Buscar

Prova Formação Social, Histórica e Política do Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Marcia Figueira Porto (3285370)
	Disciplina:
	Formação Social, Histórica e Política do Brasil (SES45)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual ( Cod.:669610) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	29692828
Parte superior do formulário
	1.
	Sobre a queda do regime de monarquia e implantação da República, é necessário relacionar três questões como primordiais, que são: a abolição da escravidão, os problemas com a Igreja Católica e a participação do Brasil na Guerra do Paraguai. Levando em consideração a abolição da escravatura e todo o movimento intelectual que este fomentava em pleno contexto da queda do regime de monarquia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Existiam clubes abolicionistas que eram formados por intelectuais e profissionais liberais que pressionavam os membros do governo.
(    ) No interior de clubes abolicionistas, existiam integrantes que defendiam a extinção lenta e gradual da escravidão e denominavam-se como emancipacionistas.
(    ) Em meio às ideologias favoráveis à abolição da escravatura estava a de que a superação deste regime consistia numa das principais necessidades internas ao desenvolvimento do sistema do capitalismo.
(    ) O grupo formado pelos escravistas sustentava que a abolição deveria ser efetivada somente a partir do ano de 1901, na virada do século XIX para o século XX.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - V - F.
	
	b) V - F - V - F.
	
	c) F - V - V - F.
	
	d) F - V - F - V.
	 
	 
	2.
	O fato de hoje vivermos um regime republicano de governo leva-nos a naturalizá-lo. Todavia, assim como os outros regimes, a República é uma construção social e cultural no Brasil. Para que tal construção se consolidasse, a questão militar teve um papel fundamental. Sobre a questão militar, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) A questão militar foi uma série de artigos publicados na imprensa contrários à abolição da escravidão que vinha ocorrendo paulatinamente.
	
	b) A questão militar foi decorrente das ideias positivistas defendidas pela família real e combatidas pela classe militar.
	
	c) A questão militar foi uma revolta no Rio Grande do Sul em torno do ideário federalista e contrário à centralização monárquica.
	
	d) A questão militar foi um conflito entre o governo monárquico e os militares, que estavam em estado de abandono desde a Guerra do Paraguai. A classe militar havia se fortalecido a ponto de fazer oposição ao governo.
	3.
	A mudança de regime político que ocorreu no Brasil em 15 de novembro de 1889 é interpretada e explicada pelos estudiosos como sendo um evento em que a população brasileira não participou de forma efetiva, e que se tratou de um movimento em que as elites políticas orquestraram as mudanças todas que estavam em curso. Qual regime político foi substituído/superado com o evento da Proclamação da República?
	
	a) Monarquia.
	
	b) Neoliberalismo.
	
	c) Ditadura Militar.
	
	d) Teocracia.
	4.
	Marechal Deodoro da Fonseca comandou o grupo que defendeu a decretação da República e o fim do regime e modelo político de Monarquia. Para que os ideais deste grupo fossem levados a cabo, foi necessário que um conjunto de fatores e fatos somassem forças nesse sentido. Sobre os fatores que colaboraram para este cenário favorável, analise as opções a seguir:
I- A abolição dos escravos.
II- O descaso dos grupos militares.
III- O desejo da elites.
IV- Os movimentos sociais liderados por escravos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As opções I, II e IV estão corretas.
	
	b) As opções I e IV estão corretas.
	
	c) As opções I, II e III estão corretas.
	
	d) As opções II, III e IV estão corretas.
	5.
	A mudança de regime político de Monarquia para República ocorreu em 15 de novembro de 1889 e acabou por revelar um contexto amplo de contradições que se encontrava latente tanto no campo econômico, como no político. Segundo a estudiosa Emília V. da Costa (1994), os descontentamentos eram tantos que uniam integrantes dos grupos que reclamavam a restauração da Monarquia até defensores do recém instaurado regime republicano. Sobre o contexto de primeiros anos de implantação do regime republicano no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os grande proprietários de terras foram os únicos que mantiveram o apoio constante e inabalável ao governo republicano.
(    ) Burgueses e militares ,ora se posicionavam à favor, ora contra o governo republicano, ou seja, conforme os interesses e os favorecimentos em questão.
(    ) O PR e o PRP foram partidos políticos responsáveis por agregar reivindicações das elites regionais.
(    ) Ao longo do governo de Floriano Peixoto eclodiram diversas revoltas pelo interior do Brasil, que foram rechaçadas de forma repressiva e violenta.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - V - F.
	
	b) F - V - V - V.
	
	c) V - V - F - V.
	
	d) V - F - V - V.
	6.
	O Brasil das primeiras décadas do século XX foi marcado por inúmeros movimentos e agitações populares e de trabalhadores, que reclamavam por melhores condições de trabalho e salários. Segundo os estudiosos, o movimento operário ganhou forte estrutura e alcance em suas ações, pois os integrantes possuíam larga experiência com organização de trabalhadores e movimento sindical. Sobre o trabalho nas primeiras décadas do século XX no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Muitos dos trabalhadores eram de origem europeia, haviam entrado em contato com o cotidiano do trabalho operário e do movimento sindical antes de chegar ao Brasil.
(    ) As regiões que mais apresentaram agitações de operários foram o Sul, o Nordeste e Norte do Brasil.
(    ) As questões que os trabalhadores reivindicavam não diziam respeito somente a melhorias ao operariado no interior das fábricas, mas nas condições gerais de vida dos moradores das regiões industriais.
(    ) Muitos dos imigrantes europeus já demostravam conhecimentos do sistema socialista, do anarquismo e em formas e sistema de transformação da sociedade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) F - V - V - V.
	
	b) V - F - V - V.
	
	c) V - V - F - V.
	
	d) V - V - V - F.
	7.
	Quando ocorreu o processo de mudança do regime de Monarquia para República, existiam inúmeras situações de insatisfação no interior do Brasil. As pessoas que estavam insatisfeitas beneficiaram-se do momento e expressaram suas reivindicações. Neste contexto, o que é possível afirmar sobre este momento da história do Brasil?
	
	a) São exemplos desses movimentos: a Guerra de Canudos (1896-1897), a Guerra do Contestado (1912-1915), a Revolta da Vacina (1904) e a Revolta da Chibata (1910).
	
	b) A situação de exclusão das camadas mais pobres dos benefícios do novo regime não influenciou na eclosão dos movimentos sociais da Primeira República.
	
	c) Um dos movimentos foi o do Tenentismo, que teve origem em 1922 e que apresentava um discurso moralizador, que previa a purificação das forças armadas e da sociedade como um todo.
	
	d) Os movimentos ocorreram no campo e nas cidades, mas aqueles que ocorreram no campo não foram de grande importância.
	8.
	Diante da mudança de regime político da Monarquia para a República, a historiografia para o tema defende que a população, o povo brasileiro, de maneira geral, posicionou-se como que se estivesse ?bestializado e atônito? diante do fato. O que esta expressão pretende revelar do real caráter que a proclamação da República apresentou? Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O povo acompanhou o processo de Proclamação da República de forma engajada, porém os rumos que os fatos obtiveram acabou por frustar e decepcionar a todos que haviam lutado pela causa.
(    ) Tratou-se de uma mudança política que ocorreu e tramitou somente nas esferas internas da política nacional, bem como envolveu integrantes de quadros específicos do corpo do exército brasileiro.(    ) A transição do regime de Monarquia para o de República esteve mais relacionado a um conjunto de fatos e crises políticas e econômicas que tornavam o antigo sistema inviável, e não como o resultado da participação e mobilização popular propriamente dita.
(    ) A queda da Monarquia foi o ato que passou sem o devido conhecimento da população brasileira, antes foi fomentada pela insatisfação das elites escravistas que haviam perdido suas propriedades e a dos grupos do exército que não conseguiam colocar-se nos espaços de poder junto ao governo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - V - V.
	
	b) V - V - F - V.
	
	c) V - F - V - V.
	
	d) V - V - V - F.
	
	
	9.
	A abolição da escravidão foi um processo lento e gradual que teve fatos importantes em 1850, abolição do tráfico de escravos, 1871, Lei dos Sexagenários e, finalmente, 1888, Lei Áurea. Como podemos avaliar o papel da abolição da escravidão na proclamação da República?
	
	a) A abolição da escravidão foi fundamental para a implantação da República, pois a escravidão era incompatível com o modelo republicano. Nos EUA, por exemplo, logo que foi implantado o regime republicano, a escravidão foi abolida.
	
	b) A abolição da escravidão provocou descontentamento entre proprietários de escravos. Esse ressentimento fez com que essa elite rural engrossasse as fileiras dos partidos republicanos contrários à Monarquia.
	
	c) A abolição da escravidão provocou uma série de manifestações de rua, em que os negros emancipados buscavam implantar um regime republicano, a exemplo do que houve no Haiti.
	
	d) A abolição era essencial para o regime republicano, especialmente no que diz respeito à liberação dos trabalhadores para construção de obras públicas e implantação de estatais, como a Companhia Siderúrgica Nacional e a Petrobras.
	10.
	O Brasil do final do século XIX encontrava-se agitado por diversos movimentos políticos, que abalavam o regime imperial que vigorava na época. Neste contexto, tinha-se o movimento abolicionista e toda uma legislação, indicando que a escravidão deveria ser superada em pouco tempo. Diante disto, analise as seguintes sentenças:
I- A Lei Eusébio de Queirós, de 1850, previa que todos os filhos de escravos nascidos após a promulgação da lei ganhariam automaticamente a liberdade.
II- A Lei dos Sexagenários, promulgada em 1885, representava mais uma tentativa de prorrogar ao máximo a escravidão do que uma preocupação com os direitos humanos.
III- A pressão contra a manutenção do regime de trabalho escravo se desenvolveu em várias frentes, dentre outros motivos porque havia um medo generalizado de que pudesse ocorrer no Brasil uma revolta de grandes (e imprevisíveis) proporções.
IV- Ao longo da segunda metade do século XIX, surgiram no país diversos clubes abolicionistas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I e II estão corretas.
	
	b) As sentenças I e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças I, III e IV estão corretas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando