Buscar

Prova Bases e Métodos Quantitativos em Saúde


Continue navegando


Prévia do material em texto

AV2 Dce - Bases e Métodos Quantitativos em Saúde - 20202.B
1. Pergunta 1
/0,6
Todas as formas de prevenção são consideradas importantes e complementares. Com base no exposto, assinale a alternativa verdadeira.
A. O principal objetivo da prevenção primordial é evitar o surgimento e o estabelecimento de padrão de vida social, econômica, cultural e ambiental (as determinantes distais) que contribuem para um elevado risco de doença. Resposta correta
B. Os níveis de prevenção secundária e terciária são geralmente focados nas populações
C. O nível de prevenção quaternário está em relação direta com os crescentes conhecimentos sobre epidemiologia de doenças cardiovasculares. 
D. A prevenção terciária tem como objetivo diminuir a incidência de doenças através do controle das causas específicas e dos fatores de risco.
E. A prevenção secundária é direcionada à população total com o objetivo de reduzir o risco através das estratégias de massa ou das estratégias destinadas a um grupo específico.
2. Pergunta 
/0,6
As primeiras medidas de saúde pública com ações de vigilância que se tem notícias surgiram por volta do século XIV, com objetivo de controlar a peste negra. Com o fim da idade média, países europeus começaram a coletar informações demográficas, de mortalidade e morbidade. E, no século XIX, surgiu a notificação compulsória de doenças infecciosas, com medidas de isolamento e quarentena. Existe um tipo de vigilância que é comumente chamado de vigilância em saúde pública. Estamos falando da:
A. Vigilância Ambiental.
B. Vigilância Sanitária.
C. Vigilância Epidemiológica. Resposta correta
D. Polícia Sanitária.
E. Vigilância do Trabalhador.
3. Pergunta 
/0,6
A epidemiologia é um campo da ciência que trata dos vários fatores genéticos, sociais ou ambientais e condições derivadas de exposição microbiológica, tóxica, traumática, etc. que determinam a ocorrência e a distribuição de saúde, doença, defeito, incapacidade e morte entre os grupos de indivíduos. Sobre a Epidemiologia, marque a alternativa correta.
A. O estudo epidemiológico inclui vigilância, observação, pesquisa analítica e experimento.
B. Os estudos observacionais podem ser classificados de caso – controle ou de coorte. Resposta correta
C. Os estudos observacionais abrangem os chamados estudos de intervenção.
D. Os estudos experimentais podem ser classificados em descritivos e analíticos.
E. Os estudos analíticos são aqueles em que você pode observar a ocorrência de um evento - distribuição da doença.
4. Pergunta 
/0,6
Este modelo tem sido, desde meados do século XIX, o modelo predominante usado por médicos no diagnóstico de doenças. De acordo com este modelo, a saúde constitui a liberdade de doença, dor, ou defeito, o que torna a condição humana normal "saudável". O modelo também ignora o fato de que o diagnóstico (que efeito do tratamento do paciente) é um resultado de negociação entre médico e paciente.
 Estamos falando do:
A. Modelo Biomédico. Resposta correta
B. Modelo Processual.
C. Modelo Sistêmico.
D. Sistema Epidemiológico-Social.
E. Sistema Epidemiológico.
5. Pergunta 
/0,6
Representa o conjunto de relações e variáveis que produz e condiciona o estado de saúde e doença de uma população, que se modifica nos diversos momentos históricos e do desenvolvimento científico da humanidade. 
Estamos falando do:
A. Processo Saúde-Doença. Resposta correta
B. Modelo Biomédico.
C. Processo de Cura.
D. Processo de Condicionamento de Variáveis.
E. Modelo Processual.
6. Pergunta 
/0,6
Na pré-patogênese, o componente social poderia ser definido como o conjunto de todos os fatores que não podem ser classificados como componentes genéticos ou agressores físicos, químicos e biológicos. Os fatores socioculturais, por exemplo, seriam:
A. grupos sociais economicamente privilegiados estão menos propensos a adquirir certos tipos de doenças, em contrapartida as pessoas menos privilegiadas, as pessoas pobres. Resposta correta
B. falta de apoio no contexto social em que vive; condições de trabalho estressante; promiscuidade.
C. o ambiente físico, que abriga e torna possível a vida autotrófica e o ambiente biológico, que abrange todos os seres vivos, inclui também a sociedade envolvente.
D. os traços genéticos que determinam a maior ou menor suscetibilidade das pessoas quanto à aquisição de doenças.
E. preconceitos e hábitos culturais, crendices, comportamentos e valores, valendo como fatores pré-patogênicos contribuintes para a difusão e manutenção de doenças.
7. Pergunta 
/0,6
De acordo com estudos epidemiológicos, assinale a alternativa verdadeira.
A. Os estudos experimentais abrangem os chamados estudos observacionais, em que a principal característica é o fato de o pesquisador controlar as condições do experimento.
B. Os estudos experimentais podem ser classificados em descritivos e analíticos.
C. Os estudos de coorte são estudos transversais.
D. Os estudos ecológicos não são úteis para gerar hipóteses.
E. Em geral, quando se faz um estudo descritivo, você deve satisfazer alguns questionamentos que partem do princípio de saber onde, quando e quem está adoecendo. Resposta correta
8. Pergunta 
/0,6
As medidas de alcance populacional são direcionadas especificamente ao impacto sobre o comportamento da doença na população. Classicamente, as medidas de alcance populacional definiram-se em função de seus objetivos em saúde pública, que podem ser o controle, a eliminação ou a erradicação da doença e de seus riscos na comunidade. A medida que tenta controlar a doença é a:
A. a aplicação de medidas populacionais voltadas a conseguir uma situação de controle da doença, ou seja, voltadas à redução da incidência da doença a níveis em que ela deixe de ser um problema de saúde pública. Resposta correta
B. que tenta promover a eliminação de um agravo a nível zero de sua incidência.
C. é a redução a zero da sua incidência e a manutenção deste valor independentemente da continuidade.
D. da aplicação das medidas de prevenção.
E. que tenta ter níveis controlados daquela doença, e que tenta dimimuir os índices de prevalência daquela doença.
9. Pergunta 
/0,6
É considerada um cenário alarmante, em uma escala de gravidade, ocorrendo em diversas regiões do planeta. 
A descrição acima refere-se a:
A. Pandemia. Resposta correta
B. Endemia.
C. Imunização.
D. Surto.
E. Epidemia.
10. Pergunta 
/0,6
"Indicadores de saúde são parâmetros utilizados internacionalmente com o objetivo de avaliar, sob o ponto de vista sanitário, a higidez de agregados humanos, bem como fornecer subsídios aos planejamentos de saúde, permitindo o acompanhamento das flutuações e tendências históricas do padrão sanitário de diferentes coletividades consideradas à mesma época ou da mesma coletividade em diversos períodos de tempo" (Rouquayrol, 1993). Tendo em vista o exposto, assinale a alternativa em que encontra-se o indicador de mortalidade.
A. O coeficiente ou taxa de incidência de uma determinada doença para um grupo de pessoas expostas ao mesmo risco limitadas a uma área bem definida. 
B. O percentual de aumento médio anual da população residente em determinado espaço geográfico, no período analisado.
C. O conjunto dos indivíduos que adquirem doenças (ou determinadas doenças) num dado intervalo de tempo em uma determinada população.
D. Refere-se ao conjunto de indivíduos que morreram em um dado intervalo de tempo. Resposta correta
E. A quantidade de casos novos de uma referida doença