Buscar

Metodologia do Ensino de História

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

METODOLOGIA DE ENSINO DE HISTÓRIA
As propostas curriculares para o ensino de história dos anos iniciais têm como orientação introduzir as seguintes noções e conceitos históricos: Cultura, organização social e trabalho, tempo e espaço histórico.
 Com base na leitura do PCN para os anos iniciais do ensino fundamental, é correto afirmar que as propostas curriculares para o ensino de história foram formuladas a fim de:
Estimular a participação do aluno como sujeito ativo no processo de aprendizagem a partir da relação entre o seu cotidiano e os principais conceitos históricos.
Uma atividade de sala de aula que proponha o relato de pais ou avós sobre suas experiências antes do nascimento do aluno permite a construção do conceito de geração que está relacionado: Ao tempo histórico.
Indique quais noções e conceitos históricos são apresentados a partir das seguintes questões:
“Nossa escola foi inaugurada em que ano”? Quantos alunos estudam aqui? Onde estudavam as crianças quando esta escola não existia? “Fato, tempo e espaço históricos”.
Assinale qual é a principal teoria pedagógica norteadora das formulações didático-metodológicas que embasam o PCN dos anos iniciais do ensino fundamental e que preconiza a produção do conhecimento a partir da realidade do educando. Construtivismo.
No que concerne à escolha dos conteúdos da disciplina História, o objetivo pensado para o aluno deve ser: Conhecer sua família, sua escola, seu bairro, sua cidade, com seus patrimônios históricos, e a influência das pessoas nessas esferas.
Qual é o papel fundamental da disciplina História? Levar os alunos à reflexão e à construção de opiniões e argumentos próprios sobre as questões históricas.
O discente, ao ter consciência do seu tempo histórico, poderá assimilar que o seu papel diante das injustiças e demais questões sociais está em usufruir: Dos seus direitos e deveres, como cidadão, valorizando toda forma de cultura e princípios básicos, como exercer sua cidadania.
Para que se torne um crítico do seu tempo, com o entendimento do âmbito coletivo e dos conceitos históricos chaves, o aluno deverá: Ser capaz de compreender as diferentes associações de poder, na sua cidade e em outras localidades, em diferentes tempos.
Quanto ao processo de aprendizagem, o professor deve entender que: O espaço e o tempo de aprendizagem de cada aluno, mobilizando-nos com desafios que vão gradativamente aumentando de dificuldade conforme o estímulo.
O trabalho com novas linguagens no Ensino de História se faz necessário atualmente, pois:
Existem modos diferentes de aprender. Alguns educandos, por exemplo, têm a percepção da aprendizagem aguçada ao visualizar aquilo que foi mencionado em aula, de maneira prática.
Quando nos referimos a novas linguagens em educação, estamos remetendo a: Diversos produtos culturais, que estão presentes em nosso dia a dia, como imagens, músicas, literatura, programas de televisão, filmes, desenhos animados/animações, Internet, entre outros.
Quando falamos em novas linguagens, estamos nos referindo a diversos produtos culturais, que estão presentes em nosso dia a dia, como: Novas linguagens podem ser visuais (filmes, imagens, desenhos); sonoras (músicas, contação de histórias); digitais (sites, blogs, jogos online, Internet).
 As modalidades de planejamento, que estão diretamente relacionadas entre si, são: Plano de escola, plano de ensino e plano de aula.
 No que concerne às diferentes características das modalidades de planejamento, podemos afirmar que: O plano de ensino é aquele que compreende o processo todo de ensino/aprendizagem do ano escolar.
A partir do século XX, surgem mudanças significativas na seleção e na organização dos conteúdos de História, que são temáticas relacionadas a: mulheres, crianças, religiosidades e a própria estrutura do conhecimento histórico, como fontes, documentos e temporalidade.
 A defesa do princípio democrático na educação surge com um aumento dos espaços de participação da sociedade nas definições e na implementação de políticas. O que é necessário para que esse princípio se efetive realmente? Mudanças na organização das escolas e também nos atores envolvidos no processo.
Na produção de materiais didáticos, a teoria marxista modificou a estrutura dos manuais da seguinte: Passou a organizar os conteúdos a serem ensinados nas escolas a partir de questões econômicas.
O golpe militar de 1964, que instaurou uma ditadura em nosso país, alterou drasticamente a educação. O governo criou a disciplina de Estudos Sociais. Quais temas essa disciplina abordava? Questões sobre civismo e a pátria brasileira voltaram com força total, sendo trabalhadas nas disciplinas de Educação Moral e Cívica e Organização Social e Política Brasileira.
No chamado período de redemocratização do país, surge um movimento de reformulação na forma de ensinar História, em que: professor e aluno passam a ser pensados como sujeitos do conhecimento, e a escola, como um espaço de produção de conhecimento.
A avaliação deve ser acompanhada e entendida como um processo de: Análise dos resultados obtidos, mas também aproximação e ações tomadas a partir deles.
A avaliação diagnóstica serve como: A avaliação a ser feita previamente às demais, como forma de sondagem para conhecer as habilidades dos alunos e sua bagagem cultura
A função do professor no processo de avaliação não se resume a medir a atividade ou conteúdo é o mais importante, e sim: Em avaliar o quanto o educando se aproxima da expectativa de aprendizagem estabelecida pelo professor.
O professor deve compreender que avaliar não deve ser sinônimo de uma prática que condena, julga, define ou limita o aluno, mas sim de: Contribuir para que tenhamos conhecimento das particularidades dos educandos e das potencialidades e dificuldades em seu desempenho.
O fracasso escolar pode condenar uma vida inteira, desencadeando uma gama de problemas futuros, tais como: 
Baixa autoestima e falta de interesse em estar no ambiente escolar.

Continue navegando