Buscar

aula 7

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
		Participa com destaque no metabolismo dos macronutrientes, com relação às proteínas, atua nas reações metabólicas de descarboxilação. Nos carboidratos atua na enzima glicogênio fosforilase para converter o glicogênio em glicose-1-fosfato. Além disto, boa parte dela pode ser encontrada na alimentação rica em proteínas de origem animal e vegetal, precisando ser degradada para ser absorvida. Estamos nos referindo à qual vitamina:
	
	
	
	B6;
	
	
	B12;
	
	
	B2;
	
	
	B1.
	
	
	B3;
	
Explicação:
As afirmativas acima caracterizam a vitamina B6.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Das afirmativas abaixo elencadas, assinale aquela que não diz respeito à Vitamina B12.
	
	
	
	A ausência de vitamina B12 leva à patologia conhecida como anemia perniciosa.
 
	
	
	A vitamina B12 também é conhecida como cianocobalamina;
	
	
	A sua deficiência pode estar ligada à doença cardiovascular e demência;
	
	
	Apresenta cristais vermelhos devido à presença de cobalto na sua formulação;
	
	
	O processo de cozimento acarreta perdas significativas da vitamina B12;
	
Explicação:
A única afirmativa que não está relacionada à vitamina B12 é a letra (b). Sua afirmativa diz respeito à vitamina B9.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O escorbuto, caracterizado pelo sangramento das gengivas, é uma doença causada pela deficiência de vitamina C. Desta forma, podemos evitá-la incluindo na dieta alimentos ricos nesta vitamina. Marque a alternativa correta.
	
	
	
	Ovo, laranja, limão.
 
	
	
	Laranja, limão e morango.
 
	
	
	Limão, morango, carne.
 
	
	
	Carne, laranja e ovo.
 
	
	
	Morango, soja e fígado
 
	
Explicação:
O escorbuto é causado pela deficiência de vitamina C, disponível em frutas cítricas como limão, laranja, morango.
 
	
	
	
	 
		
	
		4.
		As vitaminas do complexo B estão envolvidas no metabolismo energético. Qual das vitaminas estão envolvidas na formação do acetil CoA: 
	
	
	
	Piridoxina
	
	
	Riboflavina
	
	
	Niacina
	
	
	Tiamina
	
	
	Ácido pantotênico
	
Explicação:
B1 atua na formação da TPP essencial para conversão do piruvato em Acetil CoA; B2 e B3 atuam na formação das enzimas transaminases FAD ou NAD que atuam na transferência de elétrons. B5 essencial na formação da CoA.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		As vitaminas hidrossolúveis que participam das reações catabólicas e são responsáveis pela conversão do piruvato em acetil CoA são:
	
	
	
	Tiamina e ácido pantotênico
	
	
	Ácidos pantotênico e ascórbico
	
	
	Riboflavina e niacina
	
	
	Nenhuma das alternativas acima.
	
	
	Tiamina e riboflavina
	
Explicação:
A tiamina atua como tiamina pirofosfato convertendo piruvato em acetil CoA. Enquanto a vitamina B5 oferta a CoA.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Qual é o papel da Vitamina B6 ou Piridoxina no organismo humano?
	
	
	
	Atua como cofator das enzimas lisil e prolil hidroxilases, hidroxilando os resíduos de lisil e prolil nos polipeptídios de colágenos.
	
	
	Converte, junto à vitamina B12, a homocisteína em metionina, evitando seu acúmulo e o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
	
	
	Atua no ciclo junto com a vitamina E, doando elétrons e mantendo sua forma reduzida (alfa-tocoferol), com a função de antioxidante da vitamina E.
	
	
	Sua forma ativa atua nas reações metabólicas de desaminação, descarboxilação, transsulfuração, dessufuração e transaminação.
	
	
	É Importante na formação do tubo neural.
	
Explicação:
O papel da vitamina B6 no organismo se destaca pela participação no metabolismo dos macronutrientes, como por exemplo, sua forma ativa atua nas reações metabólicas de desaminação, descarboxilação, transsulfuração, dessufuração e transaminação.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A cobalamina (vitamina B12) é uma vitamina hidrossolúvel e faz parte do grupo de vitaminas do Complexo B. A vitamina B12 pode ser encontrada, especialmente, em alimentos de origem animal (leite, queijos, carnes e ovos). É uma vitamina sensível a luz, ácidos, bases e agentes oxidantes ou redutores; sendo assim, o processamento e o cozimento dos alimentos fontes podem ter perdas significativas. Nessa perspectiva, é INCORRETO afirmar (*UNIMONTES):
	
	
	
	O paciente que faz gastrectomia total apresenta dificuldade de absorver a vitamina B12.
	
	
	A deficiência de vitamina B12 ocasiona prejuízo na divisão celular, especialmente nas células de rápida divisão, como as da medula óssea e da mucosa intestinal, interrompendo a síntese de DNA (ácido desoxirribonucleico).
	
	
	Após a vitamina B12 ser ingerida, é necessária a presença de ácido gástrico para que ela seja retirada do alimento fonte. No estômago, ocorre a produção do fator intrínseco, que será ligado a B12 no duodeno, para que ela seja absorvida no íleo terminal.
	
	
	Uma das maneiras mais comuns de examinar a deficiência de vitamina B12, além da avaliação de sintomas, é a medida da concentração dessa vitamina no plasma ou no soro, refletindo os níveis de ingestão e estoque.
	
	
	As dietas ovolacto e lactovegetarianas balanceadas não podem proporcionar a vitamina B12 necessária ao organismo humano.
	
Explicação:
As principais fontes de vitamina B12 são os alimentos de origem animal.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando