Logo Passei Direto
Buscar

Prova Eletrônica_ Fundamentos da Filosofia 17-11-20

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia a passagem abaixo: “Sócrates: Imaginemos que existam pessoas morando numa caverna. Pela entrada dessa caverna entra a luz vinda de uma fogueira situada sobre uma pequena elevação que existe na frente dela. Os seus habitantes estão lá dentro desde a infância, algemados por correntes nas pernas e no pescoço, de modo que não conseguem mover-se nem olhar para trás, e só podem ver o que ocorre à sua frente. (…) Naquela situação, você acha que os habitantes da caverna, a respeito de si mesmos e dos outros, consigam ver outra coisa além das sombras que o fogo projeta na parede ao fundo da caverna?”. (PLATÃO. A República [adaptação de Marcelo Perine]. São Paulo: Editora Scipione, 2002. p. 83).
Considere as afirmacoes abaixo: I - No mito da caverna, Platão pretende descrever os primórdios da existência humana, relatando como eram a vida e a organização social dos homens no princípio de seu processo evolutivo, quando habitavam em cavernas. II - O mito da caverna faz referência ao contraste ser e parecer, isto é, realidade e aparência, que marca o pensamento filosófico de Platão. III – O mito indica como é possível sair da escuridão para a luz, da cegueira para o conhecimento, passando do mundo sensível ao inteligível. IV - O mito da caverna simboliza o processo de emancipação espiritual que o exercício da filosofia é capaz de promover, libertando o indivíduo das sombras da ignorância e dos preconceitos. V - É uma característica essencial da filosofia de Platão a distinção entre mundo inteligível e mundo sensível; o primeiro ocupado pelas Ideias perfeitas, o segundo pelos objetos físicos, que não participam daquelas Ideias nem são suas cópias imperfeitas. Marque a alternativa correta:
I, III e V estão corretas.
II, III, IV e V estão corretas.
II, III e IV estão corretas.
I, II e V estão corretas.
I, II e III estão corretas.

Há um quadro de Klee chamado Angelus Novus. Representa um anjo que parece a ponto de afastar-se para longe daquilo a que está olhando fixamente. Seus olhos estão arregalados; sua boca, aberta; suas asas, estendidas. O anjo da história deve ter este aspecto. Seu rosto está voltado para o passado. Onde diante de nós aparece um encadeamento de acontecimentos, ele vê uma catástrofe única, que vai empilhando incessantemente escombros sobre escombros, lançando-os diante de seus pés. O anjo bem que gostaria de se deter, despertar os mortos e recompor o que foi feito em pedaços. Mas uma tempestade sopra do Paraíso e se prende em suas asas com tal força, que o anjo já não as pode fechar. A tempestade irresistivelmente o impele ao futuro, para o qual ele dá as costas, enquanto o monte de escombros cresce até o céu diante dele.
A partir das ideias expressas no texto acima e da imagem à qual este se refere e que lhe está associada, assinale a opção correta com relação à filosofia da História.
A história é uma procissão alegre e constante em direção ao progresso.
O anjo de Paul Klee representa a tragédia da história, que segue apesar dos escombros que deixa para trás.
O anjo de Paul Klee é messianicamente a representação da salvação da história.
O rosto do anjo da história está sempre voltado para o futuro.
A filosofia da história de Benjamin é irremediavelmente otimista.

(Ufu 2011) Jean-Paul Sartre (1905 – 1980) encontrou um motivo de reflexão sobre a liberdade na obra de Dostoiévski Os irmãos Karamazov: “se Deus não existe, tudo é permitido”. A partir daí teceu considerações sobre esse tema e algumas consequências que dele podem ser derivadas.
Com base em seus conhecimentos sobre a filosofia existencialista de Sartre e nas informações acima, assinale a alternativa correta.
As ações humanas são o reflexo do equilíbrio entre o livre-arbítrio e os planos que Deus estabelece para cada pessoa, consistindo nisto a verdadeira liberdade.
Para Sartre, a angústia decorre da falta de fé em Deus e não do fato de sermos absolutamente livres ou como ele afirma “o homem está condenado a ser livre”.
Porque entende que somos livres, Sartre defendeu uma filosofia não engajada, isto é, uma filosofia que não deve se importar com os acontecimentos sociais e políticos de seu tempo.
O existencialismo é uma doutrina que propõe a adoção de certos valores como liberdade e angústia. Para o existencialismo, a liberdade significa a total recusa da responsabilidade.
Para Sartre, as ações das pessoas dependem somente das escolhas e dos projetos que cada um faz livremente durante a vida e não da suposição da existência e, portanto, das ordens de Deus.

Em seu célebre opúsculo, “Resposta à pergunta: O que é o esclarecimento?”, Kant afirma que esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é o culpado.
Para Kant, a menoridade provém do(a)
indevido uso público e privado da razão.
mau uso que os indivíduos fazem de sua própria razão natural.
tutela que a religião exerce sobre o entendimento da maioria dos seres humanos.
ignorância natural do ser humano.
incapacidade de o indivíduo fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo.

O método argumentativo de Sócrates (469-399 a.C.) consistia em dois momentos distintos: a ironia e a maiêutica. Sobre a ironia socrática, pode-se afirmar que:
Sobre a ironia socrática, pode-se afirmar que:
I. tornava o interlocutor um mestre na argumentação sofística.
II. levava o interlocutor à consciência de que seu saber era baseado em reflexões, cujo conteúdo era repleto de conceitos vagos e imprecisos.
III. tinha um caráter purificador, à medida que levava o interlocutor a confessar suas próprias contradições e ignorâncias.
IV. tinha um sentido depreciativo e sarcástico da posição do interlocutor.
Se apenas a afirmação IV é correta.
Se apenas a afirmação III é correta.
Se as afirmações II e III são corretas.
Se as afirmações I e IV são corretas.
Se todas são corretas.

Chaui (2005) afirma que Aristóteles considerava o ponto mais alto da Filosofia, a metafisica e a teologia, de onde se derivam todos os outros conhecimentos. Afirma também, que a partir daí, definiu-se o grande campo da investigação filosófica que se desdobrou, até o século XIX, em 3 aspectos: o da ontologia ou metafísica, o dos valores e o epistemológico.
Levando-se em conta o que é dito pela autora, os campos de investigação da Filosofia derivados da posição aristotélica são os conhecimentos:
abstrato, formal e empírico.
cosmológico, antropológico e teologia.
do senso-comum, mítico e cientifico.
gnosiológico, empírico-formal e lógica.
do ser; das ações humanas e da capacidade humana de conhecer.

São Tomás de Aquino, principal representante da __________, desenvolve um pensamento profundamente ligado ao de __________. Seu papel principal foi o de organizar as verdades da religião e de harmonizá-las com a filosofia. Para ele, então, a __________, criada por Deus, e a __________, revelação de Deus, não podem entrar em __________, porque procedem do mesmo Princípio. Assinale a alternativa que preencha corretamente as lacunas do texto apresentado.
Sofística, Sócrates, razão, fé, conflito.
Escolástica, Aristóteles, fé, razão, acordo.
Patrística, Platão, fé, razão, contradição.
Patrística, Platão, razão, fé, conflito
Escolástica, Aristóteles, razão, fé, contradição.

Considere a passagem abaixo: "O preço da dominação não é meramente a alienação dos homens com relação aos objetos dominados; com a coisificação do espírito, as próprias relações dos homens foram enfeitiçadas, inclusive as relações de cada indivíduo consigo mesmo."
O tema em questão no texto corresponde a uma preocupação da Filosofia
medieval.
contemporânea.
antiga.
renascentista.
moderna.

Nesta definição de Esclarecimento, pode-se dizer que, para Kant,
o Esclarecimento é um movimento que só pode ser exercido por maiores de idade.
a condição de menoridade é proveniente da falta de cultura e erudição.
o entendimento deve orientar-se pelas paixões próprias a cada um.
o entendimento esclarecido deve orientar os entendimentos não esclarecidos.
a passagem à maioridade intelectual exige autonomia.

“Pelo menos desde Sócrates, os filósofos gregos refletem sobre a vida humana. Algumas escolas filosóficas antigas fizeram desse tema uma preocupação central e desenvolveram a ética como forma de ‘arte de viver’, uma reflexão constante sobre a vida e um trabalho permanente de cada um sobre sua própria vida.” (GALLO, 2014). Algumas dessas escolas se difundiram durante o período helenístico. Uma dessas escolas ganhou popularidade com Diógenes de Sinope. Sua filosofia apresentava-se como uma crítica aos costumes instituídos, lançando mão de recursos humorísticos e da ironia.
Essa escola ficou conhecida como:
Estoicismo.
Cinismo.
Neoplatonismo.
Epicurismo.
Pitagorismo.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

Leia a passagem abaixo: “Sócrates: Imaginemos que existam pessoas morando numa caverna. Pela entrada dessa caverna entra a luz vinda de uma fogueira situada sobre uma pequena elevação que existe na frente dela. Os seus habitantes estão lá dentro desde a infância, algemados por correntes nas pernas e no pescoço, de modo que não conseguem mover-se nem olhar para trás, e só podem ver o que ocorre à sua frente. (…) Naquela situação, você acha que os habitantes da caverna, a respeito de si mesmos e dos outros, consigam ver outra coisa além das sombras que o fogo projeta na parede ao fundo da caverna?”. (PLATÃO. A República [adaptação de Marcelo Perine]. São Paulo: Editora Scipione, 2002. p. 83).
Considere as afirmacoes abaixo: I - No mito da caverna, Platão pretende descrever os primórdios da existência humana, relatando como eram a vida e a organização social dos homens no princípio de seu processo evolutivo, quando habitavam em cavernas. II - O mito da caverna faz referência ao contraste ser e parecer, isto é, realidade e aparência, que marca o pensamento filosófico de Platão. III – O mito indica como é possível sair da escuridão para a luz, da cegueira para o conhecimento, passando do mundo sensível ao inteligível. IV - O mito da caverna simboliza o processo de emancipação espiritual que o exercício da filosofia é capaz de promover, libertando o indivíduo das sombras da ignorância e dos preconceitos. V - É uma característica essencial da filosofia de Platão a distinção entre mundo inteligível e mundo sensível; o primeiro ocupado pelas Ideias perfeitas, o segundo pelos objetos físicos, que não participam daquelas Ideias nem são suas cópias imperfeitas. Marque a alternativa correta:
I, III e V estão corretas.
II, III, IV e V estão corretas.
II, III e IV estão corretas.
I, II e V estão corretas.
I, II e III estão corretas.

Há um quadro de Klee chamado Angelus Novus. Representa um anjo que parece a ponto de afastar-se para longe daquilo a que está olhando fixamente. Seus olhos estão arregalados; sua boca, aberta; suas asas, estendidas. O anjo da história deve ter este aspecto. Seu rosto está voltado para o passado. Onde diante de nós aparece um encadeamento de acontecimentos, ele vê uma catástrofe única, que vai empilhando incessantemente escombros sobre escombros, lançando-os diante de seus pés. O anjo bem que gostaria de se deter, despertar os mortos e recompor o que foi feito em pedaços. Mas uma tempestade sopra do Paraíso e se prende em suas asas com tal força, que o anjo já não as pode fechar. A tempestade irresistivelmente o impele ao futuro, para o qual ele dá as costas, enquanto o monte de escombros cresce até o céu diante dele.
A partir das ideias expressas no texto acima e da imagem à qual este se refere e que lhe está associada, assinale a opção correta com relação à filosofia da História.
A história é uma procissão alegre e constante em direção ao progresso.
O anjo de Paul Klee representa a tragédia da história, que segue apesar dos escombros que deixa para trás.
O anjo de Paul Klee é messianicamente a representação da salvação da história.
O rosto do anjo da história está sempre voltado para o futuro.
A filosofia da história de Benjamin é irremediavelmente otimista.

(Ufu 2011) Jean-Paul Sartre (1905 – 1980) encontrou um motivo de reflexão sobre a liberdade na obra de Dostoiévski Os irmãos Karamazov: “se Deus não existe, tudo é permitido”. A partir daí teceu considerações sobre esse tema e algumas consequências que dele podem ser derivadas.
Com base em seus conhecimentos sobre a filosofia existencialista de Sartre e nas informações acima, assinale a alternativa correta.
As ações humanas são o reflexo do equilíbrio entre o livre-arbítrio e os planos que Deus estabelece para cada pessoa, consistindo nisto a verdadeira liberdade.
Para Sartre, a angústia decorre da falta de fé em Deus e não do fato de sermos absolutamente livres ou como ele afirma “o homem está condenado a ser livre”.
Porque entende que somos livres, Sartre defendeu uma filosofia não engajada, isto é, uma filosofia que não deve se importar com os acontecimentos sociais e políticos de seu tempo.
O existencialismo é uma doutrina que propõe a adoção de certos valores como liberdade e angústia. Para o existencialismo, a liberdade significa a total recusa da responsabilidade.
Para Sartre, as ações das pessoas dependem somente das escolhas e dos projetos que cada um faz livremente durante a vida e não da suposição da existência e, portanto, das ordens de Deus.

Em seu célebre opúsculo, “Resposta à pergunta: O que é o esclarecimento?”, Kant afirma que esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é o culpado.
Para Kant, a menoridade provém do(a)
indevido uso público e privado da razão.
mau uso que os indivíduos fazem de sua própria razão natural.
tutela que a religião exerce sobre o entendimento da maioria dos seres humanos.
ignorância natural do ser humano.
incapacidade de o indivíduo fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo.

O método argumentativo de Sócrates (469-399 a.C.) consistia em dois momentos distintos: a ironia e a maiêutica. Sobre a ironia socrática, pode-se afirmar que:
Sobre a ironia socrática, pode-se afirmar que:
I. tornava o interlocutor um mestre na argumentação sofística.
II. levava o interlocutor à consciência de que seu saber era baseado em reflexões, cujo conteúdo era repleto de conceitos vagos e imprecisos.
III. tinha um caráter purificador, à medida que levava o interlocutor a confessar suas próprias contradições e ignorâncias.
IV. tinha um sentido depreciativo e sarcástico da posição do interlocutor.
Se apenas a afirmação IV é correta.
Se apenas a afirmação III é correta.
Se as afirmações II e III são corretas.
Se as afirmações I e IV são corretas.
Se todas são corretas.

Chaui (2005) afirma que Aristóteles considerava o ponto mais alto da Filosofia, a metafisica e a teologia, de onde se derivam todos os outros conhecimentos. Afirma também, que a partir daí, definiu-se o grande campo da investigação filosófica que se desdobrou, até o século XIX, em 3 aspectos: o da ontologia ou metafísica, o dos valores e o epistemológico.
Levando-se em conta o que é dito pela autora, os campos de investigação da Filosofia derivados da posição aristotélica são os conhecimentos:
abstrato, formal e empírico.
cosmológico, antropológico e teologia.
do senso-comum, mítico e cientifico.
gnosiológico, empírico-formal e lógica.
do ser; das ações humanas e da capacidade humana de conhecer.

São Tomás de Aquino, principal representante da __________, desenvolve um pensamento profundamente ligado ao de __________. Seu papel principal foi o de organizar as verdades da religião e de harmonizá-las com a filosofia. Para ele, então, a __________, criada por Deus, e a __________, revelação de Deus, não podem entrar em __________, porque procedem do mesmo Princípio. Assinale a alternativa que preencha corretamente as lacunas do texto apresentado.
Sofística, Sócrates, razão, fé, conflito.
Escolástica, Aristóteles, fé, razão, acordo.
Patrística, Platão, fé, razão, contradição.
Patrística, Platão, razão, fé, conflito
Escolástica, Aristóteles, razão, fé, contradição.

Considere a passagem abaixo: "O preço da dominação não é meramente a alienação dos homens com relação aos objetos dominados; com a coisificação do espírito, as próprias relações dos homens foram enfeitiçadas, inclusive as relações de cada indivíduo consigo mesmo."
O tema em questão no texto corresponde a uma preocupação da Filosofia
medieval.
contemporânea.
antiga.
renascentista.
moderna.

Nesta definição de Esclarecimento, pode-se dizer que, para Kant,
o Esclarecimento é um movimento que só pode ser exercido por maiores de idade.
a condição de menoridade é proveniente da falta de cultura e erudição.
o entendimento deve orientar-se pelas paixões próprias a cada um.
o entendimento esclarecido deve orientar os entendimentos não esclarecidos.
a passagem à maioridade intelectual exige autonomia.

“Pelo menos desde Sócrates, os filósofos gregos refletem sobre a vida humana. Algumas escolas filosóficas antigas fizeram desse tema uma preocupação central e desenvolveram a ética como forma de ‘arte de viver’, uma reflexão constante sobre a vida e um trabalho permanente de cada um sobre sua própria vida.” (GALLO, 2014). Algumas dessas escolas se difundiram durante o período helenístico. Uma dessas escolas ganhou popularidade com Diógenes de Sinope. Sua filosofia apresentava-se como uma crítica aos costumes instituídos, lançando mão de recursos humorísticos e da ironia.
Essa escola ficou conhecida como:
Estoicismo.
Cinismo.
Neoplatonismo.
Epicurismo.
Pitagorismo.

Prévia do material em texto

17/11/2020 Prova Eletrônica: Fundamentos da Filosofia
https://dombosco.instructure.com/courses/3618/quizzes/15312 1/10
Prova Eletrônica
Entrega 27 nov em 23:59 Pontos 30 Perguntas 10
Disponível 19 out em 0:00 - 27 nov em 23:59 aproximadamente 1 mês
Limite de tempo 60 Minutos Tentativas permitidas 2
Instruções
Histórico de tentativas
Tentativa Tempo Pontuação
MAIS RECENTE Tentativa 1 33 minutos 30 de 30
 As respostas serão mostradas após a última tentativa
Pontuação desta tentativa: 30 de 30
Enviado 17 nov em 23:13
Esta tentativa levou 33 minutos.
A Prova Eletrônica tem peso 30 e é composta por:
10 (dez) questões objetivas (cada uma com o valor de 3 pontos);
Você terá 60 (sessenta) minutos para finalizar esta atividade
avaliativa e as respostas corretas serão apresentadas um dia após
a data encerramento da Prova Eletrônica.
Fazer o teste novamente
3 / 3 ptsPergunta 1
Leia a passagem abaixo: 
“Sócrates: Imaginemos que existam pessoas morando numa caverna.
Pela entrada dessa caverna entra a luz vinda de uma fogueira situada
sobre uma pequena elevação que existe na frente dela. Os seus
habitantes estão lá dentro desde a infância, algemados por correntes
https://dombosco.instructure.com/courses/3618/quizzes/15312/history?version=1
https://dombosco.instructure.com/courses/3618/quizzes/15312/take?user_id=25499
17/11/2020 Prova Eletrônica: Fundamentos da Filosofia
https://dombosco.instructure.com/courses/3618/quizzes/15312 2/10
nas pernas e no pescoço, de modo que não conseguem mover-se nem
olhar para trás, e só podem ver o que ocorre à sua frente. (…) Naquela
situação, você acha que os habitantes da caverna, a respeito de si
mesmos e dos outros, consigam ver outra coisa além das sombras que
o fogo projeta na parede ao fundo da caverna?”. (PLATÃO. A
República [adaptação de Marcelo Perine]. São Paulo: Editora Scipione,
2002. p. 83). 
 
Considere as afirmações abaixo: 
I - No mito da caverna, Platão pretende descrever os primórdios da
existência humana, relatando como eram a vida e a organização social
dos homens no princípio de seu processo evolutivo, quando habitavam
em cavernas. 
II - O mito da caverna faz referência ao contraste ser e parecer, isto é,
realidade e aparência, que marca o pensamento filosófico de Platão. 
III – O mito indica como é possível sair da escuridão para a luz, da
cegueira para o conhecimento, passando do mundo sensível ao
inteligível. 
IV - O mito da caverna simboliza o processo de emancipação espiritual
que o exercício da filosofia é capaz de promover, libertando o indivíduo
das sombras da ignorância e dos preconceitos. 
V - É uma característica essencial da filosofia de Platão a distinção
entre mundo inteligível e mundo sensível; o primeiro ocupado pelas
Ideias perfeitas, o segundo pelos objetos físicos, que não participam
daquelas Ideias nem são suas cópias imperfeitas. 
 
Marque a alternativa correta: 
 I, III e V estão corretas. 
 II, III, IV e V estão corretas. 
 II, III e IV estão corretas. 
 I, II e V estão corretas. 
 I, II e III estão corretas. 
17/11/2020 Prova Eletrônica: Fundamentos da Filosofia
https://dombosco.instructure.com/courses/3618/quizzes/15312 3/10
3 / 3 ptsPergunta 2
Há um quadro de Klee chamado Angelus Novus. Representa um anjo
que parece a ponto de afastar-se para longe daquilo a que está
olhando fixamente. Seus olhos estão arregalados; sua boca, aberta;
suas asas, estendidas. O anjo da história deve ter este aspecto. Seu
rosto está voltado para o passado. Onde diante de nós aparece um
encadeamento de acontecimentos, ele vê uma catástrofe única, que
vai empilhando incessantemente escombros sobre escombros,
lançando-os diante de seus pés. O anjo bem que gostaria de se deter,
despertar os mortos e recompor o que foi feito em pedaços. Mas uma
tempestade sopra do Paraíso e se prende em suas asas com tal força,
que o anjo já não as pode fechar. A tempestade irresistivelmente o
impele ao futuro, para o qual ele dá as costas, enquanto o monte de
escombros cresce até o céu diante dele. O que chamamos de
Progresso é essa tempestade. (W.
Benjamin. Tesi di filosofia della storia.
In: Angelus Novus. Saggi e Frammenti. A cura di R. Solmi.
Torino: Einaudi, 1995, p. 80, tradução livre). 
 
17/11/2020 Prova Eletrônica: Fundamentos da Filosofia
https://dombosco.instructure.com/courses/3618/quizzes/15312 4/10
A partir das ideias expressas no texto acima e da imagem à qual este
se refere e que lhe está associada, assinale a opção correta com
relação à filosofia da História. 
 
A história é uma procissão alegre e constante em direção ao
progresso.
 O rosto do anjo da história está sempre voltado para o futuro. 
 A filosofia da história de Benjamin é irremediavelmente otimista. 
 
O anjo de Paul Klee representa a tragédia da história, que segue
apesar dos escombros que deixa para trás.
 
O anjo de Paul Klee é messianicamente a representação da salvação
da história.
3 / 3 ptsPergunta 3
(Ufu 2011) Jean-Paul Sartre (1905 – 1980) encontrou um motivo de
reflexão sobre a liberdade na obra de Dostoiévski Os irmãos
Karamazov: “se Deus não existe, tudo é permitido”. A partir daí teceu
considerações sobre esse tema e algumas consequências que dele
podem ser derivadas. 
[...] tudo é permitido se Deus não existe e, por conseguinte, o homem
está desamparado porque não encontra nele próprio nem fora dele
nada a que se agarrar. Para começar, não encontra desculpas. [...]
Estamos sós, sem desculpas. É o que posso expressar dizendo que o
homem está condenado a ser livre. Condenado, porque não se criou a
si mesmo, e como, no entanto, é livre, uma vez que foi lançado no
mundo, é responsável por tudo o que faz. (SARTRE, Jean-Paul. O
existencialismo é um humanismo. São Paulo: Nova Cultural, 1987, p.
9. coleção “Os Pensadores”). 
17/11/2020 Prova Eletrônica: Fundamentos da Filosofia
https://dombosco.instructure.com/courses/3618/quizzes/15312 5/10
Com base em seus conhecimentos sobre a filosofia existencialista de
Sartre e nas informações acima, assinale a alternativa correta. 
 
As ações humanas são o reflexo do equilíbrio entre o livre-arbítrio e os
planos que Deus estabelece para cada pessoa, consistindo nisto a
verdadeira liberdade.
 
Para Sartre, a angústia decorre da falta de fé em Deus e não do fato de
sermos absolutamente livres ou como ele afirma “o homem está
condenado a ser livre”.
 
Porque entende que somos livres, Sartre defendeu uma filosofia não
engajada, isto é, uma filosofia que não deve se importar com os
acontecimentos sociais e políticos de seu tempo.
 
O existencialismo é uma doutrina que propõe a adoção de certos
valores como liberdade e angústia. Para o existencialismo, a liberdade
significa a total recusa da responsabilidade.
 
Para Sartre, as ações das pessoas dependem somente das escolhas e
dos projetos que cada um faz livremente durante a vida e não da
suposição da existência e, portanto, das ordens de Deus.
3 / 3 ptsPergunta 4
Em seu célebre opúsculo, “Resposta à pergunta: O que é o
esclarecimento?”, Kant afirma que esclarecimento é a saída do homem
de sua menoridade, da qual ele próprio é o culpado. Para Kant, a
menoridade provém do(a) 
 indevido uso público e privado da razão. 
17/11/2020 Prova Eletrônica: Fundamentos da Filosofia
https://dombosco.instructure.com/courses/3618/quizzes/15312 6/10
 mau uso que os indivíduos fazem de sua própria razão natural. 
 
tutela que a religião exerce sobre o entendimento da maioria dos seres
humanos.
 ignorância natural do ser humano. 
 
incapacidade de o indivíduo fazer uso de seu entendimento sem a
direção de outro indivíduo.
3 / 3 ptsPergunta 5
O método argumentativo de Sócrates (469-399 a.C.) consistia em dois
momentos distintos: a ironia e a maiêutica. Sobre a ironia socrática,
pode-se afirmar que: 
I. tornava o interlocutor um mestre na argumentação sofística. 
II. levava o interlocutor à consciência de que seu saber era baseado
em reflexões, cujo conteúdo era repleto de conceitos vagos e
imprecisos. 
III. tinha um caráterpurificador, à medida que levava o interlocutor a
confessar suas próprias contradições e ignorâncias. 
IV. tinha um sentido depreciativo e sarcástico da posição do
interlocutor. 
 Se apenas a afirmação IV é correta. 
 Se apenas a afirmação III é correta. 
 Se as afirmações II e III são corretas. 
 Se as afirmações I e IV são corretas. 
 Se todas são corretas. 
17/11/2020 Prova Eletrônica: Fundamentos da Filosofia
https://dombosco.instructure.com/courses/3618/quizzes/15312 7/10
3 / 3 ptsPergunta 6
Chaui (2005) afirma que Aristóteles considerava o ponto mais alto da
Filosofia, a metafisica e a teologia, de onde se derivam todos os outros
conhecimentos. Afirma também, que a partir daí, definiu-se o grande
campo da investigação filosófica que se desdobrou, até o século XIX,
em 3 aspectos: o da ontologia ou metafísica, o dos valores e o
epistemológico. 
 
 
Levando-se em conta o que é dito pela autora, os campos de
investigação da Filosofia derivados da posição aristotélica são os
conhecimentos: 
 do senso-comum, mítico e cientifico. 
 
 abstrato, formal e empírico. 
 gnosiológico, empírico-formal e lógica. 
 do ser; das ações humanas e da capacidade humana de conhecer. 
 cosmológico, antropológico e teologia. 
3 / 3 ptsPergunta 7
São Tomás de Aquino, principal representante da __________,
desenvolve um pensamento profundamente ligado ao de __________.
Seu papel principal foi o de organizar as verdades da religião e de
harmonizá-las com a filosofia. Para ele, então, a __________,
17/11/2020 Prova Eletrônica: Fundamentos da Filosofia
https://dombosco.instructure.com/courses/3618/quizzes/15312 8/10
criada por Deus, e a __________, revelação de Deus, não podem
entrar em __________, porque procedem do mesmo Princípio. 
 
Assinale a alternativa que preencha corretamente as lacunas do texto
apresentado. 
 Sofística – Sócrates – razão – fé – conflito. 
 Escolástica – Aristóteles – razão – fé – contradição. 
 Escolástica – Aristóteles – fé – razão – acordo. 
 Patrística – Platão – fé – razão – contradição. 
 Patrística – Platão – razão – fé – conflito. 
3 / 3 ptsPergunta 8
Considere a passagem abaixo 
"O preço da dominação não é meramente a alienação dos homens
com relação aos objetos dominados; com a coisificação do espírito, as
próprias relações dos homens foram enfeitiçadas, inclusive as relações
de cada indivíduo consigo mesmo." 
O tema em questão no texto corresponde a uma preocupação da
Filosofia 
 contemporânea. 
 moderna. 
 antiga. 
 renascentista. 
 medieval. 
17/11/2020 Prova Eletrônica: Fundamentos da Filosofia
https://dombosco.instructure.com/courses/3618/quizzes/15312 9/10
3 / 3 ptsPergunta 9
Nesta definição de Esclarecimento, pode-se dizer que, para Kant, 
 
a condição de menoridade é proveniente da falta de cultura e erudição. 
 
o entendimento esclarecido deve orientar os entendimentos não
esclarecidos.
 
o Esclarecimento é um movimento que só pode ser exercido por
maiores de idade.
 o entendimento deve orientar-se pelas paixões próprias a cada um. 
 a passagem à maioridade intelectual exige autonomia. 
3 / 3 ptsPergunta 10
“Pelo menos desde Sócrates, os filósofos gregos refletem sobre a vida
humana. Algumas escolas filosóficas antigas fizeram desse tema uma
preocupação central e desenvolveram a ética como forma de ‘arte de
viver’, uma reflexão constante sobre a vida e um trabalho permanente
de cada um sobre sua própria vida.” (GALLO, 2014). 
Algumas dessas escolas se difundiram durante o período helenístico.
Uma dessas escolas ganhou popularidade com Diógenes de Sinope.
17/11/2020 Prova Eletrônica: Fundamentos da Filosofia
https://dombosco.instructure.com/courses/3618/quizzes/15312 10/10
Sua filosofia apresentava-se como uma crítica aos costumes
instituídos, lançando mão de recursos humorísticos e da ironia. Essa
escola ficou conhecida como: 
 Neoplatonismo. 
 Estoicismo. 
 Pitagorismo. 
 Cinismo. 
 Epicurismo. 
Pontuação do teste: 30 de 30

Mais conteúdos dessa disciplina