Buscar

O ressurgimento do Direito Romano na Baixa Idade Média

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O ressurgimento do Direito Romano na Baixa Idade Média
O renascimento do direito romano é um fenômeno que apresenta grandes proporções e que influenciou inclusive a forma como se desenvolveu o direito no Ocidente. É importante ressaltar que esse ressurgimento não se deu ao acaso e que os influxos romanos sempre se fizeram presentes no continente europeu, em maior ou menor grau, devido ao profundo enraizamento das marcas da civilização romana nesse território.
A incipiente civilização europeia, desprovida de uma estrutura social desenvolvida e de uma cultura consolidada, se demonstrava altamente suscetível ao recebimento dos influxos da civilização romana. Assim, assumem elevada importância as instituições e a tradição romanas, que influenciam a conformação dos ordenamentos jurídicos dos recém-formados Estados nacionais e a consolidação de estruturas estatais mais elaboradas.
A influência romana se processa não na forma de imposição, mas na forma de uma simbiose, em que uma cultura diferente assimila elementos romanos, mas sem perder sua identidade própria. Para tanto, são necessárias adaptações, uma vez que se trata de elementos de uma civilização já extinta, construída em um contexto diverso daquele no qual ela será resgatada.
Ademais, é de suma importância a retomada do direito romano para o ensino jurídico e para a consolidação de um sistema de direito, o que se dará no âmbito acadêmico. Não se resumindo essa importância, no entanto, ao período do surgimento da universidade medieval, pois as consequências da influência da jurisprudência romana se fazem presentes até hoje. Assim, o grande legado deixado pelo direito romano é impossível de ser mensurado, sua importância é tamanha que não pode ser exaurida exemplificativamente neste espaço. Importa elucidar sua significativa contribuição em diversos âmbitos, escapando ao campo do direito, que se verifica até os dias atuais.

Continue navegando