Buscar

REDAÇÃO INSTRUMENTAL

Prévia do material em texto

REDAÇÃO INSTRUMENTAL
	01. Todo texto é produto de uma criação coletiva, tem a propriedade intrínseca de se constituir a partir de outros textos. Desse modo, um discurso é sempre a materialização de uma maneira social de se considerar uma questão.
Todo discurso tem uma fonte, uma matriz, uma formação ideológica a que se subordina. Assim, o sujeito tem a ilusão de produzir um discurso, ou seja, considera-se autor do discurso, mas, na verdade, ele retoma um sentido preexistente.Frequentemente incorporamos ao nosso discurso fragmentos do discurso alheio. Por isso dizemos que o dis curso é POLIFÔNICO, já que, além da voz do autor, nele ressoam outras vozes, provenientes dos discursos alheios.
Especificamente na NARRATIVA JURÍDICA, a polifonia pode se manifestar quando, além da voz do narrador, outras pessoas falam no texto, como os depoentes, as testemunhas, as autoridades, as partes envolvidas. Assinale o item que corresponde a um dos recursos utilizados na POLIFONIA
		
	
	A sinonímia
	
	Algumas conjunções, exeto SEGUNDO, CONFORME, COMO
	
	os verbos intransitivos, sempre
	 
	A citação literal
	
	As conjunções coordenadas
	02. Marque a opção que apresenta um período com modalização:
		
	
	a roupa de cor vermelha
	
	a fruta está vermelha
	 
	seus olhos estão muito vermelhos
	
	já está madura porque está vernelha
	
	o caderno de cor vermelha
	
	
	03. Considerando que as inferências textuais dizem respeito ao sentido do discurso e à construção dos fatos, assinale a alternativa condizente com o sentido implícito no texto "No século vinte várias vacinas salvaram vidas".
		
	
	No século XX, as vacinas foram inventadas.
	
	Vacinas sempre existiram.
	
	As vacinas salvam vidas.
	
	No século IX não havia vacinas.
	 
	No século XX, passaram a existir vacinas que antes não existiam.
04. Uma narrativa que apresenta flasback, ou enredo que depende da volta do leitor a determinado tempo perdido no tempo, pode ser considera linear?
		
	
	Pode, porque toda narrativa para ser considerada linear deve apresentar todos os verbos no pretérito e no tempo imperfeito
	
	Pode, porque para uma narrativa ser considerada linear basta que introduza argumentos de autoridade e vozes alheias ao discurso
	 
	Não pode, porque toda narrativa considerada linear deve apresentar tempo, espaço e personagens de maneira lógica enquanto as ações desenvolvem-se cronologicamente, indicando o começo, o meio e o fim
	
	Não pode, porque a narrativa para ser considerada linear deve apresentar os fatos seguindo a ordem cronológica dos acontecimentos
	
	Pode, porque toda narrativa para ser considerada linear necessita recuperar o tempo passado antes de seguir adiante
	
	
	
	
	05. Cultivar um estilo de vida saudável é extremamente importante para diminuir o risco de infarto, mas também de problemas como morte súbita e derrame. Significa que manter uma alimentação saudável e praticar atividade física regularmente já reduz, por si só, as chances de desenvolver vários problemas. Além disso, é importante para o controle da pressão arterial, dos níveis de colesterol e de glicose no sangue. Também ajuda a diminuir o estresse e aumentar a capacidade física, fatores que, somados, reduzem as chances de infarto. Exercitar-se, nesses casos, com acompanhamento médico e moderação, é altamente recomendável. (ATALIA, M. Nossa vida. Época. 23 mar. 2009).
As ideias veiculadas no texto se organizam estabelecendo relações que atuam na construção do sentido. A esse respeito, identifica-se, no fragmento, que:
		
	 
	a expressão "Além disso" marca uma sequenciação de ideias.
	
	o termo "como", em "como morte súbita e derrame", introduz uma generalização.
	
	o conectivo "mas também" inicia oração que exprime ideia de contraste.
	
	o termo "fatores" retoma coesivamente "níveis de colesterol e de glicose no sangue".
	
	o termo "Também" exprime uma justificativa.
	06. Sobre polifonia e intertextualidade, qual a análise incorreta?
		
	
	A paráfrase é um recurso linguístico presente tanto na polifonia quanto na intertextualidade.
	 
	Na intertextualidade a citação direta é uma ocorrência predominante na fundamentação do argumento.
	
	A intertextualidade sem uma intenção exclusivamente argumentativa repete ¿ideias e falas¿ de outros emissores, as quais serão notadas em função do repertório de leitura do interlocutor e não pela citação direta.
	
	A polifonia é a incorporação ao discurso de asserções emitidas diretamente por terceiros.
	
	A polifonia é um reforço à linha argumentativa e ao recorrer a vozes alheias pelas citações, busca fundamentar proposição.
	
	
	07. Eles são os encarregados de evidenciar o ponto de vista assumido pelo falante e assegurar o modo como ele elabora o discurso. São os elementos que atuam como indicadores de argumentação. O texto acima está referindo-se:
	
	 Lide 
	 
	 Modalizadores discursivos 
	
	 Sujeito passivo
	
	 Tese 
	
	 Sujeito ativo
 
08. Quatro homens armados de metralhadoras e escopetas assaltaram o BB de Picos, Piauí, de onde levaram Cr$ 20 milhões e mataram o Capitão Antônio David Souza Vasconcelos, que tentou impedir a passagem do Opala em que eles fugiram. Eles levaram o gerente geral Polidoro Castelo Branco Neto como refém, largando-o a dez km da cidade.Analise as seguintes informações sobre a Narrativa Jurídica e responda entre parênteses (V) ou (F) conforme elas sejam verdadeiras ou falsas:
	a. Os fatos devem ser narrados em um raciocínio lógico, coeso e coerente (    )
b. Na Narrativa Jurídica prioriza-se sempre a sequência lógica e linear do tempo e  espaço em que os fatos ocorrem (   )
c. Um dos aspectos linguísticos da Narrativa Jurídica é o emprego da 1ª e 3ª pessoa do singular (   )
d. Os tempos verbais são os únicos marcos temporais da Narrativa Jurídica (    )
e. O discurso direto, o indireto, a modalização da linguagem são diferentes mecanismos linguísticos empregados para resgatar o discurso alheio no interior de um texto (   )
	
	
	F - V - V - F - F 
	 
	V - V - F - F - V
	
	V - V - V - V - V
	
	V - F - V - F - V
	 
	V - V - F - F - F
	
	09. Marque V para verdadeiro e F para falso e depois assinale a alternativa condizente com suas escolhas.
O autor é titular de uma unidade no condomínio da ré, onde reside. No dia 12 de janeiro deste ano, na comarca de Viana, ajuizou uma ação por danos morais contra esse condomínio pelo fato de ter sido extraviada uma correspondência sua.
(   ) No texto constam os elementos de uma narrativa jurídica: quando, onde, porque, o quê, quem, por isso.
(   ) Está presente no texto o devido argumento para defender a tese do autor.
(   ) Está visivelmente presente no texto um argumento por analogia.
(   ) Os personagens do enredo são autor e réu.
		
	
	Verdadeiro, falso, verdadeiro, falso.
	
	Falso, verdadeiro, falso, verdadeiro.
	
	Falso, falso, verdadeiro, verdadeiro.
	
	Falso, falso, verdadeiro, falso.
	 
	Verdadeiro, falso, falso, verdadeiro.
	
	
	10. Para se construir fatos ou versões, é necessário que o texto apresente coerência em relação aos aspectos apresentados; no texto que segue, existe uma suposta incoerência provocada por um determinado vocábulo: Ele se negou a comparecer, APESAR DE HAVER DESINTERESSE DELE PELA AUDIÊNCIA. Assinale a alternativa que contém a palavra/expressão que provoca essa falta de sentido.  
		
	 
	 apesar de 
	
	 negou 
	
	 Audiência
	
	 haver 
	
	 comparecer

Continue navegando