Buscar

ALTERAÇÕES LABORATORIAIS NA COVID-19

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ALTERAÇÕES LABORATORIAIS NA COVID-19
Quando se trata de alterações laboratoriais, se pensa bastante em procedimentos técnicos, na tecnologia e controle de qualidades. Mas, é necessário a intercessão entre os conhecimentos das áreas como a de imunologia, bioquímica e fisiologia humana.
As alterações laboratoriais, especificamente na COVID-19, é voltada para o processo de inflamação, esse processo é a“ peça chave” que guia todo o olhar do analista clinico dentro dessa avaliação, pois, ao avaliar o processo inflamatório é possível a análise também de três eixos principais na saúde do paciente, que são o risco vascular, a coagulopatia e falência múltipla de outros órgãos, já que a infecção causada pelo SARS-CoV-2 vêm se comportando como uma doença multissistêmica e sua fisiopatologia vai muito além das manifestações respiratórias. Portanto, existe um painel de controle de prognóstico para a COVID-19, onde é analisado esses três processos da inflamação, da coagulopatia e da falência de órgãos, onde no processo de inflamação é analisado leucocitose, neutrofilia, linfocitose, PCR aumentada, LDH aumentada, na coagulopatia a troponina aumentada, TP aumentada, D- dímero aumentado, na falência de órgãos são analisados abumina diminuída, ATL aumentada, AST aumentada, Bilirrubina total aumentada, creatinina aumentada, se o paciente se enquadrar em todo esse prognóstico há grandes chances de pioras em seu quadro clínico . 
Os parâmetros laboratoriais têm suma importância no diagnóstico e monitoramento da doença. Dá-se início com o exame diagnóstico através do teste molecular que detecta SARS-COV-2, e gera confirmação dos casos. Entretanto, a testagem pode dar resultados falsos negativos pela baixa sensibilidade do método, erros técnicos ou coleta de amostra insuficiente, ou ainda porque pode levar seis dias para haver alteração nos resultados para positivos, pelo teste molecular relacionados aos pacientes infectados. Existe também a possibilidade de detectar através do parâmetro hematológico de progressão da doença para casos mais graves, pois, sabe-se que quando houver o surgimento da Leucocitose em concomitância com a Neutrofilia, o agravamento da Linfocitopenia e o surgimento de Trombocitopenia, que é quando as plaquetas estão baixas, ocorrendo os casos. 
Diante disso, os Pacientes com diagnóstico de Covid-19 devem ser tratados e avaliados de forma sistêmica, sem deixar nenhum parâmetro para trás. Portanto, a rotina laboratorial tem um papel importantíssimo no controle e na cura dos pacientes, para que aconteça toda uma avalição até a cura da doença.

Outros materiais