Buscar

CDC fórum

Prévia do material em texto

De acordo com o art. 6º, X, da Lei 8.078/90 (CDC), são direitos básicos do consumidor a adequada e eficaz prestação dos serviços públicos em geral. Isso reflete o princípio constitucional da eficiência, explícito no artigo 37 da Carta Magna.
No art. 3º, § 2°, do CDC é apresentado o conceito de serviço, como sendo qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração. O art. 22 do referido diploma legal assegura que os órgãos públicos são obrigados a fornecer serviços adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contínuos.
Assim, os serviços públicos essenciais uti universi, aqueles que a Administração presta sem ter usuários determinados, para atender à coletividade no seu todo, como educação, saúde e segurança, entre outros, não se enquadram no rol de relação de consumo, uma vez que não são caracterizados como serviços na acepção do art. 22 do CDC.
Por outro lado, os considerados serviços uti singuli, aqueles que têm usuários determinados e utilização particular e mensurável para cada destinatário, como ocorre com o fornecimento de água, energia elétrica particular, transporte público, entre outros, são passíveis de aplicação do CDC, nos termos do art. 22.

Continue navegando