Buscar

RESPOSTA UNIDADE 3

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 3 DA UNIDADE 3 – LABORATÓRIO DE GESTÃO: EMPREENDEDORISMO SOCIAL
Com o modelo de negócio Canvas é possível realizar o mapeamento e o entendimento do negócio de uma organização; desta forma o modelo de nove blocos tem como objetivo de apresentar como uma organização pretende operar e gerar valor agregado ao cliente. Abaixo, segue a definição de cada bloco.
PROPOSTA DE VALOR: definição de oferta de valor a organização entregará para os clientes.
Nesse bloco a organização deverá resumir sua proposta em uma única frase; onde sua utilização irá informar a qual publico alvo será atingido com esse bloco, ou seja, a parcela de público que ficará de fora.
SEGUIMENTO DE CLIENTES: define quais os seguimentos de clientes ou fatia do mercado deseja atender.
Após a determinação da proposta de valor, a organização consegue definir com mais clareza os seguimentos de clientes ou fatia de mercado, de forma a garantir o público alvo desejado.
CANAIS: define quais canais ou caminhos de comunicação e vendas que a organização pretende utilizar para chegar até seu cliente.
Com a identificação do seguimento de clientes, é possível identificar o canal apropriado para que sua propaganda e publicidade alcance seu público alvo; afim de investir em canais aos quais 100% de seu publico tem acesso,
RELACIONAMENTO: definição da estratégia de relacionamento e fidelização de clientes.
Com a resposta positiva do 3° bloco, fica mais fácil a organização utilizar estratégia de fidelização com seus clientes, uma vez que a companhia foi “identificada” com produto/serviço atrativo para seu público-alvo e, o bloco de relacionamento estende a atratividade e fidelização de sua clientela.
RECEITAS: definir como e quanto os clientes deverão desembolsar pelo valor agregado que a organização irá oferecer em troca.
Nesse bloco deverá estar em linha com o 1° bloco, porém deverá também ser alcançado somente quando o 4° bloco for totalmente atendido, pois irá depender do limite de valor que seus clientes estarão dispostos a pagar e qual a representatividade da fidelidade de seus clientes com o total de vendas no mês.
RECURSOS: destaca os ativos necessários para efetivar a proposta de valor da organização Esse bloco justifica a proposta de valor, desta forma, deverá estar em linha com o 1° bloco.
ATIVIDADES: destaca as atividades mais relevantes para que a proposta de valor seja efetivada e a organização opere de forma otimizada.
Em outras palavras, nesse bloco, a organização entrega sua proposta de valor, sendo ele o resultado final do 1° e 6° bloco, de forma a garantir a operação otimizada da organização.
PARCERIAS: mapeia todas as possíveis ações de terceirização que podem dar suporte à realização da proposta de valor da organização.
Após a entrega da proposta, a organização necessita de parceria para realizar sua proposta de valor, desta forma, irá identificar e fechará acordo com os fornecedores potenciais podem auxiliar nesse bloco.
ESTRUTURA DE CUSTO: mapeia todos os gastos para o funcionamento da organização.
São identificados todos os custos, despesas e possíveis perdas da organização. Nesse bloco, é facilmente identificado após a seleção de seus fornecedores, pois se entende que os fornecedores potenciais que irão auxiliar a companhia para a realização a proposta de valor são os mesmos que geram maiores custos para a organização. As despesas e perdas podem ser amenizadas com gestão estratégica de redução de despesa, seja por aprimoramento de seu controle interno e ou investimento em tecnologia para aumento da produção com gasto reduzido.
 Desta forma, utilizando esse bloco a organização será capaz de lançar ou aprimorar a qualidade de um produto, vender para um público alvo em específico, agregar valor a sua marca, reduzir seus custos e despesas de forma a aumentar seus lucros e ou tornar mais atrativo seus preços e por fim tornar-se referência de gestão em seu setor.
Aluno: Cayron Changllon Santos Sousa Araújo.

Continue navegando