Buscar

PERSPECTIVA PROFISSIONAL - AVALIAÇÃO II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PERSPECTIVA PROFISSIONAL – AVALIAÇÃO II
	1.
	A educação a distância é uma modalidade de ensino que faz uso das tecnologias para auxiliar os acadêmicos no processo de ensino e aprendizagem, separados pela distância, o uso das tecnologias facilita a aproximação entre professor e acadêmico. Durante sua consolidação, passou por cinco gerações: ensino por correspondência, tele-ensino, multimídia, e-learning e m-learning. Acerca da educação a distância na segunda geração - período compreendido entre 1960 e 1985 - qual foi a designação recebida e como ocorreu o suporte tecnológico de distribuição de conteúdos?
	 a)
	Multimídia - CDs e DVDs.
	 b)
	Ensino por correspondência - imprensa.
	 c)
	Tele-ensino - emissões radiofônicas e televisivas.
	 d)
	E-learning - internet e web.
	2.
	No ensino presencial ou na educação a distância, é importante que o aluno tenha determinação e disciplina, pois estão entre os fatores motivacionais do aluno, afinal, não compreender o assunto abordado e a perda na sequência da disciplina possibilitam que o aluno desista de seus estudos. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta três características do aluno de educação a distância:
	 a)
	Comprometido, feliz e líder da turma.
	 b)
	Tranquilo, organizado e sem ritmo de estudo.
	 c)
	Extrovertido, alegre e feliz.
	 d)
	Colaborador, organizado e dinâmico.
	3.
	A inserção das tecnologias acarretou mudanças na sociedade e na forma como as pessoas passaram a interpretar os fatos do cotidiano, mudou a forma de pensar, agir e alterou as relações de trabalho. Com o avanço da multiplicidade das fontes de informação por meio das tecnologias, Litto e Formiga (2011), afirmam que a informação abundante e veloz passou a fazer parte da vida das pessoas, com um impacto cada vez maior. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LITTO, F. M.; FORMIGA, M. M. M. Educação a distância: o estado da arte. 2. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
	 a)
	Os programas de televisão de educação favorecem os alunos em termos do horário em que são transmitidos e facilitam a interação entre professor e aluno.
	 b)
	A tecnologia está disponível para todos, isso significa que tudo o que estiver nas redes sociais é verdadeiro e pode ser aproveitado.
	 c)
	O fato de não ter acesso a muita informação, acaba facilitando o aprendizado dos alunos que buscam a educação a distância para concluir seu curso de graduação.
	 d)
	Hábitos, costumes e valores são facilmente modificados por meio de novelas, os noticiários conseguem influenciar a população e até alterar os resultados eleitorais.
	4.
	As pessoas que aprenderam a lidar com as tecnologias precocemente têm mais facilidade de adaptação aos novos modos de comunicação e informação. Coelho (2012, p. 89) explica que essa nova geração é formada, especialmente, por indivíduos que não se amedrontam diante dos desafios expostos pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e experimentam e vivenciam múltiplas possibilidades oferecidas por novos aparatos digitais. Sobre os nativos digitais, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: COELHO, Patrícia Margarida Farias. Os nativos digitais e as novas competências tecnológicas. Texto livre: Linguagem e tecnologia, v. 5, n. 2, p. 88-95, 2012.
	 a)
	Os nativos digitais são conhecidos pelo fato de nascerem e crescerem rodeados da tecnologia, seu acesso é facilitado pelo fato de conviver com a tecnologia desde o seu nascimento.
	 b)
	Os nativos digitais são os nativos, aqueles que não têm o menor conhecimento da tecnologia e que na medida do possível descobrem algo novo.
	 c)
	Os nativos digitais são identificados pela facilidade que têm em ler livros e revistas, levando em consideração que o mais importante no momento de aprender é ter o material em mãos para manuseá-lo.
	 d)
	Os nativos digitais são as pessoas que nasceram e depois de adultos começaram a ter acesso à era digital, novas tecnologias.
	5.
	O ensino a distância iniciou em 1965 com as TVs educativas, com um formato de ensino por meio de programas gravados, que ofereciam cursos para aperfeiçoamento pessoal e profissional. Ao longo dos anos, várias mudanças ocorreram com relação às TIC e ao ensino EaD, estruturando as gerações de ensino a distância. Sobre as características que conceituam o E-Learning, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Consiste numa ferramenta que conecta as pessoas com as tecnologias, com maior rapidez na atualização dos conteúdos.
	 b)
	Consiste em um programa que permite interação em tempo real entre as pessoas por videoconferência.
	 c)
	Consiste na modalidade de ensino organizada por meio de correspondências e materiais encaminhados pelo correio.
	 d)
	Consiste em uma forma de comunicação que as pessoas conseguem pesquisar conteúdos diferenciados na instituição de ensino.
	6.
	A UNESCO investe nas TIC para contribuir com o acesso universal à educação, equidade na educação, qualidade de ensino e aprendizagem, desenvolvimento profissional docente, na gestão e administração educacional. Ademais, a UNESCO lembra que todos devem ter o acesso à educação de qualidade e ao uso das tecnologias. Sobre a relação da educação com o uso das tecnologias pela UNESCO, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A UNESCO aborda as TIC na educação de forma abrangente, utilizando uma plataforma intersetorial própria, abordando diversas questões.
	 b)
	A UNESCO prevê o acesso às TIC somente para o Ensino Superior, em que ocorrem as pesquisas científicas.
	 c)
	A UNESCO aponta as TIC como um compromisso do Estado, que deve ser garantido às instituições de ensino confessionais.
	 d)
	A UNESCO considera as TIC como algo que deve ser desenvolvido por empresas especializadas no assunto.
	7.
	O modelo de educação à distância diferente da presencial oferta as disciplinas de forma modular, ou seja, o aluno realiza uma disciplina de cada vez, acompanhando seu desenvolvimento e as dificuldades. Assim, para o aluno ser bem-sucedido nesta modalidade de ensino, é necessário apresentar algumas características específicas. Sobre as características que o aluno precisa ter para frequentar a modalidade de ensino a distância, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O aluno deve ser constantemente motivado pelo professor e equipe EaD, que será responsável pela sua atuação acadêmica.
(    ) O aluno necessita ter disciplina para conseguir acompanhar um curso de EaD, dedicando-se aos estudos.
(    ) O aluno receberá a organização da disciplina e de seus tempos de estudos pelo professor de cada disciplina.
(    ) O aluno precisa ser curioso e apresentar autonomia para alcançar os conhecimentos de forma investigativa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - F - F - V.
	8.
	O aluno deve respeitar horários fixos para estudar e fazer as atividades. Por isso, é importante ficar longe de distrações como internet e programas de TV. Não pode perder o foco nem a concentração. Assinale a alternativa CORRETA a que se refere essa definição:
	 a)
	Disciplina.
	 b)
	Motivação.
	 c)
	Comportamento.
	 d)
	Flexibilidade.
	9.
	Competência é tomar a iniciativa e assumir a responsabilidade diante das situações profissionais com as quais nos deparamos. Consiste em um entendimento prático de situações, que agrega valor, que se apoia em conhecimentos adquiridos e os transforma à medida que aumenta a diversidade de situações. Com relação aos atributos que são considerados competências importantes para os acadêmicos da educação a distância, analise as opções a seguir:
I- Fluência digital.
II- Gestão de conflitos.
III- Administração de tempo.
IV- Autonomia.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As opções I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As opções II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As opções I, II e III estão corretas.
	10.
	O desenvolvimento de novas tecnologias de informação e comunicação(TIC), como a internet, classificadas como tecnologias conectadas, altera radicalmente o mundo atual em que vivemos. Basta olhar a nossa volta e perceber que a cada dia as pessoas estão mais e mais conectadas pelo uso destas tecnologias. O impacto disso na sociedade como um todo também se faz intensamente nas escolas e nos processos educativos em geral. Sobre estes impactos da inserção e desenvolvimento de novas TIC, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Novas linguagens surgiram com os recursos digitais, tornando a sociedade mais complexa, fato que indica a necessidade de preparação das pessoas para este mundo atual.
(    ) Na educação faz-se necessário primeiro equacionar os problemas presentes para posteriormente focar no ingresso nas redes de conexões digitais.
(    ) Ocorre uma exclusão do estudante que não tem acesso contínuo às redes digitais, o que certamente acarreta em consequências negativas para a sua aprendizagem no mundo atual.
(    ) Pesquisas em bases de dados on-line, bibliotecas digitais, portais educacionais, publicações, compartilhamentos e discussões on-line, são alguns exemplos de serviços digitais que integram a educação no mundo atual.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - V.

Continue navegando