Buscar

atividade IV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Ciências Biológicas Bacharelado 2016.1
disciplina: Introdução às ciências biológicas 
Prof: Jarcilene Cortez
Aluna: Larissa Ito Dos Santos
Atividade IV
Meio ambiente: é o conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural mesmo com a intervenção humana e outras espécies do planeta, incluindo toda a vegetação, animais, microorganismos, solo, rochas, atmosfera e fenômenos naturais que podem ocorrer em seus limites. 
Impactos Ambientais: impactos ambientais são quaisquer modificações do meio ambiente, positiva ou negativa, resultante ou não dos aspectos ambientais da organização ou podem ser definidos como alterações no meio ambiente provocadas pelo homem e suas atividades.
NBR ISO14001 (requisito 3.4.1), onde o impacto ambiental é definido como: “qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte no todo ou em parte, das atividades, produtos ou serviços de uma organização”. 
 
Aspectos ambientais: são entendidos como elementos das atividades, produtos ou serviços de uma organização que podem interagir com o meio ambiente, causando ou podendo causar impactos ambientais, positivos ou negativos. 
NBR ISO14001 como “...elementos das atividades, produtos e serviços de uma organização que podem interagir com o meio ambiente”. O aspecto tanto pode ser uma máquina ou equipamento como uma atividade executada por ela ou por alguém que produzam (ou possam produzir) algum efeito sobre o meio ambiente. Chamamos de “aspecto ambiental significativo” àquele aspecto que tem um impacto ambiental significativo. 
Licença Prévia (LP): concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade, aprovando sua localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implementação.
Licença de Instalação (LI): autoriza o início da instalação do empreendimento ou atividade de acordo com as especificações constantes dos planos, programas e projetos executivos aprovados, incluindo as medidas de controle ambiental e demais condicionantes, da qual constituem motivo determinante.
Licença de Operação (LO): autoriza a operação da atividade, obra ou empreendimento, após a verificação do efetivo cumprimento das exigências das licenças anteriores (LP e LI), bem como do adequado funcionamento das medidas de controle ambiental, equipamentos de controle de poluição e demais condicionantes determinados para a operação.
A Licença Simplificada (LS):será concedida exclu-sivamente quando se tratar da localização, implantação e operação de empreendimentos ou atividades de porte micro, com pequeno potencial poluidor-degradador e cujo enquadramento de cobrança de custos situe-se nos intervalos de A, B ou C, constantes da Tabela n° 01 do Anexo III da Resolução COEMA nº 08/2002. O processo de licenciamento ambiental simplificado constará de Licença Prévia (LP) e Licença de Instalação/Operação (LIO).
A Autorização Ambiental (AA),será concedida a em-preendimentos ou atividades de caráter temporário. Caso o empreen-dimento, atividade, pesquisa, serviço ou obra de caráter temporário, exceda o prazo estabelecido de modo a configurar situação permanente, serão exigidas as licenças ambientais correspondentes, em substituição à Autorização Ambiental expedida.
Autorização para Supressão Vegetal– Expedida para supressão total ou parcial de vegetação nativa e formações sucessoras. Deverá ser efetivada mediante as seguintes modalidades:
Exploração Florestal: quando a finalidade do desma-tamento é a utilização de qualquer produto ou subproduto de origem florestal, que tenham objetivos sociais ou econômicos ligados diretamente a fins agropecuários, florestais e assemelhados, através da supressão parcial da floresta, mediante a apresentação de planos de manejo florestal, agroflorestal, silvipastoril e agrosilvipastoril.
Uso Alternativo do Solo: quando a finalidade do desma-tamento é destinada à implantação de culturas agrícolas, frutíferas, pastagens e florestais.
Autorização para Uso do Fogo Controlado: Expedida para realização da queima controlada que é o emprego do fogo como prática cultural e manejo em atividades agrícolas, silvipastoril, agroflorestais e agrosilvipastoris.
 Autorizarão para Transporte de Matéria-prima de Origem Florestal : Expedida para o transporte de matéria-prima de origem florestal proveniente da exploração de atividade florestal, agroflorestal, silvipastoril e agrosilvipastoril, bem como de atividades no uso alternativo do solo.
A Licença Prévia (LP):terá prazo de validade máximo de um ano, independente do porte e do potencial poluidor-degradador do empreendimento, podendo ser renovada de acordo com o cronograma de elaboração dos planos, programas e projetos relativos ao empreendimento ou atividade.
Esta Licença terá o prazo máximo de vigência de cinco anos, devendo ser renovada anualmente.
A Licença de Instalação (LI):terá prazo de validade máximo de dois anos, independente do porte e do potencial poluidor-degradador do empreendimento, podendo ser renovada de acordo com o seu cronograma de implantação.
Esta Licença terá o prazo máximo de vigência de seis anos, devendo ser renovada a cada dois anos.
A Licença de Operação (LO):terá prazo de validade mínimo de 01 ano e máximo de três anos, de acordo com o potencial poluidor-degradador da atividade/empreendimento, da seguinte forma: um ano para empreendimentos com alto potencial poluidor degradador, dois anos para empreendimentos com médio potencial poluidor degradador e três anos para empreendimentos com pequeno potencial poluidor degradador.
A Licença de Alteração (LA):condicionada à existência de Licença de Instalação (LI) ou Licença de Operação (LO), observando ainda o seu respectivo prazo de validade.
A Licença de Instalação e Operação (LIO):terá prazo de validade estabelecido em cronograma operacional, não ultrapassando o período de três anos.
A Licença Simplificada (LS):terá prazo de validade ou renovação estabelecido no cronograma operacional, não extra-polando o período de dois anos.
A Autorização Ambiental (AA):terá seu prazo esta-belecido em cronograma operacional, não excedendo o período máximo de um ano.
A Autorizarão para Exploração Florestal: terá prazo de validade igual a um ano.
A Autorização para desmatamento terá prazo de validade de, no máximo, um ano
Outras Autorizações:terão prazo de validade de, no máximo, um ano
A Autorização para Uso do Fogo Controlado terão prazo de validade de, no máximo, um ano
A Autorizarão para Transporte de Matéria-prima de Origem Florestal:terá prazo de validade quarenta e oito horas, a partir do preenchimento dos dados do transporte pelo trans-portador.
O Cadastro e Registro dos Consumidores de Matéria-prima de Origem Florestal:terá prazo de validade de um ano.
O Cadastro de Produtos Agrotóxicos Comercializados no Estado:terá prazo de validade de até cinco anos.
O Registro do estabelecimento comercializador ou utilizador de agrotóxico:terá prazo de validade de um ano.

Continue navegando