Buscar

Aplicação Prática 2 - Janice Correia

Prévia do material em texto

Aplicação Prática 2
Após a leitura do artigo “capítulo I – a essência da estrutura” de Henry Mintzberg, pretende-se que identifique as 8 fases presentes no texto, desde que a Sra. Raku assegurava toda a produção sozinha (fase 1) até à fase em que coordenava as atividades a partir do seu escritório, no 55.º andar (fase 8).
Deverá complementar cada fase com o máximo de informação possível, como por exemplo: o n.º de empregados; quais as causas que levaram às mudanças ou ajustes; que departamentos foram utilizados; níveis hierárquicos; responsabilidades; mecanismos de coordenação (ajustamento mútuo, supervisão, standardização/normas); etc. 
· Ao perceber que já não poderia lidar sozinha com o seu negócio de cerâmica, iniciado na cave de sua casa, devido ao elevado número de encomendas que excediam as suas capacidades, por ter de fazer todo o trabalho sozinha, a Sra. Raku decidiu contratar a Sra. Bisque que tinha imensa vontade de aprender a arte da cerâmica. Assim, as duas passaram a dividir as tarefas: A Sra. Bisque ficou responsável por preparar o barro e os vidrados e a Sra. Raku fazia o resto já que as lojas de cerâmica só queriam peças feitas por ela.
Pouco tempo depois, os números de encomendas voltaram a aumentar, e a Sra. Raku viu-se obrigada a contratar mais cinco assistente, vindas diretamente da escola de cerâmica local, já prevendo o dia em que elas teriam de moldar os potes. Com o decorrer do tempo, a empresa foi crescendo, agora com a gerência da Sra. Bisque, visto que agora a Sra. Raku era presidente da Ceramics Limited e dedicava mais tempo aos seus clientes.
Com a visita de um consultor de organização, devido ao crescimento da Ceramics Limited, foi implementado um novo sistema de trabalho: O estúdio foi completamente reorganização. Agora havia quatro linhas de produção, cada assistente encarregava-se de apenas uma função dentro de cada linha de produção (potes, cinzeiros, vasos de suspensão para plantas e animais de cerâmica), a primeira preparava o barro, a segunda moldava, a terceira burilava o barro e assim por diante. Com este novo sistema de trabalho, obviamente que a produção se tornou algo muito mais simples. Cada pessoa seguia um conjunto de normas precisas, elaboradas de antemão, que asseguravam a coordenação de todo o trabalho exigido.
Com o passar do tempo, Sra. Raku teve a oportunidade de diversificar os produtos que a sua empresa produzia. Primeiro foram azulejos de cerâmica, depois acessórios para casa de banho e finalmente tijolos de argila. A empresa foi subsequentemente dividida em três divisões: produtos de consumo, produtos de construção civil, e produtos industriais.
Agora a Sra. Raku coordenava as atividades das divisões no seu escritório no quinquagésimo quinto andar da sua «Torre da Cerâmica», onde revia os resultados cada trimestre e atuava pessoalmente quando as taxas de crescimento e de lucro não atingiam os números desejados.
	Nome
	Janice Correia
	Número
	
	Data
	20/10/2020

Continue navegando