Buscar

METODOLOGIAS ATIVAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

5- METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS
A referida leitura realizada sobre as metodologias ativas com o uso de tecnologias digitais refere-se a cinco tipos de metodologias ativas propostas, sendo elas:
WEBQUEST: Corresponde a uma metodologia de ensino e aprendizagem aonde é utilizado variados tipos de recursos, além da web, por meio do desenvolvimento de uma tarefa de investigação estruturada. Esta pode ser apresentada sob a forma de um vídeo, texto conclusivo e/ ou outro material que seja pertinente ao conteúdo estudado, que provoque uma reflexão e a continuidade da pesquisa.
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO – ABP: É uma metodologia considerada ativa, desenvolvida através de um intenso processo de investigação e elaboração de produtos de modo colaborativo e interdisciplinar. Esta metodologia utiliza sete passos: Pergunta Motivadora, Desafio Proposto, Pesquisa e Conteúdo, Cumprindo o Desafio, Reflexão e Feedback, Responda a pergunta inicial e Avaliação do Aprendizado. 
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Tipo de metodologia de ensino composta por um conjunto de atividades planejadas para ensinar um conteúdo, que possuem passos e etapas ligadas entre si e organizadas de acordo com os objetivos propostos pelo educador para tornar o aprendizado bem mais significativo e eficiente. Esta proposta metodológica é composta por: Contextualização (Exploração), Planejamento (Introdução), Realização (Estruturação e Informação) e Aplicação. 
AULA GAMIFICADA: Metodologia onde são utilizados recursos digitais como (computadores, tablets e smartphones) com intuito de aproximação do cotidiano do estudante com o ambiente escolar. Esta metodologia utiliza três passos: Compreender os resultados esperados da aprendizagem, escolha do que será trabalhado (tema, ideia ou desafio) e a criação da estrutura do jogo. 
ENSINO HÍBRIDO: Modelo de educação que visa combinar tempos, espaços, atividades, metodologias e públicos diversos, e onde são misturados o ensino presencial e propostas de ensino online por meio da tecnologia. São descritos pelo menos três tipos de modelos de Ensino Hibrido, sendo: Rotação por estações, laboratório rotacional e rotação individual. 
Vivemos uma quarta revolução industrial em nosso dia a dia, caracterizada pela forte presença de tecnologias digitais e conectividade. Essa evolução exponencial muda a forma como produzimos, nos relacionamos e buscamos informação. Isso acaba refletindo diretamente na economia, no mercado de trabalho e, consequentemente, nas escolas.
Os pressupostos da metodologia ativa podem contribuir para que o professor planeje sua ação pedagógica, tendo em vista que a criança questiona pesquisa, levanta hipótese, constroem conhecimento, formula opiniões sobre o mundo que a rodeia.
No que diz respeito ao planejamento, a organização dos espaços e tempos deve ser pensada de forma propiciar o desenvolvimento e a autonomia das crianças.
A tecnologia na educação infantil ajuda a despertar a curiosidade no aluno por meio de exercícios de estratégia e imaginação, aumentando seu interesse pelas atividades. As crianças se sentem naturalmente mais atraídas por histórias, vídeos, jogos, celulares e fotografias. 
Hoje temos inúmeros recursos didáticos e tecnológicos que podem ser utilizados no processo de aprendizagem, cabe a nós estuda-los e implementa-los em nosso planejamento.
Como a escola tem pouco recurso acredito que fazer uso da gamificação seria uma ideia produtiva, pois essa é uma forma de transformar a busca por um conhecimento em um jogo, que tipo de criança não gosta de um bom jogo, nele o aluno deve cumprir etapas para avançar e chegar ao objetivo final. Assim, o aprendizado se torna um desafio estimulante a ser vencido.
Existem aplicativos feitos especialmente para auxiliar no aprendizado das crianças, em relação à Educação infantil que é o campo de estágio proposto sobre à realidade proposta na solução problema, como a escola tem pouquíssimos recursos tecnológicos, sugiro a utilização da metodologia ABC do Bita, onde o famoso personagem infantil auxilia os pequenos com um abecedário interativo. Os jogos vão sendo revelados a cada nova letra. Tem também o aplicativo Aventuras pré-escolares 1, que são para crianças de 3 a 4 anos, o aplicativo oferece 36 quebra-cabeças para trabalhar as capacidades cognitivas das crianças. 
A fotografia também é um excelente recurso didático para envolver os alunos elas podem se tornar um recurso didático de alta eficiência, principalmente através das modernidades que circulam pelas salas de aula, como os aparelhos celulares.
Trabalhar com áudios e vídeos também é uma forma de metodologia ativa que auxilia na aprendizagem e utiliza-se da tecnologia digital, esse tipo aguça a curiosidade dos alunos, pois é um trabalho audiovisual que atrai sua atenção e interesse, ele também fomenta a criatividade, como podemos ver o vídeo em sala de aula tem tudo para revolucionar a educação oferecida pela instituição de ensino.
Só não podemos nos esquecer de que a tecnologia na educação infantil deve ser utilizada para colaborar com o aprendizado, e que ela jamais pode substituir as tradicionais brincadeiras, as atividades físicas, o contato com a natureza e as interações sociais tão importantes para o desenvolvimento das crianças.

Outros materiais