Buscar

Atividade de empresarial MAJU

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DE EMPRESARIAL
1 – O EMPRESÁRIO INDIVIDUAL, O QUAL POSSUI CNPJ É CONSIDERADO UMA PESSOA JURÍDICA PERANTE A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA?
 Não. O empresário individual, não possui personalidade jurídica, o artigo 966 do código Civil é claro ao preceituar que o empresário é uma pessoa física que exerce profissionalmente atividade econômica organizada. Denota-se que o empresário individual tem tratamento de Pessoa Jurídica, por ter tratamento de Pessoa Jurídica não acarreta que o empresário individual adquira a personalidade jurídica, apenas cumpre ele, como pessoa física empresária, algumas exigências referentes as pessoas jurídicas. O artigo 12 da Instrução Normativa da Secretaria da Receita Federal 200/2002 diz textualmente que “todas as pessoas jurídicas, inclusive as equiparadas” estão obrigadas a se inscrever no CNPJ. Quem é equiparado não é igual. Portanto, o empresário individual que possui CNPJ não é considerado uma pessoa jurídica perante a legislação brasileira.
2-QUAIS SÃO OS PRINCÍPIOS E ESPÉCIES DO NOME EMPRESARIAL. EXPLIQUE CADA UM DELES.
 Primeiramente cabe destacar os princípios, que são o Princípio da veracidade onde o nome empresarial não poderá conter nenhuma informação falsa e o princípio da novidade que proíbe que se registre um nome empresarial igual ou muito parecido com outro já registrado.
E as espécies de nome empresarial, consiste em FIRMA e DENOMINAÇÃO, onde Firma só pode ter por base o nome civil do empresário individual ou dos sócios da sociedade empresária quando o núcleo do nome empresarial corresponde a um ou mais nomes civis do empresário, que corresponde também a sua assinatura, tendo firma individual que é aquela em que o empresário de forma individual, exerce sua atividade empresarial, corresponde a sua assinatura. E a Firma em nome coletivo onde as sociedades empresariais, sociedades de pessoas, podem estabelecer sua razão social baseada no nome ou pronome de um ou mais sócios.
Já Denominação, não se usa nome de sócios e indica-se o ramo de atividade.
3- QUAIS OS REQUISITOS QUE O EMPRESÁRIO INDIVIDUAL PRECISA PREENCHER PARA SER UM MICROEMPREENDEDOR (MEI)?
Conforme a lei complementar Nº 123/2006 e Nº 128/2008, considera-se Microempreendedor Individual (MEI) o empresário individual que tenha receita bruta anual de até R$ 81.000,00 (oitenta e um mil reais) - valor referente ao ano de 2020, pois todo o ano é ajustado, e os requisitos são seja optante pelo Simples Nacional – adesão voluntária ao sistema simplificado de arrecadação de tributos; exerça, de forma independente, apenas as ocupações constantes do anexo XI da Resolução nº 140, da CGSN - Comitê Gestor do Simples Nacional (Ocupações Permitidas ao MEI); possua um único local de exercício da atividade; não seja empresário individual em outra atividade, nem seja sócio ou administrador de sociedade; contrate no máximo um empregado que receba exclusivamente um salário mínimo ou o piso salarial da categoria profissional.

Continue navegando