Buscar

O intestino delgado

Prévia do material em texto

O intestino delgado
A principal parte da digestão acontece no intestino delgado, permite que os minerais, as vitaminas e nutrientes sejam aproveitados pelo organismo, que se estende da união gastroduodenal do piloro, até união ileocecal, liga-se com o intestino grosso. Sua extensão proporciona grande área de superfície para a digestão e a absorção, sendo ainda muito elevada pelas suas pregas circulares são dobras na mucosa e submucosa desse órgão, vilosidades são projeções do tecido epitelial presente na mucosa e microvilosidades são projeções da membrana plasmática localizadas em cada célula absortiva.
O intestino delgado extraído tem 7 metros de comprimento, pode variar entre 5 e 8 metros. Ele apresenta: duodeno, jejuno e íleo.
O duodeno é a primeira parte do intestino delgado, a mais larga. É parte do intestino delgado única que é fixa. Começa no piloro e termina na junção duodenojejunal, adquire a forma de ângulo agudo, flexura duodenojejunal. O duodeno é dividido em quatro partes: a superior, a descendente, a horizontal e a ascendente.
A parte superior do duodeno origina do piloro e vai até a vesícula biliar. Única parte intraperitoneal.
A parte descendente do duodeno tem abertura chamada de papila duodeno maior, curva em torno da cabeça do pâncreas. 
A ampola hepatopancreática regula a entrada de bile e do suco pancreático por meio de um muscular esfinctérico que circunda a ampola na sua parte chamado esfíncter da ampola hepatopancreática, ou esfíncter de Oddi.
A parte inferior ou horizontal do duodeno passa na veia cava inferior e a parte abdominal da aorta. Principais relações da parte horizontal do duodeno são: a anterior (vasos mesentéricos superiores e alças intestinais), posterior (músculo psoas maior direito, veia cava inferior, parte ureter direto e abdominal da aorta) e superior (vasos mesentéricos superiores e pâncreas). 
A parte ascendente do duodeno atinge o inferior do pâncreas e ela se curva anteriormente para se conectar ao jejuno na junção duodenojejunal, sustentada pela fixação do músculo suspensor do duodeno ou ligamento, alarga o ângulo da flexura duodenojejunal, promovendo a movimentação do conteúdo intestinal. Principais relações da parte horizontal do duodeno: anterior (alças do duodeno), posterior (músculo psoas maior esquerdo e margem esquerda da parede abdominal da aorta), medial e superior (pâncreas). 
Jejuno: faz continuação ao duodeno, recebe este nome porque sempre que está aberto apresenta está vazio. O mais largo, parede é espessa, mais vascular e de cor mais forte que o íleo. 
Íleo:  último segmento do intestino delgado que faz continuação ao jejuno. Tem esse nome em relação com osso ílio. É estreito e suas túnicas são finas e menos vascularizadas que o jejuno. O íleo termina no intestino grosso recebe o nome de óstio ileocecal.
O jejuno e o íleo juntos medem 6 a 7 metros de comprimento, parte mair do jejuno localiza-se no quadrante superior esquerdo, a maior parte do íleo localiza-se no quadrante inferior direito.
 http://ulbra-to.br/morfologia/2011/08/31/Sistema-Digestorio

Continue navegando