Buscar

Exercicico 2-3

Prévia do material em texto

1-Em relação à educação escolar indígena, a partir da década de 1970, ela passou a ser pensada de forma diferenciada, respeitando as experiências linguísticas, os direitos humanos e sociais, o saber tradicional dos povos indígenas, a diversidade culturas e os processos próprios de aprendizagem. Neste contexto, atualmente as escolas indígenas:
Escolha uma:
a. Estão inseridas no sistema de ensino brasileiro como modalidade de ensino e como categoria escola indígena, tornando-se diferente das outras escolas brasileiras.
2-Boaventura de Souza Santos afirma que “...temos o direito a ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito a ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza. Daí a necessidade de uma igualdade que reconheça as diferenças e uma diferença que não produza, alimente ou reproduza as desigualdades”. (p.56, . 2003). Em relação a essa afirmação, assinale abaixo a resposta que se relaciona com ela:
Escolha uma:
e. A cultura nos faz seres humanos diferentes uns dos outros, fazendo parte da constituição de cada um de nós e presente em nossos relacionamentos, cabendo à escola o papel de situar a condição humana diante do mundo, como seres humanos.
3-Como você pôde observar em seus estudos sobre Gênero, Cultura e Educação, o conceito de gênero passa a ser adotado no Brasil a partir dos anos1980, sendo que a maioria das teorias abordam em suas análises a oposição masculino/feminino. Sobre o caminho percorrido para apreensão dessa categoria, assinale V para Verdadeiro ou F para Falso para as afirmativas abaixo de depois assinale a alternativa correta sobre elas:
( ) Para Scott (1990) o gênero é um elemento constitutivo de relações sociais que se fundamentam nas diferenças observadas entre os sexos.
( ) O gênero é um dos modos mais recentes de dar significado às relações de poder e implica seis elementos.
( ) Os símbolos culturalmente disponíveis que evocam representações simbólicas (e contraditórias) são um dos elementos do gênero.
( ) Identidades subjetivas são as formas como as identidades de gênero são compreendidas biologicamente.
( ) De acordo com Barbieri, gênero pode ser explicado como conjuntos de práticas, símbolos, representações, normas e valores sociais elaborados socialmente a partir da diferença sexual, e que geralmente dão sentido às relações entre pessoas sexuadas.
Escolha a ordem correta de sua resposta:
Escolha uma:
c. V – F – V – F – V.
4-No tocante às questões vinculadas às relações étnico-raciais, aprendemos, a partir do estudo do capítulo 2.3 que, na escola, o maior desafio dos professores e educadores é:
Escolha uma:
d. Mudar a forma de ensinar a história do Brasil, tradicionalmente ensinada e sistematizada pela historiografia oficial.
5-Considerando-se o exposto no capítulo 3, sobre a relação entre educação e trabalho, considera-se que, dentro desse contexto, O professor não deverá se restringir em satisfazer apenas as necessidades e carências, buscará despertar outras necessidades , o professor tem a função de:
Escolha uma:
a. Acelerar e disciplinar os métodos de estudo, exigir o esforço do educando, propor conteúdos e modelos compatíveis com suas experiências vividas para que o indivíduo se mobilize para uma participação ativa em seu grupo social e de trabalho.
6- “O educador é político e faz política ao fazer educação. Então, que se faça de maneira mais consciente, localizando os discentes dentro de sua realidade produtiva. Ensinar exige respeito aos saberes socialmente construídos na prática comunitária e profissional do aluno”. O relato refere-se a qual autor?
Escolha uma:
d. Paulo Freire
7- “Os indivíduos querem garantir um preparo voltado para o mundo do trabalho e das relações, onde os conhecimentos adquiridos tenham relação prática com a vida e a realidade, contando com educadores e um sistema competentes para fazer com que isso aconteça. Essa preocupação se baseia nas constantes dificuldades enfrentadas pelos indivíduos e também pelas novas exigências que lhe são impostas, dificuldades que nem sempre estão preparados para enfrentar”. Baseado nas afirmações acima, o que levam os estudantes a ver na educação a esperança de um mundo melhor? Responda assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
(__) Divergências.
(__) Escolarização.
(__) Qualificação.
(__) Aperfeiçoamento constante.
(__) Autonomia.
A seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
d. F, V, V, V, F
8- “A organização do trabalho, no interior das instituições de educação e ensino, assume formas históricas construídas socialmente”. Esse trecho se refere a qual trabalho?
Escolha uma:
c. Trabalho Pedagógico
9-Sem o diálogo entre o trabalhador e o conteúdo real da aprendizagem, sem o diálogo entre a prática profissional e a prática escolar, não haverá possibilidade de que o conhecimento adquirido através do cotidiano profissional seja reelaborado a partir da prática escolar. ”Esse relato refere-se a qual autor?
Escolha uma:
a. Carvalho (2000)
10- “A educação ambiental é a ação educativa permanente pela qual a comunidade educativa tem a tomada de consciência de sua realidade global, do tipo de relações que os homens estabelecem entre si e com a natureza, dos problemas derivados de ditas relações e suas causas profundas”.
Conferência Sub-regional de Educação Ambiental para a Educação Secundária – Chosica/Peru (1976). Disponível em: < http://mma.gov.br/educacao-ambiental/politica-de-educacao-ambiental>. Acesso em: 10 jul. 2018.
Considerando as implicações da educação, meio ambiente, sustentabilidade e as ações educativas, avalie as frases abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.
Escolha uma:
d. A educação ambiental é necessária para despertar a consciência e preparar o professor para educar a favor da sustentabilidade e contextualizar para o aluno que esse aprendizado e conhecimento também se refletem aos direitos humanos.

Continue navegando