Buscar

AMELOGÊNESE IMPERFEITA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Anomalias de desenvolvimento dentário
AMELOGÊNESE IMPERFEITA
É a má formação do esmalte dental, um grupo de condições de origem genética, que afeta a estrutura e aparência clínica do esmalte de todos ou praticamente todos os dentes, e que pode estar associado com mudanças morfológicas e bioquímicas em qualquer lugar do organismo, podendo afetar a Dentição decídua e também a permanente. Os padrões anatômicos e histológicos incluem hipoplasia de esmalte, hipomineralização que pode ocorrer devido à hipomaturação ou hipocalcificação do esmalte.
DEFEITOS DE DESENVOLVIMENTO DO ESMALTE DENTAL
Ameloblastos: Tornam-se maduros no final do estágio de campânula, são inativos até que os odontoblastos secretem a primeira camada de dentina, a mineralização inicia na junção amelodentinária , com a deposição inicial de mineral e o posterior crescimento dos cristais (cálcio e fósforo), quaisquer insultos sistêmicos ou locais podem interromper a sua função permanente ou temporária.
HIPOPLASIA DO ESMALTE
A Hipoplasia é uma alteração estrutural do esmalte que envolve a fase de aposição e mineralização da matriz, está relacionado a alterações degenerativas sofridas pelos ameloblastos. Dessa forma, é um defeito ou interrupção na deposição da matriz de esmalte antes que a mineralização tenha sido concluída.
 
Fonte Imagem:www.ident.com.br/lulydomingues
HIPOCALCIFICAÇÕES/OPACIDADE
Na forma de hipocalcificação também denominada de opacidade do esmalte, o defeito ocorre na mineralização do esmalte e, portanto, este se mostra áspero, descolorido e com menor consistência, OCORRE um distúrbio interno de mineralização ou hipoplasia interna do esmalte é uma alteração de cor localizada que tem origem na época de mineralização do esmalte.
· Opacidade Difusa: Esmalte de espessura normal, coloração branca, e não, apresenta uma margem definida com o esmalte normal adjacente
· Opacidade Demarcada: áreas de espessura normal, nítida delimitação com o esmalte circundante, de cor branca, creme, amarela ou castanha.
Fonte Imagem: revodonto
Obs: A localização do efeito dependerá da parte da coroa que está sendo formada no período da injúria, intensidade e duração
Fontes: BERALDO, Cibele Batista de Siqueira et al. Amelogênese imperfeita: relato de caso clínico. RFO UPF, v. 20, n. 1, p. 101-104, 2015.
AZEVEDO, Marina Sousa et al. Amelogênese imperfeita: aspectos clínicos e tratamento. RGO. Revista Gaúcha de Odontologia (Online), v. 61, p. 491-496, 2013.

Outros materiais