Buscar

Karl Max Obras Apresent...

Prévia do material em texto

ACIPOL
ACADEMIA DE CIÊNCIAS POLICIAIS
Cadeira: Sociologia
Tema: Obras de Karl Marx
III Grupo da Turma D
Alberto Sonisso Pastola N˚01 
Aida Samuel Macuacua N˚02 
Dércia Miséria Macamo N˚09
Orlando Fernando Mussoi N˚32
Paulo Isaías Muthambe N˚35
Neto Carlos Tambo Nᵒ 41
INTRODUÇÃO 
Neste presente trabalho, o grupo vai abordar sobre as obras do sociólogo Karl Marx, onde o grupo pretende trazer uma sinopse de forma a deixar ficar o essencial.
OBRAS DE KARL MARX
As obras de Marx influenciaram a Sociologia, a Economia, a Historia e até a pedagogia.
Marx publicou varias obras durante a sua vida, sendo, Contribuição para uma critica da economia politica (1844), Ideologia Alemã (1845-1846), O Manifesto Comunista (1848) e O capital (1867-1894) foram as mais importantes obras.
Cont.
Em síntese as obras de Karl Marx:
Oulanem (1839)
Diferença da Filosofia da Natureza em Demócrito e Epicuro (1841)
Crítica da Filosofia do Direito de Hegel (1843)
A Questão Judaica (1843)
Contribuição para a Crítica da Filosofia do Direito em Hegel: Introdução (1844)
Cont.
Manuscritos Econômico-filosóficos (1844)
Teses sobre Feuerbach (1845)
A Sagrada Família (1845)
A Ideologia Alemã (1845-1846)
Miséria da Filosofia (1847)
A Burguesia e a Contra-Revolução (1848)
Manifesto Comunista (1848)
Cont.
Trabalho Assalariado e Capital (1849)
As Lutas de Classe na França de 1848 a 1850(1850)
Mensagem da Direção Central da Liga Comunista(1850)
O 18 de Brumário de Luís Bonaparte (1852)
Punição Capital (1853)
Cont.
Revolução na China e na Europa (1853)
O Domínio Britânico na Índia (1853)
Guerra na Birmânia (1853)
Resultados Futuros do Domínio Britânico na Índia(1853)
A Decadência da Autoridade Religiosa (1854)
Revolução na Espanha (1856)
A Decadência da Autoridade Religiosa (1854)
Cont.
Grundrisse (1857-1858)
Para a Crítica da Economia Política (1859)
População, Crime e Pauperismo (1859)
Manifesto de Lançamento da Primeira
Internacional (1864)
Salário, Preço e Lucro (1865)
O Capital: crítica da economia política (Livro I: O processo de produção do capital) (1867)
Cont.
A Guerra Civil na França (1871)
Resumo de Estatismo e Anarquia, obra de Bakunin (1874-1875)
Crítica ao Programa de Gotha (1875)
Artigo em defesa da Polônia (1875)
Notas sobre Adolph Wagner (1880)
PRINCIPAIS OBRAS DE MARX
Com a colaboracao do intelectual, também alemão, Friedrich Engels, Marx publicou o Manifesto Comunista, em 1848. Nele, Marx critica o capitalismo, expõe a historia do movimento operário e termina com o apelo pela união dos operários no mundo todo. Isso ocorreu as vésperas da revolução de 1848 na Franca, a chamada Primavera dos Povos.
Cont.
O Manifesto Comunista é um conjunto afirmativo de ideias, de ‘’verdades’’ em que os revolucionários da época acreditavam, por conterem, segundo eles, elementos científicos-um tanto economicistas-para compreensão das transformações sociais.
Cont.
Na Ideologia Alemã, publicado entre 1845 a 1846, apresenta a primeira formulação de Marx acerca do conceito de materialismo histórico dialético, que se diferencia totalmente da dialética elaborada por Hegel, contrapondo-se a ela em inúmeros aspectos.
Cont.
Na Contribuição para uma critica da economia politica, Marx, nessa obra faz uma espécie de preparação para a publicação de O Capital relacionando noções sobre os conceitos de mercadoria, moeda e valor. 
Cont.
O Capital, Tida como a mais densa e completa produção marxista, O Capital é o ápice da produção do filósofo e consagrou de vez a sua teoria social sobre a divisão de classes sociais, a burguesia e a exploração do trabalho. Nessa obra, Marx faz uma espécie de genealogia do capitalismo e estuda as contradições geradas por esse sistema. Segundo o filósofo, o capitalismo seria derrubado por suas contradições, tomado pela classe operária e substituído pelo comunismo.
CONTRIBUIÇÃO DE MARX PARA À SOCIOLOGIA
A luta de classes:
Marx tinha uma visão optimista com relação à luta de classes, trabalha bastante nessas distinções e suas relações, o opressor e o oprimido, uma luta que sempre existiu e possivelmente sempre existirá. Também acreditava que, ao final da batalha travada entre capitalistas e operários, os operários levariam a vitória por serem a maioria da sociedade.
VISÃO SOCIOLÓGICA DE MARX
Marx acreditava na luta de classes. A sociedade seria dividida entre capitalistas e operários, e os ganhos dos capitalistas representariam perdas aos operários e vice-versa. Nesta sociedade analisada por Marx, capitalistas e operários eram necessariamente inimigos
Cont.
A análise marxista não abre espaço para a existência de um indivíduo que é ao mesmo tempo capitalista e operário. Ela também não abre espaço para ganhos mútuos, ou seja, para situações onde tanto os capitalistas como os trabalhadores são beneficiados pelo aumento da produção (tanto no curto como no longo prazo).
CONCEITOS INTRODUZIDOS POR MARX
Forças produtivas: Conjunto de recursos materiais (empresas, maquinas, ciências, forças de trabalho, etc.) + recursos humanos (quantos indivíduos trabalham).
Relações de produção: Relação que une e opõe o proprietário dos meios de produção e o produtor. Relações entre os proprietários e os não-proprietários.
O meio de produção: Forças produtivas + relações de produção.
18
Cont.
Proletariado é a classe social mais baixa que se formou dentro das sociedades industrializadas, aquela que menos resistência poderia oferecer à pressão exercida pelas demais camadas sociais.
A infra-estrutura é a base material da sociedade ou seja, a base técnico-económica, a existência social dos homens.
A superestrutura social são Elementos da vida social como as instituições políticas, sociais e jurídicas de uma sociedade com bases filosóficas, culturais, morais e religiosas.
Cont.
Alienação, segundo Marx a alienação é a condição onde o trabalhador ao invés de ser o instrumento para a realização plena do homem e de sua condição de humano, torna-se, pelo contrário, um instrumento de escravização, acabando por desumanizá-lo, tendo sua vida e seu próprio valores medidos pelo seu poder de acumular e possuir.
Mais-Valia, Segundo Marx mais-valia era a diferença existente entre o valor da mercadoria produzida,.
Cont.
a soma do valor de seus meios de produção e o valor do trabalho. Por mais que o trabalho produza, continuará a receber o mesmo salário, inferior ao que seria justo
“Classe em si” versus “classe para si”: Uma classe é “em si” pelo simples fato de existir. E uma classe é “para si” quando toma consciência do que a distingue de outras classes, ou seja, quando adquire “consciência de classe”.
CONCLUSÃO 
Neste presente trabalho o grupo conclui que Karl Marx contribui bastante com as suas teorias sobre a divisão das classes sociais e tem como destaque ‘’O Capital’’ como sua principal obra, pois nela ele aborda sobre o desenvolvimento do capitalismo. 
Marx nas suas abordagens deixou o seu contributo no que concerne o desenvolvimento da sociologia com o seu pensamento sociológico.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFIAS
Bottomore, Tom ; Harris, Laurence; Kiernan, V.G.; Miliband, Ralph (2001). Dicionário do pensamento marxista. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. 454 páginas. ISBN 8571104190
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Lista_de_obras_de_Karl_Marx
https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/Historia/noticia/2018/05/karl-marx-conheca-vida-e-obra-do-pensador-alemao.html

Continue navegando