Buscar

discursiva de fundamentos


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Fundamentos da Biblioteconomia e Ciências da Informação (BIB02)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:668896) ( peso.:4,00)
	Prova:
	28838055
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Comenta-se que no Brasil estamos vivendo uma crise ética. Muitas pessoas confundem ética com valores pessoais. Para Cavaglieri e Matos (2016), a ética é equilibra o funcionamento das relações sociais, para que não ocorram prejuízos  por conta de condutas inadequadas. Neste sentido, o que significa ter uma conduta ética numa unidade informacional como a biblioteca?
FONTE: CAVAGLIERI, M.; MATOS, J. C. A ética profissional frente ao comércio de trabalhos acadêmicos. REBECIN, v. 3, n. 1, p. 47-62, jan./jun. 2016.
	Resposta Esperada:
Seguir os preceitos legais, conhecer e praticar os preceitos do código de ética são formas de realizar o trabalho com ética, pensando no usuário, na instituição em que trabalha, nos colegas, qualidade do serviço que será oferecido.
	2.
	A maior parte das pessoas não percebe o quanto há de conhecimento, historicidade e produção intelectual armazenados nas bibliotecas, arquivos e museus. Os conteúdos informacionais e de conhecimento desses espaços segmentam-se conforme suas especificidades tipológicas. Os conteúdos de instituições e unidades de informação devem ser de acordo com a identidade das características de forma e conteúdo. Descreva quatro tipos de bibliotecas, dentre a diversidade existente  conforme orientaram Araújo e Oliveira (2005).
FONTE: ARAÚJO, E. A.; OLIVEIRA, M. de. A produção de conhecimentos e a origem das bibliotecas. In: OLIVEIRA, M. de (Coord.). Ciência da Informação e biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. p. 29-44. Belo Horizonte: UFMG, 2005.
	Resposta Esperada:
*Nacionais - Têm como principal finalidade a preservação da memória nacional, isto é, da produção bibliográfica e documental de uma nação.
*Públicas - surgiram com a missão de atender às necessidades de estudo, consulta e recreação de determinada comunidade, independentemente de classe social, cor, religião ou profissão.
*Universitárias - a finalidade desse tipo de biblioteca é atender às necessidades de estudo, consulta e pesquisa de professores e alunos universitários.
*Especializadas - são aquelas dedicadas à reunião e organização de conhecimentos sobre um só tema ou de grupos temáticos em um campo específico do conhecimento humano.
*Escolares - são destinadas a fornecer material bibliográfico necessário às atividades de professores e alunos de uma escola.
*Infantis - devem estar mais voltadas para a recreação e proporcionar outras atividades, como: escolinhas de arte, exposição, dramatizações, etc. Necessitam de um acervo bem selecionado para seus usuários.
*Especiais - são aquelas que se destinam a atender um tipo especial de leitor e, por isso, detêm um acervo especial, por exemplo, as bibliotecas para deficientes visuais, presidiários e pacientes de hospitais.
*Biblioteca ambulante ou Carro-biblioteca ou Bibliobus - são bibliotecas volantes, que objetivam a extensão dos serviços bibliotecários às áreas suburbanas e rurais, quando estes são deficientes ou inexistentes. São serviços de extensão de bibliotecas já existentes, como bibliotecas públicas ou universitárias.
*Popular ou comunitária - é um tipo de biblioteca criada e mantida pela comunidade. Tem os mesmos objetivos da biblioteca pública, mas não se vincula ao poder público. É mantida por órgãos, como associações de moradores, sindicatos e grupos estudantis.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina