Buscar

caldeiraria atividade pesquisa (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Processo de Usinagem
Aluno (a): Cícero Apolinário dos Santos 
Data: 13 / 10 /2020
Atividade de Pesquisa I
NOTA:
ORIENTAÇÕES:
· Ler atentamente as instruções contidas no documento é de fundamental importância na realização da avaliação.
· Para esta atividade o aluno poderá utilizar-se das ferramentas de pesquisas como: internet, artigos científicos, manuais técnicos, livros e literaturas disponibilizadas em nossa biblioteca.
· Preencha todos os dados referente a sua identificação como: nome completo, data de entrega.
· As respostas poderão ser de escritas forma manual e/ou digitadas abaixo de cada pergunta. 
· Ao terminar a avaliação o arquivo deverá ser salvo com o nome: "Avaliação de Pesquisa" (nome do aluno).
· Envie o arquivo pelo sistema em formato digital em pdf ou word.
Bons Estudos!
1. A usinagem necessita de planejamento para o correto entendimento do processo. Descreva as fases do processo de usinagem.
R: A organização das práticas das empresas começa com a visualização do processo de produção como três fases. A primeira se refere a uma fase de seleção, envolvendo escolhas de estratégia de corte, ferramentas e condições de corte. A próxima fase é a coleta, em que as ferramentas e estratégias selecionadas são agrupadas em um processo de usinagem. A terceira fase é a de realização, colocando o processo em ação.
Em grande número de casos, os resultados da fase 3 nem sempre atendem às expectativas e, determinadas etapas são necessárias para ajustar a realidade à preparação. As etapas podem ser de natureza técnica, como buscar maneiras de moderar as forças de corte ou tomar ações de economia para reduzir custos. Felizmente, existem dez etapas simples que permitem que uma empresa analise e melhore suas operações de metalurgia. São elas:
2. Explique por que a lubrificação é importante na manutenção de máquinas, equipa- mentos e instrumentos.
R: É necessária a lubrificação das máquinas para que a fricção seja reduzida, diminuindo, assim, os desgastes da peça. Quando isso ocorre e a fricção é reduzida, o calor produzido também é diminui.
É interessante destacar que todo tipo de máquina industrial precisa de uma lubrificação eficaz, já que essa é a melhor forma de manter os componentes úteis e seguros. É uma das principais formas de manter a vida útil das peças do equipamento, assegurando, assim, a manutenção preventiva da máquina.
Em caso de motores, ela ajuda em sua refrigeração, na vedação e na perda de pressão dos mesmos.
Outro papel importante dos lubrificantes é evitar a entrada de impurezas nos mancais, além de fazer a limpeza das peças, protegendo contra a corrosão e transmitindo força e movimento pelos cilindros hidráulicos.
3. Para que a usinagem seja possível de maneira adequada, existem ângulos de corte que devem ser controlados na fabricação ou afiação de ferramentas de corte. Quais são os três principais ângulos de corte?
R: Os ângulos na parte cortante são o de incidência , cunha , saída , direção do gume ou de posição , inclinação lateral e de quina entre outros. Os raios são raio de quina r e raio do gume . O ângulo de direção do gume é o ângulo entre a superfície de corte e a superfície de trabalho, medido na superfície de referência.
4. Escreva as recomendações que devem ser observadas para a operação segura e precisa das furadeiras.
R: Além dos EPIs básicos (óculos, luvas, máscara e protetor auricular) precisa ter muito cuidado com tomadas e extensões elétricas que usará para ligar a máquina. Fique de olho na voltagem e amperagem da rede do imóvel para não comprometer sua furadeira.
5. Qual a definição de lubrificação e quais os tipos existentes em função da frequência em que é feita?
R: Lubrificação é o processo ou técnica utilizada na aplicação de uma camada chamada lubrificante com a finalidade de reduzir o atrito e o desgaste entre duas superfícies sólidas em movimento relativo separando-as parcialmente ou completamente. Além de separar as superfícies, a camada também tem a função de retirar do sistema o calor e detritos gerados na interação das superfícies. Esta camada lubrificante pode ser constituída por uma variedade de líquidos, sólidos ou gases, puros ou em misturas.
A lubrificação de máquinas a tem como principal objetivo reduzir o atrito no contato entre as peças móveis, minimizando o desgaste e a geração de calor que poderiam trazer danos irreversíveis ao equipamento. Além disso, essa é uma ação fundamental para elevar a vida útil do seu maquinário.
6. Um técnico em mecânica precisa furar uma peça na furadeira de coluna para a construção do trabalho de fim de curso. Qual equipamento de fixação ele deve utilizar para a execução dessa tarefa?
R: Esse tipo de furadeira possui uma coluna que possibilita a perpendicularidade da broca em relação à face da peça que será furada. Deve ser instalada em uma bancada específica para esse fim, pois sua altura é baixa. Com esse tipo de furadeira é obrigatório utilizar morsa ou dispositivos de fixação da peça a ser usinada, para evitar acidentes de trabalho e garantir a precisão da operação.
Esse tipo de furadeira é fabricado com uma coluna que permite a instalação da ferramenta diretamente no piso onde será utilizada. Na maioria dos modelos, a transmissão de movimento do motor para o eixo-árvore é feita por meio de engrenagens, o que confere maior força de trabalho à máquina. Por isso, é o tipo mais comum encontrado nas indústrias e oficinas de manutenção. Per- mite a utilização de brocas, machos ou alargadores, que podem ser fixados por meio de mandril ou diretamente na árvore da máquina dotada de cone morse, com buchas cônicas, se necessario.
7. Para a representação dos tipos de riscos existentes no ambiente de trabalho, utiliza-se o mapa de riscos ambientais, que consiste na planta baixa da empresa, com os símbo los de cores padronizadas indicando os tipos de riscos existentes. Quais são os riscos classificados pela NR 09 e quais os respectivos significados?
R: Para efeito da NR 9, consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho. Que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.
 
8. Conforme estudado neste capítulo, as limas são ferramentas de corte responsáveis pela execução da usinagem manual, enquanto os dentes cortantes do picado são responsáveis pela retirada de material. Para melhor conservação das limas, quais são os cuidados que devem ser tomados?
R:
Usar lima de tamanho compatível com o da peça a ser limada. 5 - Quanto mais nova a lima, menor deve ser a pressão sobre ela durante o trabalho. 6 - As limas devem ser guardadas em suportes de madeira em locais protegidos contra a umidade.
9. É de extrema importância que todas as peças que compõem a máquina sejam devidamente lubrificadas. Assim, quais são os métodos utilizados para a execução da lubrificação em máquinas?
R:
A lubrificação é uma atividade extremamente importante dentro da área de mecânica industrial, bem como nas tarefas de manutenção de uma máquina, um equipamento pesado ou um componente isolado. É a lubrificação que assegura a redução de atrito de partes móveis e garante o bom funcionamento das máquinas e dispositivos por um longo período de tempo. No campo da mecânica industrial, a lubrificação pode ser classificada basicamente em seis métodos, sendo eles: lubrificação por gravidade, lubrificação por capilaridade, lubrificação PR salpico, lubrificação por imersão, lubrificação por sistema forçado e lubrificação por graxa.
10. Para evitar contaminações ao meio ambiente, acidentes de trabalho e prevenir doenças profissionais, quais os cuidados que devem ser seguidos durante o trabalho com fluidos de corte e lubrificantes?
R: embalagens dos fluidos de corte e lubrificantes devem ser armazenadas em local exclusivo para essa finalidade, dotado de barreira de contençãoque evite o vazamento do fluido em caso de derramamento. 2) Realizar limpezas periódicas no reservatório do fluido da máquina-ferramenta.
As máquinas devem ser equipadas com proteções que evitem respingos de fluido no operador e em pessoas próximas (NR 12). 4) Colocar avental impermeável especial para o manuseio de fluidos de corte e lubrificantes antes de iniciar o manuseio. 5) Lavar as áreas da pele que entram em contato com os salpicos de fluido, sujeira e partículas metálicas ao menos duas vezes durante o dia de trabalho. 6) Aplicar creme protetor com certificado de autenticidade/autorização do Ministério do Traba- lho e Emprego (MTE) nas mãos e braços antes de iniciar o trabalho e lavá-los após o trabalho. 7) Em caso de corte ou arranhões acidentais, suspender o contato com o fluido, lavar o ferimento e procurar atendimento de profissional de saúde capacitado
Avaliação de Pesquisa I: Processo de Usinagem

Outros materiais