Buscar

Valdemilson Vieira - questionário amebíase

Prévia do material em texto

GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
PARNAÍBA – PI
VALDEMILSON VIEIRA PAIVA
MATRÍCULA: 21017847
RESPOSTAS QUESTIONÁRIO AMEBÍASE
1) O ciclo biológico começa quando um indivíduo ingere os cistos através de água ou alimentos contaminados podendo ainda ser por ato sexual, estes passam pelo estômago sendo desencistado no intestino delgado. O trofozoíto tem sua multiplicação nos tecidos por divisão binária. O trofozoíto pode romper os tecidos e migrar para outras áreas do corpo principalmente fígado e raramente o cérebro. Seus cistos são eliminados nas fezes tendo resistência de vida por até 20 dias.
2) As formas evolutivas da E.Histolytica são: O trofzoíto, o cisto, pré-cisto e metacisto. A forma vegetativa é o trofozoíto a forma infectante é através dos cistos.
3) Forma assintomática: 80% a 90% dos infectados são assintomáticos, sendo a infecção detectada pela presença de cistos em exames de fezes.
Colite não desintérica: É a forma clínica mais frequente, podendo ocorrer 2 ou 4 evacuações por dia podendo ser diarreica ou não, presença de muco ou sangue nas fezes, pode apresentar desconforto ou cólicas abdominais e raramente pode apresentar febre.
Colite desintérica: É a forma aguda de amebíase seguida de cólicas abdominais e diarreias, com 10 ou mais evacuações por dia, podendo ser as evacuações mucossanguinolentas, pode apresentar cólicas intensas, febre e prostração.
Amebíase extra-intestinal: Abcessos hepáticos sendo a forma mais comum predomina em adultos de 20 a 60 anos sendo mais frequente em homens, apresenta febre, dor, hepatomegalia, calafrios, anorexia e perda de peso. Suas complicações são a ruptura do abcesso, causando graves infecções podendo propagar para outros órgãos.
4) Para os casos de Amebíase intestinal pode ser feito o exame parasitológico de fezes podendo ser Faust e Cols ou o método direto. Para os casos de Amebíase extra intestinal o exame feito é o diagnóstico imunológico sendo o método ELISA.
5) Saneamento básico, educação sanitária, higiene pessoal, tratamento de água, lavagem adequada dos alimentos, exame frequente dos manipuladores de alimentos, tratamento das fontes de infecção, combate as moscas. Vacinas tiveram efeitos positivos em cobaias.
6) A transmissão ocorre pela ingestão de cistos podendo ser por alimentos contaminados, pela água contaminada, pelo ato sexual orofecal, e falta de higiene pessoal como por exemplo a não lavagem das mãos.
7) Sim a E.Dispar apresenta morfologia idêntica a E.Histolytica.
8) O trofozoíto adere nos tecidos do hospedeiro através da lectina onde este pode causar destruição dos tecidos através de enzimas proteolíticas causando microulcerações na mucosa chamadas de ameboide. Ao romper os tecidos do intestino o trofozoíto pode migrar para outros órgãos como o fígado que é mais comum, mas podendo também atingir pulmões e muito raramente o cérebro.

Mais conteúdos dessa disciplina