Questão 7 de 10
Desenvolvimento sustentável consiste em “compatibilizar as atividades econômicas e a sua própria existência com a capacidade da natureza repor os recursos naturais dela retirados ou utilizados e com
a preservação do que resta do patrimônio natural do Planeta” (JÚNIOR, 2002). Sobre o desenvolvimento sustentável, é correto afirmar que:
A - A Organização das Nações Unidas (ONU) define três pilares para um desenvolvimento sustentável efetivo: ambiental, econômico e social (RESPOSTA).
B - A sustentabilidade deve ser vista em uma perspectiva setorial, não sendo recomendável o compartilhamento de indicadores de sustentabilidade.
C - O desenvolvimento sustentável cuida apenas da forma de uso dos recursos naturais, principalmente dos recursos não renováveis.
D - O modelo de abordagem política se apoia nos procedimentos de avaliação de impacto ambiental de projetos.
 E - Todos os objetivos traçados no ano 2000, durante a Cúpula do Milênio das Nações Unidas, foram cumpridos até o ano de 2015.
Questão 8 de 10
O termo sustentabilidade pode ser considerado novo. Na década de 80 houve a necessidade de se chamar atenção da sociedade global acerca da exploração desordenada dos recursos naturais e da urgência quanto a preservação da natureza, buscando fazer com que as empresas assumissem sua responsabilidade social e ética em relação ao planeta, em paralelo aos seus interesses econômicos. Vinte anos depois, durante a Cúpula do Milênio das Nações Unidas, foram definidos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que deveriam ser implantados até 2015, com vistas a construção de um mundo mais sustentável. Analise as afirmativas e considere esses oito compromissos nas opções abaixo:
I - Desenvolver uma parceria global para o desenvolvimento, promover a igualdade de gênero e empoderar as mulheres.
II – Inserir a Educação Ambiental nos currículos e dar oportunidades aos nativos de todas as nações.
III - Erradicar a pobreza extrema e a fome e combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças.
IV – Proteger a Amazônia e combater o tráfico de animais silvestres.
V - Alcançar o ensino primário universal e garantir a sustentabilidade ambiental.
VI - Reduzir a mortalidade infantil e melhorar a saúde materna.
Relacione as afirmativas que formam os oito compromissos do milênio:
A - As afirmativas I, III, IV e V estão corretas;
 B - As afirmativas I, III, V e VI estão corretas (RESPOSTA).
C - As afirmativas I, IV, V e VI estão corretas;
D - As afirmativas II, III, IV e V estão corretas;
E - As afirmativas II, IV, V e VI estão corretas;
Questão 9 de 10
O termo sustentabilidade surgiu no contexto ambiental ainda na década de 1980. Nas conferências realizadas no período, estabeleceu-se a necessidade de promover o desenvolvimento sustentável, que seria “compatibilizar as atividades econômicas e a sua própria existência com a capacidade da natureza repor os recursos naturais dela retirados ou utilizados e com a preservação do que resta do patrimônio natural do Planeta” (JÚNIOR, 2002). Quais são os três pilares para um desenvolvimento sustentável efetivo, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU)?
A - Ambiental, econômico e social (RESPOSTA).
B - Histórico, transversal e multidisciplinar.
C - Integrado, expressivo e nacional.
D - Interdisciplinar, igualitário e precário.
E - Licenciado, curricular e público.
Questão 10 de 10
Por volta de 1820 tivemos o inicio da Revolução Industrial, e consequentemente o avanço dos processos produtivos, o que passou a exigir uma extração de recursos maior do que se praticava até então. Nesse período não se tem indícios de que a população parecia perceber o impacto da mudança que estava sendo vivida. O crescimento da urbanização também foi outro fator de contribuiu para várias modificações nas cidades, com a expansão de urbanização desordenada algumas atitudes imediatas foram tomadas, mas que causariam danos futuros como lixões e descarte de esgoto em áreas de nascente por exemplo. A partir do século XX temos uma mudança de visão com relação a as questões ambientais, ou seja, a necessidade de um pensamento global passou a ser percebido e a Educação Ambiental passou a se tomar contornos.
Analise as informações sobre as iniciativas de conferências Mundiais relacionadas à Educação Ambiental:
I. A Conferência de Cúpula da Terra (Rio 92), evento das Nações Unidas que aconteceu no Rio de Janeiro em 1992 e reuniu 103 chefes de estado e 182 países, já inseriu a questão de acordos e protocolos a serem seguidos pelos países participantes. Esse posicionamento é essencial, já que é a partir desses acordos que se pode cobrar e fiscalizar o comportamento de cada nação sobre suas atividades ambientais.
II. Em 1972, a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, em Estocolmo, foi o primeiro evento mundial para discutir o meio ambiente e suas relações com o ser humano. A conferência foi essencial para o estabelecimento de uma visão coerente com o contexto observado e com o papel da sociedade nele.
III. A Conferência de Cúpula da Terra (1972), evento das Nações Unidas que aconteceu em Estocolmo em 1972 e reuniu 103 chefes de estado e 182 países, já inseriu a questão de acordos e protocolos a serem seguidos pelos países participantes. Esse posicionamento é essencial, já que é a partir desses acordos que se pode cobrar e fiscalizar o comportamento de cada nação sobre suas atividades ambientais.
IV. As ações da Unesco sobre a questão ambiental intensificaram-se e, em 1977, foi realizada a Primeira Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental, em Tbilisi (Geórgia). Já com um pano de fundo positivo, criado pelos eventos anteriores, a Conferência trouxe a discussão de planos, objetivos e temas necessários para a Educação Ambiental.
Está correto o que se afirma em:
A - As afirmativas I, II e III estão corretas.
B - As afirmativas I, II E IV estão corretas (RESPOSTA).
C - As afirmativas II, III e IV estão corretas.
D - Somente a afirmativa II está correta.
 E - Somente a afirmativa III está correta.
REVISÃO 2
Questão 1 de 10
Na década de 1970 viu surgirem os primeiros movimentos em relação à educação ambiental. Até então, durante os primeiros anos do regime militar, o governo brasileiro pouco se preocupou com o tema, seja em políticas públicas, seja em iniciativas empresariais, seja na educação pública. Costuma-se afirmar que a Educação ambiental foi inserida no Brasil:
A - Pela extração de recursos naturais.
B - Pela fabricação à logística de distribuição.
C - Pela força de pressões internacionais (RESPOSTA).
D - Por apresentar preconceitos.
E - Por influenciar os parâmetros éticos.
Questão 2 de 10
O meio ambiente e seus recursos naturais cada vez mais constituem uma preocupação da coletividade, isto porque a consciência de que o uso indiscriminado ou negligente atinge a vida terrestre como um todo vem sendo consolidada. No que tange a educação ambiental, assinale a alternativa correta:
A - A análise da educação ambiental traz uma relação com à pobreza e exploração, tal como expõe a Carta de Belgrado, na medida em que a demanda por determinado produto ou serviço impulsiona o mercado para busca de matéria prima e condições de trabalho baratas, aumentando o lucro, sem levar em consideração os reflexos no espaço coletivo (RESPOSTA).
 B - A educação ambiental se limita ao estudo do meio ambiente e de suas relações.
C - As inovações tecnológicas não podem ser consideradas como instrumentos da educação ambiental.
D - Com o advento da revolução industrial, em 1820, a produção em massa tomou grandes proporções, sendo que a consciência e educação ambiental foram sempre parâmetros de orientação.
E - Durante o regime militar o governo brasileiro teve como cerne de suas preocupações políticas públicas ambientais.
Questão 3 de 10
A gestão de conhecimento de uma empresa, seja ela pública ou privada deve considerar o conhecimento tácito, aquele que é subjetivo, resultado das experiências, e portanto, único para cada pessoa, bem como, do conhecimento explícito, aquele que representa o saber ligado ao ensino, acadêmico ou informal, e assim, possível de ser aprendido. Ambos podem ser compartilhados e transmitidos na empresa e o que se espera é que isso ocorra sempre com responsabilidade social e ética. Sendo
assim, identifique nas afirmativas, aquelas ações que se adequam a gestão do conhecimento, conforme o contexto:
I – No que diz respeito aos clientes o que se espera é honestidade nas campanhas de publicidade e brindes nas compras.
II – Em relação à concorrência o que se espera é sobretudo uma participação ética no mercado e respeito à legislação vigente.
III – Aos fornecedores, que existam processos justos de seleção e respeito a contratos, custos e prazos.
IV – Dos funcionários o que se espera é a oportunidade de executar o seu trabalho sendo respeitados na sua identidade, isentos de toda forma de preconceito, assédio, tendo um ambiente com condições adequadas estruturais e emocionais;
V – Em relação à sociedade, cada empresa deve focar nos seus clientes, buscando customizar produtos e provendo ações culturais e sociais para esse público.
Assim, elenque as afirmativas que estão de acordo com a contextualização:
A - As afirmativas I e V estão corretas;
B - As afirmativas I, II e V estão corretas;
C - As afirmativas I, II, III e IV estão corretas (RESPOSTA);
D - As afirmativas I, III e V estão corretas.
E - Somente a afirmativa V está correta;
Questão 4 de 10
Por volta de 1820 tivemos o inicio da Revolução Industrial, e consequentemente o avanço dos processos produtivos, o que passou a exigir uma extração de recursos maior do que se praticava até então. Nesse período não se tem indícios de que a população parecia perceber o impacto da mudança que estava sendo vivida. O crescimento da urbanização também foi outro fator de contribuiu para várias modificações nas cidades, com a expansão de urbanização desordenada algumas atitudes imediatas foram tomadas, mas que causariam danos futuros como lixões e descarte de esgoto em áreas de nascente por exemplo. A partir do século XX temos uma mudança de visão com relação a as questões ambientais, ou seja, a necessidade de um pensamento global passou a ser percebido e a Educação Ambiental passou a se tomar contornos.
Analise as informações sobre as iniciativas de conferências Mundiais relacionadas à Educação Ambiental:
I. A Conferência de Cúpula da Terra (Rio 92), evento das Nações Unidas que aconteceu no Rio de Janeiro em 1992 e reuniu 103 chefes de estado e 182 países, já inseriu a questão de acordos e protocolos a serem seguidos pelos países participantes. Esse posicionamento é essencial, já que é a partir desses acordos que se pode cobrar e fiscalizar o comportamento de cada nação sobre suas atividades ambientais.
II. Em 1972, a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, em Estocolmo, foi o primeiro evento mundial para discutir o meio ambiente e suas relações com o ser humano. A conferência foi essencial para o estabelecimento de uma visão coerente com o contexto observado e com o papel da sociedade nele.
III. A Conferência de Cúpula da Terra (1972), evento das Nações Unidas que aconteceu em Estocolmo em 1972 e reuniu 103 chefes de estado e 182 países, já inseriu a questão de acordos e protocolos a serem seguidos pelos países participantes. Esse posicionamento é essencial, já que é a partir desses acordos que se pode cobrar e fiscalizar o comportamento de cada nação sobre suas atividades ambientais.
IV. As ações da Unesco sobre a questão ambiental intensificaram-se e, em 1977, foi realizada a Primeira Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental, em Tbilisi (Geórgia). Já com um pano de fundo positivo, criado pelos eventos anteriores, a Conferência trouxe a discussão de planos, objetivos e temas necessários para a Educação Ambiental.
Está correto o que se afirma em:
A - As afirmativas I, II e III estão corretas.
B - As afirmativas I, II E IV estão corretas (RESPOSTA).
C - As afirmativas II, III e IV estão corretas.
D - Somente a afirmativa II está correta.
E - Somente a afirmativa III está correta.
Questão 5 de 10
De acordo com os estudos, compreende-se que a gestão do conhecimento envolve duas modalidades de conhecimentos, o tácito e o explícito. Elas são igualmente importantes e por isso precisam ser trocadas com outras pessoas ou transformadas. A esse processo, dá-se o nome de conversão do conhecimento. Desenvolvido por Nonaka (2000) e Takeuchi (1997), tornou-se referência nos estudos de conversão do conhecimento e aplicação empresarial, forma sistematizado em um modelo conhecido como SECI.
Sobre este modelo analise as afirmativas e posteriormente assinale a opção composta somente pelas afirmativas corretas.
I. Socialização é o processo de conversão do conhecimento tácito de um indivíduo para o conhecimento tácito de outro indivíduo.
II. Externalização é a conversão do conhecimento tácito para o explícito.
III. Combinação é a troca de conhecimentos explícitos, pode ser feita somente por meio do diálogo.
IV. Internalização é o nome do processo conhecido popularmente como “aprender fazendo”
V. Potencialização é o processo do conhecimento tácito de um indivíduo para o conhecimento de outro indivíduo.
Está correto o que se afirma em:
A - Apenas nas afirmativas I, II e III
B - Apenas nas afirmativas I, II e IV (RESPOSTA)
C - Apenas nas afirmativas II , III, e V
D - Apenas nas afirmativas II, III e IV
E - Apenas nas afirmativas III, IV e V
Questão 6 de 10
No âmbito das tecnologias e dos processos produtivos as políticas públicas sustentáveis seguem modelos de avaliação ambiental estratégica (AAE) que devem caminhar em duas direções, conforme Partidário (1996). São elas modelo de abordagem política e o modelo de abordagem de projetos. Em relação a esses modelos é correto afirmar que:
I. O modelo de abordagem de projetos é baseado no sistema de desenvolvimento e avaliações de decisões estratégicas;
II. O modelo de abordagem política gera uma AAE estratégica e contínua, que permite que os processos se integrem a decisão e ao planejamento;
III. O modelo de abordagem de projetos se apoia nos procedimentos de avaliação de impacto ambiental de projeto;
IV. O modelo de abordagem política requer existência de iniciativas e resultados prévios para traçar planos de ação futuros;
V. O modelo de abordagem política é evidente em países com forte sistema de planejamento e avaliação de políticas. O modelo de abordagem de projetos tem sido aplicado mais em países onde a avaliação de impacto ambiental de projetos está bem institucionalizada;
Marque a alternativa que contém todas as sentenças corretas:
A - Apenas a alternativa I está correta;
B - Apenas as alternativas I e III estão corretas;
C - Apenas as alternativas II e III estão corretas;
D - Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas;
E - Apenas as alternativas II, III e V estão corretas (RESPOSTA); 
Questão 7 de 10
O termo sustentabilidade surgiu no contexto ambiental ainda na década de 1980. Nas conferências realizadas no período, estabeleceu-se a necessidade de promover o desenvolvimento sustentável, que seria “compatibilizar as atividades econômicas e a sua própria existência com a capacidade da natureza repor os recursos naturais dela retirados ou utilizados e com a preservação do que resta do patrimônio natural do Planeta” (JÚNIOR, 2002). Quais são os três pilares para um desenvolvimento sustentável efetivo, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU)?
A - Ambiental, econômico e social (RESPOSTA).
 B - Histórico, transversal e multidisciplinar.
C - Integrado, expressivo e nacional. 
D - Interdisciplinar, igualitário e precário.
E - Licenciado, curricular e público.
Questão 8 de 10
Desenvolvimento sustentável consiste em “compatibilizar as atividades econômicas e a sua própria existência com a capacidade da natureza repor os recursos naturais dela retirados ou utilizados e com a preservação do que resta do patrimônio natural do Planeta” (JÚNIOR, 2002). Sobre o desenvolvimento sustentável, é correto afirmar que:
A - A Organização das Nações Unidas (ONU) define três pilares para um desenvolvimento sustentável efetivo: ambiental, econômico e social (RESPOSTA).
B - A sustentabilidade deve ser vista em uma perspectiva setorial, não sendo recomendável o compartilhamento de indicadores de sustentabilidade.
C - O desenvolvimento sustentável cuida apenas da forma de uso dos recursos naturais, principalmente dos recursos não renováveis.
D - O modelo de abordagem política se apoia nos procedimentos de avaliação de impacto ambiental de projetos.
E - Todos os objetivos traçados no ano 2000, durante a Cúpula do Milênio das Nações Unidas, foram cumpridos até o ano de 2015.
Questão 9 de 10
O termo sustentabilidade pode ser considerado novo. Na década de 80 houve a necessidade de se chamar atenção da sociedade global acerca da exploração desordenada dos recursos naturais e da urgência quanto a preservação da natureza, buscando fazer com que as empresas assumissem sua responsabilidade social e ética em relação ao planeta, em paralelo aos seus interesses econômicos. Vinte anos depois, durante a Cúpula do Milênio das Nações Unidas, foram definidos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que deveriam ser implantados até 2015, com vistas a construção de um mundo mais sustentável. Analise as afirmativas e considere esses oito compromissos nas opções abaixo:
I - Desenvolver uma parceria global para o desenvolvimento, promover a igualdade de gênero e empoderar as mulheres.
II – Inserir a Educação Ambiental nos currículos e dar oportunidades aos nativos de todas as nações.
III - Erradicar a pobreza extrema e a fome e combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças.
IV – Proteger a Amazônia e combater o tráfico de animais silvestres.
V - Alcançar o ensino primário universal e garantir a sustentabilidade ambiental.
VI - Reduzir a mortalidade infantil e melhorar a saúde materna.
Relacione as afirmativas que formam os oito compromissos do milênio:
A - As afirmativas I, III, IV e V estão corretas;
 B - As afirmativas I, III, V e VI estão corretas (RESPOSTA).
 C - As afirmativas I, IV, V e VI estão corretas;
D - As afirmativas II, III, IV e V estão corretas;
E - As afirmativas II, IV, V e VI estão corretas;
Questão 10 de 10
Podemos perceber claramente que os gestores possuem um papel de destaque nas empresas em que atuam. No entanto esse papel de destaque não está restrito apenas as empresas em que estão ligados diretamente, pois cabe ao gestor relacionar-se com as instituições e pessoas ligadas à empresa como governantes, concorrentes e personalidades de influência pública, interagindo diretamente com a alta cúpula empresarial. Mas, além de todas essas funções cabe ao gestor perceber o significado que a responsabilidade social possui no período e no contexto em que se insere.
Considerando o texto a cima, é correto afirmar que o gestor exerce uma espécie de :
A - Ele exerce uma espécie de atividade voltada apenas para o público externo, desconsiderando a empresa onde atua, e fornece para eles as informações necessárias para a construção de um modelo cognitivo pertinente.
 B - Ele exerce uma espécie de atividade voltada restritamente para a empresa em que atua, sem levar em conta seu público externo, e fornece para eles as informações necessárias para a construção de um modelo cognitivo pertinente.
C - Ele exerce uma espécie de mediação entre a organização e seus públicos externos, e fornece para eles as informações necessárias para a construção de um modelo cognitivo pertinente. (RESPOSTA)
 D - Ele exerce uma função neutra entre a organização e seus públicos externos, e não fornece para eles as informações necessárias para a construção de um modelo cognitivo pertinente.
E - Ele não exerce uma espécie de mediação entre a organização e seus públicos externos, e não fornece para eles as informações necessárias para a construção de um modelo cognitivo pertinente.
EXERCICIO DE CONHECIMENTO 1
REVISÃO 3
Questão 1 de 10
A vida em sociedade demanda de regulamentação para que todos os setores funcionem em harmonia. Neste cenário, cada vez mais são criados normas, regulamentos e legislações que buscam ordenar os ramos sociais. Entretanto, devido à complexidade das relações sociais, bem como a sua rápida transformação, é necessário o respeito à função social de determinada ação ou atividade, através da qual, posturas e comportamentos possam ser determinados. Sobre responsabilidade social e ética, assinale a alternativa correta:
A - A correta destinação do lixo, por intermédio de cooperativas de reciclagem, com condições dignas de trabalho para os envolvidos não pode ser citada como exemplo de responsabilidade social.
B - A responsabilidade social e a ética não se limitam as relações privadas, expandindo-se para o bem da coletividade, através da observação dos princípios éticos e corretos, devendo ser levando em consideração o contexto fático e o ramo de atuação da atividade. (RESPOSTA)
C - A responsabilidade social é aquela prevista nos ordenamentos jurídicos, por meio da qual as atividades de um determinado ramo são incumbidas de observar regras.
D - As atividades e processos das empresas, dada sua influência na sociedade, deve observar e conciliar o exercício da profissão com o escopo da empresa, bem como os princípios basilares da responsabilidade ética e social, não devendo limitar-se as áreas de conhecimento que envolve a questão.
E - É importante observar a área de conhecimento, a fim de saber de que modo à responsabilidade social influência em cada ramo. Para tanto, a gestão do conhecimento torna-se uma premissa, cabendo aos chefes de das empresas determinar a produção desse conhecimento.
Questão 2 de 10
O termo sustentabilidade surgiu no contexto ambiental ainda na década de 1980. Nas conferências realizadas no período, estabeleceu-se a necessidade de promover o desenvolvimento sustentável, que seria “compatibilizar as atividades econômicas e a sua própria existência com a capacidade da natureza repor os recursos naturais dela retirados ou utilizados e com a preservação do que resta do patrimônio natural do Planeta” (JÚNIOR, 2002). Quais são os três pilares para um desenvolvimento sustentável efetivo, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU)?
A - Ambiental, econômico e social. (RESPOSTA)
B - Histórico, transversal e multidisciplinar.
C - Integrado, expressivo e nacional.
D - Interdisciplinar, igualitário e precário.
E - Licenciado, curricular e público.
Questão 3 de 10
O início do século XX trouxe à tona a necessidade de falar sobre o Meio Ambiente, porém embora a temática tenha ganho maior visibilidade, ainda hoje estamos atrasados com o “dever de casa”. Várias conferências e acordos assinados pelas nações, no entanto, o discurso ainda parece estar distante das práticas necessárias para reverter ou, ao menos, minimizar a ação humana sobre o meio do qual somos parte e para quem somos o maior algoz. Uma ação fundamental em relação ao conhecimento veio na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9394/96) que inseriu a Educação Ambiental nos currículos da Educação Básica. A seguir indique as afirmativas que caracterizam a proposta nessa lei:
I – Considerar a Educação Ambiental como multidisciplinar, ou seja, permear todas as áreas do conhecimento.
II - A presença na lei garante o caráter obrigatório da Educação Ambiental.
III – Cada ano de estudo deve prever em grade horária a Educação Ambiental.
IV – A Educação Ambiental deve ser transversal às áreas do conhecimento pela dimensão e importância do tema.
V– Para as aulas de Educação Ambiental é necessário um professor especialista.
Quais as afirmativas são complementares ao contexto?
A - As afirmativas I, II e IV estão corretas; (RESPOSTA)
B - As afirmativas I, III e V estão corretas.
C - As afirmativas II, III e V estão corretas;
D - Somente a afirmativa I está correta;
E - Somente a afirmativa IV está correta;
Questão 4 de 10
A gestão de conhecimento de uma empresa, seja ela pública ou privada deve considerar o conhecimento tácito, aquele que é subjetivo, resultado das experiências, e portanto, único para cada pessoa, bem como, do conhecimento explícito, aquele que representa o saber ligado ao ensino, acadêmico ou informal, e assim, possível de ser aprendido. Ambos podem ser compartilhados e transmitidos na empresa e o que se espera é que isso ocorra
sempre com responsabilidade social e ética. Sendo assim, identifique nas afirmativas, aquelas ações que se adequam a gestão do conhecimento, conforme o contexto:
I – No que diz respeito aos clientes o que se espera é honestidade nas campanhas de publicidade e brindes nas compras.
II – Em relação à concorrência o que se espera é sobretudo uma participação ética no mercado e respeito à legislação vigente.
III – Aos fornecedores, que existam processos justos de seleção e respeito a contratos, custos e prazos.
IV – Dos funcionários o que se espera é a oportunidade de executar o seu trabalho sendo respeitados na sua identidade, isentos de toda forma de preconceito, assédio, tendo um ambiente com condições adequadas estruturais e emocionais;
V – Em relação à sociedade, cada empresa deve focar nos seus clientes, buscando customizar produtos e provendo ações culturais e sociais para esse público.
Assim, elenque as afirmativas que estão de acordo com a contextualização:
A - As afirmativas I e V estão corretas;
B - As afirmativas I, II e V estão corretas;
C - As afirmativas I, II, III e IV estão corretas; (RESPOSTA)
D - As afirmativas I, III e V estão corretas.
E - Somente a afirmativa V está correta;
Questão 5 de 10
Desenvolvimento sustentável consiste em “compatibilizar as atividades econômicas e a sua própria existência com a capacidade da natureza repor os recursos naturais dela retirados ou utilizados e com a preservação do que resta do patrimônio natural do Planeta” (JÚNIOR, 2002). Sobre o desenvolvimento sustentável, é correto afirmar que:
A - A Organização das Nações Unidas (ONU) define três pilares para um desenvolvimento sustentável efetivo: ambiental, econômico e social. (RESPOSTA)
B - A sustentabilidade deve ser vista em uma perspectiva setorial, não sendo recomendável o compartilhamento de indicadores de sustentabilidade.
C - O desenvolvimento sustentável cuida apenas da forma de uso dos recursos naturais, principalmente dos recursos não renováveis.
D - O modelo de abordagem política se apoia nos procedimentos de avaliação de impacto ambiental de projetos.
E - Todos os objetivos traçados no ano 2000, durante a Cúpula do Milênio das Nações Unidas, foram cumpridos até o ano de 2015.
Questão 6 de 10
O termo sustentabilidade surgiu na década de 1980 durante as Conferências Mundiais sobre Educação Ambiental, realizadas a partir dessa década estabelecendo a necessidade de promover o desenvolvimento sustentável. O termo desenvolvimento sustentável é muito utilizado na atualidade. Junior (2002) destaca o que seria esse desenvolvimento sustentável. Identifique e assinale a alternativa correta sobre o que Junior (2002) afirma ser o desenvolvimento sustentável.
A - “compatibilizar as atividades econômicas e a sua própria existência com a capacidade da natureza repor os recursos naturais dela retirados ou utilizados não existe a necessidade de preservar o que resta do patrimônio natural do planeta” (JÚNIOR, 2002).
B - “compatibilizar as atividades econômicas e a sua própria existência com a capacidade da natureza repor os recursos naturais dela retirados ou utilizados e com a preservação do que resta do patrimônio natural do Planeta” (JÚNIOR, 2002). (RESPOSTA)
C - “incompatibilizar as atividades econômicas e a sua própria existência com a capacidade da natureza repor os recursos naturais dela retirados ou utilizados e com a não preservação do que resta do patrimônio natural do Planeta” (JÚNIOR, 2002).
D - “incompatibilizar as atividades econômicas e sua própria existência com a capacidade da natureza repor os recursos naturais dela retirados ou utilizados e com a preservação do que resta do patrimônio natural do Planeta” (JÚNIOR, 2002).
E - “Todos os recursos naturais são renováveis, e nunca vão se esgotar, podem ser utilizados sem restrição não existe a necessidade de preservar o que resta do patrimônio natural do planeta” (JÚNIOR, 2002).
Questão 7 de 10
O termo sustentabilidade pode ser considerado novo. Na década de 80 houve a necessidade de se chamar atenção da sociedade global acerca da exploração desordenada dos recursos naturais e da urgência quanto a preservação da natureza, buscando fazer com que as empresas assumissem sua responsabilidade social e ética em relação ao planeta, em paralelo aos seus interesses econômicos. Vinte anos depois, durante a Cúpula do Milênio das Nações Unidas, foram definidos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que deveriam ser implantados até 2015, com vistas a construção de um mundo mais sustentável. Analise as afirmativas e considere esses oito compromissos nas opções abaixo:
I - Desenvolver uma parceria global para o desenvolvimento, promover a igualdade de gênero e empoderar as mulheres.
II – Inserir a Educação Ambiental nos currículos e dar oportunidades aos nativos de todas as nações.
III - Erradicar a pobreza extrema e a fome e combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças.
IV – Proteger a Amazônia e combater o tráfico de animais silvestres.
V - Alcançar o ensino primário universal e garantir a sustentabilidade ambiental.
VI - Reduzir a mortalidade infantil e melhorar a saúde materna.
Relacione as afirmativas que formam os oito compromissos do milênio:
A - As afirmativas I, III, IV e V estão corretas;
B - As afirmativas I, III, V e VI estão corretas. (RESPOSTA)
C - As afirmativas I, IV, V e VI estão corretas;
D - As afirmativas II, III, IV e V estão corretas;
E - As afirmativas II, IV, V e VI estão corretas;
Questão 8 de 10
Por volta de 1820 tivemos o inicio da Revolução Industrial, e consequentemente o avanço dos processos produtivos, o que passou a exigir uma extração de recursos maior do que se praticava até então. Nesse período não se tem indícios de que a população parecia perceber o impacto da mudança que estava sendo vivida. O crescimento da urbanização também foi outro fator de contribuiu para várias modificações nas cidades, com a expansão de urbanização desordenada algumas atitudes imediatas foram tomadas, mas que causariam danos futuros como lixões e descarte de esgoto em áreas de nascente por exemplo. A partir do século XX temos uma mudança de visão com relação a as questões ambientais, ou seja, a necessidade de um pensamento global passou a ser percebido e a Educação Ambiental passou a se tomar contornos.
Analise as informações sobre as iniciativas de conferências Mundiais relacionadas à Educação Ambiental:
I. A Conferência de Cúpula da Terra (Rio 92), evento das Nações Unidas que aconteceu no Rio de Janeiro em 1992 e reuniu 103 chefes de estado e 182 países, já inseriu a questão de acordos e protocolos a serem seguidos pelos países participantes. Esse posicionamento é essencial, já que é a partir desses acordos que se pode cobrar e fiscalizar o comportamento de cada nação sobre suas atividades ambientais.
II. Em 1972, a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, em Estocolmo, foi o primeiro evento mundial para discutir o meio ambiente e suas relações com o ser humano. A conferência foi essencial para o estabelecimento de uma visão coerente com o contexto observado e com o papel da sociedade nele.
III. A Conferência de Cúpula da Terra (1972), evento das Nações Unidas que aconteceu em Estocolmo em 1972 e reuniu 103 chefes de estado e 182 países, já inseriu a questão de acordos e protocolos a serem seguidos pelos países participantes. Esse posicionamento é essencial, já que é a partir desses acordos que se pode cobrar e fiscalizar o comportamento de cada nação sobre suas atividades ambientais.
IV. As ações da Unesco sobre a questão ambiental intensificaram-se e, em 1977, foi realizada a Primeira Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental, em Tbilisi (Geórgia). Já com um pano de fundo positivo, criado pelos eventos anteriores, a Conferência trouxe a discussão de planos, objetivos e temas necessários para a Educação Ambiental.
Está correto o que se afirma em:
A - As afirmativas I, II e III estão corretas.
B - As afirmativas I, II E IV estão corretas. (RESPOSTA)
C - As afirmativas II, III e IV estão corretas.
D - Somente
a afirmativa II está correta.
E - Somente a afirmativa III está correta.
Questão 9 de 10
Responsabilidade social é um termo que surgiu na década de 1950 e ganhou notoriedade a partir da década de 1970, mas que nem sempre é explicado de maneira adequada ou compreendido por todos, por isso, para entender a questão, é preciso considerar que toda empresa possui uma área de atuação que, de alguma forma, impacta a sociedade e a comunidade em que está inserida, ou seja, empregos gerados, mudança na qualidade de vida das pessoas, influência que o produto ou serviço exerce e consequências ambientais são alguns exemplos dos impactos inevitáveis que uma organização produz. Portanto como se caracteriza a responsabilidade social e ética?
A - Pela combinação pode ser feita por meio de diálogos, reflexões e discussões sobre a questão.
B - Pela criação de iniciativas que realizam atividades e ações positivas ou promovem a divulgação de ideias. (RESPOSTA)
C - Pelo conhecimento explícito que torna-se tácito à medida em que são feitos quase que de forma automática.
D - Pelo conhecimento prévio sobre os computadores, dispositivos e programas com que irá trabalhar.
E - Por descrição, da contação de histórias ou criação de obras narrativas de ferramentas de conversão.
Questão 10 de 10
Na década de 1970 viu surgirem os primeiros movimentos em relação à educação ambiental. Até então, durante os primeiros anos do regime militar, o governo brasileiro pouco se preocupou com o tema, seja em políticas públicas, seja em iniciativas empresariais, seja na educação pública. Costuma-se afirmar que a Educação ambiental foi inserida no Brasil:
A - Pela extração de recursos naturais.
B - Pela fabricação à logística de distribuição.
C - Pela força de pressões internacionais. (RESPOSTA)
D - Por apresentar preconceitos.
E - Por influenciar os parâmetros éticos.
 Exercício de Fixação 2
REVISÃO 1
Questão 1 de 7
É preciso que o sistema educacional esteja preparado para receber todos os tipos de alunos, ou seja, pessoas com deficiência, de todos os credos e etnias, classes sociais e contextos diversos devem encontrar na escola um ambiente acolhedor. Diante do contexto descrito, o que significa um ambiente escolar acolhedor?
A - Dar ocupação formal, e pirâmide social.
B - Ignorar, perpetuar e alimentar a desigualdade.
C - Ter estrutura, concreta e formacional. (RESPOSTA)
D - Ter inclusão, políticos e fundiários.
E - Ter omissão, diversidade e desigualdade.
Questão 2 de 7
Ao refletir sobre o feminismo não podemos nos limitar ao conhecimento em senso comum que exacerbado pelo machismo, tende a acreditar que o feminismo luta pela supremacia das mulheres sobre os homens, mas essa visão é completamente equivocada. Uma das máximas dos estudos feministas enfatiza que “não se nasce mulher, torna-se mulher”.
Afirmando que o gênero feminino é construído ao longo do tempo, por meio das pequenas atitudes que permeiam o cotidiano da mulher. As reproduções de atitudes machistas constroem-se sobre esse pilar, baseado em preconceitos socialmente aceitos (mulheres são mais frágeis, são piores em ciências exatas, entre outras) e que devem ser questionados.
Considere o texto acima, assinale a alternativa que apresenta de quem é o pensamento “não se nasce mulher, torna-se mulher” que é considerado uma das máximas dos estudos feministas:
A - Lopes; Salles (1970)
B - Michel Foucault (1970).
C - Munanga; Gomes (1970)
D - Pierre Bourdieu (1970)
E - Simone de Beauvoir (1970) (RESPOSTA)
Questão 3 de 7
Com o passar do tempo tivemos muitas mudanças nas relações sociais, e consequentemente os homens passaram a desejar uma efetiva participação social, e o desejo de exercer sua cidadania torna-se mais evidente, foram necessárias medidas institucionais para garantir essa participação. Consequentemente, mais espaços passaram a ser ocupados pelos cidadãos e mais funções foram sendo desempenhadas. Marshall (1967) procura identificar a evolução histórica destacando três dimensões da cidadania. Que mostram que a cidadania está diretamente ligada a conquista dos direitos humanos.
Analise a evolução histórica das três dimensões da cidadania destacadas por Marshall (1967):
I. O século XVIII possibilitou a extensão da cidadania para a dimensão social (bem estar, a segurança, o direito a uma vida civilizada e o acesso à herança social).
II. O século XVIII propiciou o desenvolvimento dos direitos civis (liberdade pessoal, de expressão, pensamento e crenças, o direito à propriedade e à justiça, por exemplo).
III. O século XIX foi palco do estabelecimento de direitos políticos (voto e o emprego em serviço público).
IV. O século XX possibilitou a extensão da cidadania para a dimensão social (bem estar, a segurança, o direito a uma vida civilizada e o acesso à herança social).
Está correto o que se afirma em:
A - Apenas as afirmativas I e II.
B - As afirmativas I, III e IV estão corretas.
C - As afirmativas II, III e IV estão corretas. (RESPOSTA)
D - Somente na afirmativa I.
E - Somente na Afirmativa IV.
Questão 4 de 7
Embora a diversidade seja inerente ao ser humano, a conquista da igualdade de direitos tem sido busca constante por parte das minorias e mesmo aqueles avanços já garantidos em lei, para todos continua sendo uma pauta diária e necessária para a construção de um mundo onde cada um se sinta pertencente, independente do gênero, etnia, religião, classe social ou qualquer outra diferença. Quando se fala em racismo, há quem diga que no Brasil, já foi superado. No entanto, em pleno século XXI a mídia continua a noticiar crimes explícitos de racismo (mesmo cento e trinta anos após a Abolição da Escravatura) e além disso os dados e registros sobre a população negra comprovam uma desigualdade real e incontestável. Identifique essas considerações nas afirmativas a seguir:
I– Conclusão do Ensino Médio: 55,8% de brancos e 40,3% de negros e pardos, sendo que, em média, os negros estudam dois anos a menos do que os brancos (fonte do IBGE 2018).
II – As cotas nas universidades garantem o acesso a população negra a esse nível de ensino como uma tentativa de reparar uma dívida centenária, porém muitos negros não concluem os estudos.
III – O relatório publicado em 2010 pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) aponta que a pobreza atinge potencialmente a população negra e isso se deve principalmente a omissão do poder público que insiste em não enxergar essa realidade;
IV– A lei n. 10.639/2003 garante o ensino de história e cultura africana nas escolas e com isso é visível a mudança no ambiente escolar, com recursos variados e sem estereótipos.
V– O reconhecimento da compositora e cantora Chiquinha Gonzaga, Machado de Assis na literatura e Irmãos Rebouças na engenharia civil, marcam um novo tempo na construção de uma nação afrodescendente.
A seguir demonstre quais afirmativas reiteram o contexto de desigualdade da população negra do Brasil:
A - As afirmativas I e III estão corretas; (RESPOSTA)
B - As afirmativas I e V estão corretas;
C - As afirmativas II, III e V estão corretas;
D - As afirmativas II, IV e V estão corretas.
E - As afirmativas III, IV e V estão corretas;
Questão 5 de 7
A educação vai muito além da transmissão do conhecimento. O professor e o estudante são protagonistas de suas histórias e devem, além de compartilhar os saberes, culturas e vivências, ser parceiros na construção de uma realidade melhor da aquela em que vivem, agindo sobre o seu entorno e mudando a si mesmo e a sua comunidade. A educação no século XXI precisa se adequar a um mundo real, onde estudante e professor estejam engajados na construção de um projeto de vida que vai além dos muros da escola. Assim, em 2017 o documento da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) traz algumas habilidades fundamentais aos estudantes nesse momento histórico, sendo:
I – Pensar por si mesmo, produzindo um discurso adequado a cada situação.
II – Participar de movimentos sociais e organizações do terceiro setor.
III – Buscar soluções para problemas sociais.
IV– Resolver conflitos.
V– Mudar
o mundo.
Escolha as afirmativas que afirmam essas habilidades, tal como proposto pela BNCC:
A - As afirmativas I, II e IV estão corretas; (RESPOSTA)
B - As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas;
C - As afirmativas II, IV e V estão corretas.
D - Somente a afirmativa IV está correta;
E - Somente a afirmativa V está correta;
Questão 6 de 7
“A educação não é a chave para a transformação, mas é indispensável. A educação sozinha não faz, mas sem ela também não é feita a cidadania” (FREIRE, 1995, p.74). No que se refere à educação e cidadania é correto o que se afirma em:
I) A educação deve formar alunos críticos, capazes de produzir conhecimento e raciocínio próprios, representando um cidadão ativo dentro da sociedade.
II) O educador é um agente neutro no processo de educação e aprendizagem, devendo promover os saberes curriculares fundamentais aos alunos.
III) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta a necessidade dos alunos desenvolverem a capacidade de pensar de forma autônoma e articular os saberes de forma crítica.
IV) O direito à educação é garantido pela Constituição e pelo Estatuto da Criança e do adolescente, cabendo ao Estado, em conjunto com a família e a sociedade como um todo, busquem efetivar a educação de qualidade.
A - I e III.
B - I e IV.
C - I, II e III.
D - I, III e IV. (RESPOSTA)
E - II e III.
Questão 7 de 7
O conceito de cultura abrange aspectos históricos, filosóficos e artístico, consistindo em um termo complexo. Para Canedo (2009) deve ser visto partir de três dimensões: modos de vida que caracterizam uma coletividade; obras e práticas da arte, da atividade intelectual e do entretenimento; e fator de desenvolvimento humano”. No que concerne à cultura é correto o que se afirma em:
A - A diversidade cultural é marcada pela predominação de uma cultura sobre a outra, sendo um reflexo do direito à igualdade.
B - A pluralidade de formas culturas é protegida pela Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 em seu artigo I, sendo fundamentada no princípio da igualdade. (RESPOSTA)
C - Dada a interferência sobre a população indígena, não é mais possível à identificação desses povos.
D - Gênero e sexo podem ser considerados como sinônimos e não podem ser determinantes para análise da cultura.
E - O Brasil possui pouca diversidade cultural, dado a sua formação e origem através da colonização pelos Europeus.
REVISÃO 2
Questão 1 de 7
É preciso que o sistema educacional esteja preparado para receber todos os tipos de alunos, ou seja, pessoas com deficiência, de todos os credos e etnias, classes sociais e contextos diversos devem encontrar na escola um ambiente acolhedor. Diante do contexto descrito, o que significa um ambiente escolar acolhedor?
A - Dar ocupação formal, e pirâmide social.
B - Ignorar, perpetuar e alimentar a desigualdade.
C - Ter estrutura, concreta e formacional. (RESPOSTA)
D - Ter inclusão, políticos e fundiários.
E - Ter omissão, diversidade e desigualdade.
Questão 2 de 7
Com o passar do tempo tivemos muitas mudanças nas relações sociais, e consequentemente os homens passaram a desejar uma efetiva participação social, e o desejo de exercer sua cidadania torna-se mais evidente, foram necessárias medidas institucionais para garantir essa participação. Consequentemente, mais espaços passaram a ser ocupados pelos cidadãos e mais funções foram sendo desempenhadas. Marshall (1967) procura identificar a evolução histórica destacando três dimensões da cidadania. Que mostram que a cidadania está diretamente ligada a conquista dos direitos humanos.
Analise a evolução histórica das três dimensões da cidadania destacadas por Marshall (1967):
I. O século XVIII possibilitou a extensão da cidadania para a dimensão social (bem estar, a segurança, o direito a uma vida civilizada e o acesso à herança social).
II. O século XVIII propiciou o desenvolvimento dos direitos civis (liberdade pessoal, de expressão, pensamento e crenças, o direito à propriedade e à justiça, por exemplo).
III. O século XIX foi palco do estabelecimento de direitos políticos (voto e o emprego em serviço público).
IV. O século XX possibilitou a extensão da cidadania para a dimensão social (bem estar, a segurança, o direito a uma vida civilizada e o acesso à herança social).
Está correto o que se afirma em:
A - Apenas as afirmativas I e II.
B - As afirmativas I, III e IV estão corretas.
C - As afirmativas II, III e IV estão corretas. (RESPOSTA)
D - Somente na afirmativa I.
E - Somente na Afirmativa IV.
Questão 3 de 7
Ao refletir sobre o feminismo não podemos nos limitar ao conhecimento em senso comum que exacerbado pelo machismo, tende a acreditar que o feminismo luta pela supremacia das mulheres sobre os homens, mas essa visão é completamente equivocada. Uma das máximas dos estudos feministas enfatiza que “não se nasce mulher, torna-se mulher”.
Afirmando que o gênero feminino é construído ao longo do tempo, por meio das pequenas atitudes que permeiam o cotidiano da mulher. As reproduções de atitudes machistas constroem-se sobre esse pilar, baseado em preconceitos socialmente aceitos (mulheres são mais frágeis, são piores em ciências exatas, entre outras) e que devem ser questionados.
Considere o texto acima, assinale a alternativa que apresenta de quem é o pensamento “não se nasce mulher, torna-se mulher” que é considerado uma das máximas dos estudos feministas:
A - Lopes; Salles (1970)
B - Michel Foucault (1970).
C - Munanga; Gomes (1970)
D - Pierre Bourdieu (1970)
E - Simone de Beauvoir (1970) (RESPOSTA)
Questão 4 de 7
O conceito de cultura abrange aspectos históricos, filosóficos e artístico, consistindo em um termo complexo. Para Canedo (2009) deve ser visto partir de três dimensões: modos de vida que caracterizam uma coletividade; obras e práticas da arte, da atividade intelectual e do entretenimento; e fator de desenvolvimento humano”. No que concerne à cultura é correto o que se afirma em:
A - A diversidade cultural é marcada pela predominação de uma cultura sobre a outra, sendo um reflexo do direito à igualdade.
B - A pluralidade de formas culturas é protegida pela Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 em seu artigo I, sendo fundamentada no princípio da igualdade. (RESPOSTA)
C - Dada a interferência sobre a população indígena, não é mais possível à identificação desses povos.
D - Gênero e sexo podem ser considerados como sinônimos e não podem ser determinantes para análise da cultura.
E - O Brasil possui pouca diversidade cultural, dado a sua formação e origem através da colonização pelos Europeus.
Questão 5 de 7
Embora a diversidade seja inerente ao ser humano, a conquista da igualdade de direitos tem sido busca constante por parte das minorias e mesmo aqueles avanços já garantidos em lei, para todos continua sendo uma pauta diária e necessária para a construção de um mundo onde cada um se sinta pertencente, independente do gênero, etnia, religião, classe social ou qualquer outra diferença. Quando se fala em racismo, há quem diga que no Brasil, já foi superado. No entanto, em pleno século XXI a mídia continua a noticiar crimes explícitos de racismo (mesmo cento e trinta anos após a Abolição da Escravatura) e além disso os dados e registros sobre a população negra comprovam uma desigualdade real e incontestável. Identifique essas considerações nas afirmativas a seguir:
I– Conclusão do Ensino Médio: 55,8% de brancos e 40,3% de negros e pardos, sendo que, em média, os negros estudam dois anos a menos do que os brancos (fonte do IBGE 2018).
II – As cotas nas universidades garantem o acesso a população negra a esse nível de ensino como uma tentativa de reparar uma dívida centenária, porém muitos negros não concluem os estudos.
III – O relatório publicado em 2010 pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) aponta que a pobreza atinge potencialmente a população negra e isso se deve principalmente a omissão do poder público que insiste em não enxergar essa realidade;
IV– A lei n. 10.639/2003 garante o ensino de história e cultura africana nas escolas
e com isso é visível a mudança no ambiente escolar, com recursos variados e sem estereótipos.
V– O reconhecimento da compositora e cantora Chiquinha Gonzaga, Machado de Assis na literatura e Irmãos Rebouças na engenharia civil, marcam um novo tempo na construção de uma nação afrodescendente.
A seguir demonstre quais afirmativas reiteram o contexto de desigualdade da população negra do Brasil:
A - As afirmativas I e III estão corretas; (RESPOSTA)
B - As afirmativas I e V estão corretas;
C - As afirmativas II, III e V estão corretas;
D - As afirmativas II, IV e V estão corretas.
E - As afirmativas III, IV e V estão corretas;
Questão 6 de 7
A educação vai muito além da transmissão do conhecimento. O professor e o estudante são protagonistas de suas histórias e devem, além de compartilhar os saberes, culturas e vivências, ser parceiros na construção de uma realidade melhor da aquela em que vivem, agindo sobre o seu entorno e mudando a si mesmo e a sua comunidade. A educação no século XXI precisa se adequar a um mundo real, onde estudante e professor estejam engajados na construção de um projeto de vida que vai além dos muros da escola. Assim, em 2017 o documento da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) traz algumas habilidades fundamentais aos estudantes nesse momento histórico, sendo:
I – Pensar por si mesmo, produzindo um discurso adequado a cada situação.
II – Participar de movimentos sociais e organizações do terceiro setor.
III – Buscar soluções para problemas sociais.
IV– Resolver conflitos.
V– Mudar o mundo.
Escolha as afirmativas que afirmam essas habilidades, tal como proposto pela BNCC:
A - As afirmativas I, II e IV estão corretas; (RESPOSTA)
B - As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas;
C - As afirmativas II, IV e V estão corretas.
D - Somente a afirmativa IV está correta;
E - Somente a afirmativa V está correta;
Questão 7 de 7
“A educação não é a chave para a transformação, mas é indispensável. A educação sozinha não faz, mas sem ela também não é feita a cidadania” (FREIRE, 1995, p.74). No que se refere à educação e cidadania é correto o que se afirma em:
I) A educação deve formar alunos críticos, capazes de produzir conhecimento e raciocínio próprios, representando um cidadão ativo dentro da sociedade.
II) O educador é um agente neutro no processo de educação e aprendizagem, devendo promover os saberes curriculares fundamentais aos alunos.
III) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta a necessidade dos alunos desenvolverem a capacidade de pensar de forma autônoma e articular os saberes de forma crítica.
IV) O direito à educação é garantido pela Constituição e pelo Estatuto da Criança e do adolescente, cabendo ao Estado, em conjunto com a família e a sociedade como um todo, busquem efetivar a educação de qualidade.
A - I e III.
B - I e IV.
C - I, II e III.
D - I, III e IV. (RESPOSTA)
E - II e III.
 
REVISÃO 3
Questão 1 de 7
A educação vai muito além da transmissão do conhecimento. O professor e o estudante são protagonistas de suas histórias e devem, além de compartilhar os saberes, culturas e vivências, ser parceiros na construção de uma realidade melhor da aquela em que vivem, agindo sobre o seu entorno e mudando a si mesmo e a sua comunidade. A educação no século XXI precisa se adequar a um mundo real, onde estudante e professor estejam engajados na construção de um projeto de vida que vai além dos muros da escola. Assim, em 2017 o documento da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) traz algumas habilidades fundamentais aos estudantes nesse momento histórico, sendo:
I – Pensar por si mesmo, produzindo um discurso adequado a cada situação.
II – Participar de movimentos sociais e organizações do terceiro setor.
III – Buscar soluções para problemas sociais.
IV– Resolver conflitos.
V– Mudar o mundo.
Escolha as afirmativas que afirmam essas habilidades, tal como proposto pela BNCC:
A - As afirmativas I, II e IV estão corretas; (RESPOSTA)
B - As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas;
C - As afirmativas II, IV e V estão corretas.
D - Somente a afirmativa IV está correta;
E - Somente a afirmativa V está correta;
Questão 2 de 7
“A educação não é a chave para a transformação, mas é indispensável. A educação sozinha não faz, mas sem ela também não é feita a cidadania” (FREIRE, 1995, p.74). No que se refere à educação e cidadania é correto o que se afirma em:
I) A educação deve formar alunos críticos, capazes de produzir conhecimento e raciocínio próprios, representando um cidadão ativo dentro da sociedade.
II) O educador é um agente neutro no processo de educação e aprendizagem, devendo promover os saberes curriculares fundamentais aos alunos.
III) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta a necessidade dos alunos desenvolverem a capacidade de pensar de forma autônoma e articular os saberes de forma crítica.
IV) O direito à educação é garantido pela Constituição e pelo Estatuto da Criança e do adolescente, cabendo ao Estado, em conjunto com a família e a sociedade como um todo, busquem efetivar a educação de qualidade.
A - I e III.
B - I e IV.
C - I, II e III.
D - I, III e IV. (RESPOSTA)
E - II e III.
Questão 3 de 7
Embora a diversidade seja inerente ao ser humano, a conquista da igualdade de direitos tem sido busca constante por parte das minorias e mesmo aqueles avanços já garantidos em lei, para todos continua sendo uma pauta diária e necessária para a construção de um mundo onde cada um se sinta pertencente, independente do gênero, etnia, religião, classe social ou qualquer outra diferença. Quando se fala em racismo, há quem diga que no Brasil, já foi superado. No entanto, em pleno século XXI a mídia continua a noticiar crimes explícitos de racismo (mesmo cento e trinta anos após a Abolição da Escravatura) e além disso os dados e registros sobre a população negra comprovam uma desigualdade real e incontestável. Identifique essas considerações nas afirmativas a seguir:
I– Conclusão do Ensino Médio: 55,8% de brancos e 40,3% de negros e pardos, sendo que, em média, os negros estudam dois anos a menos do que os brancos (fonte do IBGE 2018).
II – As cotas nas universidades garantem o acesso a população negra a esse nível de ensino como uma tentativa de reparar uma dívida centenária, porém muitos negros não concluem os estudos.
III – O relatório publicado em 2010 pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) aponta que a pobreza atinge potencialmente a população negra e isso se deve principalmente a omissão do poder público que insiste em não enxergar essa realidade;
IV– A lei n. 10.639/2003 garante o ensino de história e cultura africana nas escolas e com isso é visível a mudança no ambiente escolar, com recursos variados e sem estereótipos.
V– O reconhecimento da compositora e cantora Chiquinha Gonzaga, Machado de Assis na literatura e Irmãos Rebouças na engenharia civil, marcam um novo tempo na construção de uma nação afrodescendente.
A seguir demonstre quais afirmativas reiteram o contexto de desigualdade da população negra do Brasil:
A - As afirmativas I e III estão corretas; (RESPOSTA)
B - As afirmativas I e V estão corretas;
C - As afirmativas II, III e V estão corretas;
D - As afirmativas II, IV e V estão corretas.
E - As afirmativas III, IV e V estão corretas;
Questão 4 de 7
Com o passar do tempo tivemos muitas mudanças nas relações sociais, e consequentemente os homens passaram a desejar uma efetiva participação social, e o desejo de exercer sua cidadania torna-se mais evidente, foram necessárias medidas institucionais para garantir essa participação. Consequentemente, mais espaços passaram a ser ocupados pelos cidadãos e mais funções foram sendo desempenhadas. Marshall (1967) procura identificar a evolução histórica destacando três dimensões da cidadania. Que mostram que a cidadania está diretamente ligada a conquista dos direitos humanos.
Analise a evolução histórica das três dimensões da cidadania destacadas por Marshall (1967):
I. O século XVIII possibilitou a extensão da cidadania para a dimensão social (bem estar, a segurança,
o direito a uma vida civilizada e o acesso à herança social).
II. O século XVIII propiciou o desenvolvimento dos direitos civis (liberdade pessoal, de expressão, pensamento e crenças, o direito à propriedade e à justiça, por exemplo).
III. O século XIX foi palco do estabelecimento de direitos políticos (voto e o emprego em serviço público).
IV. O século XX possibilitou a extensão da cidadania para a dimensão social (bem estar, a segurança, o direito a uma vida civilizada e o acesso à herança social).
Está correto o que se afirma em:
A - Apenas as afirmativas I e II.
B - As afirmativas I, III e IV estão corretas.
C - As afirmativas II, III e IV estão corretas. (RESPOSTA)
D - Somente na afirmativa I.
E - Somente na Afirmativa IV.
Questão 5 de 7
É preciso que o sistema educacional esteja preparado para receber todos os tipos de alunos, ou seja, pessoas com deficiência, de todos os credos e etnias, classes sociais e contextos diversos devem encontrar na escola um ambiente acolhedor. Diante do contexto descrito, o que significa um ambiente escolar acolhedor?
A - Dar ocupação formal, e pirâmide social.
B - Ignorar, perpetuar e alimentar a desigualdade.
C - Ter estrutura, concreta e formacional. (RESPOSTA)
D - Ter inclusão, políticos e fundiários.
E - Ter omissão, diversidade e desigualdade.
Questão 6 de 7
O conceito de cultura abrange aspectos históricos, filosóficos e artístico, consistindo em um termo complexo. Para Canedo (2009) deve ser visto partir de três dimensões: modos de vida que caracterizam uma coletividade; obras e práticas da arte, da atividade intelectual e do entretenimento; e fator de desenvolvimento humano”. No que concerne à cultura é correto o que se afirma em:
A - A diversidade cultural é marcada pela predominação de uma cultura sobre a outra, sendo um reflexo do direito à igualdade.
B - A pluralidade de formas culturas é protegida pela Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 em seu artigo I, sendo fundamentada no princípio da igualdade. (RESPOSTA)
C - Dada a interferência sobre a população indígena, não é mais possível à identificação desses povos.
D - Gênero e sexo podem ser considerados como sinônimos e não podem ser determinantes para análise da cultura.
E - O Brasil possui pouca diversidade cultural, dado a sua formação e origem através da colonização pelos Europeus.
Questão 7 de 7
Ao refletir sobre o feminismo não podemos nos limitar ao conhecimento em senso comum que exacerbado pelo machismo, tende a acreditar que o feminismo luta pela supremacia das mulheres sobre os homens, mas essa visão é completamente equivocada. Uma das máximas dos estudos feministas enfatiza que “não se nasce mulher, torna-se mulher”.
Afirmando que o gênero feminino é construído ao longo do tempo, por meio das pequenas atitudes que permeiam o cotidiano da mulher. As reproduções de atitudes machistas constroem-se sobre esse pilar, baseado em preconceitos socialmente aceitos (mulheres são mais frágeis, são piores em ciências exatas, entre outras) e que devem ser questionados.
Considere o texto acima, assinale a alternativa que apresenta de quem é o pensamento “não se nasce mulher, torna-se mulher” que é considerado uma das máximas dos estudos feministas:
A - Lopes; Salles (1970)
B - Michel Foucault (1970).
C - Munanga; Gomes (1970)
D - Pierre Bourdieu (1970)
E - Simone de Beauvoir (1970) (RESPOSTA)
EXERCICIO DE CONHECIMENTO 3
Parte superior do formulário
Questão 1 de 8
A língua brasileira de sinais (Libras) foi reconhecida pela legislação brasileira em 2002, firmando-se como uma língua brasileira. Não se trata de uma forma de expressão ou um dialeto, mas sim de uma língua oficial, assim como o português. Há, basicamente, três modalidades das línguas naturais: língua falada, língua escrita e língua sinalizada. Portanto a Libras é uma língua:
A - Auditiva.
B - Descritiva.
C - Escrita.
D - Falada.
E - Sinalizada. (RESPOSTA)
Questão 2 de 8
Na década de 1990, com novos paradigmas em relação à inclusão em pauta, também a perspectiva que se tinha sobre a surdez passa por mudanças. Apesar das pessoas surdas manterem seus esforços para serem entendidas, há também um esforço da sociedade em se comunicar com essas pessoas. Assim, a língua de sinais entra como mais uma forma de comunicação para os surdos e não como forma de inserção, já que fazem parte da sociedade, na sua diversidade. Assim, escolha o nome que se refere a Libras:
I – Língua Brasileira de Sinais.
II – Língua de Sinais Brasileira.
III – Língua Americana de Sinais.
IV– Língua dos Surdos do Brasil.
V– Linguagem Brasileira de Surdos.
Qual (is) alternativa (s) dá nome à Libras?
A - As alternativas I e II estão corretas;
B - As alternativas I e IV estão corretas;
C - As alternativas II e IV estão corretas.
D - Somente a alternativa I está correta; (RESPOSTA)
Questão 3 de 8
O direito a educação é reconhecido universalmente e deve ser acessível a todos, pois forma cidadãos para a sociedade. No entanto, não basta à mera previsão normativa, é necessária sua materialização através das chamadas políticas públicas. Sobre o tema, marque a alternativa correta:
A - A educação não pode ser vista como uma forma de amenizar as desigualdades econômicas e sociais.
B - As políticas públicas devem considerar as características particulares dos grupos minoritários, promovendo inclusão, igualdade e respeito à diversidade de maneira não discriminatória. (RESPOSTA)
C - As políticas públicas inclusivas devem buscar a extinção das diferenças.
D - Minorias representam grupos com poucos integrantes em relação aos demais.
E - Não há no ordenamento jurídico brasileiro previsão para a elaboração de políticas públicas inclusivas.
Questão 4 de 8
A Educação Especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto à sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular (BRASIL, 2008). A ideia de Educação Especial como uma proposta pedagógica dá lugar à ideia de disponibilização de recursos e serviços, como evidenciado na redação do Decreto 6.571/2008. Diante desse decreto descrito no contexto, a expressão “educação especial” foi substituída por:
A - Atendimento educacional especializado. (RESPOSTA)
B - Direitos da Pessoa com Transtorno.
C - Equidade dos Direitos do Deficiente.
D - Leio do Autismo.
E - Plano Nacional dos Direitos da Pessoa.
Questão 5 de 8
A comunicação é mecanismo essencial nas relações sociais, nesse sentido, a deficiência auditiva é uma das mais complexas condições, quando se pensa pela ótica da comunicação. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem 9,7 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência auditiva, que enfrentam diariamente dificuldades de comunicação, em decorrência da falta de políticas públicas efetivas que tratem dessa questão. Somente em 2002, a língua brasileira de sinais (Libras) foi reconhecida pela legislação brasileira, firmando-se como uma língua brasileira, contemplando três modalidades das línguas naturais, que são:
A - língua de expressões faciais, corporais e fonética.
B - língua escrita, linguagem oral e visual.
C - língua falada, língua escrita e língua sinalizada. (RESPOSTA)
D - linguagem gestual, mímicas e escrita em braile.
E - linguagem verbal, não verbal e codificada.
Questão 6 de 8
É necessário estarmos atentos a como nos referimos às pessoas surdas. Quando dizemos “deficiência auditiva” estamos nos referindo ao seu aspecto clínico. Para um médico otorrinolaringologista, que se encarrega de cuidar da saúde dos ouvidos, esse termo seria adequado, mas para educadores não. Além disso, chamar alguém de “deficiente auditivo” é somente uma maneira de defini-lo por uma única característica, de reduzi-lo a esse aspecto, e isso não é algo que se busca em uma sociedade inclusiva.
Identifique e assinale a alternativa correta sobre o termo correto a ser utilizado em uma sociedade inclusiva.
A - Deficiente auditivo.
B - Não
ouvinte.
C - Surdo e normal.
D - Surdo ou pessoa surda. (RESPOSTA)
E - Surdo-mudo
Questão 7 de 8
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008 tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, resguardando algumas garantias. Analise as afirmativas e defina aquelas que estão de acordo com o documento:
I - Acesso, com participação e aprendizagem no ensino comum, sendo ofertado atendimento educacional especializado, bem como, a transversalidade da modalidade de ensino especial desde a educação infantil até a educação superior.
II – Equipe multidisciplinar para acompanhamento dos estudantes.
III – Fórum permanente de acompanhamento e avaliação da adequação curricular dos estudantes.
IV - Promoção da acessibilidade universal e articulação intersetorial na implementação das políticas públicas.
V- Formação continuada de professores para o atendimento educacional especializado e formação dos profissionais da educação e comunidade escolar.
As ações presentes na política pública, ora citada, são:
A - As afirmativas I, II, III e IV estão corretas;
B - As afirmativas I, III e IV estão corretas.
C - As afirmativas I, IV e V estão corretas; (RESPOSTA)
D - As afirmativas II e IV estão corretas;
E - As afirmativas II, III e V estão corretas;
Questão 8 de 8
O Transtorno do Espectro autista (TEA) possui características bastante particulares, dificultando muitas vezes seu diagnóstico precoce e completo. Por esse motivo destacamos a importância da Lei do Autismo que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. No novo texto, define-se que uma pessoa com TEA é a que apresenta dificuldades de comunicação verbal e não verbal e de interação social; ausência de reciprocidade social no seu nível de desenvolvimento; padrões restritivos e repetitivos de comportamentos, interesses e atividades, manifestados por comportamentos motores ou verbais estereotipados ou por comportamentos sensoriais incomuns; excessiva aderência a rotinas e padrões de comportamento ritualizados; interesses restritos e fixos.
Considerando o texto acima, assinale a alternativa correta sobre a Lei do autismo:
A - Lei nº 12.764 - Lei do Autismo (2012) (RESPOSTA)
B - Lei nº 12.797- Lei do Autismo (2013)
C - Lei nº 13.004 – Lei do Autismo (2013)
D - Lei nº 13.004 – Lei do Autismo (2014)
E - Lei nº 13.146 – Lei do Autismo (2015)
 
REVISÃO 2
Questão 1 de 8
É necessário estarmos atentos a como nos referimos às pessoas surdas. Quando dizemos “deficiência auditiva” estamos nos referindo ao seu aspecto clínico. Para um médico otorrinolaringologista, que se encarrega de cuidar da saúde dos ouvidos, esse termo seria adequado, mas para educadores não. Além disso, chamar alguém de “deficiente auditivo” é somente uma maneira de defini-lo por uma única característica, de reduzi-lo a esse aspecto, e isso não é algo que se busca em uma sociedade inclusiva.
Identifique e assinale a alternativa correta sobre o termo correto a ser utilizado em uma sociedade inclusiva.
A - Deficiente auditivo.
B - Não ouvinte.
C - Surdo e normal.
D - Surdo ou pessoa surda. (RESPOSTA)
E - Surdo-mudo
Questão 2 de 8
A comunicação é mecanismo essencial nas relações sociais, nesse sentido, a deficiência auditiva é uma das mais complexas condições, quando se pensa pela ótica da comunicação. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem 9,7 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência auditiva, que enfrentam diariamente dificuldades de comunicação, em decorrência da falta de políticas públicas efetivas que tratem dessa questão. Somente em 2002, a língua brasileira de sinais (Libras) foi reconhecida pela legislação brasileira, firmando-se como uma língua brasileira, contemplando três modalidades das línguas naturais, que são:
A - língua de expressões faciais, corporais e fonética.
B - língua escrita, linguagem oral e visual.
C - língua falada, língua escrita e língua sinalizada. (RESPOSTA)
D - linguagem gestual, mímicas e escrita em braile.
E - linguagem verbal, não verbal e codificada.
Questão 3 de 8
Na década de 1990, com novos paradigmas em relação à inclusão em pauta, também a perspectiva que se tinha sobre a surdez passa por mudanças. Apesar das pessoas surdas manterem seus esforços para serem entendidas, há também um esforço da sociedade em se comunicar com essas pessoas. Assim, a língua de sinais entra como mais uma forma de comunicação para os surdos e não como forma de inserção, já que fazem parte da sociedade, na sua diversidade. Assim, escolha o nome que se refere a Libras:
I – Língua Brasileira de Sinais.
II – Língua de Sinais Brasileira.
III – Língua Americana de Sinais.
IV– Língua dos Surdos do Brasil.
V– Linguagem Brasileira de Surdos.
Qual (is) alternativa (s) dá nome à Libras?
A - As alternativas I e II estão corretas;
B - As alternativas I e IV estão corretas;
C - As alternativas II e IV estão corretas.
D - Somente a alternativa I está correta; (RESPOSTA)
E - Somente a alternativa V está correta;
Questão 4 de 8
O direito a educação é reconhecido universalmente e deve ser acessível a todos, pois forma cidadãos para a sociedade. No entanto, não basta à mera previsão normativa, é necessária sua materialização através das chamadas políticas públicas. Sobre o tema, marque a alternativa correta:
A - A educação não pode ser vista como uma forma de amenizar as desigualdades econômicas e sociais.
B - As políticas públicas devem considerar as características particulares dos grupos minoritários, promovendo inclusão, igualdade e respeito à diversidade de maneira não discriminatória. (RESPOSTA)
C - As políticas públicas inclusivas devem buscar a extinção das diferenças.
D - Minorias representam grupos com poucos integrantes em relação aos demais.
E - Não há no ordenamento jurídico brasileiro previsão para a elaboração de políticas públicas inclusivas.
Questão 5 de 8
A Educação Especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto à sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular (BRASIL, 2008). A ideia de Educação Especial como uma proposta pedagógica dá lugar à ideia de disponibilização de recursos e serviços, como evidenciado na redação do Decreto 6.571/2008. Diante desse decreto descrito no contexto, a expressão “educação especial” foi substituída por:
A - Atendimento educacional especializado. (RESPOSTA)
B - Direitos da Pessoa com Transtorno.
C - Equidade dos Direitos do Deficiente.
D - Leio do Autismo.
E - Plano Nacional dos Direitos da Pessoa.
Questão 6 de 8
A língua brasileira de sinais (Libras) foi reconhecida pela legislação brasileira em 2002, firmando-se como uma língua brasileira. Não se trata de uma forma de expressão ou um dialeto, mas sim de uma língua oficial, assim como o português. Há, basicamente, três modalidades das línguas naturais: língua falada, língua escrita e língua sinalizada. Portanto a Libras é uma língua:
A - Auditiva.
B - Descritiva.
C - Escrita.
D - Falada.
E - Sinalizada. (RESPOSTA)
Questão 7 de 8
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008 tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, resguardando algumas garantias. Analise as afirmativas e defina aquelas que estão de acordo com o documento:
I - Acesso, com participação e aprendizagem no ensino comum, sendo ofertado atendimento educacional especializado, bem como, a transversalidade da modalidade de ensino especial desde a educação infantil até a educação superior.
II – Equipe multidisciplinar para acompanhamento dos estudantes.
III – Fórum permanente de acompanhamento e avaliação da adequação curricular dos estudantes.
IV - Promoção da acessibilidade

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando