Buscar

Disfunção Cerebelar: Sintomas e Diagnóstico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A função cerebelar pode ser alterada de forma permanente, por traumatismo ou acidente vascular encefálico, ou de forma temporária com o uso de substâncias como o álcool. As alterações podem produzir distúrbios no controle motor.
Em ataxias graves, os problemas no equilíbrio são tão intensos que o indivíduo não consegue sentar-se ou ficar em posição ereta. A doença, em sua forma moderada, causa instabilidade evidente e padrões irregulares de movimentos. É comum que o indivíduo olhe para seus pés enquanto caminha, para ver onde está pisando, e controla os movimentos na caminhada por meio de intensa concentração e esforço voluntário. Alcançar um objeto torna-se uma ação que exige grande esforço, pois a única informação sensitiva disponível, enquanto o movimento está sendo realizado, deve ser coletada pela visão ou pelo tato.
Sem a capacidade cerebelar de regular os movimentos enquanto eles ocorrem, o indivíduo não é capaz de antecipar o curso de um movimento em determinado momento. Essa incapacidade de antecipar e parar um movimento de maneira precisa é chamada de dismetria.
A pessoa quer alcançar um objeto, consegue visualizá-lo, mas ultrapassa esse objeto. A mão oscila para frente e para trás até que o objeto possa ser alcançado ou até que a pessoa desista de pegá-lo. Esse movimento é conhecido como tremor de intenção.
A partir dessa descrição, elabore um caso clínico, no qual você descreverá os sintomas de um paciente imaginário, com primeiro nome, idade, sintomas e queixas. Escolha um ou mais sintomas de uma disfunção cerebelar. Para que um provável diagnóstico possa ser feito, acrescente no caso um fator que possa ter desencadeado os principais sintomas, como traumatismo, acidente vascular cerebral, entre outros.
- A seguir desenvolva o item "Testes motores":
A partir de uma pesquisa, você aplicará um (ou mais) teste motor (exame neurológico) usado em diagnósticos de disfunções motoras. Descreva como o paciente se comportou no(s) teste(s).
- O próximo item será: "Provável diagnóstico":
​​​​​​​Nele, você descreverá a disfunção provável, relacionada ao que foi descrito pelo paciente e ao que foi verificado no exame neurológico.
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
O Sr. Gaspar, 70 anos, chegou ao consultório com queixas de impossibilidade de realizar certas atividades motoras. Ele relata que quando vai pegar uma xícara ou uma caneta em cima da mesa, não consegue, pois sua mão vai sempre além do objeto que quer pegar. Certos dias, quando levanta da cama para ir ao banheiro, não consegue iniciar a caminhada. "Parece que estou congelado! Tenho intenção e vontade de colocar um pé à frente do outro, mas não consigo. Tenho que chamar minha esposa." Quando questionado se havia acontecido algum fato diferente nas últimas semanas, o paciente disse que teve fortes dores de cabeça dois dias seguidos, na semana anterior à consulta. 
Testes motores: foi solicitado ao paciente que fechasse os olhos e tocasse o seu dedo indicador na ponta do próprio nariz, alternando as mãos direita e esquerda. A seguir, foi-lhe solicitado caminhar em linha reta, dando alguns passos de olhos fechados.
Resultado dos testes motores: o paciente falhou várias vezes nas tentativas de tocar seu nariz com os dedos indicadores das duas mãos. Teve dificuldade de iniciar a caminhada e, quando o fez, não conseguiu seguir uma linha reta.
Provável diagnóstico: o diagnóstico não poderá ser confirmado sem a avaliação de exame radiológico do encéfalo do paciente. A princípio, por causa das falhas nos testes motores aplicados em suspeita de disfunções cerebelares, poderá ser um comprometimento em alguma região do cerebelo. O teste do dedo indicador atesta uma alteração chamada dismetria, e o teste da caminhada em linha reta indica uma alteração chamada ataxia.
Como o paciente relatou episódio de fortes dores de cabeça recentemente, as alterações motoras podem ter sido causadas por acidente vascular cerebral na região posterior do encéfalo, no cerebelo. Por isso, o exame de imagem deve ser solicitado, para também poder ser descartado um caso de tumor cerebelar, já que não houve histórico de trauma.
 (
2021
)

Continue navegando