Logo Passei Direto
Buscar

Didática e Metodologia do Ensino de Informática (LIN01) Avaliação I - Individual ( Cod 672262)

User badge image
Tavares

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O método didático de Johann Friedrich Herbart constitui-se de cinco passos fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem, que são: a preparação, a apresentação, a assimilação, a generalização e a aplicação.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A preparação significa o momento em que o professor relembra os conhecimentos prévios sobre o assunto estudado, instigando nos educandos o interesse para o próximo conteúdo a ser ministrado.
( ) A apresentação consiste na forma dinâmica e interativa em que o professor é apresentado para a turma, provendo, desta forma, parcerias e estimulando o processo de ensino e aprendizagem.
( ) A assimilação corresponde ao processo de comparação de assuntos, distinguindo o certo e o errado dos conteúdos estudados. Já a generalização consiste de técnicas abstratas, em que o educando não é capaz de desenvolver os conceitos aprendidos.
( ) A aplicação diz respeito aos exercícios e atividades realizados pelos educandos, sendo possível identificar se o educando demonstra entendimento do assunto e se consegue aplicar aquilo que estudou.
a) V - V - V - F.
b) F - V - F - V.
c) F - F - V - V.
d) V - F - F - V.

A didática é defendida e estudada há séculos por diferentes teóricos, estudiosos e autores que buscavam identificar e discutir sobre as várias técnicas e modelos de metodologias educacionais existentes, que teriam como um único fim a melhoria da educação.
Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
( ) Este pensador pensava que a alma deveria ser preenchida com experiências. A instrução é o principal procedimento da educação.
( ) Este pensador inspirou-se em Herbart e seu nome está vinculado a vários movimentos de reforma na educação no século XIX. Precursor do método intuitivo de ensino.
( ) Este pensador acreditava que pela educação o homem se prepararia para a vida eterna. Seria possível criar um método eficiente para ensinar tudo a todos.
( ) Este pensador acreditava que o pensamento não existe isolado da ação. A educação deve servir para resolver situações da vida.
( ) Este pensador acreditava que as instituições educativas corrompem o homem e tiram-lhe a liberdade.
a) III - II - I - V - IV.
b) V - III - IV - II - I.
c) II - I - III - IV - V.
d) II - IV - I - V - III.

O objetivo da didática é o ensino-aprendizagem, visto tanto como intenção de produzir aprendizagem e sem delimitação da natureza do resultado possível quanto desenvolvimento da capacidade de aprender e compreender. Nas últimas décadas, vários pesquisadores dedicaram-se a investigar os fundamentos do processo de aprendizagem. Tratando do Pensamento Pedagógico, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o pensamento do estudioso:
a) Herbart apontou a necessidade de o professor ter uma teoria pedagógica para que sua prática seja baseada somente na experiência contida e propôs um sistema pedagógico que se organiza entorno de três conceitos centrais: sintaxe, disciplina, instrução educativa.
b) John Dewey criticava a educação pela instrução, que tinha como ênfase a memorização e o intelectualismo, propondo em seu lugar a educação pela ação, escolas equipadas com laboratórios, jogos etc., ou seja, seria uma escola equipada com todos (ou quase todos) os meios e recursos necessários para a realização das experiências por parte dos alunos.
c) Rousseau valoriza o caráter melódico da palavra falada, mas considera que a palavra escrita é mais apta a desvendar as sutilezas do sentido.
d) Comenius lutou contra o analfabetismo, tornou-o o mais eminente defensor da educação libertária.

No ano de 1633, o educador tcheco Comenius escreveu a Didática Magna, designando a nova disciplina como "arte de ensinar tudo a todos". Segundo Castro (2001), não há limite entre educação e ensino, pois o objeto da didática abrange o ensino de conhecimentos, atitudes e sentimentos.
Para Comenius, o conhecimento da natureza é a base da Didática Magna, por isso, é possível compreender que o guia do ensino está na natureza, que dispensa palavras ocas, palavras de vento e linguagem de papagaio. Na concepção de Comenius, no que diz respeito à educação e ao ensino, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Deverá a educação ser vista como um instrumento para garantir as reformas necessárias à sociedade.
( ) Deverá ensinar somente aquilo que os indivíduos pudessem utilizar em sua vida prática.
( ) Deverá ensinar tudo a todos, deixando a formação de um homem ideal sempre em primeiro plano.
( ) Deverá fazer uso racional e sistemático de recursos didáticos que ilustrem os fenômenos naturais e cognitivos de cada indivíduo.
A F - F - V - F.
B V - V - F - F.
C F - V - F - F.
D V - F - V - V.

O método de Rousseau serviu de inspiração para Pestalozzi e outros métodos universais pedagógicos. No contexto de sua época, formulou princípios educacionais que permanecem até nossos dias, principalmente quando afirmava que a verdadeira finalidade da educação era ensinar a criança a viver e aprender a exercer a liberdade.
Assim, Jean-Jacques Rousseau, um dos expoentes teóricos para a pedagogia contemporânea, propôs alguns modelos educativos para formação do homem. Sobre esses princípios, analise as sentenças a seguir:
I- Defende a ideia da infância como idade autônoma e dotada de características específicas.
II- Defende a ideia da infância com várias fases de desenvolvimento, sobretudo no aspecto cognitivo.
III- Defende a ideia do jovem como uma pessoa incompleta.
IV- Defende a idade da 'Educação pela Instrução'.
a) Somente a sentença IV está correta.
b) As sentenças I, II e III estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças III e IV estão corretas.

Na perspectiva do pensamento pedagógico moderno, vários pensadores se destacaram, dentre eles, Johann Friedrich Herbart. O filósofo alemão nasceu em Oldenburg, na Alemanha, em 1776, conheceu alguns dos mais importantes intelectuais da época e assim como Pestalozzi. Herbart tomou a intuição como ponto de partida no ensino.
Sobre o pensamento pedagógico de Herbart, analise as sentenças a seguir:
I- Herbart parte do princípio de que a alma é uma tábula rasa que precisa ser preenchida com experiências sucessivas.
II- Herbet entendia que a criança deve tornar-se adaptável, mas sempre mantendo a sua individual capacidade criadora, a sua curiosidade e iniciativa.
III- Herbart propõe um método sistematizado de instrução com cinco passos formais.
IV- Herbart estabeleceu os passos formais da aprendizagem que se resumem na apresentação, situação problema, associação, sistematização e validação, os quais foram, posteriormente, reformulados por sua discípula Maria Montessori.
a) Somente a sentença IV está correta.
b) As sentenças I e IV estão corretas.
c) As sentenças III e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

Castro (1991) apresenta a transformação do ensino como amplitude educacional, bem diferente da escola tradicional. Essa transformação se deve às grandes mudanças, ao desenvolvimento de novas perspectivas e a novas ideias para o ensino. Todo esse contexto está relacionado com o surgimento do capitalismo, urbanização e o direcionamento da educação baseada na experiência empírica. Como este novo conceito é conhecido?
A Nova era moderna.
B Nova era dominante.
C Nova Escola.
D Novas atividades.

John Dewey, professor de filosofia e de psicologia na Universidade de Chicago (1894), criou uma escola laboratório para crianças, na qual pôs em prática suas técnicas educativas. Com a teoria da Escola Nova, o autor contrapôs ao sistema tradicional de educação, propondo o modelo de ensino-aprendizagem focado no aluno.
Com relação a esse método, analise as sentenças a seguir:
I- Na concepção de John Dewey, ao proporcionar o ensino através da experiência, é preciso cuidar para que essa experiência tenha qualidade e respeito à liberdade individual.
II- Na concepção de John Dewey, o professor é um guia, que aconselha e ajuda, como um colega mais experiente.
III- Na concepção de John Dewey, era necessário abolir com o analfabetismo, então, tornou-o o mais eminente defensor da educação libertária.
IV- Na concepção de John Dewey, o método científico em situações de aprendizagem se caracteriza por um ciclo descontinuum linear.
a) As sentenças I e II estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) Somente a sentença IV está correta.
d) As sentenças III e IV estão corretas.

John Dewey foi um destacado educador norte-americano, personagem importante para a compreensão da educação contemporânea devido ao fato de os Estados Unidos terem sido um país modelo para as demais nações durante o século XX.
Com relação às ideias desse pedagogo, assinale a alternativa CORRETA:
A John Dewey foi um dos principais articuladores da educação do ensino a distância.
B John Dewey foi um pedagogo pouco afeito às inovações tecnológicas na educação.
C John Dewey foi um dos formuladores da ideia de escola em período integral.
D John Dewey foi um dos formuladores do ensino de informática.

Na língua portuguesa, há muitas palavras com o mesmo significado ou uma palavra com vários significados, dependendo do contexto. Entretanto, no senso comum, alguns termos são tratados como sinônimos, mesmo não sendo. É o caso de 'educação' e 'ensino'.
Referente a essas palavras, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A educação refere-se apenas à metodologia aplicada ao conteúdo a ser ministrado pelo professor.
( ) A educação é atuante na formação humana e evolução de uma determinada sociedade.
( ) O ensino constitui-se de forma intencional e organizada por alguém, objetivando a transmissão de informações.
( ) O ensino é um valor atribuído somente à família, tendo a escola pouca interferência no processo de formação humana.
a) F - V - F - V.
b) F - F - V - F.
c) F - V - V - F.
d) V - V - F - F.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O método didático de Johann Friedrich Herbart constitui-se de cinco passos fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem, que são: a preparação, a apresentação, a assimilação, a generalização e a aplicação.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A preparação significa o momento em que o professor relembra os conhecimentos prévios sobre o assunto estudado, instigando nos educandos o interesse para o próximo conteúdo a ser ministrado.
( ) A apresentação consiste na forma dinâmica e interativa em que o professor é apresentado para a turma, provendo, desta forma, parcerias e estimulando o processo de ensino e aprendizagem.
( ) A assimilação corresponde ao processo de comparação de assuntos, distinguindo o certo e o errado dos conteúdos estudados. Já a generalização consiste de técnicas abstratas, em que o educando não é capaz de desenvolver os conceitos aprendidos.
( ) A aplicação diz respeito aos exercícios e atividades realizados pelos educandos, sendo possível identificar se o educando demonstra entendimento do assunto e se consegue aplicar aquilo que estudou.
a) V - V - V - F.
b) F - V - F - V.
c) F - F - V - V.
d) V - F - F - V.

A didática é defendida e estudada há séculos por diferentes teóricos, estudiosos e autores que buscavam identificar e discutir sobre as várias técnicas e modelos de metodologias educacionais existentes, que teriam como um único fim a melhoria da educação.
Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
( ) Este pensador pensava que a alma deveria ser preenchida com experiências. A instrução é o principal procedimento da educação.
( ) Este pensador inspirou-se em Herbart e seu nome está vinculado a vários movimentos de reforma na educação no século XIX. Precursor do método intuitivo de ensino.
( ) Este pensador acreditava que pela educação o homem se prepararia para a vida eterna. Seria possível criar um método eficiente para ensinar tudo a todos.
( ) Este pensador acreditava que o pensamento não existe isolado da ação. A educação deve servir para resolver situações da vida.
( ) Este pensador acreditava que as instituições educativas corrompem o homem e tiram-lhe a liberdade.
a) III - II - I - V - IV.
b) V - III - IV - II - I.
c) II - I - III - IV - V.
d) II - IV - I - V - III.

O objetivo da didática é o ensino-aprendizagem, visto tanto como intenção de produzir aprendizagem e sem delimitação da natureza do resultado possível quanto desenvolvimento da capacidade de aprender e compreender. Nas últimas décadas, vários pesquisadores dedicaram-se a investigar os fundamentos do processo de aprendizagem. Tratando do Pensamento Pedagógico, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o pensamento do estudioso:
a) Herbart apontou a necessidade de o professor ter uma teoria pedagógica para que sua prática seja baseada somente na experiência contida e propôs um sistema pedagógico que se organiza entorno de três conceitos centrais: sintaxe, disciplina, instrução educativa.
b) John Dewey criticava a educação pela instrução, que tinha como ênfase a memorização e o intelectualismo, propondo em seu lugar a educação pela ação, escolas equipadas com laboratórios, jogos etc., ou seja, seria uma escola equipada com todos (ou quase todos) os meios e recursos necessários para a realização das experiências por parte dos alunos.
c) Rousseau valoriza o caráter melódico da palavra falada, mas considera que a palavra escrita é mais apta a desvendar as sutilezas do sentido.
d) Comenius lutou contra o analfabetismo, tornou-o o mais eminente defensor da educação libertária.

No ano de 1633, o educador tcheco Comenius escreveu a Didática Magna, designando a nova disciplina como "arte de ensinar tudo a todos". Segundo Castro (2001), não há limite entre educação e ensino, pois o objeto da didática abrange o ensino de conhecimentos, atitudes e sentimentos.
Para Comenius, o conhecimento da natureza é a base da Didática Magna, por isso, é possível compreender que o guia do ensino está na natureza, que dispensa palavras ocas, palavras de vento e linguagem de papagaio. Na concepção de Comenius, no que diz respeito à educação e ao ensino, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Deverá a educação ser vista como um instrumento para garantir as reformas necessárias à sociedade.
( ) Deverá ensinar somente aquilo que os indivíduos pudessem utilizar em sua vida prática.
( ) Deverá ensinar tudo a todos, deixando a formação de um homem ideal sempre em primeiro plano.
( ) Deverá fazer uso racional e sistemático de recursos didáticos que ilustrem os fenômenos naturais e cognitivos de cada indivíduo.
A F - F - V - F.
B V - V - F - F.
C F - V - F - F.
D V - F - V - V.

O método de Rousseau serviu de inspiração para Pestalozzi e outros métodos universais pedagógicos. No contexto de sua época, formulou princípios educacionais que permanecem até nossos dias, principalmente quando afirmava que a verdadeira finalidade da educação era ensinar a criança a viver e aprender a exercer a liberdade.
Assim, Jean-Jacques Rousseau, um dos expoentes teóricos para a pedagogia contemporânea, propôs alguns modelos educativos para formação do homem. Sobre esses princípios, analise as sentenças a seguir:
I- Defende a ideia da infância como idade autônoma e dotada de características específicas.
II- Defende a ideia da infância com várias fases de desenvolvimento, sobretudo no aspecto cognitivo.
III- Defende a ideia do jovem como uma pessoa incompleta.
IV- Defende a idade da 'Educação pela Instrução'.
a) Somente a sentença IV está correta.
b) As sentenças I, II e III estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças III e IV estão corretas.

Na perspectiva do pensamento pedagógico moderno, vários pensadores se destacaram, dentre eles, Johann Friedrich Herbart. O filósofo alemão nasceu em Oldenburg, na Alemanha, em 1776, conheceu alguns dos mais importantes intelectuais da época e assim como Pestalozzi. Herbart tomou a intuição como ponto de partida no ensino.
Sobre o pensamento pedagógico de Herbart, analise as sentenças a seguir:
I- Herbart parte do princípio de que a alma é uma tábula rasa que precisa ser preenchida com experiências sucessivas.
II- Herbet entendia que a criança deve tornar-se adaptável, mas sempre mantendo a sua individual capacidade criadora, a sua curiosidade e iniciativa.
III- Herbart propõe um método sistematizado de instrução com cinco passos formais.
IV- Herbart estabeleceu os passos formais da aprendizagem que se resumem na apresentação, situação problema, associação, sistematização e validação, os quais foram, posteriormente, reformulados por sua discípula Maria Montessori.
a) Somente a sentença IV está correta.
b) As sentenças I e IV estão corretas.
c) As sentenças III e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

Castro (1991) apresenta a transformação do ensino como amplitude educacional, bem diferente da escola tradicional. Essa transformação se deve às grandes mudanças, ao desenvolvimento de novas perspectivas e a novas ideias para o ensino. Todo esse contexto está relacionado com o surgimento do capitalismo, urbanização e o direcionamento da educação baseada na experiência empírica. Como este novo conceito é conhecido?
A Nova era moderna.
B Nova era dominante.
C Nova Escola.
D Novas atividades.

John Dewey, professor de filosofia e de psicologia na Universidade de Chicago (1894), criou uma escola laboratório para crianças, na qual pôs em prática suas técnicas educativas. Com a teoria da Escola Nova, o autor contrapôs ao sistema tradicional de educação, propondo o modelo de ensino-aprendizagem focado no aluno.
Com relação a esse método, analise as sentenças a seguir:
I- Na concepção de John Dewey, ao proporcionar o ensino através da experiência, é preciso cuidar para que essa experiência tenha qualidade e respeito à liberdade individual.
II- Na concepção de John Dewey, o professor é um guia, que aconselha e ajuda, como um colega mais experiente.
III- Na concepção de John Dewey, era necessário abolir com o analfabetismo, então, tornou-o o mais eminente defensor da educação libertária.
IV- Na concepção de John Dewey, o método científico em situações de aprendizagem se caracteriza por um ciclo descontinuum linear.
a) As sentenças I e II estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) Somente a sentença IV está correta.
d) As sentenças III e IV estão corretas.

John Dewey foi um destacado educador norte-americano, personagem importante para a compreensão da educação contemporânea devido ao fato de os Estados Unidos terem sido um país modelo para as demais nações durante o século XX.
Com relação às ideias desse pedagogo, assinale a alternativa CORRETA:
A John Dewey foi um dos principais articuladores da educação do ensino a distância.
B John Dewey foi um pedagogo pouco afeito às inovações tecnológicas na educação.
C John Dewey foi um dos formuladores da ideia de escola em período integral.
D John Dewey foi um dos formuladores do ensino de informática.

Na língua portuguesa, há muitas palavras com o mesmo significado ou uma palavra com vários significados, dependendo do contexto. Entretanto, no senso comum, alguns termos são tratados como sinônimos, mesmo não sendo. É o caso de 'educação' e 'ensino'.
Referente a essas palavras, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A educação refere-se apenas à metodologia aplicada ao conteúdo a ser ministrado pelo professor.
( ) A educação é atuante na formação humana e evolução de uma determinada sociedade.
( ) O ensino constitui-se de forma intencional e organizada por alguém, objetivando a transmissão de informações.
( ) O ensino é um valor atribuído somente à família, tendo a escola pouca interferência no processo de formação humana.
a) F - V - F - V.
b) F - F - V - F.
c) F - V - V - F.
d) V - V - F - F.

Prévia do material em texto

Disciplina: Didática e Metodologia do Ensino de Informática (LIN01) 
Avaliação: Avaliação I - Individual ( Cod.:672262) ( peso.:1,50) 
Prova: 28752696 
 
 
1. O método didático de Johann Friedrich Herbart constitui-se de cinco passos 
fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem, que são: a 
preparação, a apresentação, a assimilação, a generalização e a aplicação. 
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as 
falsas: 
 
( ) A preparação significa o momento em que o professor relembra os 
conhecimentos prévios sobre o assunto estudado, instigando nos 
educandos o interesse para o próximo conteúdo a ser ministrado. 
( ) A apresentação consiste na forma dinâmica e interativa em que o 
professor é apresentado para a turma, provendo, desta forma, parcerias e 
estimulando o processo de ensino e aprendizagem. 
( ) A assimilação corresponde ao processo de comparação de assuntos, 
distinguindo o certo e o errado dos conteúdos estudados. Já a generalização 
consiste de técnicas abstratas, em que o educando não é capaz de 
desenvolver os conceitos aprendidos. 
( ) A aplicação diz respeito aos exercícios e atividades realizados pelos 
educandos, sendo possível identificar se o educando demonstra 
entendimento do assunto e se consegue aplicar aquilo que estudou. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) V - V - V - F.
 b) F - V - F - V. 
 c) F - F - V - V. 
 d) V - F - F - V. 
 
2. A didática é defendida e estudada há séculos por diferentes teóricos, 
estudiosos e autores que buscavam identificar e discutir sobre as várias 
técnicas e modelos de metodologias educacionais existentes, que teriam 
como um único fim a melhoria da educação. Sobre o exposto, associe os 
itens, utilizando o código a seguir: 
 
I- Comênio. 
II- Herbart. 
III- Jean-Jacques Rousseau. 
IV- Johan Heinrich Pestalozzi. 
V- John Dewey. 
 
( ) Este pensador pensava que a alma deveria ser preenchida com 
experiências. A instrução é o principal procedimento da educação. 
( ) Este pensador inspirou-se em Herbart e seu nome está vinculado a 
vários movimentos de reforma na educação no século XIX. Precursor do 
método intuitivo de ensino. 
( ) Este pensador acreditava que pela educação o homem se prepararia 
para a vida eterna. Seria possível criar um método eficiente para ensinar 
tudo a todos. 
( ) Este pensador acreditava que o pensamento não existe isolado da 
ação. A educação deve servir para resolver situações da vida. 
( ) Este pensador acreditava que as instituições educativas corrompem o 
homem e tiram-lhe a liberdade. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) III - II - I - V - IV.
 b) V - III - IV - II - I.
 c) II - I - III - IV - V.
 d) II - IV - I - V - III.
 
3. O objetivo da didática é o ensino-aprendizagem, visto tanto como intenção 
de produzir aprendizagem e sem delimitação da natureza do resultado 
possível quanto desenvolvimento da capacidade de aprender e 
compreender. Nas últimas décadas, vários pesquisadores dedicaram-se a 
investigar os fundamentos do processo de aprendizagem. Tratando do 
Pensamento Pedagógico, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o 
pensamento do estudioso: 
 a) Rousseau valoriza o caráter melódico da palavra falada, mas considera 
que a palavra escrita é mais apta a desvendar as sutilezas do sentido. 
 b) John Dewey criticava a educação pela instrução, que tinha como ênfase a 
memorização e o intelectualismo, propondo em seu lugar a educação 
pela ação, escolas equipadas com laboratórios, jogos etc., ou seja, seria 
uma escola equipada com todos (ou quase todos) os meios e recursos 
necessários para a realização das experiências por parte dos alunos. 
 c) Herbart apontou a necessidade de o professor ter uma teoria pedagógica 
para que sua prática seja baseada somente na experiência contida e 
propôs um sistema pedagógico que se organiza entorno de três conceitos 
centrais: sintaxe, disciplina, instrução educativa. 
 d) Comenius lutou contra o analfabetismo, tornou-o o mais eminente 
defensor da educação libertária. 
 
4. No ano de 1633, o educador tcheco Comenius escreveu a Didática Magna, 
designando a nova disciplina como "arte de ensinar tudo a todos". Segundo 
Castro (2001), não há limite entre educação e ensino, pois o objeto da 
didática abrange o ensino de conhecimentos, atitudes e sentimentos. Para 
Comenius, o conhecimento da natureza é a base da Didática Magna, por 
isso, é possível compreender que o guia do ensino está na natureza, que 
dispensa palavras ocas, palavras de vento e linguagem de papagaio. Na 
concepção de Comenius, no que diz respeito à educação e ao ensino, 
classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) Deverá a educação ser vista como um instrumento para garantir as 
reformas necessárias à sociedade. 
( ) Deverá ensinar somente aquilo que os indivíduos pudessem utilizar em 
sua vida prática. 
( ) Deverá ensinar tudo a todos, deixando a formação de um homem ideal 
sempre em primeiro plano. 
( ) Deverá fazer uso racional e sistemático de recursos didáticos que 
ilustrem os fenômenos naturais e cognitivos de cada indivíduo. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 
FONTE: CASTRO, A. D. Ensinar a ensinar: didática para a escola 
fundamental e média. São Paulo: Pioneira, 2001. 
 a) V - F - V - V.
 b) F - F - V - F. 
 c) V - V - F - F. 
 d) F - V - F - F. 
 
5. O método de Rousseau serviu de inspiração para Pestalozzi e outros 
métodos universais pedagógicos. No contexto de sua época, formulou 
princípios educacionais que permanecem até nossos dias, principalmente 
quando afirmava que a verdadeira finalidade da educação era ensinar a 
criança a viver e aprender a exercer a liberdade. Assim, Jean-Jacques 
Rousseau, um dos expoentes teóricos para a pedagogia contemporânea, 
propôs alguns modelos educativos para formação do homem. Sobre esses 
princípios, analise as sentenças a seguir: 
 
I- Defende a ideia da infância como idade autônoma e dotada de 
características específicas. 
II- Defende a ideia da infância com várias fases de desenvolvimento, 
sobretudo no aspecto cognitivo. 
III- Defende a ideia do jovem como uma pessoa incompleta. 
IV- Defende a idade da "Educação pela Instrução". 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 a) Somente a sentença IV está correta. 
 b) As sentenças I, II e III estão corretas. 
 c) As sentenças I e II estão corretas. 
 d) As sentenças III e IV estão corretas. 
 
6. Na perspectiva do pensamento pedagógico moderno, vários pensadores se 
destacaram, dentre eles, Johann Friedrich Herbart. O filósofo alemão 
nasceu em Oldenburg, na Alemanha, em 1776, conheceu alguns dos mais 
importantes intelectuais da época e assim como Pestalozzi. Herbart tomou a 
intuição como ponto de partida no ensino. Sobre o pensamento pedagógico 
de Herbart, analise as sentenças a seguir: 
 
I- Herbart parte do princípio de que a alma é uma tábula rasa que precisa 
ser preenchida com experiências sucessivas. 
II- Herbet entendia que a criança deve tornar-se adaptável, mas sempre 
mantendo a sua individual capacidade criadora, a sua curiosidade e 
iniciativa. 
III- Herbart propõe um método sistematizado de instrução com cinco passos 
formais. 
IV- Herbart estabeleceu os passos formais da aprendizagem que se 
resumem na apresentação, situação problema, associação, sistematização 
e validação, os quais foram, posteriormente, reformulados por sua discípula 
Maria Montessori. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 a) Somente a sentença IV está correta.
 b) As sentenças I e IV estão corretas. 
 c) As sentenças III e IV estão corretas. 
 d) As sentenças I, II e III estão corretas
 
7. Castro (1991) apresenta a transformação do ensino como amplitude 
educacional, bem diferente da escola tradicional. Essa transformação se 
deve às grandes mudanças, ao desenvolvimento de novas perspectivas e a 
novas ideias para o ensino. Todo esse contexto está relacionado com o 
surgimento do capitalismo,urbanização e o direcionamento da educação 
baseada na experiência empírica. Como este novo conceito é conhecido? 
 
FONTE: CASTRO, A. D. A trajetória histórica da didática. São Paulo: FDE, 
1991. 
 a) Nova era moderna. 
 b) Nova Escola. 
 c) Novas atividades. 
 d) Nova era dominante.
 
8. John Dewey, professor de filosofia e de psicologia na Universidade de 
Chicago (1894), criou uma escola laboratório para crianças, na qual pôs em 
prática suas técnicas educativas. Com a teoria da Escola Nova, o autor 
contrapôs ao sistema tradicional de educação, propondo o modelo de 
ensino-aprendizagem focado no aluno. Com relação a esse método, analise 
as sentenças a seguir: 
 
I- Na concepção de John Dewey, ao proporcionar o ensino através da 
experiência, é preciso cuidar para que essa experiência tenha qualidade e 
respeito à liberdade individual. 
II- Na concepção de John Dewey, o professor é um guia, que aconselha e 
ajuda, como um colega mais experiente. 
III- Na concepção de John Dewey, era necessário abolir com o 
analfabetismo, então, tornou-o o mais eminente defensor da educação 
libertária. 
IV- Na concepção de John Dewey, o método científico em situações de 
aprendizagem se caracteriza por um ciclo descontinuum linear. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 a) Somente a sentença IV está correta.
 b) As sentenças II e III estão corretas. 
 c) As sentenças III e IV estão corretas. 
 d) As sentenças I e II estão corretas. 
 
9. John Dewey foi um destacado educador norte-americano, personagem 
importante para a compreensão da educação contemporânea devido ao fato 
de os Estados Unidos terem sido um país modelo para as demais nações 
durante o século XX. Com relação às ideias desse pedagogo, assinale a 
alternativa CORRETA: 
 a) John Dewey foi um dos principais articuladores da educação do ensino a 
distância. 
 b) John Dewey foi um dos formuladores do ensino de informática. 
 c) John Dewey foi um dos formuladores da ideia de escola em período 
integral. 
 d) John Dewey foi um pedagogo pouco afeito às inovações tecnológicas na 
educação. 
 
10.Na língua portuguesa, há muitas palavras com o mesmo significado ou uma 
palavra com vários significados, dependendo do contexto. Entretanto, no 
senso comum, alguns termos são tratados como sinônimos, mesmo não 
sendo. É o caso de "educação" e "ensino". Referente a essas palavras, 
classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) A educação refere-se apenas à metodologia aplicada ao conteúdo a ser 
ministrado pelo professor. 
( ) A educação é atuante na formação humana e evolução de uma 
determinada sociedade. 
( ) O ensino constitui-se de forma intencional e organizada por alguém, 
objetivando a transmissão de informações. 
( ) O ensino é um valor atribuído somente à família, tendo a escola pouca 
interferência no processo de formação humana. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) F - V - F - V.
 b) F - F - V - F. 
 c) F - V - V - F.
 d) V - V - F - F.

Mais conteúdos dessa disciplina