Buscar

PERITONITE INFECCIOSA FELINA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PIF- PERITONITE INFECCIOSA FELINA
O que ocorre se for um virus com mutações e esse gato tiver anticorpos?
Quando houver ac contra ag irão sef ormar imunocomplexos e os macrofagos são avidos por iunocomplexos, possuem anticorpos CD16, quando um gato predisposto a PIF e já possui ac a infecção será mais rápida grave, rápida e com letalidade mais aentuada, os ac não protegem como eles são um fator de complicação na patogenia, por isso a PIF possui forte componente imunológico e não há vacina. Por esse motivo não se vacina gatos para Coronavirose. Esses anticorpos são provenientes da infecção por Coronavírus não patogênico que posteriormente é infectado pela Cepa virulenta.
ASPECTOS CLÍNICOS DA DOENÇA
A PIF pode evoluir com grande diferença de agressividade em termos de velocidade entre os gatos, porém, convencionou-se dividir a fase clinic em tres possibilidades
1- Forma aguda: PIF úmida, ou forma efusiva- quadro onde o vírus não encontra resistência para infectar os macrófagos, são animais não resistentes a infectar macrófagos e com cepas resistente- evolução rápida para morte, intesa resposta inflamatória, e por conta disto há elevado aumento de pemeabilidade vascular consequentemente nessa doença sinais clínicos de edema e ascite são os sinais evidentes. Vemos um gato febril deteriorando a qualidade fisiológica rapidamente, não responsivo a terapeutica e que muitas vezes pode desenvolver anassarca. Mais comum- grande acumulo de líquido na cavidade abdominal. O líquido peritonial é basicamente plasma, o gato apresenta intensa desidratação. Forma aguda pois mata em até 1 semana.
2- Forma crônica: PIF seca, nesta forma na patogenia existe certa capacidade de resposta por parte dos macrofagos que conseguem resistir a proliferação viral, consequentemente o período de evoluçã clínica para a morte em poucas semanas, até mais de 6 meses de evolução, essa forma é chamada de PIF seca pois não há intenso aumento de permeabilidade vascular e edemas, na necropsia o gato apresenta pouco acumulo de líquido nas cavidades naturais, no entanto apresenta intensa resposta cronica macrofagica que aparece com granulações, ao examinar principalmente memebranas serosas viscerais, pleura, peritônio, omento, superfície do intestino, você observa a formação de pequenas massas esbranquiçadas, muito parecidas com a forma de câncer pela leucemia felina, e a superficie destas parece que há areia grudada, a superficie apresenta-se irregular, nessa forma crônica o gato apresenta aumento de linfonodos generalizada, como é uma doença que envolve macrofago Tnfa mobiliza recursos energéticos emagrecimento progressivo caquexia. Febre intermitente, com baixissima disposição devido ação do Tnfa. 
Se há suspeita de PIF há indicação para eutanásia pois ele será fonte de infecção para outros animais e segundo pois é uma doença deteriorizante, o animal sofrerá, e o desgastará. A terapeutica é cara. 
DIAGNÓSTICO
Dificil de ser realizado, normalmente é feito na forma de raciocínio de exclusão, quando não há suporte material especializado, Se houver um gato com os fatores predisponentes e houver um laboratório que realize Rt PCR aí será facil o Diagnóstico. Porém isso não está a alcance de todos os vets,
O diagnóstico é feito pela anamnese, sinais clínicos e exclusão de FIV e FELV.Sorologia não é eficaz pois a maioria dos gatos já tiveram contato com animais com Coronavírus comúm. 
Normalmente os clínicos fazem punção do líquido ascitico e fazem dosagem do líquido ascitico com dosagem das imunoglobulinas. Como essa efusão é apenas de plasma, a quantidade de globulinas com anticorpos será grande- dosa-se fraças gama globulina e titula Ac no plasma, pois os dois são indicios de PIF.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais