Buscar

AV1 TSP3

Prévia do material em texto

1- O humanismo surge na época do renascimento, como a 3° força da psicologia, ganha essa força entre os anos 60/70 quando procede as ideias de análise apenas no comportamento. Considera as pessoas como um todo, um ser único e não uma máquina, entende o sujeito como indivíduo com razão e emoção, em uma busca constante pela autorrealização. Mesmo tendo o seu enfoque inconsciente e seu determinismo defendidos pelo behaviorismo e pela psicanálise, o humanismo não concorda com a ideia do ser humano como máquina, sujeito ao processo de condicionamento do behaviorismo e nem com a ênfase dada no inconsciente, questões biológicas, eventos passados, psicoses, neuroses e divisão do ser humano em compartimentos da psicanálise. 
Os principais precursores da psicologia humanista são Abraham Maslow, considerado o pai desse movimento humanista , para ele as pessoas são capazes de se autorrealizar e essa autorrealização é o nível mais alto da existência humana. Criou a pirâmide das necessidades humanas que necessitam ser satisfeitas. E Carl Rogers que acredita que casa pessoa é capaz de renovar seus potenciais e sua capacidade. Para ele as novas experiências contribuem para que as antigas construídas desde a infância sejam substituídas ou reforçadas. A terapia passou a ser centrada na pessoa e não na teoria graças a ele. 
2- O existencialismo surgiu entre as guerras de 1918 a 1945, com objetivo de estudar a relação do homem com o mundo. Com a guerra do séc. XX os existencialistas começaram a repensar a existência humana, tomando como propósito trazer respostas para o período pós-guerra. Isso começou a influenciar a vida de todos, se tornando um estilo de vida. Buscavam analisar a existência do homem, como ele se comportava no mundo e questionar o próprio mundo. 
Para os existencialistas a essência humana se constrói durante a vida, a partir de suas escolhas, depois de possuir sua liberdade, assim sendo responsável por suas ações, adquirindo distante a vida significado para sua existência. Já para Sartre “A existência procede a essência, primeiro o homem surge, para depois se definir”. O homem tem total liberdade, não há nada que interfira nas suas escolhas, com essa liberdade de escolha, o homem tem toda responsabilidade pelos seus atos, quando ele se depara com essa responsabilidade se saber que ninguém além dele é responsável pelo seus atos, surge a angústia.

Continue navegando