A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
questões principios eletroterapia

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disc.: PRINC.PR.ELET.ES.COR 
	2021.1 - F (GT) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	 
		
	
		1.
		O entendimento dos diferentes parâmetros controláveis na eletroterapia, é indispensável para que o profissional consiga preparar de maneira correta cada aparelho para suas diversas funções. A intensidade é um desses parâmetros, sobre este assinale a alternativa correta:
	
	
	
	Intensidade potência podem ser definidas da mesma forma já que ambas possuem a mesma unidade de medida.
	
	
	O controle da intensidade não interfere no resultado do tratamento.
	
	
	A intensidade é sempre maior que a frequência como forma de garantir energia suficiente chegando aos tecidos.
	
	
	Intensidade é definida como a energia que chega ao tecido a ser tratado.
	
	
	A energia da intensidade é sempre perceptível, o que permite ao paciente sentir a passagem da corrente.
	
Explicação:
Intensidade  é a energia que chega ao tecido a ser tratado. As correntes com intensidade em amperagem dão alguma sensibilidade tecidual (exemplo: gosto na boca). As com microamperagem não apresentam sensibilidade (subsensorial)
	
	
	 
		
	
		2.
		A enermoterapia possui algumas indicações, assinale a alternativa que se encaixa nestas indicações:
	
	
	
	Lipólise
	
	
	Fibroedemagelóide
	
	
	Estrias
	
	
	Modelagem corporal
	
	
	Estímulo da circulação local
	
Explicação:
A endermoterapia não causa lise do adipócito. Apesar disto pode ser utilizada como recurso para modelar o corpo.
	
	
	 
		
	
		3.
		O ultrassom é um recurso muito utilizado na estética. As ondas mecânicas, decorrentes das ondas sonoras, geradas pelo aparelho é que conseguem estimular todo o mecanismo fisiológico esperado. Sobre este tema marque a SENTENÇA ERRADA.
	
	
	
	O efeito tixotrópico gerado pelo ultrassom é contraindicado para tratar celulite fibrótica.
	
	
	Para que a energia passe do aparelho para o tecido aplicado é indispensável a utilização de gel condutor que pode ser neutro ou ainda com algum princípio ativo compatível.
	
	
	Profissionais gestantes podem aplicar o recurso em questão sem risco para mãe ou para o bebê.
	
	
	A reflexão e a refração são efeitos que diminuem a chegada de energia ao tecido alvo.
	
	
	A ERA - Área Efetiva de Radiação, do cabeçote deve ser onsiderada para que se calcule o tempo correto de aplicação do aparelho.
	
Explicação:
O efeito tixotrópico gerado pelo recurso favorece o tratamento de celulite fibrótica.
	
	
	 
		
	
		4.
		A microdermoabrasão é um recurso simples, mas ainda assim possui suas contraindicações. Dentre elas assinale a que não se encaixa:
	
	
	
	Neoplasias
	
	
	Processos inflamatórios pré - existentes na pele
	
	
	Flacidez tissular
	
	
	Lesões desconhecidas existentes na pele
 
	
	
	As gestantes são contraindicadas nos tratamentos de estrias apenas.
	
Explicação:
A flacidez de pele não contraindica o recurso e nem compromete seu resultado.
	
	
	 
		
	
		5.
		O tratamento de estrias apresenta-se sempre como um desafio para os profissionais da estética. Sabe-se que independente do recurso escolhido é preciso que haja estímulo do processo inflamatório, ainda que controlado, intenso. As fases deste processo são divididas didadicamente para facilitar o entendimento e a compreensão de cada uma delas favorecem a aplicação adequada do recurso, bem como o alcance de resultados. Sobre as fases do processo inflamatório, marque a alternativa que NÃO se encaixa:
	
	
	
	É na fase de maturação que os fibroblastos produzem as proteínas, colágeno e elastina. Este processo contribui nos resultados  significativos alcançáveis.
	
	
	O processo de cicatrização tem início imediatmente após a lesão quando as células de defesa, como os macrófagos, migram para a região lesionada.
	
	
	A migração dos fatores de crescimento na fase proliferativa são de suma importânicia na melhora do aspecto das estrias, pois eles favorecem a angiogênese, a renovação do tecido e a migração dos fibroblastos.
	
	
	A fase proliferativa, que se inicia em torno do 10º dia de lesão, é caracterizada pela migração de fatores bioquímicos.
	
	
	As fases do processo de cicatrização, ainda que divididas didadicamente, se sobrepõem pois, as reações acontecem todas simultanemente, podendo, parte do tecido está em uma fase mais evoluída que outra área do mesmo tecido.
	
Explicação:
A liberação de fatores bioquímicos acontecem logo no início, na fase inflamatória, já que estes fatores aumentam a permeabilidade vascular e por isso favorecem a chegada de células de defesa.
Além disto, a fase proliferativa tem início em torno do 2º dia após a lesão.
	
	
	 
		
	
		6.
		Contraindicações são sempre relevantes quando precisamos indicar algum recurso; e preciso diminuir riscos. Sobre as contraindicações da eletrolipólise marque a alternativa que não se encaixa:
	
	
	
	Uso de corticóides e anticoagulantes
	
	
	Alterações dermatológicas (dermatites, inflamações, etc) 
	
	
	Pacientes renais crônicos ¿ o rim pode ficar sobrecarregado com o desencadear do processo estimulado pela eletrolipólise.
	
	
	Transtornos cardíacos ¿ como o recurso utiliza corrente como agente de ação, esta corrente pode trazer prejuízos a estes pacientes.
	
	
	Hipertensos, que poderiam ter o quadro agravado pelo aumento do fluxo sanguíneo. 
	
Explicação:
Hipertensos não sçao contraindicados, já que a incrementação do fluxo sanguíneo não é capaz de elevar a pressão sanguíneo.
	
	
	 
		
	
		7.
		Todo recurso utilizado na estética possui contraindicações que precisam ser consideradas no intuito de se evitar a aplicação equivocada de alguns recursos. Considerando a corrente aussie assinale a alternativa que NÃO se encaixa nas contraindicações:
	
	
	
	Gesrantes
	
	
	Diabetes
	
	
	Fratura
	
	
	Contratura muscular
	
	
	Lesão aberta
	
Explicação:
Diabéticos não são são contraindicados. Podem realizar com segurança a técnica.
	
	
	 
		
	
		8.
		O mecanismo de ação da radiofrquência é algo extenso, complexo e muito interessante de ser entendido. Supondo que você esteja explicando a uma paciente como tal recurso funciona quais das alternativas NÃO poderiam ser citadas:
	
	
	
	A radiofrquência, por ação do calor, estimula o aumento da circulação sanguínea e por isso melhora o aspecto da celulite.
	
	
	Uma das maneiras como a radiofrequência transforma energia em calor é através dos elementos moleculares, que pela energia eletromagnética sofrem compressão e distensão, levando ao aumento da temperatura.
	
	
	A radiofrequência gera um campo eletromagnético que começa a girar as moléculas de água e que se aquecem, a partir daí também aquecem o tecido.
	
	
	Quando a radiofrequência aquece ela estimula a agitação de algumas moléculas. Estas moléculas por sua vez ativam a liberação da proteína do choque térmico, conhecida como HSP47
	
	
	A radiofrquência age estimulando fibroblastos, por isto é o melhor recurso para acabar com as estrias.
	
Explicação:
A radiofrquência é um bom recurso para ser associado nos tratamentos de estrias, que normalmente estão associados ao quadro de flacidez tissular. Mas não se trata de um recurso suficiente para tratar tal afecção.
	
	
	 
		
	
		9.
		A recnologia de luz intensa pulsada -IPL - utiliza de lâmpadas que são emitidas dentro de um amplo espectro de luz. Sobre esste rescuro observe as setneças abaixo.
I - Trata-se de um recurso não coerente, em que a energia de fótons viajam na mesma direção de forma desorganizada
II - Trata-se de uma energia não colimada
III - Emite feixe de