Buscar

AULA 1 METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

Prévia do material em texto

AULA 1 METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
respeito da disciplina Metodologia Científica, marque a alternativa INCORRETA abaixo:
	
	
	
	A Metodologia Científica teve sua origem nas diferentes formas de pensar sobre o mundo e a existência do homem apresentadas por filósofos renomados, como Descartes.
	
	
	Refere-se ao estudo das características dos métodos empregados nas diferentes ciências. Assegura a existência de etapas comuns a todos esses métodos.
	
	
	Em virtude de os procedimentos metodológicos variarem de uma área da ciência para outra, diferenciados por seus diferentes objetos de estudo, torna-se inviável a adoção da ideia de que o Método da Ciência, em sua forma geral, pode ser considerado universal.
	
	
	Considera que o Método da Ciência , em sua forma geral, pode ser considerado universal.
	
	
	Assegura a existência de etapas comuns a todos os métodos empregados nas diferentes ciências.
		João está fazendo um trabalho acadêmico que requer pesquisa de dados, análise e conclusões. O professor solicitou que o trabalho seguisse critérios científicos. João precisa utilizar:
	
	
	
	Impressão da ciência
	
	
	Comercialização científica
	
	
	Metodologia científica
	
	
	Revalidação mensurativa
	
	
	Avaliação mensurativa
		A metodologia científica está dentro de duas grandes áreas que se completam. São elas:
	
	
	
	Antropologia e Epistemologia
	
	
	Epistemologia e Metodologia Aplicada
	
	
	Metodologia Aplicada e Antropologia
	
	
	Antropologia e Metodologia Teórica
	
	
	Metodologia Teórica e Metodologia Aplicada
	A disciplina de Metodologia Científica contribui grandemente com a formação em nível superior de diferentes áreas do saber, e muitas são as razões para termos essa disciplina no currículo, exceto pelo fato de que o conhecimento científico:
	
	
	
	
	Representa a crença que um cientista carrega e que está disposto a defendê-la até as últimas consequências.
	
	
	Desenvolve a postura de um pesquisador ao longo do processo educacional nas Instituições de Ensino Superior.
	
	
	Permite uma maior autonomia do pensamento, que deve caracterizar o meio acadêmico.
	
	
	É algo dinâmico e histórico, tendo no ser humano a razão e fundamento desse saber.
	
	
	Depende de um método, de uma linguagem específica, e um rigor próprio.
Explicação:O conhecimento científico não é apenas a crença, mas a crença fundamentada na realidade, ou seja, evidenciada. E a crença defendida por um cientista em torno de um saber não deve tornar-se um dogma para ele. Se novas evidências apontarem para outras explicações da realidade, esse cientista deve abrir mão daquilo em que acreditava e seguir com o novo conhecimento surgido.
	
	A ONU declarou o Ano Internacional da Astronomia em 2009 pelos 400 anos do uso do telescópio nas investigações astronômicas de Galileu Galilei. O uso desse aparelho possibilitou várias descobertas que contribuíram para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Com isso, podemos concluir que o conhecimento científico: I é real e factual porque lida com ocorrências ou fatos da realidade a fim de entendê-los e promover o bem comum II tem sua veracidade ou falsidade conhecida através da razão e não da experimentação III é sistemático porque cria um saber ordenado logicamente e forma um sistema de ideias que podem ser verificadas
	
	
	
	As alternativas I, II e III estão corretas
	
	
	Somente a alternativa II está correta
	
	
	As alternativas I e II estão corretas
	
	
	As alternativas I e III estão corretas
	
	
	Somente a alternativa I está correta
		Leia, atentamente, as citações destacadas no quadro abaixo e, em seguida, analise as alternativas e marque a única que considerar correta: ¿A investigação científica se inicia quando se descobre que os conhecimentos existentes, originários quer das crenças do senso comum, das religiões ou da mitologia, quer das teorias filosóficas ou científicas, são insuficientes e impotentes para explicar os problemas e as dúvidas que surgem.¿ ¿Iniciar uma investigação científica é reconhecer a crise de um conhecimento já existente e tentar modificá-lo, ampliá-lo ou substituí-lo, criando um novo que responda à pergunta existente.¿ (LAKATOS e MARCONI, 1991, p.30).
	
	
	
	As duas citações são verdadeiras, embora a primeira não afirme que os conhecimentos científicos são insuficientes e impotentes para explicar os problemas existentes no mundo, enquanto que a segunda assegura, justamente, o contrário.
	
	
	As duas citações são verdadeiras, sendo que ambas afirmam que, embora a investigação científica só tenha início quando os conhecimentos existentes são suficientes para explicar as dúvidas e problemas do mundo, sua finalidade é única, a de modificar, ampliar e ou substituir o conhecimento antigo por um novo.
	
	
	As duas citações são verdadeiras, sendo que a segunda é complementar à primeira;
	
	
	A primeira citação é incorreta, já que nenhuma investigação científica questiona os conhecimentos já existentes; por outro lado a segunda citação é correta, já que um novo conhecimento só pode surgir a partir da crise de um conhecimento antigo.
	
	
	As duas asserções são verdadeiras, sendo que a primeira é a explicação do que nega a segunda;
		Na fundamentação epistemológica podemos dizer que o conhecimento deriva da confluência de dois elementos distintos. São eles:
	
	
	
	Epistemologia e propostas.
	
	
	Crença e propostas.
	
	
	Verdade e Epistemologia.
	
	
	Verdade e crença.
	
	
	Observação e palpite.
 
		8 -Debate que pode se dar entre duas pessoas, por um tempo extenso, ou mesmo por uma pessoa quando pensa os prós e os contras a respeito de algum problema; é a que predomina na produção de conhecimentos científicos. Nessa situação há um conjunto de técnicas ou modos de fazer que visam eliminar a contradição estabelecida pela afirmação de duas qualidades contrárias; logo, seu objetivo é estabelecer o verossímil. Esta definição refere-se à:
 
	
	
	
	Situação Retórica
	
	
	Situação Reflexiva
	
	
	Situação de Exposição
	
	
	Situação Argumentativa
	
	
	Situação Dialética
	
Explicação:SITUAÇÃO DIALÉTICA Debate que pode se dar entre duas pessoas, por um tempo extenso, ou mesmo por uma pessoa quando pensa os prós e os contras a respeito de algum problema; é a que predomina na produção de conhecimentos científicos. Nessa situação há um conjunto de técnicas ou modos de fazer que visam eliminar a contradição estabelecida pela afirmação de duas qualidades contrárias; logo, seu objetivo é estabelecer o verossímil. Esta definição refere-se a/ao
		8 -Marque a opção CORRETA. O Conhecimento Científico é definido como:
	
	
	
	Conhecimento científico é aquele construído através da investigação/pesquisa assistematizada, utilizando métodos diversificados e difusos.
	
	
	É objetivo, subjetivo procura isola o individual e procura estruturas universais;
	
	
	O conhecimento científico não apresenta coerência entre as constatações apresentadas, com seu objeto e com as diferentes operações da tarefa de conhecer.
	
	
	O conhecimento científico é aquele construído através da pesquisa sistematizada, organizada, que, utilizando métodos próprios, chega a um resultado comprovado, que é o chamado de conhecimento científico.
	
	
	O método científico não garante a validade de um determinado conhecimento, uma vez que o método indica o caminho do pensamento na construção da ciência.
		Dentre os métodos mais usuais para o desenvolvimento e a ordenação do raciocínio, temos duas classes fundamentais de argumentos: os dedutivos e os indutivos. A partir dessa lógica, leia e analise, atentamente, as duas assertivas abaixo:
 Um raciocínio indutivo é um tipo de raciocínio ou argumento que partindo de premissas particulares obtém uma conclusão universal.
 
PORQUE
 A conclusão de um argumento indutivo tem uma abrangência maior que as premissas.
 Com base na análise feita, podemos afirmar que:
 
	
	
	
	As duas assertivas são verdadeiras, mas a 2ª não é uma justificativa correta da primeira.A 1ª afirmativa é falsa e a 2ª é verdadeira.
	
	
	As duas assertivas são verdadeiras e a 2ª é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	As duas assertivas são falsas.
	
	
	As duas assertivas são verdadeiras.
	
Explicação:Vale acrescentar que os procedimentos científicos de busca dos resultados não se limitam a experimentos controlados . Muito conhecimento científico decorre de observações sistematizadas. Então, precisamos de procedimentos experimentais e observacionais. Na Astronomia, por exemplo, as descobertas são feitas basicamente com processos observacionais. Também na Biologia há muitos trabalhos observacionais, mas também vemos o frequente uso de trabalhos experimentais. São situações distintas, que compartilham o procedimento sistematizado para o registro dos resultados.
		7 -Dentre os métodos mais usuais para o desenvolvimento e a ordenação do raciocínio, temos duas classes fundamentais de argumentos: os dedutivos e os indutivos. A partir dessa lógica, leia e analise, atentamente, as duas assertivas abaixo:
 
Um raciocínio indutivo é um tipo de raciocínio ou argumento que partindo de premissas particulares obtém uma conclusão universal.
 
PORQUE
 
A conclusão de um argumento indutivo tem uma abrangência maior que as premissas.
 
Com base na análise feita, podemos afirmar que:
 
	
	
	
	As duas assertivas são verdadeiras, mas a 2ª não é uma justificativa correta da primeira. 
	
	
	A 1ª afirmativa é falsa e a 2ª é verdadeira.
	
	
	As duas assertivas são verdadeiras e a 2ª é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	As duas assertivas são falsas.
	
	
	As duas assertivas são verdadeiras.
		6 -É um conjunto de regras, procedimentos, normas para chegarmos a um fim. Ele se caracteriza pelos procedimentos adotados para se desenvolver ciência.
Assim, nomeamos o:
	
	
	
	Método tecnológico
	
	
	Método racional
	
	
	Método religioso
	
	
	Método do senso comum
	
	
	Método científico
	
Explicação:O método científico é um conjunto de regras, procedimentos, normas para chegarmos a um fim. Ele se caracteriza pelos procedimentos adotados para se desenvolver ciência.
		5 -é um conjunto de regras básicas de como se deve proceder a fim de produzir conhecimento científico. A alternativa que completa corretamente o conceito acima é:
	
	
	
	Método Científico
	
	
	Processo de indução
	
	
	Lógica Indutiva
	
	
	Processo de dedução
 Técnica científica
	
	
	
	
	
	
	
			3 - É aquele método que adota o princípio de que, a partir das observações particulares, chegamos às afirmações universais. Estamos falando do:
	
	
	
	Método filosófico
	
	
	Método dedutivo
	
	
	Método sequencial
	
	
	Método hipotético
	
	
	Método indutivo
	
Explicação:É método indutivo que adota o princípio de que, a partir das observações particulares, chegamos às afirmações universais.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		2 - O método científico parte de regras básicas de procedimentos baseados em etapas sistematicamente controladas dos fatos e dos fenômenos analisados.  Nesse sentido, podemos afirmar que o método científico carrega as seguintes premissas:
	
	
	         
	Teoria, leitura e síntese
	
	         
	Provas, sistematização e conclusão
	
	         
	Redação, história e mitos
	
	         
	Observação, análise e sistematização
	
	         
	Todas as respostas são verdadeiras
	
Explicação:O método científico consiste em determinar as fases de sistematização da pesquisa para evidenciar o resultado do levantamento de campo e das teorias já existentes que possam garantir uma visão sistêmica do processo na busca pelos resultados a serem obtidos através das hipóteses, inicialmente, propostas. Estas regras permitem evidenciar e determinar através da observação, da análise e da sistematização a solução a ser proposta pela pesquisa.  
		1 -O método científico pode ser entendido como um conjunto de procedimentos por intermédio dos quais se propõe problemas científicos e colocam-se à prova as hipóteses científicas.
Observe as opções abaixo, as classificando como verdadeiras (V) ou falsas (F), em relação à utilidade do método científico:
(   V  ) Ajuda a compreender o processo de investigação;
(    F ) Impossibilita a reprodução;
(   F  ) Exclui a possibilidade de percepção de erros;
(   V  ) Organiza as ações;
(   V  ) Auxilia as decisões do cientista.
 Selecione, abaixo, a ordem correta dessa classificação:
	
	
	
	F, V, F, V, F
	
	
	V, V, F, F, F
	
	
	V, F, F, V, V
	
	
	V, V, F, V, F
	
	
	V, F, V, V, V
	
Explicação:Suas utilidades:
· Ajuda a compreender o processo de investigação;
· Possibilita a demonstração;
· Disciplina suas ações;
· Ajuda a perceber erros;
· Auxilia as decisões do cientista.
4 - O método é, então, um plano de ação, em que a técnica utilizada é o modo ou a maneira de realizar a atividade pretendida, permitindo que o procedimento escolhido ocorra de maneira hábil e, se possível, perfeita.
	
		Sobre métodos científicos é correto afirmar que:
	
	
	
	Método Funcionalista: consiste na observação de dois ou mais fatos, fenômenos, indivíduos ou classes, procurando ressaltar as diferenças e similaridades entre eles.
	
	
	Método Comparativo: estuda a sociedade do ponto de vista de suas unidades (setores), considerando toda a atividade social e cultural como funcional.
	
	
	Método Hipotético-dedutivo: consiste na construção de conjecturas, que devem ser submetidas a testes, os mais diversos possíveis, para ver quais as hipóteses que permanecem a partir das tentativas de refutação e falseamento.
	
	
	Método Dedutivo: é aquele pelo qual, através de observações particulares, chega-se à afirmação de um princípio geral.
	
	
	Método Indutivo: é o processo de raciocínio que de princípios e proposições gerais ou universais chega-se a conclusões menos universais ou particulares.
		1 -Qual o tipo de conhecimento está personificado nos itens a seguir: " Água mole em pedra dura tanto bate até que fura." " Casa de ferreiro espeto de pau." " Deus ajuda a quem cedo madruga."
	
	
	
	Conhecimento teológico
	
	
	Conhecimento científico
	
	
	Conhecimento religioso
	
	
	Conhecimento filosófico
	
	
	Conhecimento empírico
		Os princípios fundamentais para estabelecer a verossimilhança são: (v ou f)
	
	
	   v      
	princípio da identidade e a não contradição
	
	    f     
	princípio da não contradição e do terceiro excluído
	
	    f     
	apenas o princípio da identidade
	
	   f      
	apenas o princípio do terceiro não excluído
	
	    v     
	princípio da identidade, da não contradição e do terceiro excluído
		2 -Assinale a resposta CORRETA e que contém as "características próprias" do conhecimento científico,
	
	
	
	Positividade, finalidade, racionalidade, crenças e verdades e profundidade.
	
	
	Racionalidade, autonomia, revisibilidade, crenças e verdades e profundidade.
	
	
	Racionalidade, revisibilidade , autonomia, positividade e objetividade.
	
	
	Revisibilidade, finalidade teórica, funções, crenças e verdades e objetividade.
	
	
	Finalidade, revisibilidade, generalidade, autonomia e objetividade.
		3 -O conhecimento pode ser obtido de diversos modos, através do método científico, das hipóteses, das leis e teorias científicas, bem como por meio da pesquisa científica e da elaboração de trabalhos acadêmicos. Há muitas maneiras de estudar a realidade. No mundo acadêmico os modos de conhecer são classificados em:
	
	
	
	Senso comum; Conhecimento Científico; Conhecimento Avançado; Conhecimento teológico ou religioso.
	
	
	Conhecimento Capital; Conhecimento Científico; Conhecimento Filosófico; Conhecimento teológico ou religioso.
	
	
	Conhecimento Científico; Conhecimento Filosófico; Senso comum; Conhecimento artístico.
	
	
	Senso comum; Conhecimento Científico; Conhecimento Filosófico; Conhecimento teológico ou religioso.
	
	
	Senso comum; Conhecimento teleológico; Conhecimento Filosófico; Conhecimento teológico ou religioso.
		4 -Qual das características abaixo podeser atribuída ao conhecimento científico?
	
	
	
	subjetividade
	
	
	misticismo
	
	
	espontaneidade
	
	
	linguagem obscura
	
	
	sistematicidade
	
Explicação:O conhecimento científico deve primar pela exatidão. Logo, não há espaço para uma linguagem obscura e espontânea, para subjetividade, para misticidade. Trata-se justamente do contrário: a linguagem precisa ser: clara, objetiva e concisa, escrita de forma impessoal e não há lugar para pensamentos associados a fenômenos que não podem ser passível de testagem.
	
		5 -Há dois grandes tipos de ciências: as construtivas e a reconstrutivas. Sobre as ciências construtivas é correto afirmar que:
	
	
	
	São todas as ciências que não envolvem as Matemáticas e as Lógicas. Nelas se procura reconstruir ou reconstituir os fenômenos para explicá-los.
	
	
	São as Matemáticas e as Lógicas, que se caracterizam por desenvolverem seus argumentos uns sobre os outros com base em axiomas ou hipóteses de partida, construindo os argumentos válidos.
	
	
	São as todas as ciências, que se caracterizam por desenvolverem seus argumentos uns sobre os outros com base em axiomas ou hipóteses de partida, construindo os argumentos válidos.
	
	
	Nenhuma das alternativas está correta
	
	
	São as Humanas, que se caracterizam por desenvolverem seus argumentos com base em axiomas ou hipótese de partida, construindo os argumentos válidos.
	
Explicação:CIÊNCIAS CONSTRUTIVAS As construtivas são as Matemáticas e as Lógicas, que se caracterizam por desenvolverem seus argumentos uns sobre os outros com base em axiomas ou hipóteses de partida, construindo os argumentos válidos.CIÊNCIAS RECONSTRUTIVASA reconstrutivas são todas as demais. Nelas se procura reconstruir ou reconstituir os fenômenos para explicá-los.
		6 -Sabemos que é adquirido na nossa convivência social, por meio de observações da realidade, dos sentidos, das trocas de experiências. Aprendemos com nossos pais, nossos amigos, nossos vizinhos aquilo que é passado por gerações. Este conhecimento é superficial, sensível e acrítico. Ele é nomeado de:
	
	
	
	tecnológico ou sensível
	
	
	teológico ou superficial
	
	
	científico ou acrítico
	
	
	filosófico ou tecnológico
	
	
	empírico ou senso comum
		Indique a alternativa que representa quais afirmações são corretas ou não:
(I) Quando um cientista enuncia uma lei ou uma teoria, ele está contando como se processa a ordem, está oferecendo um modelo de ordem.
(II) Enunciada a lei ou teoria, o cientista poderá prever como a natureza (ou determinado fenômeno) vai se comportar no futuro.
(III) Testar uma teoria significa verificar se, no futuro, o fenômeno descrito se comporta da forma como o modelo previu.
	
	
	
	Somente III é correta.
	
	
	I, II e III são incorretas.
	
	
	I, II e III são corretas.
	
	
	II e III são corretas.
	
	
	I e III são corretas.
	
Explicação:O passo a passo apresentados nos itens I, II e III correspondem ao procedimento correto para se fazer pesquisa.
		4 -No mundo acadêmico os modos de conhecer são classificados em:
I Discurso Religioso ou Conhecimento teológico.
II Conhecimento Filosófico;
III Conhecimento Científico;
IV Senso comum ou conhecimento empírico;
	
	
	
	Todas  opções são verdadeiras
	
	
	Apenas as opções  I,e III são verdadeiras
	
	
	Apenas as opções I,II e IV são verdadeiras.
	
	
	Apenas as opções  I,II e III são verdadeiras.
	
	
	Apenas as opções  II e III são verdadeiras
	
Explicação:Todas  opções são verdadeiras conforme material aula 1
		Os princípios fundamentais para estabelecer a verossimilhança são:
	
	
	         
	princípio da não contradição e do terceiro excluído
	
	         
	princípio da identidade e a não contradição
	
	         
	apenas o princípio do terceiro não excluído
	
	         
	apenas o princípio da identidade
	
	         
	princípio da identidade, da não contradição e do terceiro excluído
	
Explicação:Os princípios funcamentais para estabelecer a verossimilhança são 3: princípio da identidade, da não contradição e do terceiro excluído
		2 -A Ciência agrega conhecimentos precisos e ordenados em diferentes áreas do saber. Para um certo conhecimento pertencer ao campo da Ciência, ele necessariamente dependerá:
	
	
	
	de ser publicado em um livro.
	
	
	de ser aceito pela maioria dos cientistas.
	
	
	do emprego do método científico.
	
	
	da subjetividade do pesquisador.
	
	
	de surgir a partir de experiências de laboratório.
		5 -A antiga crença de que a Terra era o centro do universo (geocentrismo) tem origem no campo do conhecimento __(I)__ , o que se deu pela observação milenar dos astros cruzando os céus. Porém, pode-se dizer que esta crença invadiu o campo do conhecimento __(II)__, sendo adotada por pensadores antigos que se baseavam em reflexões teóricas complexas mas não exerciam a observação dos astros de forma sistematizada. Da mesma forma, o campo do conhecimento __(III)__ no período medieval defendia uma concepção geocêntrica para o universo, pois este ponto de vista se coadunava com a ideia de um universo criado para o ser humano. Somente no início do séc. XVII, com observações sistematizadas de Galileu Galilei com seu telescópio, em procedimentos típicos do campo do conhecimento __(IV)__, o geocentrismo começava a ser seriamente questionado. A sequência das quatro lacunas sinalizadas de I a IV pode ser corretamente preenchida com a seguinte combinação.
	
	
	
	I) religioso, II) científico, III) filosófico, IV) empírico
	
	
	I) filosófico, II) empírico, III) científico, IV) religioso
	
	
	I) empírico, II) filosófico, III) religioso, IV) científico
	
	
	I) científico, II) religioso, III) empírico, IV) filosófico
	
	
	I) científico, II) religioso, III), filosófico IV) empírico
		8 -As pessoas sempre tenderam a perceber a natureza como algo bastante estático. Assim, as montanhas parecem eternas, o céu parece imutável e as espécies de plantas e animais parecem não se transformar. Tal percepção encontra fundamento no conhecimento _____(I)______. No mundo antigo, o conhecimento _____(II)_____ já tentava abordar essas questões, mas faltava-lhes um método para suas observações e análises. Também o conhecimento _____(III)_____ se interessou por esses assuntos, e quanto a isso assumiu um caráter muito conservador, que restringia questionamentos. Foi a partir do séc. XVII que o nascente conhecimento _____(IV)_____ pôde se apresentar com seu ferramental para colocar esses temas dentro de uma perspectiva nova e revolucionária. A sequência das quatro lacunas sinalizadas de I a IV é corretamente preenchida com a seguinte combinação.
	
	
	
	Filosófico, empírico, científico e religioso.
	
	
	Científico, religioso, filosófico e empírico.
	
	
	Científico, empírico, religioso e filosófico.
	
	
	Empírico, filosófico, religioso e científico.
	
	
	Religioso, científico, empírico e filosófico.
	
Explicação:O conhecimento empírico (I) é o mais antigo na evolução humana, e continua servindo a nossa formação pessoal. Porém, ele está sujeito a falsas interpretações da realidade, dada sua informalidade e falta de método. No período antigo da história o conhecimento filosófico (II) se consolidou, e muitos filósofos já buscavam construir explicações para o mundo físico e natural. Porém, eles não contavam com um método que lhes assegurasse um desenvolvimento dessas ideias baseado nas evidências. O fortalecimento do conhecimento religioso (III) na idade média atrelou em larga escala o saber humano às questões de fé, impedindo a evolução da percepção da realidade. Porém, o conhecimento científico (IV) surgiu após o período do renascimento e, com o método científico de análise da realidade, permitiu a efetiva evolução do conhecimento humano, que levou ao grande salto tecnológico do presente.

Continue navegando