Buscar

myxomicetos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ciências Biológicas Bacharelado 2016.1
Disciplina: Introdução ás ciências biológicas
Atividade 4
Aluna: Larissa Ito dos Santos
Os myxomycetos a pouco tempo era estudado como um fungo, já que apresenta características parecidas com o grupo. Hoje seu filo é chamado de Myxomycota, seu ciclo de vida apresenta duas fases, a assimilativa e a reprodutiva. A assimilativa ele é característico pelo plasmódio de vida livre, quando alcança a maturidade é característico pela forma multinucleada, ameboide (com pouca mobilidade) oi forma um grande protoplasma com uma rede de veias com muita mobilidade.
Assim desenvolvendo estruturas de frutificação que recebem o nome de esporocarpos, que são classificados de acordo com o formato de seu esporângio que pode ser pedicelado,séssil ou etálios. Ainda na fase vegetativa podemos notar que não há presença de parede celular, estão sempre no formato ameboide e alguns grupos podem possuir células flageladas.
Os myxomicetos fazem parte da biodiversidade do planeta, eles são importantes elementos de pesquisas cientificas, pois a partir deles é possível observar a dinâmica de sua célula, seu mecanismo plasmodial além da sua fisiologia de movimento. Pois é um organismo que não possui uma explicação totalmente sólida para definir o que realmente ele é, pois possui características fúngicas, ameboides entre outras.
Eles podem ser encontrados em diversos locais da floresta principalmente, eles tem preferencia por folhas e madeira morta mas podem ser encontrados também em plantas vivas, vivendo como parasitas, sua espécie mais comum vive em plantas ornamentais.
Resumidamente podemos dizer que os Micetozoários são protistas peculiares que normalmente possuem a forma de uma ameba ou podem apresentar um longo protoplasma formando uma rede de veias, mas nas condições certas podem desenvolver corpos e produzir esporos, advindos de um esporângio similar aos organismos do reino Fungi. Sua alimentação ocorre através do englobamento de de bactérias, leveduras, esporos e matéria orgânica,Na falta de água, os plasmódios formam os esclerócios, estágio encistado. Sua principal importância é entender a sua evolução e ele é um importante decompositor, fazendo parte da cadeia trófica.

Outros materiais