Buscar

06 FUND DA EDUC DE JOVENS E ADULTOS E EDUC POPULAR

Prévia do material em texto

FUND. DA EDUC. DE JOVENS E ADULTOS E EDUC. POPULAR
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	CEL0359_A6_202002242914_V1
	
	
	
	
		Aluno: LUCIANA NICOLINO DE ALMEIDA DE SOUZA
	Matr.: 202002242914
	Disc.: FUND.ED.JOV.ADUL.POP 
	2021.1 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		As marcas que a escola imprime no aluno jovem e adulto são, definitivamente, complexas e acentuadas. A experiência escolar pregressa do aluno jovem e adulto, quase sempre é marcada pelo:
	
	
	
	Insucesso, fracasso e exclusão
	
	
	Sucesso, aprovação e aprendizagem
	
	
	Inclusão, aprendizagem e promoção
	
	
	Aprendizagem, conhecimento e cultura
	
	
	Sucesso, promoção e cultura
	
Explicação:
Estas são as principais caracteristicas dos alunos que procuram o EJA. 
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Protagonistas de histórias reais e ricos em experiências, a juventude da EJA chega à escola com o imaginário social constituído, trazendo uma visão de mundo influenciada por seus traços culturais de origem e por sua vivência social, familiar e profissional. Na verdade, a proximidade que os une é a condição econômico-social: ser jovem, adulto e com baixa escolaridade em uma sociedade cujo código escrito ocupa lugar de prestígio e poder.
 A partir dessa reflexão, marque (V) verdadeiro e (f) Falso.
( ) Esses alunos, em sua maioria, já trazem consigo uma experiência escolar de insucesso e fracasso, onde pelos mais variados motivos evadiram e abandonaram a escola.
( ) O reingresso na escola é uma decisão simples, que todos eles tomam com tranquilidade.
( ) Ao tomar essa decisão, ele acaba por declarar para toda a sociedade a sua condição de pouca escolaridade, num desafio que às vezes se constrói num processo de idas e vindas.
( ) Algumas situações relacionadas à inúmeros condicionantes e atores, como família, patrões, instabilidade no emprego, desemprego, miséria, horários de trabalho, condições de acesso, distância entre casa e escola também envolvem e prejudicam o desempenho escolar desse aluno.
( ) Esses alunos, quando vitimados por uma prática educativa, firmada em fatores estruturais que legitimam a exclusão, pode promover a baixa auto estima nos alunos e consolidar a história de fracasso que elem já carregam.
	
	
	          
	V-F-V-F-F
	
	          
	F-F-F-V-V
	
	          
	V-F-V-V-F
	
	          
	V-V-V-V-F
	
	          
	V-F-V-V-V
	
Explicação:
O grande desafio tem-se colocado no sentido de como estabelecer um diálogo entre a cultura juvenil e a cultura escolar sistematizada, podendo assim assegurar a permanência na escola com aprendizagens significativas.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		As marcas que a escola imprime no aluno jovem e adulto são, definitivamente, complexas e acentuadas. A experiência escolar pregressa do aluno jovem e adulto, quase sempre é marcada pelo:
	
	
	
	Triunfo, aquisição e exclusão
	
	
	Insucesso, fracasso e exclusão
	
	
	Alcançamento, consecução e conquista
	
	
	Êxito, excepção e triunfo
	
	
	Sucesso, envolvimento e inclusão
	
Explicação:
A experiência escolar pregressa do aluno jovem e adulto, quase sempre é marcada pelo insucesso nas disciplinas, a exclusão social e a falta de apoio familiar.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Uma boa escola deve oferecer a possibilidade de aquisição de conhecimento ao jovem em um lugar onde ele se sinta bem e, por isso, tenha mais disposição para aprender, fazer amigos, se relacionar e explorar a diversidade de experiências à sua disposição.
Qual das assertivas abaixo é FALSA?
	
	
	
	É papel da escola reconhecer as diferenças individuais de seus alunos e o processo de amadurecimento dos mesmos.
	
	
	Cabe à escola propiciar condições que ajudem seu alunado a ampliar suas habilidades para capacitá-los a enfrentar a vida adulta com maturidade e de forma participativa.
	
	
	A escola sempre leva em conta a condição juvenil de seus alunos, respeitando e aceitando os condicionantes e determinantes característicos da infância.
	
	
	Reconhecer os aspectos da condição juvenil presentes nos estudantes e suas características, semelhanças e diferenças ajuda a escola a ajudar seus alunos a superar as dificuldades e angústias típicas da idade.
	
	
	Os conflitos e contradições pelas quais a juventude passa e trás consigo para a escola é resultado de uma sociedade supressora, excludente e que marca profundamente as relações sociais nas escolas.
	
Explicação:
A escola nem sempre leva em conta juvenil de seus alunos. Se estamos falando de jovens as características  deveriam ser dajuventude¿enãodajuventude¿enãoda infância¿.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		O protagonismo infantil na área educacional tem relação direta com a cidadania, em virtude de:
	
	
	
	Favorecer a autonomia relacionada ao contexto tecnológico
	
	
	Possibilitar o desenvolvimento de atividades que valorizam a participação e a escuta dos jovens
	
	
	Possibilitar a alfabetização de jovens e adultos
	
	
	Fortalecer atitudes reprodutivas das práticas curriculares
	
	
	0rientar para o desenvolvimento de competências conceituais
	
Explicação:
A ideia principal do protagonismo juvenil é fazer com que o jovem tenha uma legítima participação social, contribuindo não somente à escola, como também com a comunidade em que está inserido.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Assinale a alternativa que indica o exercício que vai instrumentalizar o jovem para uma inserção autônoma e participativa no meio social.
	
	
	
	É o exercício de reprodução
	
	
	É o exercício de reflexão
	
	
	É o exercício de autoritarismo
	
	
	É o exercício de indisciplina
	
	
	É o exercício de passividade
	
Explicação:
É atrevés da reflexão sobre a prática que nos tornamos capazes de emitir oriniões refletidas
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Para compreendermos o termo condição juvenil devemos levar em consideração que aspectos:
I. Refere-se ao modo como uma sociedade constitui e atribui significado a esse momento do ciclo da vida, no contexto de uma dimensão histórico-geracional.
II. Não é determinado pela forma com essa condição é vivida a partir de diferentes recortes, como às diferenças sociais, de classe, de gênero e de etnia.
III. Pode ser demarcado unicamente pelo critério de faixa etária.
Estão corretas:
	
	
	
	Esta correta a opção II
	
	
	Está correta somente a opção III
	
	
	Está correta somente a opção I
	
	
	Estão corretas as opções I, II e III
	
	
	Estão corretas as opções II e III
	
Explicação:
Qualquer condição juvenil é transitória. Por trazer mudanças as vezes drásticas, as condições juvenis devem ser atenuadas no que concerne a seu entendimento
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		"É a educação que mantém viva a memória de um povo e dá condições para a sua sobrevivência material e espiritual". ( Maria Lúcia de Arruda Aranha). A afirmativa acima evidência a relação da educação com:
	
	
	
	a cultura
	
	
	a sociedade
	
	
	os valores
	
	
	a liberdade
	
	
	a escola
	
Explicação:
A memória de um povo é sua cultura.
	
	
	
	 
	 
	Não Respondida
	 
	 
	 Não Gravada
	 
	 
	Gravada
	
F
F
F
F
V

Continue navegando